Brasão significado????

This topic is classified in rooms: Heráldica

Brasão significado????

#10411 | JGomes | 07 ott 2001 00:42

Gostava de saber o significado de um brasão com as seguintes caracteristicas:
- Chapeu popular, em cima de uma cruz que por sua vez está em cima de uma croa de conde, que está por cima de uma forma oval dividida em 6 pedaços, com 1 pequena bola em cada pedaço, escostados a essa forma oval está um chapeu de bispo, e a cair do primeiro chapeu que está em cima de todo umas cordas com uns feitos esquezitos mas populares.

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10415 | DABH | 07 ott 2001 02:26 | In reply to: #10411

Por partes:
"Chapéu popular" é a cobertura eclesiástica, que com "umas cordas com uns feitos esquezitos mas populares." indica a ordem (Bispo ou Presbítero) ou a dignidade (Vigário, Cónego, Protonotário etc...) consoante o seu número.

A presença de uma Cruz indica que são armas de um Bispo.

A "forma oval" é a característica forma de representação das "armas de Fé" ou, para simplificar, dos brazões eclesiásticos.

A divisão em seis "pedaços" com 1 pequena bola é uma descrição, possível, das armas de Melo ou Almeida.

O "chapéu de Bispo" deve ser portanto uma Mitra, normalmente associada às armas de um Abade, tal como o Báculo, em barra.

A coroa de Conde por sua vez pode indicar um Arcebispo-Bispo de Coímbra (Condes de Arganil) como um Par do Reino.
...
Apesar da heráldica ser uma disciplina essencialmente gráfica, ainda nos dias de hoje é necessário aprender os seus termos e a forma correcta de descrever o que se observa.
Para dar um exemplo, quando escreve que "isto" está em cima de "aquilo" devemos supor que se encontra acima ou por de cima (sobrepondo-se)?
A heráldica tem os seus arcaísmos mas é essencialmente uma linguagem lógica.

A propósito deste escudo, que alguém mais ilustrado com certeza identificará, o que pensam os (poucos) heraldistas sobre a correcta forma de se descrever as armas de Almeida e Melo?
São as primeiras seis bilhetas perfuradas e as segundas uma dobre-cruz acompanhada de seis besantes? Isto só porque os besantes das primeiras são da côr do campo, logo podem ser "perfuradas", claro.
Mas... seria correcto dizer que Melo são, por exemplo, de ouro, seis bilhetas de vermelho (2,2,2) acompanhadas por seis besantes de prata? Ou Almeida... de vermelho uma dobre-cruz de ouro acompanhada de seis besantes da côr do primeiro?
De notar que segundo a regra da simplificação a dobre-curz suplanta a necessidade de indicar a disposição das bilhetas..

Com os meus cumprimentos a acompanharem a minha curiosidade,
DABH

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10433 | JGomes | 07 ott 2001 19:46 | In reply to: #10415

Muito bem, agradeço a sua ajuda, mas mais uma duvida, este brasão é de D. Tomaz Gomes de Almeida bispo de Angola, Guarda e Goa, ñ existem nenhuns titulos de conde nestas zonas tal como Conde de Arganil ?

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10436 | LCM | 07 ott 2001 20:21 | In reply to: #10433

Como disse DABH na mensagem que enviou, o coronel de Conde poderia ter duas justificações: serem armas de um Bispo de Coimbra (que tinham o título de Conde Arganil) ou de um Bispo que fosse Par do Reino, o que é o caso, pois D. Tomás Gomes de Almeida nunca foi titular de Coimbra.
Os Pares do Reino tinham honras de "Grandes do Reino" e o direito ao uso de coronel de Conde, o primeiro título com grandeza na hierarquia nobiliárquica portuguesa.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10437 | JGomes | 07 ott 2001 20:29 | In reply to: #10436

Obrigado pela resposta, mas mais uma duvida, o que é o "coronel de conde" ?

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10443 | LCM | 07 ott 2001 21:37 | In reply to: #10437

Coronel é uma "coroa" de um titular, pois a palavra coroa só se aplica às Reais.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10446 | LBMSPG | 07 ott 2001 22:58 | In reply to: #10411

Caros Diogo,Lourenço e J.Gomes,

Pela descripção feita das armas, quase que me atrevo a dizer que as mesmas seriam de D. Jorge de Almeida, 37ºBispo de Coimbra, 2º Conde de Arganil, e filho do 1º Conde de Abrantes.

Convinha saber em que sitio e terra estão essas armas,pois ainda poderiam pertencer a seu irmão, D.Diogo Fernandes de Almeida, Prior do Crato.

Enfim, com os poucos dados, são meras hipoteses.

Um abraço a todos,

Luis Pinto Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10459 | DABH | 08 ott 2001 07:48 | In reply to: #10446

Ao reler estas mensagens e alertado pelo LCM reparei num erro. Meu.
Não expliquei que o brazão de um eclesiástico é, quase, sempre em forma oval.
Pode ser armas de família, "armas de Fé" (assumidas e relacionadas com a sua missão pastoral, Ordem, etc...) ou uma composição de ambas.
Um abraço,
Diogo

Reply

Direct link:

RE: Brasão significado????

#10468 | JGomes | 08 ott 2001 14:33 | In reply to: #10459

Muito BOm dia,

Caro Diogo este brasão é de um tio-tetravô meu, que foi bispo da guarda, goa e Angola, mas gostava de saber se ele era um par do reino um tinha outro título nobiliàrquico, pois no seu brasão tinha a coroa de conde. Talvez pudesse ser irmão de algum conde.. ou filho. Não sei exactamente de que região é que ele é, mas sei que teve casas na beira e em guarda.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 28 mag 2024, 21:09

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen