Família Velhinho ( Algarve )
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Não encontro no Forum qq. referência à família Velhinho do Algarve.Será que o apelido deriva de uma alcunha? Se alguém tiver um antepessado de Lagos com este apelido, diga por favor.
Obrigada
Direct link:
RE: Família Velhinho ( Algarve )
Boa noite.
Não tenho ninguém na minha família com esse apelido.
No entanto, às voltas com os processos antigos do arquivo do Tribunal de Lagos, tenho encontrado muitos relativos a Velhinhos.
Nos Séc. XVIII e XIX eram pessoas com posses, mas parece que com o passar dos anos foram decaindo e hoje, no meio em geral, não são conhecidos pelos melhores motivos.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
E o que são então, os tais maus motivos?!!!
Talvez não pertencessem há sociedade de consumo, não fossem pedreiros “livres”, jogadores/directores de futebol, empresários de estupefacientes ou mesmo um Zés do Telhado da construção...
Em Albergaria a Velha, o principal industrial, até aos anos 70. Era filho do lado materno, de uma senhora de apelido Velhinho e que penso não ter sido da região.
Talvez tenha sido uma corruptela do apelido Velho que os houve no Algarve, nomeadamente em Lagos.
Cumprimentos,
José de Azevedo Coutinho
Direct link:
Boa Tarde
Este post já é antigo, mas a minha bisavó Zulmira era Velhinho e de Lagos, precisamente.
Tem mais informações sobre esta família?
Atentamente,
Patrícia
Direct link:
Caro Nuno Inácio
Responda por favor á nossa confrade Patrícia que acaba de me fazer a pergunta a mim, mas que tem mais a ver com a sua intervenção.
Tópico aberto no inicio de 2007...Depois de três anos passados na minha terceira diáspora. Esta ultima, consequência da catastrófica corrupção que assolava o País. Na época, era dos únicos que sentia o mal estar! Como se pode ver a mensagem da altura!
Cumprimentos,
José de Azevedo Coutinho
Direct link:
Caro José de Azevedo Coutinho
Fiquei também curioso com os maus motivos, especialmente porque tenho antepassados Velhinho de Lagos. No meu ramo o único mau motivo que vejo foi ter acabado a varonia o que levou a deixar de ser usado este apelido. Não investiguei muito este meu ramo da família.
O meu avô que também foi o principal industrial de Lagos e mais tarde presidente da Câmara tinha um avô materno Velhinho. Se calhar vem daí a costela industrial.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Direct link:
Boa Noite,
Como principiante que sou neste fórum e nesta questão de genealogia, é para mim muito interessante ler estes relatos e perceber eventuais ligações e ascendentes.
O pouco que sei desta minha bisavó, do lado materno, é que para além do Velhinho, tinha também o apelido Ribeiro. O pai era carpinteiro e morreu em Lisboa.
Casou com um Palminha, também ele originário de Lagos.
Cumprimentos,
Patrícia
Direct link:
Respondo a este tópico porque o meu bisavô materno chamava-se Vítor Velhinho, era natural de Lagos e casou-se com uma senhora natural de Monchique, Olívia da Conceição Velhinho (minha bisavó). Tiveram 3 filhos, Francisco Velhinho; Rosa da Conceição Velhinho e por último Maria Bárbara da Conceição Velhinho (minha avó materna), todos com naturalidade de Lagos. Estes filhos constituíram família em diversas cidades do Algarve. A minha avó teve 4 filhos, entre os quais, a minha mãe Gisélia Maria Velhinho Simão, natural de Portimão.
Com o passar dos anos, a minha mãe perdeu o contato com os primos, mas sabe-se que tem uma prima, de nome Natália Ricardo Velhinho, filha de Rosa da Conceição Velhinho, que ainda reside em Lagos.
Agradeço a quem possa dar mais informações sobre esta família, que o faça através do seguinte email: carlafernandes95@gmail.com
Direct link:
Boa tarde,
O meu nome é Jorge Velhinho e sou de Lagos. A minha mãe chamava-se Margarida da Conceição Velhinho. Conheço alguns desses apelidos.
Direct link:
Ola ,
eu ando Ha procura da Familia Velhinho , a minha visavo , Maria da Conseicao de Serpa Velhinho .
Foi adoptada por uma pessoa da Moita do Ribatejo . Por que razão não sabemos. Foi a 4 Filha .
Uma Irma foi par uma Instituição e os outros para o Brasil .
A minha Visavo casou na Moita do Ribatejo e teve 2 Filhos .
Nasceu em 1885 em Lagos .
quem me pode ajudar aqui ???
Espero ansiadamente a sua resposta .
Meus comprimentos
Maria de Almeida Katschke
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 12 nov 2024, 00:28