Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110187 | jliberato | 20 gen 2006 00:15

Caros confrades,
Faleceu a grande pianista Helena Sá e Costa.
Penso que é mercedora da homenagem do nosso Forum, mencionando o que pode ser apurado relativamente à sua genealogia.
Nasceu no Porto aos 26-05-1913 e faleceu aos 08-01-2006.
Era filha de do pianista e compositor Luís Costa e da pianista Leonilda Moreira de Sá e Costa. Neta materna de Bernardo Moreira de Sá, fundador do Conservatório de Música do Porto.
Haverá decerto quem saiba mais. Seria interessante que outros confrades nos dissessem o que sabem, pois estes nomes não figuram na nossa base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110193 | abribas | 20 gen 2006 00:52 | In reply to: #110187

Caro Jliberato,
Encontra-se aqui no forum um bisneto de Bernardo Valentim Moreira de Sá, o nosso confrade Fernando de Sá Monteiro (Sapeca), ultimamente algo desaparecido; será concerteza a pessoa ideal para desenvolver esta genealogia. Aguardemos pela sua contribuição.
Cumprimentos
ABRibas

Reply

Direct link:

RE: Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110425 | falconete | 23 gen 2006 18:21 | In reply to: #110187

Caros Confrades

O nosso amigo Fernando Moreira de Sá Monteiro (Sapeca) afastou-se intencionalmente deste Fórum, por motivos que não importam aqui referir. No entanto quando vi este tópico telefonei-lhe e pedi-lhe que intervisse no mesmo de modo a contribuir e enriquecer este tópico.
Após a minha insistência acedeu fazê-lo, após algumas tentativas ficou surpreendido ao verificar que o seu acesso tinha sido barrado, estando assim impedido de o fazer, no entanto, e como fui eu que lhe comuniquei a existência deste tópico, pediu-me para informar os meus amigos desta situação e que caso pretendam podem solicitar o meu e-mail ao fórum, através do qual poderão obter o dele para um contacto.

Cumprimentos

José Aníbal Marinho

Reply

Direct link:

RE: Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110426 | falconete | 23 gen 2006 18:26 | In reply to: #110425

Peço des desculpa pela repetição das palavras , após e tópico.
Os computadores têm destas coisas, como o sistemea bloqueou duas vezes fiz um paste e copy do último e deu nisto.

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

RE: Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110902 | abribas | 30 gen 2006 00:23 | In reply to: #110425

Caro José Aníbal Marinho,
Desolado com a noticia que me surpreendeu, eventualmente, por não acompanhar os tópicos mais "quentes". Constato que é situação recorrente, pois dois outros Confrades que costumava acompanhar, Manuel Maria Magalhães (magalp) e Manuel Azevedo Graça (MSPAGraça), também daqui desapareceram há praticamente um ano, o que muito empobrece este Fórum.
Faço votos para que seja mal passageiro, e que não se espalhe.
Com os meus cumprimentos
António B Ribas

Reply

Direct link:

RE: Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110970 | falconete | 30 gen 2006 20:29 | In reply to: #110902

Caro Confrade

Aqui vai o que o Fernando Sá Monteiro me pediu para ser colocado neste tópico. Para quem o quizer contactar o seu e-mail é efeésseéme_portoarrobanetacbopontopt, ou efeésseéme-portoarrobanetacbopontopt.
O mesmo continua sem saber porque é que não lhe é permitido o acesso a este fórum, inclusivé enviou um e-mail para o Génea e não obteve qualquer resposta, pelo que temo que o seu abandono seja definitivo.


Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

"Obviamente que nada mais posso fazer do que associar-me a este tópico, com aquela lágrima saudosa de alguém que, muito mais do que Prima, era uma tia muito querida, uma 2ª mãe, uma das pessoas mais amadas, por quem sempre nutri o Carinho, Amor, Respeito e Admiração que merecem os Grandes do Mundo.

Helena Moreira de Sá e Ferreira da Costa, de seu nome completo, era de facto daqueles raros casos geniais que, de quando em quando, iluminam o conturbado planeta que habitamos. Como é timbre dos verdadeiros casos de génio, alimentava diariamente a sua imensa cultura, o seu enorme saber, a sua indiscutível mestria, com uma impressionante e comovente simplicidade. São assim os Grandes, longe da mediocridade vaidosa que, como eu, nada mais conseguem do que passar por este mundo sem nada deixarem de válido para o engrandecer e valorizar. Por isso choro a sua perda. Por isso choro a minha pequenez. Mas também pelos mesmos motivos agradeço a Deus a Honra do Parentesco, a Vaidade de poder dizer que um dia fui seu aluno de piano.

Helena Moreira de Sá e Costa foi admirada pelas maiores sumidades musicais do mundo inteiro. Colaborou com os mais insignes Mestres e compositores, fez parte de todos os júris dos mais consagrados Festivais de Música, de Potsman a Salzburgo, etc., etc. etc.

Como pianista respeitada e consagrada, recebeu os mais honrosos convites, desde o que lhe foi feito pelo grande Pablo Casals, para dirigir um Curso Superior de Música, na Suiça, até ao convite que lhe foi endereçado por um dos mais importantes canais televisivos americanos para ficar nos EUA a realizar durante um ano um programa televisivo sobre Bach, o seu compositor favorito (que Ela recusou, por não querer abandonar o ensino no seu país...!) e do qual foi durante largos anos a única intérprete em Portugal do célebre "Cravo Bem Temperado", de resto gravado pela Valentim de Carvalho.

Que mais se pode dizer sobre Helena de Sá e Costa que não esteja já escrito, quer nas suas comoventes "Memórias", quer em livros publicados sobre a sua personalidade? Que mais dizer que não tenha já sido dito por personaliades bem mais avalizadas do que eu para um julgamento menos marcado pelo Amor e pela enorme Saudade?

Ela foi, indubitavelente, uma das maiores e mais insignes pianistas portuguesas de todos os tempos e uma Mestra inegualável, que deixou em Portugal e no estrangeiro imensos discípulos que hoje se encontram entre os mais destacados pianistas.

A sua técnica pianística foi revolucionária em Portugal, como muito bem destacou o seu grande Amigo e eminente Músico, o Maestro José Atalaia.

Foi condecorada mais de uma vez, quer pela Câmara Municipal do Porto, que lhe concedeu as Medalhas de Ouro de Mérito e de Honra, quer pelo Governo Português, que lhe concedeu por duas vezes a Ordem de Santiago de Espada, nas classes de Grande-Oficial e posteriormente de Grã-Cruz.

Homenageada por diversas vezes em vida, em sua honra foi criado o "Prémio Helena Moreira de Sá e Costa", da Fundação Engº António de Almeida, do Porto, para os alunos do Conservatório de Música do Porto com nota final superior a 18 valores.

Tantas e tantas coisas mais poderiam ser ditas acerca do seu trajecto fabuloso. Provavelmente restará dizer nesta breve e singela homenagem que a melhor forma de demonstrar a sua craveira foi o convite para dirigir como Mestra a cadeira deixada vaga por Mestre Viana da Motta no Conservatório Nacional, a qual ela ocupou por vários anos. Também foi ela a 1ª Directora da Escola Superior de Música do Instituto Politécnico do Porto, de onde saiu pelo limite de idade.

Curiosamente (ou não, já que a isso vamos estando habituados há muito), quer o Governo Português (maxime o Presidente da República actual que a condecorou com a Grã-cruz da Ordem de Santiago de Espada, recorde-se), quer o Presidente da Câmara Municipal do Porto (sempre ausente nos momentos em que deveria estar, sempre presente nos momentos em que se devia ausentar...) fizeram-se primar pela ausência no seu funeral. Ou não fosse Helena de Sá e Costa uma portuense, por muito que doa esta afirmação reiterada e politicamente incorrecta... Talvez por isso ele tenha sido mais belo e comovente. Talvez por isso ele tenha sido de acordo com a vivência de Helena Moreira de Sá e Costa: belo, sentido, comovente, recheado da Música para a qual Ela viveu, enriquecido apenas pela manifestação dos imensos alunos e companheiros de Música que tanto a admiraram.

A Igreja de Cedofeita na cidade do Porto foi pequena para os amigos que Ela deixou. E a sua casa no Largo da Paz - esse verdadeiro Museu da Música, como já lhe chamaram muitos dos insignes Mestres, como Wilhelm Kempf - foi pequena para receber tanta e tanta da mais esclarecida gente do mundo musical português que ali quiseram deixar a sua lágrima, junto do caixão onde Ela repousava em Paz e numa enorme Serenidade facial, colocada entre os seus 2 famosos pianos de cauda Bechstein, que tanta história têm na Família Moreira de Sá e Costa.

Sua irmã e minha querida Prima, a violoncelista Madalena Moreira de Sá e Costa (também insigne música e aluna, recorde-se, da grande Guilhermina Suggia e de Paul Grümmer), bem como seus filhos, quiseram dar-me a honra de deixar algumas palavras, ditas no seu funeral, honra essa que foi ampliada por ter tido a felicidade de acompanhar nessa Homenagem esse grande nome da Música Clássica actual que é Pedro Burmester, aluno de Helena de Sá e Costa e que demonstrou a sua Amizade e Amor com a oferta de interpretar (magistral e sentidamente) durante a missa de corpo presente, várias obras musicais para o piano, começando com uma obra do Pai da Pianista, o compositor e insigne Pianista, o prof. Luís Costa. Terminou essa homenagem com a obra favorita da falecida, sempre com Bach, e o seu "Jesus Alegria dos Homens".



IN MEMORIAM



À Memória de Helena Moreira de Sá e Costa





Cresce dia a dia uma flor no jardim,

preenchendo um rumor de saudade infinita!



O silêncio carrega as cores da madrugada,

o sabor de mar é indolente e nostálgico.



Apenas uma breve palavra sussurrada

me agasalha e conforta deste frio medonho.



A memória de um sonho sempre recriado,

traz-me o calor da chama de Eternidade.



A mágica das tuas mãos, o génio escondido,

Apela ao silêncio e a uma lágrima de dor.



É o momento do piano ser poema vibrante,

E trazer-nos o encanto da tua lembrança.



Saudade, sempre!



Fernando Moreira de Sá Monteiro



Porto, 9 de Janeiro de 2006



Deixarei para posterior mensagem a ascendência mais completa de Helena Moreira de Sá e Costa, estudada no meu "Os Sás de Vizela: Moreiras de Sá - Memórias Históricas, Genealógicas e Heráldicas", a publicar futuramentee no "Anuário da Nobreza de Portugal" a sair brevemente.

Aqui e agora fico tão somente uma sentida lágrima de Saudade, que os leitores me perdoarão.

Fernando M. Moreira de Sá Monteiro"

Reply

Direct link:

RE: Helena Sá e Costa, pianista (1913-2006)

#110971 | falconete | 30 gen 2006 20:31 | In reply to: #110970

Caro Confrade

Por lapso naão assinei a mensagem.

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 apr 2024, 14:46

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen