Pesquisa no Distrito Aveiro.

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil | Arquivos

Pesquisa no Distrito Aveiro.

#99041 | adimitri | 01 sept. 2005 01:02

Prezados Senhores(as):
Estou iniciando pesquisa de ascendentes meus que segundo tradição oral vieram para o Brasil a partir de 1850 de origem em Portugual, Aveiro.
A pesquisa investigativa sobre eles está bastante difícil já que o Distrito tem 19 Concelhos e só o Concelho de Aveiro tem 14 freguesias.
Apelo, pois, ao conhecimento de V.Sa. no sentido de me fornecer qualquer informação ou direcionamento sobre os seguintes indivíduos:

1) ANTONIO JOAQUIM GOMES MOREIRA, casado no Brasil, Belém, Pará, filho de ANTONIO JOAQUIM DA SILVA e TERESA DE JESUS SILVA.
2) JOAQUIM DOS SANTOS BENTO, casado no Brasil, Belém, Pará, filho de MANUEL DOS SANTOS BENTO e ANNA DE JESUS DOS SANTOS.

Estive em contato com uma pesquisadora profissional, todavia, tento, sem custo, alguma informação perante essa esclarecedora Lista.

Desde já bastante grato.
Cordialmente,
Alexandre Dimitri Moreira Medeiros
Recife, Pernambuco, Brasil.
+55 81 3465 1684

Reply

Direct link:

Pesquisa no Distrito Aveiro.

#99160 | victorferreira | 02 sept. 2005 13:12 | In reply to: #99041

Caro participante,

Não sei se já tentou o Arquivo Distrital de Aveiro, mas se não, tente. Em comunicação directa pelo endereço electrónico que encontra no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo.

No entanto, convinha 'compôr um pouco o ramalhete', acrescentar mais alguns dados antes. Por exemplo:

- dos que cita e dos seus filhos, netos e bisnetos, que datas concretas possui, de nascimentos, casamentos e óbitos. Não menospreze os casamentos e óbitos: costumam dizer que idade as pessoas tinham quando ocorreram, o que pode ser a única pista que se tem sobre o período provável de nascimento!

- há papeis, fotografias, envelopes velhos na posse dos membros mais idosos da família que possam indicar a correspondência com alguém em Portugal, com um enderêço (eventualmente na zona de Aveiro ...) que possam ter algum indício?

- e aí no Brasil, essas pessoas não teriam deixado 'rasto' documental em p.ex. transacções de propriedades a partir d uma determinada data? ou em algum documento que indique a época da viagem com mais certeza? É que sabendo isso, pode tentar-se ir a documentos de viagem no ADAveiro.

Cumprimentos
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juin 2024, 10:17

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen