Acordos específicos em matéria de equivalência

This topic is classified in rooms: Direito

Acordos específicos em matéria de equivalência

#105510 | aeiou2 | 17 nov 2005 19:41

Caros amigos,

A questão que vou colocar tem pouco a ver com genealogia, mas quem sabe!!!Desesperei com os telefones sempres impedidos, as mensagens por e-mail sempre devolvidas por a respectiva caixa do correio estar cheia, dias e dias, e quando se consegue falar com alguém remetem sempre para outra instituição mas só sabem a sigla e é cada uma !!! e a Net também não tem ajudado
São estas as questões:

1.Quais são os países com que Portugal firmou acordos específicos em matéria de equivalências de habilitações estrangeiras de nível superior às correspondentes habilitações portuguesas

2.Ou quais os países cuja legislação confira aos cidadãos portugueses no quadro do pricípio de reciprocidade as referidas equivalências

Deverão existir um ou mais despachos, sobre a matéria, mas não os consigo desencantar.

Até me passará decerto a cólica renal que me tem andado a atormentar se me ensinarem o que peço.

Bem hajam

Beijinhos

Maria

São dois pontos do Dec-lei 283 / 83 21 de Junho ME

J

Reply

Direct link:

RE: Acordos específicos em matéria de equivalência

#105811 | JASP | 21 nov 2005 14:54 | In reply to: #105510

Pode tentar o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (...).Tem bastante informação sobre o assunto.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Reply

Direct link:

RE: Acordos específicos em matéria de equivalência

#105829 | fertelde | 21 nov 2005 18:58 | In reply to: #105510

Devera por a questao ao Consulado Geral de Portugal do País em causa.-
Do que sei è que em Espanha, para homolugaçao de titulos ou certidoes, tenho que enviar todo o curriculum para o Ministerio de Ensino e pedir que me traduzam ao castelhano tudo e que me homologuem a seguir todas as certidoes, titulos etc...

fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Acordos específicos em matéria de equivalência

#105833 | chartri | 21 nov 2005 20:08 | In reply to: #105510

Cara aeiou2
Veja na página da Direcção Geral do Ensino Superior ou na página da Comissão Europeia- Direcção Geral de Educação e Cultura, os NARIC - National Academic Recognition Information Centres.
Encontra aí a informação que pretende. Tambem em lisboa na antena do NARIC encontrará toda as respostas (espero!)
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Acordos específicos em matéria de equivalência

#105838 | mgorjaoh | 21 nov 2005 20:35 | In reply to: #105510

Cara Confrade,

Dado o carácter genérico das perguntas, pouco se pode acrescentar. Contudo, além das sugestões já dadas, permito-me informar que, se se tratar de habilitações obtidas em universidades de Estados membros da Comunidade Europeia (que agora os políticos gostam de chamar União Europeia), existe legislação da Comunidade transposta por Portugal que rege o reconhecimento de tais qualificações obtidas em ensino dito "superior".

Depois também depende da qualificação em causa. Para algumas há legislação específica (por exemplo, médicos, farmacêuticos, etc), enquanto para outras à um (ou mais) sistemas gerais de reconhecimento de diplomas (caso do direito, por exemplo).
Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

RE: Acordos específicos em matéria de equivalência

#105839 | mgorjaoh | 21 nov 2005 20:36 | In reply to: #105838

Correcção de gralha grave: "há" e não `"à", como é óbvio e resulta da linha anterior.

MGH

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 10 giu 2024, 21:28

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen