Movimentos demograficos na area do Cadaval

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões

Movimentos demograficos na area do Cadaval

#105532 | Conceicao | 17 nov 2005 23:00

Caros Confrades;
Quando verifiquei os varios registos da area do Cadaval na Torre do Tombo, deparei-me com algo que nao esperava encontrar ao procurar registos da minha familia.
1- A percentagem nos fins do seculo XVIII aos principios do seculo seguinte, de pessoas das Beiras( Alta, Baixa e Litoral) para esta regiao.
2- Tambem de Almada e Vila Franca de Xira.
3- Na epoca entre o principio e a metade dos anos de 1800-1870 emigrantes de Espanha.
Pergunta, haveria alguma razao, tomando em conta as dificuldades de transporte, para tal facto de migracao entre umas provincias e a area de Lisboa?
Alem da guerra Napoleonica, qual a razao da emigracao de Espanha? Mas, Napoleao tambem esteve em Portugal, portanto as Invasoes Napoleonicas, talvez nao tenham muito a ver com o assunto.
Gostaria de saber tambem se possivel, a datas de grandes epidemias no Pais, durante esses mesmos periodos.
Ja agora, reparei tambem, uma grande percentagem de "expostos" da santa Casa da Misericordia de Lisboa, naquela zona, incluindo alguns a serem criados na minha familia. Qual seria o criterio do movimento dessas criancas?
Agradecida, Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Movimentos demograficos na area do Cadaval

#105542 | ramos | 18 nov 2005 00:35 | In reply to: #105532

Cara Conceição
Também ao procurar registos de minha família paterna, na sua maioria nascidos no Seixal, encontrei vários antepassados oriundos de Viseu, entre 1730 e 1800. Infelizmente o Arquivo Distrital não tem registos entre 1778/1840. Já perguntei também para a Diocese de Viseu. Encontrei também outros em Lamego, aí por volta de 1700. Tenho-me questionado sobre este movimento migratório. Busca de trabalho? Seria na cortiça? Também fico a aguardar informações a este respeito.
Cumprimentos
Maria do Céu

Reply

Direct link:

RE: Movimentos demograficos na area do Cadaval

#105543 | Conceicao | 18 nov 2005 00:40 | In reply to: #105542

Cara Maria do Ceu, tambem ha pessoas de Lamego na regiao do Cadaval.
Seria interessante encontrarem-se respostas para o que parece ser facil, mas que afinal nao e. Eu encontrei esta informacao pesquisando na TT. Cumprimentos. Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 06:38

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen