Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Títulos | Cargos | Regiões

Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108341 | Marmello | 30 dic 2005 09:23

Caro Confrades

Tenho que saudar o GENEA pela inclusão de JESUS CRISTO na sua base de dados.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=500000

Foi com alguma alegria que encontrei a Linhagem de varonia que une une JESUS à Casa de David.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=490381

Existe mais infomação genealógica do grupo familiar de JESUS.
Não vou entar nas polémicas da Madalena.

Sabe-se que Maria foi a 2 mulher de José. Jesus terá sido o primeiro filho mas não o único deste casamento. É provável que tenha havido mais umas irmãs. Penso que o apóstulo João também poderá ter sido outro irmão de Jesus.

O apóstulo Tiago terá sido meio-irmão de Jesus. Isto, sabe-se com segurança. Outros apóstulos terão sido irmãos de Jesus.

Irmãs de Jesus sabe-se que houve mas não os nomes. Apenas, uma desconfinaça numa de nome Maria e outra de nome Salomé.

São Pedro terá tido uma filha de nome Petronela. Que terá sido venerada como santa. Existe um fresco nas catacumbas do vaticano que leva a esta conclusão.

Mas existe muito mais informação disponível sobre GENEALOGIA BILBICA e que poderia estar aqui acessível no GENEA.

- As linhagens judaicas existentes na bíblia. Dos reis, profetas e outros.

- A descendência do Reis Herodes, Herodes Antipas e Herodes Felipe é bem conhecida. Nos Livros "Eu, Cláudio e Cáudio, o Deus" de Robert Graves está bem descrita esta genealogia.

- Também a geneologia de Octavio Augusto e as ligações da família Juliana à família Cáudiana que se unem e findam no Imperdor Nero, saõ bem conhecidas. Nos livros atrás referidos também está muito bem discrita.
Por acaso já tenho no PAF a Família Imperial Romana Juliana-Claudiana.

Existe muita informação genealógica segura ao nível biblico e de outras fontes disponível, que tornariam esta base de dados mais completa e interessante.

É verdade:
Também é de saudar a inclusão da linhagem dos farós que se ligam a D. Afonso Herriques:
Penso que Ramsés I, faraó do Egipto * c. -1370 é o registo mais antigo existente nesta base de dados:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=327213

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108361 | manelsp | 30 dic 2005 14:56 | In reply to: #108341

Caro Marmello

Foi com interesse que vi o seu tópico, mas tenho que dizer um par de coisas. A primeira delas é que os Evangelhos relatam duas genealogias de Cristo, pelo que a opção por uma delas é problemática pela falta de dados concretos históricos. uns tentaram ver nelas as origens paternas e as maternas, pois não nos esqueçamos que segundo a mesma fonte José foi apenas pai adoptivo, pelo que apresentar a sua genealogia não seria mais do que um mero pro-forma que permitisse cumprir as profecias do Messias descendente da casa de David (ver Ezequiel, e outros profetas para entender o que isso significava). Quanto aos filhos de José, nada indica que tivesse tido um primeiro casamento do qual houvesse qualquer fruto, a não ser duas coisas: lendas e má interpretação do aramaico, lingua na qual o termo irmão não designa o que tem o mesmo pai ou mãe senão que pode designar os primos direitos. Não está minimamente provado que Tiago fosse meio irmão de Jesus, apenas se explora essa questão, e inclusivamente o túmulo recentemente descoberto que pretensamente pertenceria ao apóstolo em questão e que foi a principal prova dessa teoria até hoje revelou ser uma falsificação. Não parece que Cristo tivesse qualquer irmão, mesmo João nunca diz que o fosse, e caso tivesse o normal seria que Maria, após a morte do filho, fosse viver com os seus filhos ou os do seu marido e não com uma pessoa extranha à familia, e isso sim está provado: ela viveu em éfeso com Joao.
São questões delicadas onde lenda, fé e poucas ou quase nenhumas notas históricas concretas e válidas entram. Existem livros sobre a "História da Salvação" em que se aprofundam as notas históricas comprovadas. Se fizer uma procura na internet (se preferir conseguirá muita informação em espanhol) poderá esclarecer uns quantos pontos.
Espero que não fique incomodado com esta minha reflexão. Mais não é que observar que muitas das teorias afirmadas como verdadeiras não têm nenhuma base histórica.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108425 | jpbabc | 31 dic 2005 00:08 | In reply to: #108361

Caro Manuel Sarmento Pizarro,


Este assunto é muito interessante e obrigou-me a algumas incursões na net e em sites espanhóis, tal como afirmou e bem; assim, faço-lhe as seguintes perguntas: quando se fala da genealogia de Cristo não seria mais avisado falar da genealogia de S. José ? e qual terá sido o critério em transcrever a genealogia segundo S. Mateus em detrimento da genealogia segundo S. Lucas ?

Deixo aqui as duas genealogias que poderão ser apreciadas em sites espanhóis para aqueles que tiverem interesse sobre este tema.

Os meus cumprimentos e votos de um Feliz Ano Novo,

José Pedro Castro





SEGUNDO S. LUCAS

ADAM
SETH
ENOSH
KENAN
MAHALALEL
JARED
ENOCH
METHUSELAH
LAMECH
NOAH
SHEM
ARPHAXAD
SHELAH
EBER
PELEG
REU
SERUG
NAHOR
TERAH
ABRAHAM
ISAAC
JACOB
JUDAH
PHARES
ESROM
ARAM
AMINADAB
NAASON
SALMON
BOOZ
JOBED
JESSE
DAVID
NATHAN
MATATÁ
MENÁ
MELEÁ
ELIACIM
JONÁN
JOSÉ
JOSÁ
SIMEÓN
LEVÍ
MATAT
JORIM
ELIEZER
JESÚS
ER
ELMADAM
COSAM
ADDÍ
MELQUÍ
NERI
SALATIEL
ZOROBABEL
RESÁ
JOANÁN
JODÁ
JOSÉ
SEMEÍ
MATATÍAS
MAAT
NAGGAI
ESLÍ
NAÚM
AMÓS
MATATÍAS
JOSÉ
JANNAÍ
MEZQUI
LEVÍ
MATAT
HELÍ
JOSÉ
JESÚS




SEGUNDO S. MATEUS

ABRAHAM
ISAAC
JACOB
JUDAH
PHARES
ESROM
ARAM
AMINADAB
NAASON
SALMON
BOOZ
JOBED
JESSE
DAVID
SALOMÓN
ROBOAM
ABÍAS
ASÁ
JOSAFAT
JORAM
OZÍAS
JOATAM
ACAZ
EZEQUÍAS
MANASÉS
AMÓN
JOSÍAS
JECONÍAS
SALATIEL
ZOROBABEL
ABIUD
ELIACIM
AZOR
SADOC
AQUIM
ELIUD
ELEAZAR
MATÁN
JACOB
JOSÉ
JESÚS

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108437 | manelsp | 31 dic 2005 04:22 | In reply to: #108425

Caro José Pedro Castro

De facto não entendo qual a razão da opção de uma e não outra genealogia, mas acho que o critério terá sido o mais simples, ou seja, lidos por ordem o Evangelho de S. Mateus vem primeiro que o de S. Lucas. quanto à justificação de uma ou outra genealogia, tenho essa nota num livro muito bom e rigoroso mas que não está comigo neste momento (a minha biblioteca pessoal está dividida em três cidades diferentes). Sem dúvida é mais correcto atribuir-lhes o título de Genealogia de José, mas os Evangelhos seguem a terminologia aqui usada: genealogia de Jesus. A razão prende-se com o facto da paternidade legal ter o mesmo valor que a real. Sabe-se que o Judaísmo tinha gosto pela ciência genealógica, e isso prende-se com o gosto de ser descendente da casa de David e portanto da casa na qual haveria de nascer o Messias. Supõe-se que havia fontes, e o Evangelho de S. Lucas fala claramente do censo que os levou a Belém. Encontrar esses registos seria, segundo a minha opinião, bem mais relevante que qualquer Troia desenterrada, sem desprimor para qualquer outro achado.
Além do mais, já se sabe bem o ano em que Jesus nasceu (se não me engano seria ano 3 ou 4 a.C.) e pode-se apontar a data da morte precisa (e digo de memória, de acordo com as fontes que conheço mas das quais agora não disponho) se não me engano para o dia 7 de Abril de 31 (isto fundamentado nas datações dos Evangelhos que indicam anos de imperadores, cônsules e outros governadores locais, assim como pela observação do eclipse solar que consta nos Evangelhos e em fontes profanas). Sem dúvida, um tema apaixonante.
Espero que a discussão siga e gente mais sábia do que eu intervenha.
Com os melhores cumprimentos e votos de bom 2006.
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

Casa de David em Portugal

#108704 | Marmello | 03 gen 2006 16:29 | In reply to: #108341

Caos confrades

Conhecem descendentes da Casa de David em Portugal?

Encontrei isto num tópico antigo:

"Os Templários na Formação de Portugal" de Paulo Alexandre Loução; 6º edição, na página 78;li o seguinte"D.Afonso Henriques em paga dos serviços, que, nas conquistas lhe prestara Jahia-aben--Jaish- um dos mais nobres judeus portugueses, descendentes da casa Real de David-concedeu-lhe algumas aldeias e permitiu-lhe usar armas de fidalgo, sendo seu brasão em campo com uma cabeça de mouro ao centro."

São conhecidos descendentes deste senhor?

Cumprimentos,
Marmello

Reply

Direct link:

RE: Casa de David em Portugal

#108720 | manelsp | 03 gen 2006 22:17 | In reply to: #108704

Caro marmello

sinceramente não sei que lhe diga... se por um lado pode ser possível - porque não? - sinceramente não me parece. os registros em israel eram seguidos à risca, mas na diáspora nem por isso... Qualquer judeu com boa posição diria a D. Afonso Henriques ser descendente de David, como nós de Maomé em caso de perseguição islâmica. sinceramente, duvido...Quanto À descendência desse senhor, desconheço.
Com os melhores cumprimentos
Manel S. P.

Reply

Direct link:

Família Imperial Romana no tempo Jesus

#108815 | Marmello | 05 gen 2006 11:36 | In reply to: #108341

Caros confrades

Ao tempo de Jesus Roma dominava a palestina.
O Imperador OCTÁCVIO AUGUSTO ordenou o recenciamento da população do império na altura que Jesus nasceu.
O Imperador TIBERIO governava Roma à data da morte de Jesus.
Também foram imperadores desta família imperial que governaram Roma nos primeiros anos do cristianismo.
Pelo, que indirectamente são personagens bíblicos.

Envio a Família Imperial Romana Juliana-Claudiana.
De notar que nesta família existiram muitos casamentos de parentes, divorcios e adopções o que pode tornar um pouco difícil a sua leitura.

Retirei esta informação do livro "Eu, Cláudio" de Robert Graves. Um excelente livro sobre esta altura.


Família JULIANA – Descendentes de Caio Júlio Casar, pai de JÚLIO CÉSAR, bisavó de OCTÀVIO

1. Caio Júlio César
cy: desconhecida
2. JÚLIO CÉSAR, IMPERADOR DE ROMA
cy: CLEÓPATRA, RAINHA DO EGIPTO
3. CESERIUM
2. Júlia
cy: Marco Átilo Balbo
3. Átia
cy: Gaio Octávio
4. OCTAVIANO (ou OCTÀVIO) CÉSAR AUGUSTO, IMPERADOR DE ROMA
cy: ESCRIBÓNIA
5. JÚLIA
cy: MARCELO
cy: AGRIPA
6. Gaio
6. LÚCIO
6. JULILA
cy: EMÍLIO
7. GANIMEDES
cy: DRUSILA a Velha
7. EMÍLIA
cy: SILANO
8. Marco Silano
6. AGRIPINA
cy: GERMÂNICO
7. NERO
cy: HELENA
7. DRUSO
cy: LÉPIDA sobrinha de Emílio
7. DRUSILA a Velha
cy: CÁSSIO LONGINO
cy: GANIMEDES
7. Gaio CALÍGULA, IMPERADOR DE ROMA
cy: JÚNIA
cy: ORESTILA
cy: LÓLIA PAULINA
cy: CESÓNIA
8. DRUSILA a Jovem
7. AGRIPINILA (mais conhecida por AGRIPINA)
cy: Gneo Domício
8. Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
cy: OCTAVIANA
cy: CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
8. Lúcio Domício NERO (adoptado)
7. LÉSBIA
cy: VINÍCIO
6. PÓSTUMO
cy: TIBÉRIO, IMPERADOR DE ROMA
6. TIBERILO
cy: LÍVIA
5. TIBÉRIO, IMPERADOR DE ROMA (adoptado)
cy: VIPSÂNIA
6. CASTOR
cy: LIVILA
7. HELENA
cy: NERO
cy: BLANDO
7. GEMELO
7. Gémeo de Gemelo
cy: JÚLIA
6. TIBERILO
4. OCTÁVIA
cy: Cláudio Marcelo
5. MARCELO
cy: JÚLIA
5. MARCELA
cy: AGRIPA
6. MARCELINA
cy: IULO
5. Marcela Menor
cy: Emílio Lépido
6. Cláudia Pulcra
cy: Varo
6. Barbato
cy: Domícia Lépida
7. MESSALINA
cy: CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
8. BRITÂNICO
8. OCTAVIANA
cy: Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
cy: MARCO ANTÓNIO
5. Antónia "a Velha"
cy: Domício Aenobardo
6. Domícia
6. Gneo Domício
cy: AGRIPINILA
7. Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
5. Antónia "a Jovem"
cy: DRUSO
6. GERMÂNICO
cy: AGRIPINA
7. NERO
7. DRUSO
7. DRUSILA a Velha
7. Gaio CALÍGULA, IMPERADOR DE ROMA
7. AGRIPINILA
7. LÉSBIA
6. LIVILA
cy: CASTOR
7. HELENA
7. GEMELO
7. Gémeo de Gemelo
6. CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
cy: URGULALINA família Plauciana
7. DRUSILO
cy: ÉLIA irmã adoptiva de SEJANO
7. ANTÓNIA
cy: MESSALINA
7. BRITÂNICO
7. OCTAVIANA
cy: AGRIPINILA (mais conhecida por AGRIPINA)
7. Lúcio Domício NERO (adoptado)
5. Alexandre (adoptado, filho de MARCO ANTÓNIO com CLEÓPATRA)
5. SELENA (adoptada, filho de MARCO ANTÓNIO com CLEÓPATRA)
cy: Juba
6. PTOLOMEU, REI DE MARROCOS
5. Ptolomeu (adoptado, filho de MARCO ANTÓNIO com CLEÓPATRA)



Família CLAUDIANA – Ambos LÍVIA e DRUSO NERO pertenciam a esta família, sendo DRUSO NERO o seu chefe.

Nota: O Imperados Cláudio foi o unico membro desta família que foi imperador. Tiberio foi adopatdo por Octávio Augusto.
Caligula era descendente directo de Octávio Augusto tal como Nero.


1. LÍVIA
cy: DRUSO NERO
2. TIBÉRIO IMPERADOR DE ROMA
cy: VIPSÂNIA
3. CASTOR
cy: LIVILA
4. HELENA
cy: NERO
cy: BLANDO
4. GEMELO
4. Gémeo de Gemelo
cy: JÚLIA
3. TIBERILO
2. DRUSO
cy: Antónia "a Jovem"
3. GERMÂNICO
cy: AGRIPINA
4. NERO
cy: HELENA
4. DRUSO
cy: LÉPIDA sobrinha de Emílio
4. DRUSILA a Velha
cy: CÁSSIO LONGINO
cy: GANIMEDES
4. Gaio CALÍGULA, IMPERADOR DE ROMA
cy: JÚNIA
c y: ORESTILA
cy: LÓLIA PAULINA
cy: CESÓNIA
5. DRUSILA a Jovem
4. AGRIPINILA
cy: Gneo Domício
5. Lúcio Domício NERO IMPERADOR DE ROMA
cy: OCTAVIANA
cy: CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
5. Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
4. LÉSBIA
cy: VINÍCIO
3 . LIVILA
cy: CASTOR
4. HELENA
4. GEMELO
4. Gémeo de Gemelo
3. CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
cy: URGULALINA família Plauciana
4. DRUSILO
cy: ÉLIA irmã adoptiva de SEJANO
4. ANTÓNIA
cy: MESSALINA
4. BRITÂNICO
4. OCTAVIANA
cy: Lúcio Domício NERO IMPERADOR DE ROMA
cy: AGRIPINILA
4. Lúcio Domício NERO IMPERADOR DE ROMA
cy: OCTAVIANO CÉSAR AUGUSTO IMPERADOR DE ROMA
2. TIBÉRIO, IMPERADOR DE ROMA (adoptado pelo casal)

Cumprimentos
Marmello

Reply

Direct link:

RE: Família Imperial Romana no tempo Jesus

#108822 | Sancho | 05 gen 2006 13:04 | In reply to: #108815

Caro Marmello,

Perdoe que lhe diga, mas creio que essa sucessão deve muito à veracidade, talvez por buscar o sensacionalismo fantástico...
Não hesita em colocar Cleópatra ao lado de César mas, por outro lado, para onde relega Calpúrnia, sua mulher?
E deixe-me que lhe diga, também, que Júliso César foi ditador de Roma e não seu imperador, já que esse termo foi adoptado posteriormente por Octávio Augusto, seu sobrinho e filho.

Roma, tal como teve quatro fases jurídicas [Arcaica, Clássica, Pós Clássica e Justiniana (Império Oriental)], teve também quatro fases políticas: Monarquia, República, Principado e Dominado, sendo que estas duas últimias se integram na fase Imperial.
O principado nasceu do conceito "Princeps" que foi usado por Octávio Augusto, sucessor de Júlio César, com quem findou a fase Republicana.

Cumprimentos,

Sancho

Reply

Direct link:

Família Juliana-Caudiana Correcção

#108839 | Marmello | 05 gen 2006 16:11 | In reply to: #108815

Família JULIANA – Descendentes de Caio Júlio Casar, pai de JÚLIO CÉSAR, bisavó de OCTÁVIO

Esta família descende de Íulo. Este dizia-se descendente de Eneias filho de Venus.

1. Caio Júlio César
cy: desconhecida
2. JÚLIO CÉSAR, DITADOR DE ROMA
cy: CALPÚRNIA
3. JÚLIA
cy: POMPEU
cy: CLEÓPATRA, RAINHA DO EGIPTO
3. CESERIUM
2. Júlia
cy: Marco Átilo Balbo
3. Átia
cy: Gaio Octávio
4. OCTÁVIO CÉSAR AUGUSTO, IMPERADOR DE ROMA (adoptado pelo tio-avô JÚLIO CÉSAR)
cy: CLÓDIA
cy: ESCRIBÓNIA
5. JÚLIA
cy: MARCELO
cy: AGRIPA
6. Gaio
6. LÚCIO
6. JULILA
cy: EMÍLIO
7. GANIMEDES
cy: DRUSILA a Velha
7. EMÍLIA
cy: SILANO
8. Marco Silano
6. AGRIPINA
cy: GERMÂNICO
7. NERO
cy: HELENA
7. DRUSO
cy: LÉPIDA sobrinha de Emílio
7. DRUSILA a Velha
cy: CÁSSIO LONGINO
cy: GANIMEDES
7. Gaio CALÍGULA, IMPERADOR DE ROMA
cy: JÚNIA
cy: ORESTILA
cy: LÓLIA PAULINA
cy: CESÓNIA
8. DRUSILA a Jovem
7. AGRIPINILA (mais conhecida por AGRIPINA)
cy: Gneo Domício
8. Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
cy: OCTAVIANA
cy: CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
8. Lúcio Domício NERO (adoptado)
7. LÉSBIA
cy: VINÍCIO
6. PÓSTUMO
cy: TIBÉRIO, IMPERADOR DE ROMA
6. TIBERILO
cy: LÍVIA
5. TIBÉRIO, IMPERADOR DE ROMA (adoptado)
cy: VIPSÂNIA
6. CASTOR
cy: LIVILA
7. HELENA
cy: NERO
cy: BLANDO
7. GEMELO
7. Gémeo de Gemelo
cy: JÚLIA
6. TIBERILO
4. OCTÁVIA
cy: Cláudio Marcelo
5. MARCELO
cy: JÚLIA
5. MARCELA
cy: AGRIPA
6. MARCELINA
cy: IULO
5. Marcela Menor
cy: Emílio Lépido
6. Cláudia Pulcra
cy: Varo
6. Barbato
cy: Domícia Lépida
7. MESSALINA
cy: CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
8. BRITÂNICO
8. OCTAVIANA
cy: Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
cy: MARCO ANTÓNIO
5. Antónia "a Velha"
cy: Domício Aenobardo
6. Domícia
6. Gneo Domício
cy: AGRIPINILA
7. Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
5. Antónia "a Jovem"
cy: DRUSO
6. GERMÂNICO
cy: AGRIPINA
7. NERO
7. DRUSO
7. DRUSILA a Velha
7. Gaio CALÍGULA, IMPERADOR DE ROMA
7. AGRIPINILA
7. LÉSBIA
6. LIVILA
cy: CASTOR
7. HELENA
7. GEMELO
7. Gémeo de Gemelo
6. CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
cy: URGULALINA família Plauciana
7. DRUSILO
cy: ÉLIA irmã adoptiva de SEJANO
7. ANTÓNIA
cy: MESSALINA
7. BRITÂNICO
7. OCTAVIANA
cy: AGRIPINILA (mais conhecida por AGRIPINA)
7. Lúcio Domício NERO (adoptado)
5. Alexandre (adoptado, filho de MARCO ANTÓNIO com CLEÓPATRA)
5. SELENA (adoptada, filho de MARCO ANTÓNIO com CLEÓPATRA)
cy: Juba
6. PTOLOMEU, REI DE MARROCOS
5. Ptolomeu (adoptado, filho de MARCO ANTÓNIO com CLEÓPATRA)



Família CLAUDIANA – Ambos LÍVIA e DRUSO NERO pertenciam a esta família, sendo DRUSO NERO o seu chefe.

Nota: O Imperados Cláudio foi o unico membro desta família que foi imperador. Tiberio foi adopatdo por Octávio Augusto.
Caligula era descendente directo de Octávio Augusto tal como Nero.


1. LÍVIA
cy: DRUSO NERO
2. TIBÉRIO IMPERADOR DE ROMA
cy: VIPSÂNIA
3. CASTOR
cy: LIVILA
4. HELENA
cy: NERO
cy: BLANDO
4. GEMELO
4. Gémeo de Gemelo
cy: JÚLIA
3. TIBERILO
2. DRUSO
cy: Antónia "a Jovem"
3. GERMÂNICO
cy: AGRIPINA
4. NERO
cy: HELENA
4. DRUSO
cy: LÉPIDA sobrinha de Emílio
4. DRUSILA a Velha
cy: CÁSSIO LONGINO
cy: GANIMEDES
4. Gaio CALÍGULA, IMPERADOR DE ROMA
cy: JÚNIA
c y: ORESTILA
cy: LÓLIA PAULINA
cy: CESÓNIA
5. DRUSILA a Jovem
4. AGRIPINILA
cy: Gneo Domício
5. Lúcio Domício NERO IMPERADOR DE ROMA
cy: OCTAVIANA
cy: CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
5. Lúcio Domício NERO, IMPERADOR DE ROMA
4. LÉSBIA
cy: VINÍCIO
3 . LIVILA
cy: CASTOR
4. HELENA
4. GEMELO
4. Gémeo de Gemelo
3. CLÁUDIO, IMPERADOR DE ROMA
cy: URGULALINA família Plauciana
4. DRUSILO
cy: ÉLIA irmã adoptiva de SEJANO
4. ANTÓNIA
cy: MESSALINA
4. BRITÂNICO
4. OCTAVIANA
cy: Lúcio Domício NERO IMPERADOR DE ROMA
cy: AGRIPINILA
4. Lúcio Domício NERO IMPERADOR DE ROMA
cy: OCTAVIANO CÉSAR AUGUSTO IMPERADOR DE ROMA
2. TIBÉRIO, IMPERADOR DE ROMA (adoptado pelo casal)

Agradeço todas as sugestões de correcção

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Família Imperial Romana no tempo Jesus

#108843 | Marmello | 05 gen 2006 16:50 | In reply to: #108822

Caro Sancho

Lapsos acontecem por distração... e fico por aqui.

"termo imperador"

Até Julio Cesar e antes de Augusto:
Na República Romana o termo Imperador começou por ser um apelativo usado por um chefe militar acalamado pelos seus soldados depois de uma vitória notável sobre o inimigo: equivalia a comandante-chefe vencedor.

Depois de Augusto:
Com Augusto, o título de imperador correspondia ao detendor do império, i e, do poder supremo tanto civil como militar.

Nesta acepção se fixou o significado de imperador: autoridade suprema num território de grande extensão que engloba diversos povos.

Cumprimentos e recomendações à Pietra
Marmello

Reply

Direct link:

Descendente de TIBÉRIO ?

#108848 | Marmello | 05 gen 2006 18:12 | In reply to: #108815

Caros confrades

Pensei que não tinha sobrado descendentes da família juliana-caudiana.
Os poucos que sobreviveram ao Augusto, ao Tibério, ao Caligula, ao Claudio e ao Nero tiveram uma morte violenta não deixando decendência.

Pesquizando da net encontrei um site de quem se diz descendente de TIBÉRIO. Através de Druso Cesare (27 d.C.) filho de TIBÉRIO e VISPSÂNIA.
Será o "CASTOR" casado com LIVILA? pois este é o único filho do casal que tenho conhecimento, mas que não deixou descendência viva, pois foram mortos por Calígula.

Estou a falar da Soberana Imperial Casa de Roma e Granducado da Rússia. Pretendente ao Trono Imperial Universal Romano. Ao Trono de Bizancio. Ao Trono de Kiev e Moscovia.

"S.M.I.R. DON TIBERIUS ANTONIUS II JULIUS CAESAR CLAUDIUS AUGUSTUS TIBERIO DOBRYNIA ANGELO COMNENO DUKAS FLAVIO VALERIO LASKARIS PALEOLOGO ARVIRAGO ARTHORIAN RAMATHEO DARDANIDE OTTAVIANO MAGGIORIANO MARZIO BALBO TOLOMEO ATAULFO RVRICHIDE VONSKIOLDUNG VLADIMIRIJEVICH DIMITRIJEVICH AMORIANO D'ARAGONA DI ROMA BIZANTIUM E RUSSIA"

Posso dar alguma credibilidade ou isto é um italiano farsante do tipo do Rosário?

Cumprimentos
Marmello

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108896 | pperneta | 06 gen 2006 02:44 | In reply to: #108437

Caro Manuel,

Se não estou em erro, ainda está para aparecer alguma prova histórica da existência de um Jesus com as características descritas nos Envangelhos na época em causa. Os Envangelhos, escritos, creio eu, mais de 200 anos após o suposto nascimento de Cristo, não podem constituir prova, e as datas que deles se extraem valem o que valem. É estranho que alguém com o suposto impacto que Jesus terá tido na sua época não tenha deixado qualquer rasto entre os cronistas Romanos desse tempo.
Por outro lado, o caracter inicial do Cristianismo tenha sido o de algo místico e iniciatico, com especial preponderância entre as elites instruidas, segundo creio, o que sugere que tudo não passe de uma construção derivada da mistura do Judaismo com o Paganismo, com um ser meio Homem meio Jeová por tema central. Toda a panóplia de Santos que em breve surgiram, e que tomaram o lugar dos Manes, Lares, e de alguns deuses do Olimpo é também sugestiva, como o é o facto das festas Cristãs estarem muitas vezes sobrepostas aos antigos festivais Pagãos.
Seria curioso se, no final de contas, e voltando à genealogia, se o Cristianismo não fosse afinal o descendente e herdeiro do cruzamento entre Zeus e Jeová. Curioso é, também, que se consiga arranjar toda uma parentela, com irmãos, mulher, e até filhas emigradas para Inglaterra, além de uma reforma dourada no Japão, para um personagem cuja existência nunca foi documentada, e que apenas começa a ser referido bem mais de 100 anos após o seu suposto nascimento e apoteose. :)

Não pretendo com isto ofender as crenças de ninguém, mas apenas distinguir aquilo que é Fé - e eu tenho alguma Fé que Jesus possa ter mesmo existido - daquilo que é facto histórico.

Paulo

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108913 | Sancho | 06 gen 2006 11:08 | In reply to: #108896

Caro Paulo,

Os evangelhos foram escritos mais/cerca de 200 anos após Cristo? Pensava que tinham sido escritos seguidamente à sua morte e que apenas tinham sido conhecidos mais tarde. Não sei qual a verdade dos factos.
Contudo, nas Catacumbas de Santa Priscila, em Roma, podem ver-se frescos que estudiosos acreditam remontarem a 200 D.C., retratando a Virgem Maria, Cristo Nosso Senhor e, até, os três reis Magos.

Como lhe digo, não sei se tem, ou não, razão quanto à data da elaboração dos Evagelhos (e presumo que se refira aos evangelhos constantes da Biblía, uma vez que, como saberá, existem dezenas e dezenas de evangelhos). Contudo, há que não confundir a elaboração dos evangelhos com a elaboração da Biblía. A Biblía, essa sim criada muito mais tarde, serviu como selecção e cimentação dos evangelhos que, de algum modo, "agradavam" à altura.

Cumprimentos,

Pedro Mora e Féria

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#108979 | pperneta | 07 gen 2006 00:53 | In reply to: #108913

Caro Pedro,

Parece que os Envangelhos tal como os conhecemos apenas terão sido finalizados por essa altura. Antes disso existiam fragmentos, versões primitivas que ao longo desses 200 anos se foram consolidando até assumir a sua forma actual, e não se sabe com certeza quem terá sido o autor original.
Nesse aspecto são muito diferentes do Q'ran Muçulmano, que foi ditado por Mohammed em sua vida, e coligido na sua versão final pelos seus companheiros meia duzia de anos após a morte do Profeta.

A mais antiga referência a esses escritos parece ser uma carta enviada em 95 AC por São Clemente, Bispo de Roma, à Igreja de Corinto, em que cita partes de 10 dos 27 livros que hoje compõem o Novo Testamento.

É de notar que o Cristianismo desde muito cedo causou o maior entusiasmo entre os Sofistas, que imediatamente se identificaram com alguma da filosofia ali presente. Isto terá eventualmente contribuido para a explosão de Envangelhos apócrifos que surgiram nas 1ªs centúrias do 1º milénio, como o de S. Tomé, cuja origem parece ser essa mesma Escola Sofista.

Aqui o problema parece ser um pouco o do ovo e da galinha: Cristo criou os Envangelhos, ou os Envangelhos criaram Cristo?

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíbli

#109023 | JCC | 07 gen 2006 22:14 | In reply to: #108896

Caro Paulo

Creio que a sua cronolgia está incorrecta.

De facto os estudiosos da Bíblia são hoje praticamente unânimes em situar a escrita dos 4 Evangelhos entre a década de 70 e os últimos anos do séc. I.

São Marcos será o mais antigo, provavelmente escrito ainda antes da queda de Jerusalém que ocorreu em 74, S. Mateus e S. Lucas por alturas da dita queda ou imediatamente após e São João pelos últimos anos do século.

Se pensar que a morte de Cristo ocorreu pelo ano 30-35 vê-se que a redução a escrito terá ocorrido durante a geração seguinte.

Mas concordo consigo que os Evangelhos não se destinaram a ser um documento histórico mas a passar às gerações seguintes a "Boa Nova". De facto, muitas das diferenças que encontramos na sua redacção têm a ver com a população a que se destinaram inicialmente e com a tradição e "background" do seu redactor.

Quanto à genealogia de Jesus, logo que tenha um pouco mais de tempo, a ela voltarei.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#109056 | manelsp | 08 gen 2006 15:57 | In reply to: #108979

Caro Paulo
As fontes Romanas indicam sem dúvida a existência histórica de Cristo e da sua morte na Cruz, assim como as fontes judaicas da época não deixam lugar a dúvidas. Lamento agora não ter comigo os escritos da época e os seus autores, pois não tenho aqui a minha biblioteca desses temas. Chamam-lhe mago, bruxo, homem extraordinário, etc... De facto, os evangelho foram escritos ou nos finais do século I ou nos inícios do II, contando as tradições orais que herdaram dos apóstolos. Procurarei ter dados mais concretos que acrescentar, mas negar a existência histórica de Cristo é como negar Napoleão, Cleópatra ou Carlos Magno. A questão da sua divindade é outra completamente diferente, e já não compete ao historiador senão ao crente.-
Com os melhores cumprimentos
Manel S. P.

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#109095 | pperneta | 09 gen 2006 01:17 | In reply to: #109056

Caro Manel,

Fico então à espera que indique as fontes históricas que comprovam a existência de Jesus.
Creio que a comparação a Cleópatra, Napoleão ou Carlos Magno, todos eles indivíduos largamente documentados no seu tempo, é um pouco absurda. A verdade é que até ao momento não conheço qualquer documento contemporâneo da suposta existência de Jesus que o refira, mas talvez existam novos dados que eu desconheço.

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíbli

#109098 | pperneta | 09 gen 2006 01:49 | In reply to: #109023

Caro João Cordovil,

Creio que está correcto na sua afirmação. Numa mensagem posterior à que respondeu, refiro que já no ano 95 DC aparecem citações de partes dos Envangelhos numa carta do Bispo de Roma à Igreja de Corinto, o que indica que por essa data alguma coisa já estava escrita. Tratar-se-iam, provavelmente, em todo o caso de esboços primitivos daquilo que daí a 100 anos iria constituir os Envangelhos tal como os conhecemos.
Infelizmente neste caso a fonte, sendo a Igreja de Roma, e logo parte interessada, tem pouco valor se a quisermos usar como prova da existência histórica de Jesus .

Terá sido Jesus que inspirou os Envangelhos, ou terá sido o contrário?

Note-se que é muito possível que tenha existido um indivíduo com aquele nome, que fez algumas das coisas descritas nos Envangelhos, com um impacto meramente local e ao qual apenas os seus seguidores terão dado importância. Infelizmente, até à data, que eu saiba, não foi demonstrada sequer a existência desse indivíduo na data apontada.

Algumas vesroes do Talmude (Baraitas, p.ex.) contem uma descrição de Yeshu, um feiticeiro que estava a desviar os Judeus. Yeshu foi acusado, julgado, e dado como culpado, sendo apedrejado e o seu corpo suspenso para exemplo dos passantes na véspera de Páscoa. Antes disso, Yeshu calcorreou as redondezas, precedido por um arauto que pedia a quem quisesse injterceder por Yeshu, que apresentasse provas em seu favor. ninguém o fez, no entanto, e Yeshu foi executado. Yeshu tinha 5 discípulos: Mattai, Niqai, Neitzer, Bunih e Todah. O pai de Yeshu, de acordo com o Talmude, era Pandeiri, ou Panteiri, um nome grego.
Yeshu ben Pandeiri era também conhecido por outro nome: Yeshu ha-Notzri, donde os Judeus pensam ter derivado a alcunha "Jesus o Nazareno" estropiando o significado original da palavra, que é algo semelhante a Messias.

As semelhanças entre esta estória e a vida do suposto Jesus parecem ser amis que uma coincidência, não fosse os factos relatados terem-se passado 150 anos antes do suposto nascimento de Cristo. Por essa razão muitos estudiosos do Talmude teem apontado Yeshu como a verdadeira origem do Cristianismo o que, a ser verdade, situaria a sua existência seculo e meio antes, e alteraria por completo nas suposições genealógicas que actualmente origem sobre o dito indivíduo.

Uma interessante discussão sobre o tema, de uma prespectiva Judaica, pode ser vista aqui:
http://mama.indstate.edu/users/nizrael/jesusrefutation.html

Reply

Direct link:

RE: Família Juliana-Caudiana Correcção

#109137 | Correia74 | 09 gen 2006 15:12 | In reply to: #108839

Caro David,

Vá a roman-emperors.org/jclaud1.htm com o respectivo precedido do www.

Não sei se já conhece.

Cumprimentos,
Cláudia

Reply

Direct link:

RE: Família Juliana-Caudiana Correcção

#109138 | Correia74 | 09 gen 2006 15:13 | In reply to: #109137

Peço desculpa pelo lapso. Quiz dizer precedido do respectivo www.

Cptos

Reply

Direct link:

RE: Família Juliana-Caudiana Correcção

#109149 | Marmello | 09 gen 2006 16:41 | In reply to: #109137

Cara Cláudia

Muito obrigado.
Ainda não conhecia, já a algum tempo que andava à procura de um site com a família Imperial juliana-caudiana.

Com amizade
David

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#109172 | manelsp | 09 gen 2006 20:28 | In reply to: #109095

Caro Paulo
Sobre a existência histórica de Jesus há vários documentos históricos além dos Evangelhos que são também documentos históricos de valor insuperável.

Por exemplo, o historiador judeu Flávio Josefo que viveu ainda no primeiro século (nasceu no ano 37 ou 38 e participou da guerra contra os romanos no ano 70, escreveu em seu livro Antigüidades Judaicas:
"(O sumo sacerdote) Hanan reuniu o Sinédrio em conselho judiciário e faz comparecer perante ele o irmão de Jesus cognominado Cristo (Tiago era o nome dele) com alguns outros" (Flavio Josefo, Antiguidades Judaicas, XX, p.1, apud Suma Católica contra os sem Deus, dirigida por Ivan Kologrivof. Ed José Olympio, Rio de Janeiro 1939, p. 254).

E mais adiante, no mesmo livro, escreveu Flávio Josefo:
"Foi naquele tempo (por ocasião da sublevação contra Pilatos que queria servir-se do tesouro do Templo para aduzir a Jerusalém a água de um manancial longínquo), que apareceu Jesus, homem sábio, se é que, falando dele, podemos usar este termo -- homem. Pois ele fez coisas maravilhosas, e, para os que aceitam a verdade com prazer, foi um mestre. Atraiu a si muitos judeus, e também muitos gregos. Foi ele o Messias esperado; e quando Pilatos, por denúncia dos notáveis de nossa nação, o condenou a ser crucificado, os que antes o haviam amado durante a vida persistiram nesse amor, pois Ele lhes apareceu vivo de novo no terceiro dia, tal como haviam predito os divinos profetas, que tinham predito também outras coisas maravilhosas a respeito dele; e a espécie de gente que tira dele o nome de cristãos susiste ainda em nosos dias". (Flávio Josefo, História dos Hebreus, Antigüidades Judaicas, XVIII, III, 3 , ed. cit. p. 254). Note-se que se trata de um judeu da diáspora, que embora pudesse simpatizar com Cristo não se converteu jamais. Além disso recomendo-lhe a leitura de mais detalhes deste famoso historiador antigo...

Tácito também fala de Jesus. "Para destruir o boato (que o acusava do incêndio de Roma), Nero supôs culpados e inflingiu tormentos requintadíssimos àqueles cujas abominações os faziam detestar, e a quem a multidão chamava cristãos. Este nome lhes vem de Cristo, que, sob o principado de Tibério, o procurador Pôncio Pilatos entregara ao suplício. Reprimida incontinenti, essa detestável superstição repontava de novo, não mais somente na Judeia, onde nascera o mal, mas anda em Roma, para onde tudo quanto há de horroroso e de vergonhoso no mundo aflui e acha numerosa clientela" (Tácito, Anais , XV, 44 trad, Gaelzer na Colecção Budé, apud Suma Católica contra os sem Deus p. 256).

Suetónio, na Vida dos Doze Césares, publicada nos anos 119-122, diz que que o imperador Cláudio "expulsou os judeus de Roma, tornados sob o impulso de Chrestos, uma causa de desordem"; e, na vida de Nero, que sucedeu a Cláudio, acrescenta: "Os cristãos, espécie de gente dada a uma superstição nova e perigosa, foram destinados ao suplício" (Suetônio, Vida dos doze Césares, n. 25, apud Suma Católica contra os sem Deus, p. 256-257).

Plínio, o moço, em carta ao imperador Trajano (Epist. lib. X, 96), nos anos 111 - 113, pede instrução a respeito dos cristãos, que se reuniam de manhã para cantar louvores a Cristo (Cfr, Suma Católica contra os sem Deus,p. 257).

Luciano, escritor romano , século II , refere-se à morte de Cristo na cruz.
A Crucificação de Jesus é narrada no Talmud Babilónico ( séc. III ou IV ).
Há também alusões a Cristo em Numenius (Origenes, "Contra Cels", IV, 51), a suas parábolas em Galerius, ao terremoto na hora da Crucificação em Phlegon ( Origen, "Contra Cels.", II, 14). Antes do fim do segundo século o 'logos alethes' de Celsus, como citado por Origenes (Contra Cels., passim), testemunha que ao tempo dos factos relatados nos Evangelhos estes eram geralmente aceites como historicamente verdadeiros . Ainda que sejam escassas as fontes pagãs da vida de Cristo , elas sustentam ao menos o testemunho da sua existência , dos seus milagres , de suas parábolas , de sua obra divina , de sua morte na cruz e as mais admiráveis características de sua religião. " (v.Early Historical Documents on Jesus Christ) .

Não tenho muito mais a dizer. Como pode ver, vários historiadores antigos falam deste personagem. Se quiser negar a sua existência então põe em risco a crença em todos os historiadores de épocas remotas... Que nem sempre foram contemporâneos daqueles que estudaram nem encontraram os seus túmulos ou assinaturas...
Ao seu dispor
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#109207 | pperneta | 10 gen 2006 05:17 | In reply to: #109172

Caro Manuel Pizarro,

Agradeço as referências que amavelmente disponibilizou.

Noto, no entanto, que a autenticidade das passagens de Flavio Josefo respeitantes a Jesus têm sido objecto de debate desde há muito, e são consideradas por alguns uma interpolação tardia na sua obra, não sendo, portanto, um testemunho incontestável.
Veja-se sobre isto o interessante artigo disponível na Wikipedia sobre o assunto:
(...)

Quanto a Suetonius, não é claro que "Chrestus" seja Jesus, uma vez que o nome, além de não ser a mesma coisa que Cristo, era relativamente comum nesse tempo. Inclusivamente, para aceitarmos esta passagem, teriamos de supor que o Chrestus que instigou a tal revolta estaria já morto nessa altura, o que requer alguma boa vontade na leitura do texto.

Plínio descreve os Cristãos a adorar "Cristo", sem qualquer referência a Jesus, o que não ajuda muito este caso.

Tácito, por outro lado, limita-se a referir que existem Cristãos, e que estes seguem um tal Cristo que, segundo eles, terá sido morto por Poncio Pilatos, isto quase 100 anos após a morte do indivíduo em questão, e quando, sabemo-lo por fontes Cristãs, pelo menos parte da ideologia já estava formada, e existiam mesmo primitivos esboços do que seriam os Envangelhos.

Excuso-me a comentar Luciano, já que pelo século II, quando os Envangelhos assumiram uma forma proxima da que hoje conhecemos, não causa grande sensação que um escritor romano tenha comentado tal facto.

Finalmente, o Talmude Babilónico fala de um Yeshu, que já comentei noutro post, e que terá vivido cerca de 100 anos antes da data apontada como a do nascimento de Cristo, e que além disso não foi enforcado, mas sim apedrejado e o seu corpo suspenso por uma corda para exposição aos passantes.

Em conclusão, o que se sabe ao certo é que cerca de 100 DC existe já a crença em "Cristo" entre os Cristãos, num grau relativamente avançado, mas tenho as minhas dúvidas que se possa usar isso para comprovar a factual existência de um Jesus na época apontada e com as características habitualmente descritas.

Cumprimentos,

Paulo Gomes Perneta

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíblicas

#117729 | Mondini | 01 mag 2006 08:20 | In reply to: #109095

Caro pperneta

Permita-me fazer comentario;
Gotaria que você indicasse as fontes históricas que comprovem a sua existência, mas não me venhas com alguns registros feitos a 30, 40 ou 50 anos por um homem em cartório qualquer, também não tente provar sua existencia com sua simples presença, por você estar em um lugar diferente dos demais membros do forum.
Quanto à existencia de Jesus tenho um composto de documentos chamado Biblia e que é aceito por metade da humanidade e ainda tenho a propria presença de Jesus diariamente em minha vida, lembrando que Jesus não esta morto, mas vive a direita de Deus em um lugar que, como no seu caso, esta distante de mim, o que não implica em ser mentira.
Lembro ainda que um dia você comprovara a existencia de Jesus, quando estara diante dele, não sabemos em que circunstâncias.
Quanto as fontes históricas que comprovam a existência de Jesus, temos aida a tradição milenar de um povo que documentou inclusive profecias de sua futura existencia que chamamos de antigo testamento, estes não são novos dados que você desconhece mas sim antigos documentos que por você não são aceitos por ignorancia.

Mondini

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíbli

#217248 | arlilucas | 04 gen 2009 00:54 | In reply to: #108425

Caro jp,
A palavra primogenito nao responde a questao deste forum, que me parece totalmente diferente da palavra unigenito, ou seja, Jesus é o filho gerado antes dos outros e nao o unico a ser gerado?. Mateus 1:25
A questao é: Ele sendo unico filho ou nao, isso muda o proposito da salvação da humanidade, ou melhor dizendo, a salvação daqueles que desejam ser salvos?
Se estao buscando argumento plausível para a existencia de Jesus ou se Ele teve irmaos na Bíblia com olhos humanos, desistam, pois os fundamentos hestóricos ficou para fatisfazer o ego do homem, porem compreender, e de forma racional, a existencia de Jesus, é sem duvida para o homem espiritual(pessoal).
Ser questionado hestoricamentosem, duvida é um fato, pois a Hestória é contraditória, uma vez que foi e é escrita por homens, e esses sao falhos. Porem, nao se tem como argumentar espiritualmente, pois essa Hestória, experiência é pessoal, imutável, única e verdadeira. Nao se pode argumentar contra o fato, o resto e hestoria.
Arli

Reply

Direct link:

RE: Genealogia de JESUS e outras personagens bíbli

#217336 | arlilucas | 04 gen 2009 19:20 | In reply to: #108425

Caro jpbabc,
A estrutura da genealogia de Lucas observa algumas particularidades , ela contém 11 'septenaries'[grupo de sete] de nomes ;três do cativeiro até Davi ; duas de Davi a Abrãao ; três de Abrãao até a criação do homem. Em Lucas , a sequência ,Jesse,Obed,Booz cobre um período de 366 anos . Aminabad,Arão,Esrom cobre um período de 430 ou 215 , alguns nomes são omitidos. Na quarta série que dá o nome dos patriarcas antediluvianos e posdiluvianos, Cainan é introduzido, mas o texto Hebreu não contem esse nome.

Harmonizando as duas genealogias , Mateus e Lucas: a quarta série de Lucas cobre o período entre Abrãao e a criação do homem. S Mateus não vai além desse tempo. A terceira série de Lucas concorda nome por nome ,com a de Mateus, apenas com a ordem dos nomes invertida. A primeira e a segunda série de Lucas, apresentam os descendentes de Davi por seu filho Nathan,enquanto S .Mateus apresenta os descendentes de Davi por Salomão. O Evangelho de Mateus oferece 28 nomes para o periodo,enquanto Lucas oferece 42 nomes. S Mateus omitiu conscientemente um numero de nomes de sua lista para reduzila,como requerido, a um multiplo de sete.

Três principais dificuldades surgem no esforço de harmonizar as genealogias de ambos evangelistas.Primeira,como pode ocorrer a convergência de duas linhas diferentes de descendência de David em José? Segunda,como podemos entender a convergência entre Salatiel e Zorobabel. Terceiro como conhecer a linha de descendência da Virgem Maria?

Explicando: Ambos os evangelistas dão a genealogia de José,um por Salomão,o outro,por Nathan.Como as linhagens convergem em José?

A explicação é a seguinte : Estha casou com Matham , descendente de Davi por Salomão , e se tormou mãe de Jacob. Após a morte de Matham , ela casou com Mathat , descendente de David através de Nathan , e por ele tornou-se mãe de Heli.

Jaco e Heli são irmãos uterinos. Eli casou ; após sua morte , sua viúva se tornou esposa por levirato de Jacó , e deu a luz a José que foi filho carnal de Jacó , mas filho legal de Heli , combinando em si , duas linhagens dos descendentes de Davi.

Vejam o esquema:

Mathat(segundo marido de Estha)-----Matham I I I I HELI-(ultima esposa por levirato)---- Jaco I I I I I JOSÉ--(filho por Levirato)-------José

Porém,se Cristo não é Filho de José mas apenas de Maria por ação do Espírito Santo , por que é dito que Cristo descende de Davi?(Sendo membro da casa de Davi)

Duas explicações:

1)Simplesmente porque José era membro da linhagem de Davi , e a tradição natural tenha se mantido , ou porque , Maria também procederia da linhagem real da Casa de David. De que modo? O bisavô de Maria , Panther , foi irmão de Mathat. Seu bisavô Bapanther foi primo de Heli. E seu pai Joaquim foi primo de José , filho por levirato de Heli. Aqui Mathat é substituido por Melchi.

S. Ambrosio e S . Gregorio omitem as gerações entre Mathat e Melchi. A tradição apresenta a virgem Maria como descendente de David por Nathan (Fontes: Romanos1:3;IITimóteo 2:8)

O soberano de Israel era Deus ; e Jesus , como Deus encarnado , era o soberano de Israel . Sendo , também , Javé a origem transcendente do povo hebreu ao criar o primeiro homem , do qual descenderia Jesus . Por isso Jesus era o Messias da linhagem real , Rei e Sacerdote eterno , segundo a ordem de Melquisedeque.

Ficam esclarecidas , dessa forma , as divergências aparentes entre as genealogias de Mateus e Lucas.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 11:51

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen