Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

This topic is classified in rooms: Património | Famílias | Arquivos | Regiões

Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

#104210 | A. Varela Remígio | 31 ott 2005 16:02

Ex.mos Senhores,

Venho solicitar a este fórum quaisquer informações sobre o Palácio dos Morgados Godinho em Setúbal, situado em frente do Quartel de Infantaria n.º 11, e a sua família inicial, a família Godinho.

Com base num artigo da "Gazeta Setubalense" de 22.5.1958, sei que António Silva e sua mulher D. Francisca de Amorim compraram à desfalcada família Godinho o referido palácio, sendo os proprietários em 1869, altura de um grande incêncio que o dstruiu quase na totalidade.

José Eduardo Ahrens (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=19723) comprou posteriormente o palácio aos seus tios maternos, cujos descendentes tiveram-no em sua posse por pelo menos mais duas gerações.

O mesmo artigo refere que o palácio foi cedido a Augusto William Grill que o utilizou como depósito de madeiras importadas.

Com os meus antecipados agradecimentos, despeço-me com os meus melhores cumprimentos,

André Varela Remígio

Reply

Direct link:

RE: Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

#105358 | A. Varela Remígio | 16 nov 2005 00:19 | In reply to: #104210

.

Reply

Direct link:

RE: Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

#105608 | recio | 18 nov 2005 22:33 | In reply to: #104210

Caro Andre
O Palacio dos Godinhos foi adquirido por compra a Jose Eduardo Ahrens em 1890 ,essa casa funcioava também como deposito de carvão mineral para abastecer os vapores que abordavam em Setubal,
. estive pesquisando esta familia nos finais de outubro e todas as filhas do Augusto Grill faleceram solteiras falta-me ver o obito da Maria que nasceu em Setubal 1882 e fal nas Mercês em 1967 penso que também era solteira porque nas mercês havia um convento de freiras e ela poderia ter ido para religiosa.
Fui ao cemiterio ver o jazigo dos grill para obter mais informações para um parente que está na Suecia e encontrei tudo abandonado por isso gostava de saber quem são os herdeiros que teem deixado estes tumulos ao abandono, brevemente vira este parente visitar o tumulo dos Grill Vou pedir licença na camara para dar uma limpeza aquele espaço que guarda os restos mortais de tão ilustre familia que fez muito por esta cidade ,pode ver-se no livro "Vultos Setubalenses " Figuras de Ontem, de Ricardo Correia e em"SETUBAL a Capital do POVO" de João Francisco Envia ,escritor Setubalense que muito tem escrito sobre Setubal .
Se encontrar noticias sobrea quem pertence este palacio agardeço
Cumps
Ana Recio

Reply

Direct link:

RE: Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

#105869 | A. Varela Remígio | 22 nov 2005 12:18 | In reply to: #105608

Cara Ana Recio,

Muito lhe agradeço a sua mensagem, mas gostaria de saber onde obteve a informação da data da venda do palácio à família Ahrens.

Da minha família Godinho muito pouco ou quase nada sei, mas o que sei tem algumas coincidências com a família descrita no artigo da "Gazeta Setubalense" de 25 de Maio de 1958 que o confrade Cunha Bento gentilmente cedeu. Pode ser isso mesmo, apenas coincidências. O referido artigo faz referência a um outro também na "Gazeta Setubalense" sobre o incêndio de 19 de Outubro de 1869.

Curiosamente, ontem soube que em 1998, a minha família Godinho morava na Rua das Farinhas. Não encontrei nenhuma rua com este nome, mas sim uma travessa localizada precisamente no largo onde se situa o palácio. Uma vez que há disparidade de datas, acredito que fossem familiares e morassem nas proximidades uns dos outros.

Agradecia que me dissesse se tem a referência a algum nome de algum membro da família Godinho ligado ao palácio.

Perguntava-lhe também se me saberia informar onde é que poderia adquirir o livro "SETUBAL a Capital do POVO" de João Francisco Envia, uma vez que já possuo o outro referido.

Não faço a mínima ideia a quem o palácio pertencerá, mas terei o cuidado de o comunicar quando souber. Numa próxima vez que vá a Setúbal, tentarei fotografar o palácio.

Com os meus cumprimentos,

André varela Remígio

Reply

Direct link:

RE: Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

#105885 | recio | 22 nov 2005 16:25 | In reply to: #105869

Caro Andre

Eu expliquei-me mal, a casa foi adquirida pela Familia Grill em 1890 a Jose Eduardo Ahrens e encontra-se no livroVultos Setubalenses na Pag 282.
Se ler essa pagina verá que que a casa era conhecida pela "casa queimada"

Não conheço nenhum membro da Familia Godinho, mas conheço a casa que foi até há pouco tempo um lar para idosos.

o livro "Setubal a capital do Povo" está esgotado foi-me dito pelo próprio autor ,estive com ele há 15 dias também queria comprar.

Quando vier a Setubal eu terei todo o prazer em o conhecer pois estamos os dois no"" Mesmo barco.." eu estarei amanhã no arquivo Distrital de Setubal e vou perguntar por lá se alguem conhece os Godinhos.

cumps
Ana Recio

Reply

Direct link:

RE: Palácio dos Morgados Godinho,Setúbal(Ahrens,Grill)

#105912 | A. Varela Remígio | 23 nov 2005 00:01 | In reply to: #105885

Cara Ana Recio,

Explicou-se muito bem, eu é que li mal a sua mensagem. Em relação a essa informação estar na página 282 do livro "Vultos Setubalenses" é que estranho, uma vez que o meu livro intitulado "Vultos Setubalenses" de Ricardo Correia de 1986 apenas tem 218 páginas. Existirá edição mais recente e actualizada?

Muito possivelmente irei a Setúbal na próxima semana, talvez segunda-feira, para ver e fotografar o palácio, descobrir onde é a Rua das Farinhas e visitar a Sé para verificar se a Capela Tumular dos Godinhos tem alguma inscrição. Terei igualmente o maior gosto de conhecê-la, pelo que disponibilizo o meu email:

mail @ avremigio.com

Com os meus melgores cumprimentos,

André Varela Remígio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 12:28

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen