Barroso Pereira, do Porto

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Barroso Pereira, do Porto

#95223 | vasconcelosmg | 05 juil. 2005 13:28

Caros Senhores,

Procuro informações de uma família do apelido Barroso Pereira, muito possivelmente fixada no Porto em fins do século XVIII ou pouco antes, do qual um ramo veio a fixar-se no Brasil no mesmo período, por intermédio de António Barroso Pereira, que seria desembargador dos agravos (?). Muito sensibilizado ficarei em obter eventuais elementos ou pistas sobre a mesma família.
Respeitosamente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Reply

Direct link:

RE: Barroso Pereira, do Porto

#95270 | vbriteiros | 05 juil. 2005 23:32 | In reply to: #95223

Caro José Roberto Vasconcelos.
Tenho investigado nascimentos nas freguesias da Sé, Miragaia e Campanhã de 1790-1840 e ainda não encontrei esse duplo apelido
Claro que existem mais freguesias e que eu não investigo. Se entretanto aparecer entro em contacto consigo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

Barroso Pereira, do Porto

#95413 | vasconcelosmg | 07 juil. 2005 14:32 | In reply to: #95270

Caro Vasco Briteiros,

Agradeço-lhe a gentileza de sua atenção a minha colocação aqui no forum do Genea e sua disposições em, eventualmente, fornecer algum elemento em relação aos Barroso Pereira.

Não desejando causar-lhe algum aborrecimento, pergunto-lhe se acaso, em suas pesquisas tenha ocasionalmente deparado com assentos de integrantes da família do apelido Pereira de Vasconcelos na cidade do Porto, meus antepassados mais próximos.

Agradecido

José Roberto

Reply

Direct link:

Barroso Pereira, do Porto

#95445 | vasconcelosmg | 07 juil. 2005 16:08 | In reply to: #95270

Caro Vasco Briteiros,

Há poucos momentos chegou-me notícia de os Barroso Pereira tiveram uma casa nobre junto à praça dos Leões, na cidade do Porto. E que estaria ligada à família Coelho Nobre e destes à dos Condes do Bovieiro (Coelho Mourão Guedes e Vasconcelos), da Casa do Bovieiro, na freguesia de Abragão, concelho de Penafiel (distrito do Porto).
Procurei na base do Genea informações sobre esses Coelho Nobre e condes de Bovvieiro e os dados são escarsos.
Outrossim, um artigo numa das edições do Tripeiro, não imagino qual ou quando ou quem o teria feito, trata dos Barroso Pereira.
Se, ocasionalmente conhecer algo a respeito, muito agradeço.
Abraços reiterados do

José Roberto

Reply

Direct link:

RE: Barroso Pereira, do Porto

#95447 | vbriteiros | 07 juil. 2005 16:12 | In reply to: #95413

Caro José Roberto

Ainda não encontrei Pereira de Vasconcelos nas freguesias que investigo, mas os apelidos são do meu conhecimnto. Aparecem na descedência de Luís Pereira de Vasconcelos, Capitão-mór do extinto Concelho de Gouveia de Riba Tâmega, citado a fls 134 de " Azeredos de Mesãofrio - seus ramos e suas ligações ".
Claro que se encontrar algum PV nas minhas pesquisas transmitir-lhe-ei os dados de imediato.
Cumprimentos
Vasco

Reply

Direct link:

Barroso Pereira, do Porto

#95449 | vasconcelosmg | 07 juil. 2005 16:23 | In reply to: #95447

Caríssimo Vasco,

A informação sobre o dito Luís Pereira de Vasconcelos me avivaram o interesse. Ocorre que alguns de meus mais avoengos desse apelido são de Riba Tâmego / Marco de Canavezes! A referida obra que, infelizmente, desconheço e que cita informaria o periodo em que viveu o dito Luís ou sua filiação e etc. e, se possitivo, faria o favor de me informar quando lhe for possível?
Meus agradecimentos

José Roberto

Reply

Direct link:

RE: Barroso Pereira, do Porto

#95459 | LCM | 07 juil. 2005 17:27 | In reply to: #95223

Caro José Roberto,

Francisco Barroso Pereira nasceu em 1779. Foi Deputado às Constituintes de 1821, Desembargador da Relação do Porto (1822) e FCCR (1827).
Era filho de António Barroso Pereira, n. no Porto, Desembargador dos Agravos da Suplicação, Familiar do Santo Oficio, e de D. Maria Inácia da Costa Sampaio; neto paterno de João Barroso Pereira, Desembargador, Familiar do St.ª Ofício, e de D. Inácia Joana Meilão Pereira; neto materno de António Dias da Costa, Coronel, e de D. Catarina Josefa de Sampaio.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Barroso Pereira, do Porto

#95520 | vasconcelosmg | 08 juil. 2005 14:07 | In reply to: #95459

Caro Lourenço Correia de Matos,

Os elementos que gentilmente me fornece é para mim de grande valia. Obrigado!

Comparando-os com o que disponho, consoante a António Barroso Pereira tenho dado como nascido por volta de 1760. 8º Intendente, ou seja, administrador dos Negócios dos Diamantes, em Minas Gerais, nomeado em 1786, e Desembargador Ordinário de Agravos, por despacho de 13.05.1802, segundo Carlos Barata. Por outro lado, tenho como mulher desse "meu" dito António uma Mariana Jacinta de Macedo, natural de Minas Gerais, nascida em torno de 1770.

Seria, acaso o "meu" António Barroso Pereira filho do de igual nome que cita?

Perdoa-me se eventualmente lhe importuno, mas poderia fornecer-me dados sobre a fonte de informações de onde colheu os Barroso Pereira que gentilmente me indica?

Fico-lhe imensamente agradecido pela colaboração prestada.

Cordialmente,

José Roberto

Reply

Direct link:

RE: Barroso Pereira, do Porto

#95625 | vbriteiros | 10 juil. 2005 02:23 | In reply to: #95445

Caro José Roberto.

1 - Estudei uns anos ali na pequena Praça dos Leões ( um dos lados é a UP).
2 - Havia ali perto duas casas nobres uma existente ainda , outra já demolida.
A casa demolida já foi falada aqui num tópico (ficava na Praça Sta Teresa)
3 - O actual Conde mora aqui a 200 metros.
4 - A Casa do Bovieiro está estudada na "Revista Museu " nº 2 - 1994
A revista está aqui na minha mesa à espera de tempo.
5- A indicação do ano e nº do Tripeiro era importante para este tema.
6 - Os Az. de Mesãofrio tambem aguardam aqui na minha mesa.

Na próxima semana espero ter tempo para lhe reponder . Julgo que o Confrade MSPAG sabe qq. coisa sobre essa casa da Praça de Santa Theresa ou modernamente Praça Guilherme Gomes Fernandes .
Cumprimentos e até breve
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Barroso Pereira, do Porto

#95748 | dcorrea | 12 juil. 2005 00:24 | In reply to: #95520

Caro José Roberto,

Os descendentes do Desembargador António Barroso Pereira estão listados no Genea, entre outros, o Eng. António Barroso Pereira de Sousa Gomes. São senhores da Casa da Seara em Entre-os-Rios, Penafiel. Será apenas coincidência o facto dos Barroso Pereira do Brasil serem Barões de Entre-Rios?
A sua casa armoriada no Porto, atribuída a Nasoni, foi lamentavelmente demolida nos anos 60.
Se quiser posso tentar reunir mais dados sobre esta família.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Reply

Direct link:

Barroso Pereira, do Porto

#404643 | JuliaJorge | 26 juin 2018 12:49 | In reply to: #95223

Tenho algumas indicações que talvez lhe possam interessar, nada muito detalhado uma vez que não se tratava das pessoas que procurava, mas posso lhe indicar onde encontrar a informação pedida se ainda estiver interessado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juin 2024, 13:34

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen