espólio do marechal de campo do rei D. Miguel

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Cargos

espólio do marechal de campo do rei D. Miguel

#103532 | JFonseca | 20 ott 2005 22:00

Reprodução de um artigo do JN, de 15/10/2005:

Estado ignora manuscritos do tempo de D. Miguel

Espólio do marechal de campo do rei absolutista vendido a um particular
Cartas nunca foram estudadas por especialistas

O espólio do marechal de campo do rei D. Miguel, considerado de extrema importância para a compreensão do regime absolutista de Portugal do século XIX, foi vendido a um particular num leilão realizado anteontem em Lisboa, anunciou fonte da leiloeira.
José Vicente, responsável pela casa de leilões, revelou à agência Lusa que o espólio arrematado pelo valor total de 28 mil euros - inclui aproximadamente três mil manuscritos e cartas considerados de grande interesse histórico para o nosso país.
Segundo aquele responsável, o Estado desprezou a importância daquele material histórico, uma vez que, segundo o seu conhecimento, nenhuma instituição estatal, ou qualquer comprador em sua representação, esteve presente no leilão para licitar o espólio.
Os documentos que agora vieram a público estavam há vários anos na posse dos descendentes do marechal Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho Póvoas (nascido em 1773; falecido em 1853). Tanto quanto se sabe, esse material nunca antes foi estudado por qualquer especialista.
"Se o comprador particular que adquiriu aquele vasto espólio optar por não o publicar - o que pode naturalmente acontecer -, ficaremos sem saber o conteúdo dessas cartas, sustentou José Vicente.
O oficial superior Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho Póvoas foi o marechal de Campo do rei absolutista D. Miguel. Pelas suas mãos passaram documentos actualmente considerados decisivos para o rumo da história de Portugal, entre eles muitas cartas enviadas por diversas personalidades da vida portuguesa daquela época de transição do século XIX.

Reply

Direct link:

RE: espólio do marechal de campo do rei D. Miguel

#105335 | fertelde | 15 nov 2005 20:00 | In reply to: #103532

Assim anda este meu Portugal abandonado à sua sorte, pela ignorancia dos seus dirigentes e responsaveis do patrimonio Historico.
Dentro de alguns anos o comprador ficara mais rico e, o responsavel que os venha a adquirir também...

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 06:51

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen