Rei da Galiza e...Portugal?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos

Rei da Galiza e...Portugal?

#113160 | Faria e Castro | 01 mar 2006 17:44

Caros srs.,

Tenho encontrado, recentemente, algumas referências ao facto de García II da Galiza ter sido Rei da Galiza e...Portugal!

Garcia II (1040-1090) era filho mais novo de Fernando o Magno, Rei de Leão. Tendo dividido o seu reino por entre os seus filhos, coube a Garcia a Galiza, tendo assumido o título de Rei da Galiza em 1065.

É sabido que seria na Batalha do Pedroso em 1071, Garcia derrotou Nuno Mendes, Conde de Portugal, pondo assim termo à dinastia de Vímara Peres. No entanto, tenho encontrado informação contraditória sobre o rescaldo desta batalha: nalgumas fontes, vejo Garcia como tendo sido apenas Rei da Galiza, enquanto que outras alegam que, tentando conter uma rebelião, Garcia assume em 1071 o título de Rei de Portugal.

Já me foi dito que Garcia tem escrito no seu túmulo "Rex Galiciae et Portucalem", no entanto nem sei se isto é verdade, nem sei onde está sepultado Garcia.

Agradecia qualquer esclarecimento sobre este assunto

Reply

Direct link:

RE: Rei da Galiza e...Portugal?

#113204 | Samuel C O Castro | 01 mar 2006 23:01 | In reply to: #113160

Estimado Faria e Castro,

Infelizmente não tenho tenho respostas para suas questões.
Como pesquiso todos os ramos dos Castros e estou montando uma grande base, em árvore única sobre os mesmos, peço sua gentileza, se possível, disponibilizar para meu e-mail sua ascendência desse sobrenome, para eu verificar se entronca com os demais. Para isso estou solicitando seu contato via e-mail. Antecipo agradecimentos pela atenção. Um abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Rei da Galiza e...Portugal?

#116258 | Txispa | 10 apr 2006 12:25 | In reply to: #113160

Na "Crónica Silense", ed. Pérez / González, 1959, pág. 204-205:

O Rei Fernando, reparte o seu reino no Concílio de Leão em 1063:
CASTELA, para o seu filho Sancho
LEÃO, para o seu filho Afonso
GALIZA e PORTUGAL, par o seu filho Garcia

O reparto seria efectivo no 1065, depois da morte do Rei Fernando.

Recentemente, o historiador galego, Anselmo López Carreira pom em dúbida esse reparto, pois existem documentos de 1066 a 1072, onde os irmãos Sancho, Afonso e Garcia aparecem como reis também de Portugal-Galiza, Castela e Leão-Asturias.

Para os que gostem da história, e com um sentido crítico, é recomendábel ler o livro de López Carreira "O Reino medieval de Galicia", ed. A Nosa Terra. 2005

Sudações galaico-portuguesas

Celso Milleiro (Pontevedra-Galiza)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 mag 2024, 00:25

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen