Silveiras do Pico, Açores
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Silveiras do Pico, Açores
Caros Confrades,
Solicito ajuda relativamente à ascendencia de JOSÉ NUNES DA SILVEIRA, n. cerca de 1760, na freguesia de Stª Mª Madalena, Ilha do Pico, Açores, f. 16/06/1833, na freguesia de Nª Srª dos Martires, Lisboa . Negociante de grosso trato. Capitão de longo curso. Armador de navios p/ comércio da Ásia nos séc. XVIII e XIX. Contratador do Tabaco. Vice-cônsul em Lisboa dos E.U.A. por nomeação de 13/01/1830. Membro da Junta Preparatória das Cortes de 1820. Membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino
filho de José Nunes e de Rita Clara ambos da Ilha do Pico, Açores.
Obrigado,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Boa noite,
Na GELB.Vol.19,p.71Capitão negociantebebarmador,n.meados do sec,XVIII ena ilha do Pico em.Lisboaem 16.6.1833.Pelo seu apelido Silveira parece descender do colonizador açoreano Wilmen Van de Haghe,nobre flamengo que traduziu o seu nome no do Silveira. areferência mais antiga a JNda Silveira é a sua entrada no porto de Lisboa em 1785 como capitão do navio Santa Cruz vindo de Macau,conforme consta dos registos da Casa da India.Fez parte do Batalhão de Voluntários Reais do Comércio organizadodenpois da n1ª invasão francesa em 1808O seu nome fez parte da Junta Provincial de Governo upremo do Reino e depois Junta Preparatória das Cortes.
e é tudo.
Cumprimentos
Maria
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro confrade, o presente casal encontra-se referenciado na excelente base de dados publicada no site no Núcleo de Estudos de População e Sociedade da Universidade do Minho (NEPS) procure nas genealogias dos Açores no concelho da Madalena encontrará o José Nunes filho de Domingos Furtado e Helena do Rosário casado com Rita Clara de Jesus, contudo não se encontra aí o nascimento do José. Basta procurar a entrada NEPS em qualquer motor de busca..
ReplyDirect link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Boa tarde,
Muito obrigado pela sua pronta resposta. Infelizmente a sua informação é a que já possuo. Agradeço-lhe de qualquer forma a ajuda prestada.
Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro Rui Faria,
Também lhe agradeço a sua pronta resposta. Já conhecia o NEPS da UM, bem como o casal que aparece na freguesia da Madalena, Pico. No entanto como deve ter reparado não são mencionados quaisquer filhos, ou seja a ascendencia seria hipotetica. É de louvar o trabalho simplesmente fantástico do NEPS e espero que continuem. E a si agradeço-lhe mais uma vez toda a disponibilidade demonstrada.
Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro confrade e quiçá familiar,
Sou descendente de José Nunes da Silveira, da parte de sua filha Capitolina Nunes da Silveira (casada com Francisco Izidoro Vianna). Peço-lhe informação, caso consiga obter, da ascendência de José Nunes da Silveira.
Ao seu dispôr para aquilo que lhe puder ajudar.
Tiago Silva
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro Tiago,
Se é descendente da filha do Cpt José Nunes da Silveira, decerto que somos parentes. Quanto à ascendencia do dito capitão não sei mais do que é mencionado aqui no Genea e no site do NEPS.
Um abraço,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro João Mascarenhas de Lemos e outros confrades:
Relativamente à ascendência de José Nunes da Silveira, sugiro que consultem os seguintes trabalhos:
Serpa, António Ferreira de - Dois açoreanos no governo interino. Arquivo da Universidade de Lisboa. Lisboa: vol. 4, 1917, p. 113 e ss.
Ferraz, Jorge – Famílias macaenses. Macau: Fundação Oriente / Instituto Cultural de Macau, 1996. Vol. II, tt.º Goulart, p. 104.
Lima, Marcelino de - Goularts: Monografia histórico-genealógica. Angra do Heroísmo: Tipografia Andrade, 1952.
Soares, Eduardo de Campos de Castro de Azevedo (Carcavelos) – Nobiliário da ilha Terceira. Porto: Fernando Machado & C.ª, 1944. Vol. II, tt.º de Silveira, p. 378-385.
Estou muitíssimo interessado em obter dados biográficos e em localizar os descendentes de dois dos seus netos de nome José Nunes da Silveira e Joaquim Goulart da Silveira, ambos filhos de Joaquim Nunes Goulart (Macau, 1786-[...]). Alguém me pode facultar informações?
Nuno Borges de Araújo
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro João Mascarenhas de Lemos,
No registo de óbito, datado de 21.2.1882 na freguesia de São Sebastião da Pedreira, da filha de José Nunes da Silveira (Capitolina Nunes da Silveira) é indicado como esposa do capitão uma senhora de nome Umbelina Xavier Carvalho.
1 abraço,
Tiago Silva
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro Tiago Silva,
Ora aqui está um dado que não possuia. Muito obrigado pela informação. Possuo alguma correspondencia da familia Viana (finais do séc XIX e principios do Séc XX)que estou a por em ordem, se entretanto descobrir algo interessante comunico-lhe.
Um abraço
João Mascarenhas de Lemos
P.S. - Já agora a minha ascendencia do lado Viana é de Eugénia Isidora de Vasconcelos Viana irmã do seu Francisco Isidoro Viana.
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro João Mascarenhas,
Gostava de ter o seu e-mail para trocarmos informação sobre este assunto. Pode ser? O meu e-mail é: tiagova@netvisao.pt
Considerando o seu post admito que tenha elementos sobre o João Gonçalves de Lemos!
1 abraço,
Tiago Silva
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro Tiago,
É com muito gosto que lhe dou o meu e-mail
De casa: teresa.loff@netcabo.pt
Do emprego: jlemos@millenniumbcp.pt
Realmente tenho dados sobre João Gonçalves de Lemos, assim de rajada posso informá-lo do seguinte:
JOÃO JOSÉ GONÇALVES DE LEMOS
nasceu a 11/04/1821, em Cernache, Coimbra
baptizado a 15/12/1821, em Cernache, foi seu padrinho João José de Lemos
faleceu em Dezembro de 1879 na Lousã
Senhor da Casa e Engenhos do Penedo na Lousã
Administrador da Fábrica de Papel da Lousã
Em 1873 arrematou o privilégio do papel selado.
Vereador, Vice-presidente e Presidente da Câmara da Lousã
Pertenceu ao Partido Regenerador
Juiz de Direito substituto
Vogal e tesoureiro de várias comissões instaladoras da Lousã (Teatro, Hospital, Igreja nova, etc.)
Era filho de ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES DE LEMOS e de D. MARIANA RITA DA FONSECA E LEMOS
Casou em 1845, Lisboa, no Campo Pequeno c/ D. EUGÉNIA ISIDORA DE VASCONCELOS VIANA, filha de Luís Manuel Gonçalves de Amorim Viana e de D. Eugénia Maria Rodrigues Berganti. Deles:
- LUIS EUGÉNIO GONÇALVES VIANA DE LEMOS que casou c/ sua prima D. MARIA JOANA DE LEMOS, com sucessão.
- D. EUGÉNIA LUDOVINA GONÇALVES VIANA DE LEMOS que casou c/ seu primo FRANCISCO DA SILVEIRA VIANA, sem sucessão.
- D. MARIANA JULIA GONÇALVES VIANA DE LEMOS que casou c/ FRANCISCO PINTO DA COSTA SALEMA, com sucessão.
- JOÃO GONÇALVES VIANA DE LEMOS que casou c/ D. MARIA LUSITANA DE SACADURA BOTTE PINTO DE MASCARENHAS, com sucessão.
- ANTÓNIO GONÇALVES VIANA DE LEMOS que casou c/ . TERESA CANELAS, sem sucessao.
Um abraço,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
José Nunes da Silveira, n. 24.06.1754 e f. 16.06.1833.Era filho de Rita Clara de Jesus Gularte, filha de Manuel Francisco Gularte Teles, e c.c. José Nunes, em 04.07.1775 na Madalena. Ferreira de Serpa, no seu livro "Dois Açorianos no Governo Interino" não sabe explicar porque motivo Jo´se Nunes se apelidava "Silveira". Penso que talvez já tenha estes dados.
Se gostar de mais dados tenho alguns de um texto de Marcelino Lima em que descreve um pouco da vida deste homem.
A sua descendência é no entanto confusa pois faz-se através de outra Rita Clara, mas "Pereira", solteira, de quem teve 2 filhos e uma filha. Os últimos que vem registados como descendentes, são José Nunes da Silveira e Joaquim Goulart da Silveira, netos de Macau de mulher desconhecida; e: Francisca de Castro Freire da Silveira n.26.09.1830 (filha de Lino da Silveira c.c.Francisca de Castro Buartein Zuzarte) c.c. Àlvaro Romo de Sousa Tavares.
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Cara Yolanda,
Gostava de conhecer os dados, de Marcelino Lima, que possui sobre o José Nunes da Silveira. De facto, até agora e de acordo com o que apurei, tenho algumas sérias interrogações sobre a sua vida. A primeira relaciona-se com o nascimento/baptismo. O Arquivo Regional da Horta não identifica o seu nascimento/baptismo para os anos de 1753 a 1755. A segunda diz respeito aos seus "casamentos". Tanto quanto consegui apurar, nunca casou e legitimou 4 filhos de 2 mulheres. Por fim, dois anos antes de morrer, fez uma doação entre vivos ao seu primeiro filho, Lino Silveira, de um vasto património.
Cumprimentos,
Tiago Silva
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Caro Tiago
Tinha-lhe respondido esta manhã mas apaguei sem querer. Vou repetir:
Nas páginas 32-33 da monografia de M. Lima "Goularts", vem um relato sobre a vida de José Nunes da Silveira, n. na Madalena 24.06.1754; e f. em 16.06.1833 em Lisboa.De Rita Clara Pereira, solteira teve 4 filhos e apenas veem referidos 2 netos. Mais nenhum descendente. Podia enviar-lhe uma fotocópia das páginas referidas mas não sei como fazê-lo através do forum.
Assim também só posso referir que noutra passagem da monografia, vem escrito que é bisneto de José Martins, n. nas Lages, c.c.Maria Gularte, n. na Madalena. O avô era Francisco Gularte Teles, das Lages, c.c.Mariana de Jesus em 08.08.1729 e a mãe, filha destes, era Rita Clara de Jesus Gularte.
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Cara Yolanda,
Mto obrigado pela informação. Caso tenha possibilidade de me enviar por e-mail, aqui fica: tiagova@netvisao.pt
Obrigado,
Tiago Silva
Direct link:
RE: Silveiras do Pico, Açores
Segundo Machado de Serpa,("Dois açoreanos ilustres" ) José Nunes da Silveira, nasceu em 24.06.1754 na Madalena. Segundo Marcelino Lima, (monografia "Goularts" ) era primo de António Goulart, filho de Manuel Francisco Gularte pelo que é de supor que o avô era Francisco Gularte Teles, n. nas Lages e c.c.Mariana de Jesus. em 08.08.1729, e o bisavô, era José Martins, também das Lages, c.c.Maria Gularte, da Madalena.
Espero ter ajudado. Cumprimentos, Yolanda
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 11 gen 2025, 21:54