Brasão

This topic is classified in rooms: Heráldica | Pessoas | Títulos

Brasão

#113491 | solangemfr | 06 mar 2006 16:04

Gostaria de ter informações sobre qual era o Brasão que o 6º Conde dos Arcos usava, uma vez que seu sobrenome era Noronha e Brito, ambas as famílias com brasões.
Obrigada,
Solange

Reply

Direct link:

RE: Brasão

#113499 | joão pombo | 06 mar 2006 17:34 | In reply to: #113491

Cara Solange:

Confesso que não sei responder à sua questão, mas é provável que o 6º Conde dos Arcos usasse brasão com outras armas que não as referidas. Como poderá comprovar da leitura dos vários tópicos sobre Heráldica que aqui decorreram, nem sempre existe uma coincidência entre os apelidos e as armas usadas.
Mas se não estou em erro, quer-me parecer que os Condes dos Arcos usaram (também) armas dos Limas.
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#150692 | ljmp | 30 mar 2007 16:21 | In reply to: #113499

Prezados senhores:
Possuo uma casa com um brasão esquartelado; no primeiro quartel estão os Barbosas, no 2º os Costas, no 3º Teixeiras e Gamas e no último Rochas. Acontece que as insígnias da família Barbosa estão invertidas (como se as víssemos pelo verso de uma folha, ou como se viam num anel ou sinete). Os Rochas eram por parte do marido e Teixeiras e Gamas pela mulher. Assim sendo, gostaria de saber se estando os Barbosas com as suas armas invertidas todas as outras também poderão estar. Obrigado LJMP

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#150718 | JCC | 30 mar 2007 19:50 | In reply to: #150692

Caro(a) LJMP

Muito provavelmente todo o brasão estrá invertido. Acontece com alguma frequência alguém mandar esculpir um brasão a partir de um anel de sinete em que, como é óbvio, as armas têm que estar invertidas para que o selo fique correcto.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#150734 | ljmp | 30 mar 2007 22:15 | In reply to: #150718

Caro Amigo João Cardoso
Quero agradecer-lhe a amabilidade e a rapidez da resposta.
Eu também comungo da mesma opinião, mas um amigo meu tem dúvidas pelo facto de no 3º quartel estarem as armas dos Teixeiras (cruz) e Gamas (xadrezado), com a cruz à esquerda em cima enquanto diz ele que para as armas estarem invertidas, a cruz dos Teixeiras teria de estar em cima mas da parte de dentro. Eu penso que isso não terá importância, não é assim?
Com os melhores cumprimentos. Lúcio Mourão Poço

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#150969 | JCC | 02 apr 2007 11:42 | In reply to: #150734

Caro Lucio Mourão Poço

Se bem entendo a sua descrição o 3º quartel tem duas palas, na primeira Teixeiras e na 2ª Gamas. É isto? Se bem que Gamas não seja bem um "xadrezado"...

Só não entendo quando refere que a cruz está em cima.

Já agora também não entendo quando diz que parte das armas deste brasão terão vindo por parte do conjuge. Será que me consegue descrever umpouco melhor a situação? E são Gama Teixeira ou Teixeira Gama? Podria estar aqui a solução para qual dos dois aparece primeiro, para além de outras considerações de carácter estético.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#150983 | Marcondes | 02 apr 2007 15:19 | In reply to: #150969

Caro Lúcio,

Estas armas têm timbre? Qual é?

Abraços,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#150997 | ljmp | 02 apr 2007 18:17 | In reply to: #150983

Caro washington,

O timbre é a torre dos Pitas, família que veio habitar para Caminha há vários séculos.
Um abraço, Lúcio

Reply

Direct link:

RE: Brasão invertido

#151019 | ljmp | 02 apr 2007 19:46 | In reply to: #150969

Caro João Cordovil Cardoso

Vou começar por dizer a quem respeitam as armas expostas no brasão.
Tal como está fixado na casa, e para quem o vê de frente, temos:
1º quartel – Barbosas, de Francisco Barbosa Pita. Estas armas têm a banda (ladeada por 2 leões conforme é de norma) que vai do canto inferior esquerdo ao canto superior direito desse quartel, quando o normal é ligar o canto inferior direito ao superior esquerdo. É por isso que dizem que estas armas estão invertidas. Este Francisco Barbosa Pita casou com Maria da Costa de Mesquita viúva de Gonçalo Enes do Casal que era o dono da quinta onde se situa a casa, próximo a Caminha.
Temos então no 2º quartel as armas dos Costas em relação a Maria da Costa de Mesquita.
No 3º estão duas insígnias: a cruz dos Teixeiras (cruz pequena em relação às insígnias dos Gamas que ocupam sensivelmente o dobro do espaço) no canto superior externo e as dos Gamas separadas das anteriores (sem qualquer ligação com estas) a ocupar a parte central e inferior do referido quartel. A filha de Francisco e de Maria da Costa chamava-se Isabel Teixeira Gama que casou com Francisco da Rocha Lobo que possui no último quartel as suas armas: aspa carregada com 5 vieiras.
O timbre é a torre torreada dos Pitas.
Observando o que foi anteriormente escrito, vê-se que Isabel T. Gama ocupa o 3º quartel quando o 1º e o 3º são reservados para os homens. Ora, como as armas estão invertidas ( pelo menos no 1º quartel), o brasão também o poderá estar na totalidade porque os Rochas deveriam estar no 3º e assim será se o 3º e o 4º quartéis estiverem também invertidos.
Mas aqui levanta-se uma questão: se o primeiro quartel era reservado ao sexo masculino, imaginando o brasão na posição que deveria ter, vê-se que os Costas, de Maria da Costa de Mesquita passam para o 1º. Só que aqui temos o caso da senhora ser a dona da propriedade quando casou em segundas núpcias. Poderá ser essa a razão?
Sobre “a cruz está em cima” queria dizer o que expus mais atrás, ou seja, no canto superior esquerdo temos os Teixeiras e mais abaixo, sem ligação e não tendo qualquer pala, faixa ou banda de separação está o “xadrezado” (gostaria, por favor, que me dissesse qual o termo mais correcto) dos Gamas. Ora esse meu amigo refere que se o brasão está invertido nos primeiros 2 quartéis poderá não estar nos 3º e quarto porque enquanto agora a cruz dos Teixeiras está à esquerda, depois passaria para a direita e ele não acha isso lógico. Foi essa a questão que ele levantou. Eu penso que isso é irrelevante: a leitura quer num caso quer noutro far-se-á sempre “Teixeiras Gamas” e não “Gamas Teixeiras” ou não será assim? Gostaria que me desse a sua opinião.

Mais uma vez os meus agradecimentos pela sua gentileza.

Lúcio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 giu 2024, 09:06

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen