D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas | Títulos
D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Saiu hoje um artigo na revista do Jornal Público com o título “Feios porcos e maus no paraíso” Trata-se de um artigo sobre o livro de Patrick Wilcken, “Império à deriva” editado pela Civilização no mês passado.
Relata casos de brutalidade ou de infidelidade, de costumes repulsivos ou de traficâncias... e afirma que não há muito espaço para admirar a família real portuguesa no Brasil. Conta igualmente como o Brasil recebeu “esta gente barroca, beata e suja”
Dois apontamentos:
1 A constante necessidade de dinheiro laça o palácio real no negócio de venda de títulos de nobreza. Na sua passagem pelo Brasil, D. João criou 28 marqueses, 8 condes, 16 viscondes, 21 barões e mais de 4 mil cavaleiros: Dizia-se que para chegar a Conde, em Portugal, eram precisos 500 anos, no Brasil quinhentos contos”
2.Quando chegam a Lisboa o rei e a sua corte, vinham de cabeleiras empoadas e em Lisboa estranharam-lhes o aspecto. Por exemplo o Marques da Fronteira fica chocado com a “fealdade e a falta de elegância” de D. João VI, embora ela venha carregado de condecorações sobre um uniforme bordado a ouro. Eram restos do século XVIII a desembarcar no século XIX. Napoleão acabava de morrer numa ilha inglesa do Atlântico sul. A Europa tinha mudado e muito: Portugal um pouco.
Cumprimentos
Ricardo Charters d’Azevedo
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Estimado Ricardo e demais colegas,
Caso alguém já possua o referido livro, peço a gentileza de verificar se descreve, um a um, a venda dos títulos referidos. Caso positivo, onde estariam os registros dessas conceções ? Agradeço por qualquer informação. Um abraço à todos.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Caro Samuel
Não tenho o livro. Somente descrevi uma parte do artigo da revista "Pública". No artigo não menciona em detalhe quais os títulos
Tenciono compra-lo e julgo que poderemos fazê-lo aqui na Livraria do Genea.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Estimado Recardo,
Como se trata dos atos de D. João VI, aqui no Brasil, em um período em que tenho grande interesse, se na obra descrever todos os destinatários dos títulos referidos, principalmente dos Cavaleiros, se efetivará meu interesse na aquisição. Para adquirí-lo, vou aguardar que algum colega me dê essa informação. Como também, onde poderiam estar arquivados essas nomeações.
Renovados agradecimentos. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Caros Ricardo Charters de Azevedo e Samuel de Castro
Faço os meus melhores cumprimentos.
Penso que não virei dar nenhuma novidade. Como todos sabemos, ainda hoje, deparamos com muita gente que afirma, por ignorância e pouca informação, que, também em Portugal se vendiam Títulos.
É evidente que durante a Monarquia Burguesa, (1834/1910), a maior parte dos agarciados com títulos de nobreza eram pessoas da burguesia, grandes comerciantes, industriais, banqueiros, etc..
É evidente, todos sabemos, que nem sempre estes títulos estavam a galardoar feitos, etc., mas eram sobretudo a paga de "favores" que essas pessoas tinham feito à Corôa. E, para além disso, como todos também sabemos, foi instituido um imposto, os Direito de Mercê, que não deixavam nada de fora, e que eram uma boa fonte de receita.
Ora, antes de 1834, era necessário ser-se Fidalgo para se ter um título e, nessa altura, não se pagava, antes pelo contrário.
Penso que é o mesmo que se passou no Brasil. Não haveria os direitos de mercê, isso desconheço, mas as Mercês serviam para galardoar serviços e, presume-se alguns que tinham a forma pecuniária!
Renovo os meus cumprimentos e peço a Deus Vos guarde
João de Mariz Sarmento Macieira
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Br
Meu caro João de Mariz Sarmento Macieira
Muito obrigado pela clarificação. Igualmente os titulos que hoje ainda se outorgam (tal foi levemente abordado em outro forum) tambem são naturalmente "paga" de favores à Casa de Bragança, julgo eu.
Chamo a attenção para o Forum:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=94880
onde se apresenta o "custo" ou imposto sobre cada título no Brasil.
Melhores cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Estimado João,
Confessando não ter conhecimento aprofundado sobre o assunto, concordo plenamente com o que disse, pois, às vezes, em determinadas situações, o Reino precisava de "favores" de pessoas abastadas e em troca concedia títulos a esses senhores. Muito lhe agradeço pelos esclarecimentos aqui apresentados, local onde pessoas entendidas dos mais variados assuntos, são nossos "professores" e aprendemos muita coisa sobre a história de Portugal / Brasil e de nossos ancestrais, que fizeram parte desse passado tão brilhante dos dois países. Muito obrigado. Um forte abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: D João VI: "Venda" de titulos no Brasil
Meu Caro João Macieira,
Títulos vendidos durante a estada da Corte Rio parece-me exagero, senão mentira.
Mais tarde, em Lisboa, a situação terá sido diferente.
Não se terá o autor esquecido das campanhas, batalhas, etc... no Rio da Prata e com a Argentina, e do mérito guerreiro, que é a essência da nobreza?
Serão menos meritórias por serem no início do século XIX e não na Europa...?
Um abraço
José Berquó de Seabra
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 04:43