Genealogia das famílias Galvão e Salgado

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#102006 | galvaosalgado | 02 ott 2005 22:38

Estou elaborando a árvore genealógica das famílias Galvão e Salgado. Tenho interesse em trocar e-mails sobre este tema.
Caso queira acessar o site com os dados que já coloquei o endereço é:
(...)

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#119709 | aniset | 31 mag 2006 07:12 | In reply to: #102006

Estou a pesquisar a família infante , nesta pesquisa encontrei uns ascendentes SALGADO E GALVÃO:

MARIA EUGENIA SALGADO NATURAL DE VILA BOIM , ELVAS( cerca de 1750), filha de Manuel de Andrade natural de CASAS DO RIO, BRAGA, e de JOANA RODRIGUES FREIRE natural de vila boim , elvas.

TERESA GALVÃO nat de calvos , SERTÃ,(1750) CASADA COM MANUEL DA SILVA NATURAL DE CALVOS, SERTÃ

Cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#120019 | galvaosalgado | 03 giu 2006 19:53 | In reply to: #119709

Prezada Cristina,

Agradeço pelas informações.
Em minha pesquisa, consegui chegar até Manoel da Silva Salgado nascido na cidade do Porto e casado com Maria Bicudo de Siqueira, neta do Capitão Antonio Bicudo Leme, fundador de minha cidade natal, Pindamonhangaba, Sâo Paulo.
Pelo lado dos Galvão, cheguei até Manoel de França casado com Agneda Maria Galvão por volta do ano de 1700.
Agradeceria muito saber como acessar bancos de dados com informações sobre genealogia em Portugal. Creio que vocês possuem uma tradição muito forte e devem preservar estas informações. Infelizmente, no Brasil, o acesso à este tipo de dado é muito difícil.
Atenciosamente
J. Cícero Galvão Salgado

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#120081 | aniset | 04 giu 2006 21:48 | In reply to: #120019

Diga-me, por favor, em que ano nasce manuel da silva salgado
obrigada
M.Cristina

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#120322 | galvaosalgado | 08 giu 2006 02:07 | In reply to: #120081

Boa noite, Cristina.

Infelizmente eu não tenho esta informação. Calculo que seja por volta de 1700 baseado na data de falecimento do sogro, sr. Sebastião Gil de Siqueira, ocorrido no ano de 1743.
Obrigado

Cícero

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#151420 | jbbr | 05 apr 2007 16:04 | In reply to: #119709

Prezados,
Me chamo João Batista Galvão de França , e resido no Brasil . Minha familia é oriunda de Portugal.
Pela genealogia apurada a minha familia teve seu inicio em 1706, atraves de Antonio Galvão de França, nascido a 10/08/1706 e batizado na igreja de S. Pedro em Faro. Filho de Manuel de França , casado com Àgueda Maria Galvão ambos nascidos em Vila Nova de Portimão.
Gostaria de obter mais informações a respeito de possiveis parentes portugueses que porventura existam em Portugal.

João Galvão

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#151752 | rmfrp | 08 apr 2007 23:32 | In reply to: #151420

Caro João Batista Galvão de França:

Foi com muito interesse que li a sua mensagem. Não disponho de dados sobre o seu antepassado António Galvão de França, mas o facto de seus pais serem de Vila Nova de Portimão sugere que ele poderia pertencer à família Galvão Mimoso, que passou de Tânger a Portimão no século XVII. Em caso afirmativo creio que bastará descobrir o nome dos pais de Águeda Maria Galvão para se estabelecer a ligação com o que já tenho estudado dos Galvão Mimoso (que são meus parentes pelos ascendentes Mimoso).

Gostaria que me confirmasse a fonte das informações que indicou na sua mensagem anterior para António Galvão de França. É no registo de baptismo de 1706 que aparece a indicação de os pais serem de Portimão, ou encontrou esse dado em outro local?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Genealogia das famílias Galvão e Salgado

#151884 | Marcondes | 10 apr 2007 00:57 | In reply to: #151752

Caro Rui,

A fonte deve ter sido a obra:

Marcondes de Moura, Carlos Eugênio, 1993. Os Galvão de França no povoamento de Guaratinguetá. São Paulo, Edusp, 364p.

Os dados foram tirados da habilitação de genere de Antônio Galvão Freire feita em 1794 onde, de acordo com as testemunhas Águeda Maria Galvão tinha um tio Brás Galvão morador em Faro, e era filha de Manuel Galvão que era de Tânger e de Águeda Paes natural de Portimão.

Com meus cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas, São Paulo, Brasil

Reply

Direct link:

RE: Galvão de França / Galvão Mimoso

#151972 | rmfrp | 10 apr 2007 23:19 | In reply to: #151884

Caro Washington Marcondes Ferreira:

Muito obrigado pela sua interessantíssima informação, que permitiu confirmar o entroncamento dos Galvão de França nos Galvão Mimoso, conforme descreverei seguidamente em mensagem dirigida ao colega João Galvão.

Esta noite, já depois de ler a sua mensagem, revendo os elementos que tinha sobre os Galvão Mimoso acabei por verificar que já tinha anotado o casamento de Águeda Maria com Manuel de França, que tinha como "Franca" (no Algarve há muitos Francas e não tinha referência de nenhum França). Esse casamento realizou-se em 1701.

A indicação do tio Brás Galvão, morador em Faro, é também muito importante para mim pois há muito que tento confirmar que o tio Brás, de quem tinha apenas o nome próprio pelo registo de baptismo, ainda em Tânger, em 1653, é a mesma pessoa que o mercador Brás Galvão Mimoso, que na década de 1690 vivia exactamente em Faro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Galvão de França / Galvão Mimoso

#151979 | rmfrp | 10 apr 2007 23:41 | In reply to: #151420

Caro João Batista Galvão de França:

Graças à oportuna intervenção do colega Washington Marcondes Ferreira estou agora em condições de confirmar que os Galvão de França são de facto descendentes da família Galvão Mimoso.

A linha Galvão é a seguinte:

1. FRANCISCO S...A e CATARINA RODRIGUES foram pais de:
-- 2. Brás Galvão, que segue.

2. BRÁS GALVÃO, de Lisboa, casou a 20.07.1598 em Tânger com FRANCISCA MIMOSO, de Tânger, filha de Francisco Rodrigues das Fustas, Cavaleiro da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Isabel Mimoso (Francisco e Isabel são meus antepassados). Tiveram:
-- 3. Manuel Galvão, que segue.
-- 3. Maria, baptizada a 12.08.1605 em Tânger.
-- 3. Francisco, baptizado a 26.08.1609 em Tânger.
-- 3. Luís, baptizado a 19.01.1614 em Tânger.

3. MANUEL GALVÃO, baptizado a 21.09.1601 em Tânger. Casou a 06.03.1624 em Tânger com ANA GONÇALVES, de Tânger, filha de Simão Gonçalves e de Isabel Gonçalves. Tiveram:
-- 4. Francisca Mimoso, que segue.
-- 4. Beatriz Galvão, que casou a 20.01.1659 em Tânger com António da Costa.
-- 4. Brás, baptizado a 28.07.1642 em Tânger.

4. FRANCISCA MIMOSO, de Tânger, faleceu nessa cidade a 07.05.1657. Casou a 15.01.1640 em Tânger com ANTÓNIO DE ARAÚJO, de Tânger, filho de António Gonçalves e de Isabel da Costa. Tiveram:
-- 5. Manuel Galvão Mimoso, que segue.
-- 5. Isabel, baptizada a 17.01.1645 em Tânger.
-- 5. António, baptizado a 25.12.1649 em Tânger.
-- 5. Brás, baptizado a 03.06.1653 em Tânger, provavelmente o mercador Brás Galvão Mimoso.

5. MANUEL GALVÃO MIMOSO, baptizado a 01.05.1641 em Tânger. Casou duas vezes, a primeira a 14.01.1664 em Portimão com ÁGUEDA PAIS e a segunda com ISABEL FERNANDES. Teve do primeiro casamento:
-- 6. Francisca Mimoso, que casou a 25.06.1691 em Portimão com António Gonçalves, de Aljezur.
-- 6. Eusébio de Araújo.
-- 6. Águeda Maria Galvão, que segue.
Teve do segundo casamento:
-- 6. José de Almeida Mimoso, que casou com D. Maria Rosa de Melo Pereira, de Tavira.

6. ÁGUEDA MARIA GALVÃO, de Portimão. Casou a 23.05.1701 em Faro (São Pedro) com MANUEL DE FRANÇA, de Faro, viúvo de Brites de Lima. Tiveram:
-- 7. António Galvão de França, nascido a 10.08.1706 em Faro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Galvão de França / Galvão Mimoso

#151985 | Marcondes | 11 apr 2007 00:52 | In reply to: #151972

Meu caro Rui,

É sempre um prazer ajudar a um colega, quando podemos!

Na verdade deveria ter colocado tudo o que há sobre esta habilitação de genere pois, uma das testemunhas afirma que a Agueda era irmã de Euzébio de Araújo.

Um grande abraço,

Washington Marcondes Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Galvão de França / Galvão Mimoso

#151986 | Marcondes | 11 apr 2007 00:54 | In reply to: #151972

Meu caro Rui,

É sempre um prazer ajudar a um colega, quando podemos!

Na verdade deveria ter colocado tudo o que há sobre esta habilitação de genere pois, uma das testemunhas afirma que a Agueda era irmã de Euzébio de Araújo.

Um grande abraço,

Washington Marcondes Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Galvão de França / Galvão Mimoso

#152047 | jbbr | 11 apr 2007 15:20 | In reply to: #151979

Carissimo Rui Pereira,
Desculpe-me por não ter respondido a sua solicitação anterior, estava viajando, mas a intervenção do Waschington Marcondes está correta. Possuo o livro da nossa arvore genealogica escrito pelo historiador Carlos Eugenio Marcondes de Moura ( amigo da nossa familia) em 1993.
Complementado as informações enviadas pelo Waschington resumo abaixo, para sua informação, alguns dados do principio da minha familia em Portugal:
-Na capital mais ocidental e arabizada de todas as regiões portuguesas-o Algarve,AL-Gharb-,pais do poente - vice no inicio do século 18 o negociante Manuel de França . O que dele ficamos sabendo foi muito pouco,narram seus contemporâneos:vivia do seu negocio......natural desta cidade .Segundo o Visconde de Sanches de Baena, em seu livro Familia nobres do Algarve, os França são originarios de Gênova e seu apelido,Franchi, foi aportuguesado .
- Manuel de França casou em primeiras nupcias com Beatriz de Lima , de quem teve um filho homonimo , religioso da OrdemCarmelita. Casou em segundas nupcias com Àgueda Maria Galvão, algarvia como ele e nascida em Vila Nova de Portimão.Faz batizar aos dez de agosto de mil setecentos e seis,na Igreja São Pedro ,em Faro, a seu filho nascido aos vinte e nove de julho.São avos maternos do batisando Manuel Galvão,natural de Tânger , e Águeda Maria Pais, de Vila Nova de Portimão . Serve de padrinho uma alta personalidade, o Desembargador João Pereira do Vale. A madrinha não é mencionada;
-Em data que se desconhece tem o casal pelo menos outro filho, o Padre João Lopes França , a quem em 1755 estava morando em Minas de Cuiab´´a ( Brazil);
-Manuel Galvão assinava-se ,segundo o genealogista Helvécio Vasconcelos Coelho,MAnuel Galvão Mimoso.
Meu caro Rui, fico muito contente em poder lhe prestar essas informações , e gostaria , se possivel, que voce me desse mais detalhes sobre os ascendentes/descendentes da minha familia em Portugal.

Atenciosamente
João Batista Galvão de França.

Reply

Direct link:

RE: Galvão de França / Galvão Mimoso

#152205 | rmfrp | 12 apr 2007 23:41 | In reply to: #152047

Caro João Batista Galvão de França:

Muito obrigado por todas as informações que me deu.

O genealogista Helvécio Vasconcelos Coelho tinha de facto razão - Manuel Galvão era Manuel Galvão Mimoso. E foi exactamente devido à ligação à família Mimoso que me interessei por este ramo Galvão.

Tal como referi em mensagem anterior, sou descendente de Francisco Rodrigues das Fustas e Isabel Mimoso. Há muito que venho pesquisando a descendência deste casal. Recentemente foi publicado (no número 22 da revista "Raízes & Memórias", da Associação Portuguesa de Genealogia) um artigo de que sou co-autor e que aborda uma parte dessa descendência: "Costados Inéditos de Fernando Pessoa - A Ascendência de D. Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso", por Maria Manuela Pereira e Rui Miguel F.R. Pereira. Este artigo trata de toda a ascendência conhecida de Fernando Pessoa por via de sua trisavó D. Bárbara incluindo o ramo Mimoso cujo apelido ela usava ainda. Francisco Rodrigues das Fustas e Isabel Mimoso são nonos avós de Fernando Pessoa.

Conheço bem a obra "Famílias Nobres do Algarve" do Visconde de Sanches de Baena, até porque descendo de algumas das pessoas tratadas nesse trabalho. Em geral, as linhas dos séculos XVIII-XIX apresentadas nesse trabalho (publicado originalmente cerca de 1900) estão correctas mas para datas mais antigas há bastante informação pouco confiável e em alguns casos comprovadamente errada. Não sei qual será a validade dos dados sobre a origem dos França. Nada mais posso adiantar por agora sobre a ascendência de Manuel de França pois não tenho o registo do casamento com Brites de Lima.

Sei que Manuel de França (que creio ser o seu antepassado) e Sebastião da Cruz eram na década de 1690 sócios de Brás Galvão Mimoso. Parece assim lógico o casamento, poucos anos mais tarde, de Manuel de França com uma sobrinha de Brás Galvão Mimoso.

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 giu 2024, 08:58

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen