Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Brasil | Brasil | Regiões

Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#103478 | mc | 20 ott 2005 11:11

Peço ajuda a quem tenha informação sobre os antepassados portugueses do Dr. Rui Barbosa, nomeadamente ascendentes de seu bisavô António Barbosa de Oliveira, que partiu do Porto para o Brasil em 1756. Estes são alguns dos poucos dados de que disponho:

António Barbosa de Oliveira – Bisavô de Rui Barbosa
n.1735-41 Porto ? - f.1784 no Brasil
Partiu para o Brasil em 1756, onde exerceu funções de Escrivão do Tesouro e Sargento-mor de Ordenanças.
cc ??
-Rodrigo Barbosa de Oliveira – Avô de Rui Barbosa
n.17??
cc Maria Simas
-Dr. João Barbosa de Oliveira, licenciado em Medicina – Pai de Rui Barbosa
n.1??? - f.1874
cc Maria Adélia Barbosa de Oliveira, sua prima – Mãe de Rui Barbosa
-Dr. Rui Barbosa
n.05-11-1849 Baía - f.01-03-1923 Rio de Janeiro
cc Maria Augusta Viana Bandeira

Gostaria igualmente de saber se neste forum está alguém desta família Barbosa do Brasil.

Obrigada antecipadamente.
mc

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#103481 | Samuel C O Castro | 20 ott 2005 12:01 | In reply to: #103478

Estimada Maria Carneiro,

Tive uma informação de que o Dr. Rui Barbosa também descende da família Castro e, que os ancestrais dele seriam:
Tetravós: Manoel de Sousa e Castro e Maria da Silva Costa.
Trisavós: Ana Maria de Sousa e Castro e Antônio Barbosa de Oliveira
Há tempos tentei que a fonte me informasse dos bisavós até ele, mas infelizmente não recebi resposta e acho que já não tenho o contato dele. Caso você ou alguém conseguir confirmar aqueles que acima exponho, peço a gentileza de aqui relatar.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#103487 | mc | 20 ott 2005 13:20 | In reply to: #103481

Caro Samuel de Castro
Obrigada pela informação fornecida que, logo que possivel, tentarei investigar.
Pode ser que alguém neste forum nos dê mais pistas.
Até breve.
mc

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#122154 | famedsaid | 04 lug 2006 14:39 | In reply to: #103487

Prezada Maria,

Confirmo o nome da esposa de Antonio Barbosa de Oliveira, que aparece na Genealogia dos Barbosa de Oliveira elaborada por Salvador de Moya e publicada no Anuário Genealógico Brasileiro em 1940.

Tenho interesse na família Barbosa de Almeida (família da mãe de Ruy Barbosa) porque há fortes indícios de serem eles pertencentes ao clã dos Almeida de Salvador e Caravelas/Alcobaça (Bahia), originário de Lisboa, objeto de minha pesquisa genealógica. Vamos manter contato para trocar informações.

Algumas informações sobre minha pesquisa genelógica podem ser obtidas no meu site:
http://www.Alcobaca-Bahia.com/almeida.htm

Cordialmente,

Fabio Said
Salvador-Bahia
www.Fabio-Said-Tradutor.com

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#124023 | mc | 01 ago 2006 10:38 | In reply to: #122154

Caro Confrade
Muito obrigada pela sua resposta sobre a família de Rui Barbosa, que me foi muito útil. Dado que pretendo investigar os portugueses Barbosa de Oliveira, que são meus familiares, gostaria de saber se tem uma informação mais detalhada sobre o bisavô e o trisavô de Rui Barbosa, concretamente a freguesia onde nasceram aqui em Portugal, o que facilitaria muito a minha pesquisa:
João Barbosa de Oliveira – Trisavô de Rui Barbosa
n. 1??? em Portugal
cc Maria
Tiveram 1 filho, p.menos:

António Barbosa de Oliveira – Bisavô de Rui Barbosa
n.c.1735-40 ? no Porto ?, Portugal
f.1784 no Brasil
Partiu para o Brasil em 1756, onde exerceu as funções de Escrivão do Tesouro e Sargento-mor de Ordenanças.
Cc Ana Maria de Souza e Castro.

Agradeço antecipadamente.
maria carneiro

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#124145 | famedsaid | 02 ago 2006 23:31 | In reply to: #124023

Prezada Maria Carneiro,

Infelizmente, não sei informar a freguesia onde nasceram o bisavô e o trisavô de Ruy Barbosa. Em minhas pesquisas, só me interessei pelo ramo dos Barbosa de Almeida. Aliás, em meu site acabo de publicar um artigo sobre a provável ligação entre esses Barbosa de Almeida e o clã Almeida (de Lisboa, Salvador, Caravelas e Alcobaça) que eu pesquiso. O artigo está disponível neste endereço: www.alcobaca-bahia.com/texto04.pdf.

Aproveito a oportunidade para lhe chamar a atenção para o fato de que o prenome Ruy é escrito com "y". Os descendentes de Ruy Barbosa levam - com orgulho - o sobrenome "Ruy Barbosa" com "y", e aqui na Bahia é essa a grafia amplamente utilizada. Todavia, a principal instituição dedicada à memória Ruy Barbosa - a Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro - tem seu nome escrito com "i". Para a família, é mesmo com "y". Veja, a esse respeito, um pequeno texto disponível nesta página da internet: www.abicasaderuy.frb.br/agenda/midia/ruy_com_y.htm.

Cordialmente,

Fabio Said
Salvador-Bahia
www.Alcobaca-Bahia.com

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#124158 | mc | 03 ago 2006 10:16 | In reply to: #124145

Caro Fabio Said
Mais uma vez obrigada pela sua mensagem. Li com muito interesse o seu texto sobre a familia de Ruy Barbosa.
Vou investigar, logo que possa, os antepassados portugueses de Ruy Barbosa, tentando todas as freguesias da cidade do Porto. Logo que encontre alguma coisa lhe direi.
Melhores cumprimentos.
Maria Carneiro

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#124171 | Samuel C O Castro | 03 ago 2006 13:56 | In reply to: #124158

Estimada Maria Carneiro,

Com as informações contidas no site indicado pelo Fabio Said, realmente se confirma a ancestralidade Castro do Dr. Ruy Barbosa. Corrijo minha informação anterior sobre essa ancestralidade dele, para:

Trisavós: Manoel de Sousa e Castro e Maria da Silva Costa.
Bisavós: Ana Maria de Sousa e Castro e Antônio Barbosa de Oliveira

Peço sua gentileza, do Fábio Said e, dos demais colegas, caso descobrirem dados complementares sobre os casais acima citados, o favor de disponibilizar-me, pois serão muito úteis para eu tentar entroncá-los em minha Grande base sobre os Castros.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#124196 | famedsaid | 03 ago 2006 16:33 | In reply to: #124171

Prezado Samuel de Castro,

Como eu disse à Maria Carneiro, não me aprofundei nos Barbosa de Oliveira porque o objeto de minha pesquisa era a família Barbosa de Almeida, apenas um ramo da árvore genealógica daqueles.

Transcrevo abaixo a informação que obtive sobre os Castro que aparecem na genealogia de Ruy Barbosa:

----------------------------
"JOÃO BARBOSA DE OLIVEIRA - Capitão de Mar e Guerra, natural do Porto, casado com D. MARIA DE OLIVEIRA, viveu em princípios do século XVIII. Filho:

"ANTÔNIO BARBOSA DE OLIVEIRA - Sargento Mór de Ordenanças, tabelião de Notas, natural do Porto, passou à Baía em meiados do século XVIII. Casou-se com D. ANA MARIA DE SOUZA E CASTRO, filha de Manoel de Souza e Castro. Filhos: 1) Rita, 2) José, 3) Maria, 4) Antônio, 5) Ana, 6) Agostinho, 7) Joana, 8) Rodrigo, 9) Leonor, 10) Estanislau. "

(mantida a grafia utilizada no original)

LACOMBE, Américo Jacobina. Genealogia dos "Barbosa de Oliveira". Anuário Genealógico Brasileiro, 9a. parte (Collaboração Especial), ano II (1940), pp. 290-306.
----------------------------

Vale lembrar que a Ana Maria de Souza e Castro era bisavó paterna paterna de Ruy Barbosa e também sua trisavó materna materna paterna. Ver árvore genealógica em www.alcobaca-bahia.com/texto04.pdf. Ver também alguns esclarecimentos nesta página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa (seção Genealogia).

Há mais informações nesta outra fonte:

OLIVEIRA, Albino José Barbosa de. Memórias de um magistrado do Império. Revistas e anotadas por Américo Jacobina Lacombe. São Paulo: Editora Nacional, 1943. (Série Brasiliana, vol. 231).

Este último livro é precioso, de leitura muito saborosa. Encontrei um exemplar, muito estragado pelo tempo, na Biblioteca Pública da Bahia. Acredito que deva haver outros exemplares em bibliotecas antigas pelo Brasil afora. Em tempo: Albino José Barbosa de Oliveira foi Ministro e Presidente do Tribunal de Justiça no Reinado de D. Pedro II. Devo a ele algumas observações bem-humoradas sobre a sociedade em que viveram meus antepassados de Caravelas (Bahia, Brasil), onde ele também foi juiz de Direito nos anos 1830. Vejam uma resumida biografia, com retrato, aqui: www.stf.gov.br/institucional/presidentes/pr_imperio_9.asp.

Espero ter ajudado um pouco em suas pesquisas.

Abraço,

Fabio Said
Salvador-Bahia
www.Alcobaca-Bahia.com

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#124255 | Samuel C O Castro | 03 ago 2006 22:10 | In reply to: #124196

Estimado Fábio Said,

Muitíssimo obrigado pelas importantes informações disponibilizadas da ascendência e bibliografia do Dr. Ruy Barbosa.

Pelo que demonstra a árvore ascendente do Dr. Ruy, realmente a Ana Maria de Sousa e Castro era sua bisavó e trisavó ao mesmo tempo.

Sim, ajudaste e muito e sou-lhe muito grato. Pelos dados que disponibilizaste ainda não foi possível entroncar numa Grande base que estou a montar sobre os Castros, mas espero um dia, com a ajuda de todos, conseguirmos retroagir mais na ancestralidade do Manoel de Souza e Castro e sabendo as localidades donde são originários, poderá facilitar estabelecer esse entroncamento.

Ratifico meu muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#250620 | famedsaid | 27 feb 2010 15:29 | In reply to: #124255

Olá, amigos,

Ressuscito este tópico de discussão para anunciar que publiquei um livro de genealogia que inclui os resultados de minhas pesquisas sobre a família de Ruy Barbosa. Na verdade, a genealogia de Ruy Barbosa é incluída no meu livro como adendo à genealogia do clã Almeida do extremo sul da Bahia, Brasil, com origem na Lisboa do século XVII. Existe um parentesco entre a família materna de Ruy Barbosa e o clã Almeida que há mais de 5 anos tento comprovar sem sucesso, apesar de muitas "coincidências".

Vejam aqui as informações principais sobre o meu livro:

Título: “O clã Almeida de Caravelas e Alcobaça”
Autor: Fabio M. Said
Editora: edição do autor
Edição: 1a. (2010), brochura, 14,8x21cm, 308 páginas
Sinopse: História do “clã” dos Almeida de Caravelas e Alcobaça, extremo sul da Bahia, com origem em Lisboa (Portugal) e ramificações sobretudo na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Pertenceram ao clã dos Almeida o barão de Almeida Galeão e diversos prefeitos de Caravelas (BA), como Ernesto Caetano de Almeida e Achiles de Jesus Siquara, o prefeito de Prado (BA) Orlando Sulz de Almeida, o prefeito de Itabuna (BA) José de Alcântara Almeida, o prefeito de Curitiba (PR) Cyro Persiano de Almeida Vellozo e o prefeito de Santos (SP), deputado e senador João Galeão Carvalhal. O livro, fruto de dez anos de pesquisas, contém centenas de minibiografias de doze gerações documentadas do clã, álbuns de família, árvores genealógicas, crônicas familiares, testamentos e outros manuscritos históricos. Contém ainda um estudo minucioso sobre a genealogia da família Barbosa de Almeida, da Bahia, à qual pertenceu o jurista baiano Ruy Barbosa e seu tio, o barão de Mucuri - família que tem parentesco muito provável com os Almeida de Caravelas e Alcobaça. Obra enriquecida com referências bibliográficas e índice de nomes, com mistura de rigor documental e entretenimento. É um livro voltado não só para membros do clã, como também para estudiosos de genealogia e história social e ainda para qualquer pessoa em busca de uma saga familiar recheada de elementos políticos e pitorescos, que revelam um pouco sobre o desenvolvimento da família brasileira.

O livro está sendo distribuído apenas pela internet, em publicação "sob demanda". Isso significa que não há estoques da edição, nem distribuição em livrarias físicas, mas somente em livrarias on-line.

Abaixo estão links para as três livrarias on-line que estão vendendo meu livro:

Livraria no Brasil:
http://clubedeautores.com.br/book/13482--O_cla_Almeida_de_Caravelas_e_Alcobaca

Livraria nos Estados Unidos:
http://www.lulu.com/content/paperback-book/o-cl%C3%A3-almeida-de-caravelas-e-alcoba%C3%A7a/8296387

Livraria em Portugal/Espanha:
http://www.bubok.pt/libro/detalles/916/O-cla-Almeida-de-Caravelas-e-Alcobaca

Outras informações sobre a edição estão no meu blog:
http://www.alcobaca-bahia.net/2010/02/publicado-livro-sobre-historia-do-cla.html

Saudações aos colegas genealogistas!

Fabio Said

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#278077 | cboliveira | 09 giu 2011 04:15 | In reply to: #103478

Maria,

Não sei se este tópico está ativo, porém, procurando algo a respeito do meu pai Antonio Roberto Martins Barboza de Oliveira achei esse forum. Descendo da família barbosa de Oliveira, pertencente a mesma família de Ruy Barbosa, porém muito distante do mesmo (até então a família só teve descendente homem, passando assim o sobrenome). Possuo a árvore genealogica da família, elaborada por João Carlos de Rezende Martins e possui uma outra árvore feita pela família Lacombe, também pertencente a família.

As minhas informações constam apenas a família já em território Brasileiro. E embora o nome da fam[ilia seja Barbosa de Oliveira, todos estáo com o sobrenome Barboza, com Z.
Caso ajude, segue abaixo:

Sgt Mor Antônio Barbosa de Oliveira - Nasceu no Porto (sem data), faleceu na Bahia em 1783
casado com Anna Maria de Souza e Castro, nascida em Lisboa

Filhos
- Rita Barboza de Oliveira/ casada com Dr.Quadrado (sem geracao)
- Maria Barboza de Oliveira (faleceu solteira)
- Antönio Barboza de Oliveira II, casado com Ignacia Soares Serpa (possui na planta mais 5 geracoes)
- Joana Barboza de Oliveira (casada) com geracao - Felicia Barboza de Oliveira casada com Jose Herculano Lisboa da Cunha (depois possui mais uma gera;áo que náo teve filhos)
- Rodrigo Antönio Barboza de Oliveira casado com Maria Soares Simas (avö de Rui Barbosa) com geracao de Joáo Jose Barboza de Oliveira, casado com Maria Adelia
OBS - Na arvore possui os galhos dos primos que casaram com primos.
A Maria Adelia [e neta de Antönio Barboza de Oliveira II, e filha de Luiza Clara e Caetano Vicente de Almeida. (resposta para o outro comentario acima que cita a familia Almeida)

- Estanislau Junior (sem geracao)
- Leonor Barboza de Oliveira (faleceu solteira)
- Agostinho Barboza de Oliveira (faleceu solteiro)
- Jos[e Barboza de Oliveira casado com Felicia Maria de França de Moraes, na qual decente o ramo da minha fam[ilia.
Como temos mais informa;óes desse lado, conseguimos chegar ate a nona geracao da familia, a qual pertenco.

- Alguns outros sobrenomes que possuem na [arvore?
- Jacobina, Souza Queiroz, Barao Geraldo de Rezende, Conselheiro Albino Jose, Costa Borges, Bulhoes Ribeiro, Hastings, Penna, Ataliba Nogueira, Cavalcanti Albuquerque.

Espero ter ajudado. Carolina Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#281428 | mc | 12 lug 2011 16:10 | In reply to: #278077

Cara Carolina Oliveira
Obrigada pelos seus novos dados, que já anotei. Quando eu tiver informações adicionais não deixarei de lhas enviar.
Aproveito para perguntar se sabe onde e em que data aproximada se realizou o casamento do Sargento Mór António Barbosa de Oliveira, natural do Porto, com Ana Maria de Sousa e Castro, natural de Lisboa.
Obrigada
Maria Carneiro

Reply

Direct link:

Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#442597 | Samuel C O Castro | 12 ago 2022 21:01 | In reply to: #103478

Boa tarde a todos,

Eis mais o que localizei sobre o DR. RUY BARBOSA.

Registro nº 30, do casamento em C-23.11.1976, no oratório da casa de residência da nubente, na Freg. De N. S. da Vitória, Salvador, BA, do Dr. RUY BARBOSA (filho do Dr. João José Barbosa de Oliveira e, morador na Freg. De São Pedro, Salvador, BA) com Maria Augusta Viana Bandeira (filha do major Alfredo Ferreira Bandeira e Maria Luísa Viana Bandeira)

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-VTTS-3?fbclid=IwAR21xp_0kc8OqJOOtlm46TQrFxaiCTUx-DB7Pf4bvyhr6RGuCcHhzwJYB5s&i=43&wc=M7ZT-XTG%3A369568701%2C369568702%2C369907301&cc=2177272


Ruy Barbosa N-5.11.1849, Salvador, BA – F-1.3.1923, Petrópolis, RJ

O pai de Ruy Barbosa, João José Barbosa de Oliveira (1818-1874), era filho de Rodrigo António Barbosa de Oliveira, nascido em Salvador em 1768, e de Maria Soares Simas. Era neto paterno do sargento-mor de ordenanças Antônio Barbosa de Oliveira, natural do Porto, e de Ana Maria de Sousa e Castro.

A mãe de Ruy Barbosa, Maria Adélia Barbosa de Almeida, era filha do major Caetano Vicente de Almeida (falecido em 1857)[20] e de Luísa Clara Joaquina Barbosa de Oliveira (falecida em 1867). Luísa era filha do capitão Antônio Barbosa de Oliveira e de Inácia Feliciana Joaquina Soares Serpa e era neta paterna do sargento-mor de ordenanças Antônio Barbosa de Oliveira, natural do Porto, e de Ana Maria de Sousa e Castro.

Tetravós de Ruy Barbosa: Manoel de Sousa e Castro e Maria da Silva Costa.

https://www.wikiwand.com/pt/Ruy_Barbosa

Se algum colega descobriu a ASCENDÊNCIA do Manoel de Sousa e Castro, peço a gentileza de aqui expor. Grato. Abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

Rui Barbosa-jurista e político brasileiro

#442604 | Samuel C O Castro | 13 ago 2022 13:17 | In reply to: #442597

Corrigindo = C-23.11.1876

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 mag 2024, 20:00

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen