Brazão

This topic is classified in rooms: Heráldica

Brazão

#10248 | zamot | 04 ott 2001 19:32

Caros Amigos,

Numa das paredes do Palácio Patino existe uma pedra muito bonita com um brasão, que gostava que alguém me ajudasse a identificar a quam terá pertencido, pois deve ter sido comprado pelo Sr Antenor Patino em Portugal:
Trata-se de um brasão esquartelado tendo:

no 1º - 1 Leão
no 2º - Uma Torre
no 3º - Uma cruz cujas pontas terminam em flor de liz
no 4º - 3 Cabeças de lobo ( salvo erro)

Desde já obrigado pela vossa ajuda

José Tomáz de Mello Breyner

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#10282 | Gian | 05 ott 2001 01:43 | In reply to: #10248

Considerando a cor do Leão e do campo, pode considerar-se da Casa de Leão (Espanha) ou dos Silvas. A Torre, também deve-se considerar as cores. A cruz florenciada, também depende das cores...Mas deduzo que seja referente a alguma Ordem, ou Senhorio, ou mesmo concessão da Igreja Católica. As cabeças de lobo...Pode ser concessão, ou pode ser uma variação do Brasão dos Campos, que apresenta Leões invés de Lobos.

Tentando ajudar,
Giancarlo Marques Zeni

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#10289 | zamot | 05 ott 2001 09:36 | In reply to: #10282

Caro Amigo,

Obrigado pela sua ajuda. Infelizmente o Brazão nõ tem cores é esculpido numa pedra branca.

A Sra Patino é espanhola e pertence á familia Rivera . Será que é o Brazão desta familia?
De qualquer maneira obrigado pela ajuda.

José Tomáz de Mello Breyner

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#10297 | LCM | 05 ott 2001 13:06 | In reply to: #10248

Caro Zé Tomáz,

Quarta-feira quando aí estive olhei para ele. Está a pedir um bom estudo. Quando aí voltar falamos sobre isso.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#10314 | Ortigão | 05 ott 2001 20:10 | In reply to: #10289

Caro José Tomaz

As armas da familia Rivero são de verde, com um castelo de sua cor (carregado de um cavaleiro aramdo de lança, e ladeado por duas árvores, com uma cruz de vermelho, sobre as ameias), assente sobre rochas, postas sobre um ondado de azul e prata.

As armas da familia Patino são:
Cortado:
1º: de azul com 5 patos de prata em aspa.
2º: de branco com um leão rompante, voltado á esquerda, de vermelho, coroado e armado de ouro.
Bordadura de azul com 8 vieiras de ouro.

De resto as indicações são vagas demais para se poder descobrir mais coisas. Ou se descobrem mais alguns nomes ou então precisavamos mesmo das cores.

rodrigo ortigao oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#10316 | Ortigão | 05 ott 2001 20:31 | In reply to: #10289

Encontrei mais isto:

http://www.chivalricorders.org/royalty/bourbon/bourbgen.htm

(1). H.E. María Cristina, 3rd Duchess of Durcal & Grandee of Spain (BO 31 Oct 1950), b at Madrid 15 May 1913; m at Madrid 8 Apr 1931 (m diss by div 10 Dec 1959), Antenor Patiño y Rodríguez, Diplomat and Industrialist (b at Oturo, Bolivia, 12 Oct 1896; d at New York 2/3 Feb 1982; m 2ndly at London 8 Jan 1960, Béatrice de Rivera, b at Gragnano Trebbiense, Italy, 1 Aug 1905).
(Place des Vosges, 75004 Paris)

As armas dos rodriguez, são de vermelho com uma aspa ouro, acompanhada por 4 flores de lis de prata, portanto coninuo "ás aranhas2 com este interessantíssimo problema heráldico. Haverá aqui no forum alguem inscrito em foruns de genealogia de espanha?

abraços

rodrigo ortigao oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#13468 | Vasco Jácome | 26 nov 2001 21:23 | In reply to: #10248

Caro José Tomáz de Mello Breyner

Agora que conheço o objecto em questão, posso colocar a seguinte hipótese:

I - O leão pode corresponder a muita coisa tais como Silva, Cerqueira, Castelo-Branco, etc.

II – Do lado direito quem olha, pereceu-me ver uma flor-de-lis, o que poderá ser indicativo das armas dos FARIAS. É estranho é ser só levemente perceptível uma delas.

III – PEREIRAS? MEIRAS? Em qualquer dos casos devia ser vazia, o que não acontece, mas pode ser erro de execução.

IV – CAMPOS? Sinceramente, pareceram-me cabeças felinas e não de lobos, o que poderá ser indicativo das armas desta família.

É claro que tudo isto são especulações. Na ausência de cores, a única maneira de resolver o problema é saber de onde é que ela veio. Pela história da casa, não me admirava que tivesse sido comprada nalguma quinta da zona e aí colocada. Note-se o local nada ortodoxo para uma Pedra de Armas! Suponho que se fosse heráldica de alguém da família Patino teria sido posta num sítio “normal”, algures no exterior.

Há também um pormenor curioso, que é o facto de o escudo estar assente numa cruz (vêem-se ainda as pontas) que parece igual à do 3º quartel. Em princípio, isto deve ser indicativo de cavaleiro de alguma ordem, a qual pelas pontas floreadas, pode ser a de Avis.

Enfim, aqui ficam mais algumas dicas, antes “achas para a fogueira” do que propriamente a solução do problema.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#13470 | GML | 26 nov 2001 22:44 | In reply to: #13468

Caro José Tomáz,

Concordo com o Vasco Jácome, quando diz que as figuras do quarto quartel não são lobos, mas fiquei na dúvida se seriam leões ou cabeças de àguias.

Um abraço,

Gui

Reply

Direct link:

RE: Brazão

#13474 | zamot | 27 nov 2001 09:05 | In reply to: #13468

Caro Vasco

Esperando que tenha dormido bem, tenho pena de n~~ao o ter visto no dia seguinte.

Desde j´´a agradeço a sua achega em relaç~~ao a este brazao.

Gostei muito de o ter conhecido bem como ´´a Paula a quem peço que apresente os meus cumprimentos.

Com um abraço amigo

Ze Tomaz

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 28 mag 2024, 21:42

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen