Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
This topic is classified in rooms: Informática
Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros Confrades,
Não quero criar falsas expectativas, mas tanto quanto consegui apurar, a revolução das novas tecnologias vai finalmente chegar até nós, pois vamos começar a ter acesso aos registos paroquiais (e eventualmente outro material) pela Internet a curto prazo (Julho mais tardar Outubro).
Mais uma vez, teremos de agradecer à Sociedade Genealógica de Utah (da vulgarmente designada Igreja Mormon), pois será esta que fará a conversão dos microfilmes para sequências de imagens digitais e as disponibilizará (gratuitamente) aos Arquivos na condição de divulgação pela Internet.
Será um processo gradual, começando pelos registos de determinados Arquivos (provavelmente o Porto será o primeiro) depois rapidamente extensível a todos, espero eu. Também espero que futuramente estejam disponíveis CD's ou DVD's para aqueles que ainda não tem Banda Larga ou preferirem fazer as pesquisas em modo off-line.
Se isto se confirmar, será uma revolução histórica na forma como futuramente muitos de nós passaremos a 'desenterrar' os avoengos e seguramente facilitará o levantamento da 'genealogia nacional' de que o Genea é um bom exemplo.
Como consequências, positivas para uns negativas para outros, seguramente, as visitas aos arquivos nacionais e regionais para consulta dos livros de registos e/ou dos microfilmes, as consultas de microfilmes nos 'Mormons', as compras de microfilmes por 21€ (Lisboa e Porto), as trabalheiras do Pedro França e de outros confrades por esse país fora sempre disponíveis para ajudar, vão lentamente começar a ser menos frequentes.
Para mim, talvez por deformação profissional, isto já vem tarde, mas como mais vale tarde do que nunca, fico radiante em partilhar as boas novas com os estimados confrades.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Ângelo da Fonseca
Obrigada pela informação, e desculpe mas só hoje reparei na sua mensagem. É sem dúvida uma boa notícia principalmente para os principiantes. As deslocações aos arquivos não são acessíveis a todos, principalmente por causa dos horários.
Para mim acredite foi mesmo uma boa nova!
Aceite os meus cumprimentos
Stella Aleixo
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
A ser verdade, onde posso obter mais info?
francisco
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Ângelo da Fonseca
Que bela notícia, obrigado por a partilhar conosco, a ser verdade, o que não duvido, só me resta enaltecer quem teve a iniciativa e a vai executar, embora isso não agrade a muita gente que tinha isso como negócio, talvez esses possam tentar travar um pouco essa decisão.
Assim haverá para todos nós mais facilidade em construir as nossas árvores e serve tambem de incentivo para aqueles que ainda não se iniciaram na genealogia para o fazerem nessa altura, a indisponibilidade deixará de ser problema uma vez que o poderão fazer dentro da própia casa a qualquer hora, por muito ocupados que estejamos arranjaremos um pouco de tempo para isso.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Obrigado pelas expectativas
Caro Ângelo da Fonseca
Mas os Mormans poderão fazer isso sem a Torre do Tombo ser consultada?
O sistema actual de consuta nos arquivos constitui uma receita não despresível para os mesmos.
Quando da microfilmagem morman houve um acordo. Será que exite alguma clausula que proiba tal divulgação generaliza.
E os arquivos de gestão fora da Tore do Tombo? Como o de Braga.
A ser verdade e a começar pelo Distrito do Porto seria para mim uma notícia muito boa. De momento 1/4 da minha genealogia vem dessa zona.
(Além disso, devo dizer que não tenho o Arquivo do Porto em grande consideração. Não respondem aos meus pedidos e já me ficaram com dinheiro enviado.
O mesmo não posso dizer quanto ao Arquivo de Faro que tem mostrado muito eficaz a cumprir os meus pedidos.)
Acho que agenealogia tradicional irá mudar. Mais gente irá se dedicar a este passatempo tão interessante.
Contudo, haverá sempre mercado para genealogistas profissionais. Não creio que a "profissão" desapareça
De qualquer maneira obrigado pelas expectativas!!!
Com os melhores cumprimentos
Marmello
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Francisco,
Até ao anúncio oficial pelas entidades responsáveis vamos ter de aguardar pela informação sobre os moldes concretos em como tudo se processará.
Não desespere, são só mais uns 'mesitos'
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
RE: Obrigado pelas expectativas
Caro Marmello,
Embora sem o explicitar, subentende-se que o processo tem o acordo da Torre do Tombo. Faltarão apenas acertar pormenores.
O que não estou seguro é da adesão dos Arquivos que até ao momento não foram microfilmados pelos Mormons, pelo menos nos primeiros tempos.
Resta-nos que a iniciativa tenha o sucesso que merece, que depois as resistências irão afrouxar.
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
BN Digital - o exemplo a seguir
Caro Ângelo Fonseca,
Não auguro nada de bom a esta iniciativa, veja-se o caso da TT Online cheio de más opções técnicas.
Por exemplo, no fim de semana em que o José António Reis divulgou a existência de uma obra importante lá digitalizada, a máquina quase deixou de responder por excesso de pedidos (mau desenho da arquitectura).
Infelizmente, este parece vir a ser o caso de estudo seguido na implementação deste novo projecto dos paroquiais (mas posso estar enganado). Uma alternativa possível seria o sistema do Arq. Distrital do Porto, mas também deixam muito a desejar com erros atrás de erros a surgirem sempre que se faz uma pesquisa mesmo das mais simples.
Como casos de sucesso, permita-me referir o que está a ser feito pela equipa da Biblioteca Nacional que já editou mais de 6200 obras online sem problemas de performance no website, obras essas que são consultadas também do outro lado do Atlântico. Faltou dizer que a BN disponibiliza gratuitamente o software de criação de PDFs a partir de imagens, ferramentas de indexação, etc. (procurar por BND Tecnologia). Estou certo que a união de esforços dos dois organismos públicos (IANTT e BN) poderiam produzir um projecto de enorme sucesso.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Custódio Adriano,
Penso que a visão do 'ferrolho' (a pensar no negócio) está condenada ao insucesso. O mundo actual mostra-nos que a liberalização da informação é benéfica para todos, quer para os a utilizam de modo próprio quer para os que se posicionarem honestamente como fonte de serviços pois haverá novas oportunidades de negócio (lícito) nesta crescente área de interesse.
Cumprimentos,
ÂNgelo Fonseca
Direct link:
RE: BN Digital - o exemplo a seguir
Caro Tiago Pedroso,
Para já a minha posição é de total apoio e espírito crítico construtivo, mas tecnologicamente não tenho qualquer dúvida da possibilidade do empreendimento.
O trabalho meritório que os Mormons vêm desenvolvendo a nível mundial, com a microfilmagem dos paroquiais e a disponibilidade de meios para os visualizar, é uma garantia de que não irão participar em algo que lhes afecte o prestígio atingido.
Penso que se os 'Mormons' acharem que não há condições de sucesso na iniciativa conjunta com os Arquivos podem sempre fazê-lo de modo próprio e em moldes 'Americanos'.
Há que ter esperança e esperar para ver como tudo se vai processar.
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Ângelo da Fonseca,
apesar dos "se" e "mas" que se possam colocar, parece-me que o saldo dessa iniciativa, a concretizar-se, será claramente positivo, não só para os investigadores mas, e sobretudo, para os livros paroquais, tantos deles cada vez mais deteriodados por utilização excessiva e mal controlada por parte dos arquivos.
Fico na expectativa de ver finalmente os registos na rede.
Cumprimentos,
Coelho
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
caro angelo da fonseca fiquei muito feliz ao saber dessa novidade, acredito no pleno sucesso da empreitada.
ReplyDirect link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Coelho,
Estou plenamente de acordo com esse lado positivo para os próprios livros.
Ainda recentemente tive de interromper o estudo de uma linha genealógica, precisamente porque um livro no ANTT não estava microfilmado nem disponível para consulta, precisamente devido ao seu estado.
Resta-me que os livros nestas condições, sejam agora, por uma vez, microfilmados e/ou digitalizados a bem das genealogias interrompidas.
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Ângelo da Fonseca
Agora que já se passaram mais uns mesitos, já tem mais alguma informação sobre a colocação on-line dos RP?
Da última vez que me desloquei à Torre do Tombo (no ínicio do corrente mês) informaram-me que a data prevista para os RP estarem digitalizados e disponíveis para consulta seria o Dezembro de 2006.
Cmprimentos
M. João
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros Amigos
Tenho a dizer que para TUDO estar digitalizado e na Internet VAI DEMORAR PELO MENOS 5 ANOS.
Isto dito pela minha amiga Janete que está envolvida no projecto, mais inforno que se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias (Mormons) está a faze-lo é porque o pode fazer.
Já me foi dado poder ver como se faz, porque já fiz a Experiencia num livro digitalizado neste Projecto, quando encontrar a esse codigo vou passar aqui no forum , ou por outra vou pedir autorização se posso postar.
Abraços
Ana Recio
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Cara Ana Recio
saberá me dizer se está prevista alguma calendarização para que os registos vão ficando disponiveis para consulta ou temos de esperar os 5 anos?!
Cumprimentos.
M. João
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Cara Maria João,
Não voltei a questionar o ANTT, mas numa consulta, não oficial, nos Mormons tive a confirmação que o projecto, do lado deles, seguia normalmente, embora com os tempos próprios dum projecto da dimensão que a base de dados deles acarreta, o que, aliás, parece ser confirmado pelas notícias da confrade Ana Recio.
Portanto, a informação que lhe deram não me surpeende e pessoalmente até prefiro um pequeno atraso inicial, mas que depois tudo arranque bem, do que tudo à pressa e mal.
De qualquer forma, uma coisa é certa: as novas tecnologias estão gradualmente a mudar o nosso acesso ao ANTT, como se comprova com a "TT on-line", disponível desde Maio, onde já podemos consultar muito material que dantes nos obrigava a uma deslocação à TT.
Assim, embora a ânsia seja grande, não nos resta senão esperar mais algum tempo para ver quando e como os paroquiais pela Net se tornarão uma realidade na TT.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Cara Ana Recio,
Já agora pedia-lhe o favor de ver se a sua amiga Janete nos confirma por que região(ões) começaram ou vão começar a digitalizar os registos portugueses.
Vi que entretanto abriu outro tópico similar, mas penso que futuramente seria melhor concentrarmos a informação num único tópico, para facilidade de consulta dos restantes confrades, já que, como saberá, é possível alterar os títulos de cada mensagem por forma a se realçar cada novo assunto dentro da mesma temática.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais disponiveis pela internet
Caros confrades
Ai vai a minha pergunta para a Janete e a resposta que ela me deu sobre o tempo que leva a digitalizar.
oi.......aninha
eu tambem nao sei qdo vao colocar os microfilmes na rede ...
ate' onde eu sei e' que ainda estao esperando permissao dos Registros Civil e das Igrejas para isso ser possivel ....
a nossa Igreja ja' esta' pronta e assim que tiverem a permissao tudo vai pra rede, ficando somente alguns livros raros que os autores nao querem levar pra Internet ...
deixo contigo pra auxiliar a outra lista ( eu nao tenho mais tempo pra ler quase nada )
forte abraço
JV
On 6/19/06, Ana Barroqueiro wrote:
Olá Janete
Apareceu no Genea uma mensagem sobre a digitalização de microfilmes e eu respondi que ainda levaria algum tempo ,inclusive dei-lhes aquele exemplo do livro de Lucy Potter . mas sempre há a polémica se a Igreja pode fazer isso sem autorização das identidades Portuguesas, se poder dar uma vista de olhos no Genea e acompanhar o Tópico"Paroquiais digitalização na Internet" e esclarecer o que se passa porque a Janete está mais habilitada que eu,
Eles fazem varias perguntas como: por que Freguesias Portuguesas a igreja vai começar? E eu não sei responder.
Agradecia a sua ajuda.
Abraços, Ana Recio
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Ângelo da Fonseca
Desculpe a demora da resposta mas o tempo não chega para tudo.
Tem toda a razão quando aconselha paciência, também tive oportunidade de consultar alguns dos documentos já disponibilizados na "TT-on-line" e devo dizer que fiquei muito satisfeita com a qualidade das reproduções apresentadas e espero que este trabalho esteja a ser feito com a mesma qualidade pois já por vezes me deparei com muitas dificuldades na leitura de certos microfilmes de originais muito maltratados e penso que as técnicas ao dispôr da digitalização nos permitem por vezes obter cópias mais legíveis do que os originais... Claro está que todo esse processo é moroso pois não se trata apenas de fazer cópias digitais.
Cumprimentos
Maria João
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
A forma como a expressão "negócio" tem sido aqui usada está no limiar do insulto, para quem, como eu, faz da genealogia uma profissão, em que mais do que recolher paroquiais por arrastão se investe formação, sensibilidade e conhecimentos técnicos muito para lá do jeitinho para ler documentos com 200 anos. Sugerir que os profissionais da genealogia pretendem retardar a inormatização dos arquivos paroquiais (porque supostamente é muito preferível e mais barato fazer deslocações de 400 km num dia para dar com o nariz na porta) é absurdo.
Sugerir que se abrem oportunidades de negócio lícito, como se até aqui a prestação de serviços genealógicos a custos muitas vezes irrisórios face ás horas de trabalho dispendidas fosse uma exploração imoral é no mínimo uma injustíça.
Muito gostava eu de encontrar pelos arquivos deste país a cansar os olhos e apanhar alergias nos livros paroquiais meios desfeitos, nem que fosse um décimo dos genealogistas amadores que por aqui andam. Sempre era sinal que alguem investigava o que publicava, e não veríamos tantos denodados amadores a publicar irrelevâncias genealógicas, mal organizadas e pior redigidas.
cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Antes do mais, gostaria de o informar que lamento sinceramente que se tenha considerado atingido pela expressão "negócio" presente em alguma mensagem minha, neste tópico.
Contudo, penso que a sua análise é injusta e seguramente resultou de algum lapso de interpretação, pois em parte alguma me refiro aqueles que fazem da genealogia uma profissão, como é o seu caso, e contra os quais não tenho nada a dizer.
O meu alvo da crítica era fundamentalmente para aqueles 'Arquivos' que tendo o dever de zelar pelo paroquiais e outros dados genealógicos, se aproveitam da situação de monopólio para montar 'um negócio' de acesso às fontes em vez de promoverem a sua divulgação, como no meu entender deveria ser a sua função.
Esperando que o esclarecimento seja suficiente, aqui deixo os meus cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros confrades,
Reperei hoje neste tópico.
Gostaria que alguém me informasse se já existe alguma coisa disponível e onde posso aceder?
Cumprimentos
João Costa
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro Confrade,
Perguntei recentemente no ANTT e disseram-me que o processo continua em curso e mantinha estimativa para este ano, embora agora, penso eu, a dinâmica esteja do lado dos Mórmons que são quem executa o trabalho.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caro confrade
Mas qual seria o sistema?
Micro filmes digitalizados na internet?
Nem sabe quais as primeiras paróquias disponíveis?
Obrigado
Direct link:
RE: Arquivo Distrital do Porto adianta-se
Caros Confrades,
Segundo o confrade Costa Reis (ver ...)parece confirmar-se a informação que eu havia transmitido de ser o Arquivo Distrital do Porto o primeiro a arrancar com os paroquiais online (imagem a imagem) e antes do fim do ano.
Faço votos que não se atrasem mais e que rapidamente se generalize aos restantes Arquivos.
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
Boas Notícias
Caro Ângelo Fonseca
Presumo que são todas os concelhos e freguesias dos distrito do Porto.
Sabe quais serão os primeiros?
Cumprimentos
Marmello
Direct link:
RE: Boas Notícias
Amigos,
os Mormons já têm o trabalho muito adiantado, não só no Porto, mas também noutros distritos, tais como Braga ou Vila Real.
Encontrei este site em francês, onde já podem ser encomendados os microfilmes dos registos portugueses. É necessária uma inscrição e o aluguer de cada microfilme ronda os 8€50.Há vários modos de pesquisa, esta pode ser feita por nomes de freguesias ou por apelidos de família. Para quem estiver interessado aqui vai o link. (...) Ana Vieira
Direct link:
RE: Boas Notícias
caros confrades
Tenho em meu poder um jornal da Igreja (Mormom) onde fala da diditalização dos Microfilmes ,são 2.4 milões que levam muito tempo, em Março de 2006 estavam 67 computadores a fazer a digitalização neste momemto podem já ser uns 100 Pcs.
o jornal está em ingles eu estou disposta a oferece-lo a quem saiba ler bem ingles e se disponha a transcrever o que lá diz para informar todos nós. MANDE A MORADA QUE EU ENVIO
Uma coisa eu posso garantir a Igreja se não derem autorização para por na net ela não o vai fazer á AMERECANA como foi dito numa mensagem acima, também sei que se a Igreja esta já tratando da digitalização é porque o poder de inspiração fala mais alto e os governantes podem não autorizar agora mas vira o dia que vão ceder , só temos que ter fé e não IMPORTA porque cidade vai começar mas sim que comece por qualquer uma.
Abraços
Ana Recio
Direct link:
RE: Pedidos de filmes
Cara Ana Vieira,
Quando refere vários modos de pesquisa (freguesias ou apelidos), refere-se a serviços on-line de consulta dos registos ou a outra coisa ?
Pergunto isto, porque visitei o site mas apenas encontrei o serviço de requisição de filmes on-line, para depois serem lidos numa dada Biblioteca dos Mormons.
Além disso, para residentes em Portugal, poderá resultar melhor passar pela Biblioteca, onde a consulta vai ser feita, e requisitar cada filme por 2€50 em vez dos tais 8€50 (a diferença será devido ao poder de compra dos países ?).
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Confrade Marmello,
Penso que o objectivo final é estarem disponíveis todos os registos, mas não sei se inicialmente há restrições e em que moldes.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Qual o Sistema ?
Caro Confrade,
Só agora verifiquei que havia esta sua mensagem sem resposta, mas infelizmente também não sei como é que os registos digitalizados serão disponibilizados e que paróquias aparecem primeiro.
Contudo, pensando um pouco, julgo que como já há muitos microfilmes disponíveis, o mais fácil para eles seria converterem os filmes a formato digital (com cada imagem contendo duas páginas do livro aberto) e haver uns índices por freguesia e ano, procurando depois o leitor nas imagens sequênciais como se consultasse o livro.
Num estádio mais avançado poderiam separar os registos individualmente e ter índices mais elaborados incluindo fregª, ano, 1º nome e eventualmente apelido, mas seria muito mais trabalhoso e dispendioso.
Mas para certezas, teremos pois de esperar mais um pouco pelo anúncio oficial ou por alguma fuga de informação !
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Pedidos de filmes
caro senhor ângelo da Fonseca,
acabei agora de telefonar ao centro de pesquisa genealógica dos mormons , aqui na cidade de Genebra, onde moro actualmente. Efectivamente, por enquanto, ainda é necessário passar por uma das bibliotecas mormons para requisitar os filmes. Todos os microfilmes relativos aos países europeus, estão arquivados em Franckfurt na Alemanha e demora aproximadamente uma semana para a recepção dos mesmos, ficando depois disponíveis para consulta durante três meses. Quanto ao preço, quer-me parecer que seja sensívelmente o mesmo para todos os países europeus pois este corresponde ao custo do envio do microfilme. O responsável de genebra também me disse que num futuro próximo os filmes serão digitalizados o que facilitará a sua consulta. No que diz respeito ao site que indiquei anteriormente, continua a ter interesse, porque podemos obter a lista de filmes disponíveis relativos à região e à época que procuramos, assim como o número de referência do filme que nos interessa.
Espero ter respondido às suas questões, mas se por acaso necessitar de alguma informação complementar estarei ao seu dispôr.
Cumprimentos
Ana Vieira
Direct link:
RE: Açores também em breve
Caros Confrades,
Pelas mensagens da confrade Adriana parece que os Açores começaram em breve a ter registos pela Net. Ver mais em: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=135441#lista e http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=135670#lista
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caros confrades,
No seguimento das minhas notícias anteriores, volto aqui para dizer que finalmente começaram a estar disponíveis registos paroquiais on-line !!!
Sempre se confirmou que o Porto (ADP) tomou a dianteira, mas há mais a sair brevemente (Açores ?).
Como o acesso é um pouco complicado aqui fica um exemplo no ADP:
1- Entrar no site do ADL (www.adporto.org) (Tem de ter o Flash instalado)
2- Seleccionar "pesquisar no arquivo" a meio da página, ler o que lá diz (se quiser) e seleccionar novamente "pesquisar no arquivo"
3- Seleccionar "pesquisa avançada", depois marcar o quadrado "Pesquisar apenas documentos com imagens" e finalmente escrever, p.ex., baptismos no campo "título" e dar OK.
4- Como ainda há poucos registos pode divertir-se a ver como funciona e depois tentar pesquisas mais elaboradas.
É apenas um começo mas já dá uma ideia do que o futuro nos reserva.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
PS: foi a confreira Alexandra Fernandes que me avisou da novidade
Direct link:
RE: BAPTISMOS - LOCAIS E DATAS DISPONÍVEIS HOJE
Caros Confrades,
Tendo em vista facilitar a procura aqui fica o que encontrei à data de hoje:
Baptismos (Locais e Datas)
Aboadela: 1860, 1861, 1862, 1863 a 1869, 1869 a 1873, 1873 a 1882, 1883 a 1892
Aboim: 1744-03-15 a 1807-03-20, 1807 a 1872, 1872 a 1883, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888, 1889, 1890, 1891, 1892, 1893, 1894, 1895
Abragão: 1820-04-29 a 1840-07-01
Ansiães: 1860, 1861, 1862 a 1872, 1872 a 1882
São Martinho de Recezinhos: 1786-02-16 a 1798-04-24
Vilela: 1860 a 1868, 1868 a 1880, 1881 a 1893, 1894, 1895, 1896, 1896, 1897, 1898-01-08 a 1898-12-25, 1899-01-04 a 1899-12-06, 1900-01-04 a 1900-12-30, 1901-01-24 a 1901-12-29, 1902-01-02 a 1902-12-25, 1903-01-06 a 1903-12-24
Para mais detalhes e códigos poderão procurar no site ou na seguinte listagem:
1- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0007
Título Baptismos
Datas 1885
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 7
2- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0014
Título Baptismos
Datas 1862
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 1
3- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT03/001/0014
Título Baptismos
Datas 1872 a 1882
Dimensão 1 livro
Localidades Ansiães
Imagens 113
4- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPNF33/001/0005
Título Baptismos
Datas 1786-02-16 a 1798-04-24
Dimensão 1 livro
Localidades São Martinho de Recezinhos
Imagens 255
5- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0015
Título Baptismos
Datas 1893
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 8
6- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0009
Título Baptismos
Datas 1860 a 1868
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 122
7- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0018
Título Baptismos
Datas 1900-01-04 a 1900-12-30
Imagens 22
8- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0013
Título Baptismos
Datas 1861
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 16
9- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0006
Título Baptismos
Datas 1884
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 6
10- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0014
Título Baptismos
Datas 1892
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 9
11- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0010
Título Baptismos
Datas 1868 a 1880
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 163
12- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0019
Título Baptismos
Datas 1901-01-24 a 1901-12-29
Imagens 20
13- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0009
Título Baptismos
Datas 1887
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 8
14- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0015
Título Baptismos
Datas 1897
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 20
15- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0017
Título Baptismos
Datas 1895
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 8
16- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0016
Título Baptismos
Datas 1869 a 1873
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 43
17- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0020
Título Baptismos
Datas 1902-01-02 a 1902-12-25
Imagens 22
18- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0008
Título Baptismos
Datas 1886
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 9
19- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0015
Título Baptismos
Datas 1863 a 1869
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 64
20- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0016
Título Baptismos
Datas 1894
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 8
21- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0021
Título Baptismos
Datas 1903-01-06 a 1903-12-24
Imagens 18
22- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0011
Título Baptismos
Datas 1889
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 10
23- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0013
Título Baptismos
Datas 1895
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 15
24- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0016
Título Baptismos
Datas 1898-01-08 a 1898-12-25
Imagens 22
25- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0010
Título Baptismos
Datas 1888
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 9
26- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0017
Título Baptismos
Datas 1873 a 1882
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 88
27- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0018
Título Baptismos
Datas 1896
Dimensão 1 Livro
Localidades Aboim
Imagens 10
28- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0014
Título Baptismos
Datas 1896
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 17
29- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT03/001/0011
Título Baptismos
Datas 1860
Dimensão 1 livro
Localidades Ansiães
Imagens 12
30- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0012
Título Baptismos
Datas 1860
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 10
31- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0005
Título Baptismos
Datas 1807 a 1872
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 152
32- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT03/001/0012
Título Baptismos
Datas 1861
Dimensão 1 livro
Localidades Ansiães
Imagens 16
33- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0013
Título Baptismos
Datas 1891
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 9
34- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0011
Título Baptismos
Datas 1881 a 1893
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 13
35- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0003
Título Baptismos
Datas 1744-03-15 a 1807-03-20
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 68
36- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPNF01/001/0009
Título Baptismos
Datas 1820-04-29 a 1840-07-01
Dimensão 1 livro
Localidades Abragão
Imagens 297
37- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT03/001/0013
Título Baptismos
Datas 1862 a 1872
Dimensão 1 livro
Localidades Ansiães
Imagens 104
38- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001/0018
Título Baptismos
Datas 1883 a 1892
Dimensão 1 livro
Localidades Aboadela
Imagens 94
39- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0004
Título Baptismos
Datas 1872 a 1883
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 42
40- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/001/0012
Título Baptismos
Datas 1890
Dimensão 1 livro
Localidades Aboim
Imagens 10
41- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0012
Título Baptismos
Datas 1894
Dimensão 1 livro
Localidades Vilela
Imagens 13
42- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPRD24/001/0017
Título Baptismos
Datas 1899-01-04 a 1899-12-06
Imagens 13
Por agora é tudo.
Cumprimentos e boas pesquisas,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias. Locais disponíveis
Caro Confrade Marmello,
Pode ver aqui http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=136881 a resposta à sua pergunta.
Pode também ver aqui http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=136875#lista como aceder aos dados.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Boas Notícias
Caro confrade Ângelo da Fonseca
Uma excelente notícia para este natal!
Uma pequena prenda natalícia para os amantes de genealogia!
Muito obrigado caro confrade!
Cumprimentos e um abraço,
Marmello
PS: Presumo que estejam a digitalizar os microfilmes já existentes. Essa tarefa não deve ser muito demorada. Daqui a pouco tempo já existiram mais arquivos on-line
Direct link:
RE: BAPTISMOS - LOCAIS E DATAS DISPONÍVEIS HOJE
Caro Ângelo Fonseca,
O livro de Recezinhos julgo que não deve estar em versão final, não se consegue ler 1 assento.
Na globalidade o processo de digitalização podia estar um pouco melhor, com mais resolução nas imagens, temo que os livros mais antigos não sejam tão fáceis de ler quanto estes se mantiverem as actuais definições.
Mas louva-se a intenção do ADP neste projecto.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: BAPTISMOS - LOCAIS E DATAS DISPONÍVEIS HOJE
Segui as instruções do confrade Ângelo Fonseca mas não consegui visualizar nenhuma imagem. Será que é possível dizer-me o que estarei a fazer mal?
Cumprimentos
Carla Peixoto Afonso
Direct link:
RE: BAPTISMOS - LOCAIS E DATAS DISPONÍVEIS HOJE
Cara Carla Afonso,
Tem de carregar no botão que tem uma pasta com uma imagem.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: BAPTISMOS - LOCAIS E DATAS DISPONÍVEIS HOJE
Caro Tiago Pedroso
Já tinha feito isso. O problema é esse - quando abre a página onde deveria ter a imagem só aparecem comandos: rodar a imagem, ampliar a imagem, etc. A imagem propriamente dita não aparece.
Carla Peixoto Afonso
Direct link:
RE: Resolução das imagens vs. resolução do ecrã
Caro Tiago Faro Pedroso,
Efectivamente tem razão no que diz, pelo que faço votos que no ADP (ou quem faz as digitalizações) se lembrem de adptar as resoluções ao estado dos originais.
De qualquer forma, fiz alguns testes com imagens existentes e verifiquei que os resultados são aceitáveis usando a imagem a 100%, a janela da aplicação maximizada e a resolução em 1152x864 num monitor de 17".
São os primeiros passos que é preciso apoiar. Quem me dera que o nosso AUC já tivésse alguma coisa mesmo com esta qualidade !
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Resolução das imagens vs. resolução do ecrã
Caro Ângelo da Fonseca,
No AUC faço votos que escolham Poiares como concelho piloto ;)
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Tiago Pedroso,
Eu também voto aí.
Últimamente tenho levantado dezenas de registos de S.to André de Poiares, por causa de novas linhas familiares na zona (Ferreiras, Secos, Carvalhos e Simões), para além do meu habitual Figueiredo e Queiroz.
Nestas andanças tenho passado por dezenas de Pedrosos e Limas e tenho-me lembrado de si e penso até que haverá cruzamentos entre avoengos recuados.
O curioso é que o meu Queiroz, que de veio Amarante para cruzamentos em Coimbra, Penacova e Poiares, começou na Aboadela, que é uma das freguesias felizardas com que o ADP iniciou os registos on-line. Infelizmente não começaram por 1600, que é onde agora necessitava fazer consultas !
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Ângelo da Fonseca,
O que precisava de ver em Aboadela?
Pode ser que eu lhe seja util e tenha essas pessoas na minha base de dados!
Cumprimentos
José António Reis
Direct link:
AUC - Poiares
Caro Ângelo,
Tenho um antepassado em Aboadela, Francisco de Morais, nascido em 4-3-1719, filho natural de Catarina de Morais. Ele tinha uma irmã gêmea, Mariana de Morais, casada com Manuel Ribeiro. Ele também tinha um irmão Manuel de Morais, casado com Francisca Ribeiro. Francisco de Morais casou-se com Luísa de São José em 26-4-1745. Conheço muitos filhos destes três casais.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro José António Reis,
Antes do mais os meus agradecimentos pela sua disponibilidade.
Basicamente gostaria de confirmar e ter mais dados dos ascendentes do avoengo Manuel Marinho de Queiroz, boticário, FSO (22 de Abril de 1619), cuja habilitação encontrada no ANTT permitiu recuar mais duas gerações, que são resumidamente:
Geração 1
1 - Manuel Marinho de Queiroz, Boticário, FSO n. Amarante e f. Coimbra
Geração 2
2 - Manuel Fernandes, n. N. Srª da Abobadela ? ao pé da Serra do Marão, em Ovelha
3 - Madalena Marinha, n. Sta. Maria de Borba da Montanha, moradores em Amarante
Geração 3
4 - Domingos Fernandes ? n. e moradores em ... onde foram lavradores
5 - Isabel Pires
6 - Diogo Gonçalves, n. e moradores em Sta. Maria de Borba da Montanha
7 - Beatriz Marinha
Serão registos de baptismo, casamento ou óbito recuados, mas talvez ainda se consiga apanhar alguma coisa.
Para mais detalhes agradecia que visse o tópico "Carvalho Marinho Cª da Castanheira Borba da Montanha" em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=128048#lista)
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Lourval,
Fico agradecido pelos elementos, que por enquanto não consigo ligar aos meus avoengos.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: ADP - Casamentos disponíveis
Caros confrades,
No seguimento das mensagens anteriores aqui fica a lista de casamentos disponíveis no ADP com o número de imagens on-line, à data de hoje:
PORTO/AMARANTE/ABOADELA (PT/ADPRT/PRQ/PAMT01)
1860 (8), 1861 (9), 1862 (10), 1863-1875 (52), 1875-1882 (29), 1883 (8), 1884 (10), 1885 (6), 1886 (8), 1887 (8), 1888 (8), 1889 (9), 1890 (9), 1891 (9), 1892 (10), 1893 (7), 1894 (9), 1895 (8), 1896 (12)
PORTO/AMARANTE/ABOIM (PT/ADPRT/PRQ/PAMT02)
1765-1872 (68), 1872-1883 (11), 1884 (7), 1885 (8), 1886 (8), 1887 (5), 1888 (7), 1889 (7), 1890 (6), 1891 (7), 1892 (6), 1893 (6), 1894 (6), 1895 (5), 1896 (5)
PORTO/VILA CHÃ (PT/ADPRT/PRQ/PVCD27)
1860 (5)
Cumprimentos e boas pesquisas,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: ADP - ÓBITOS DISPONÍVEIS
Caros Confrades,
Relativamente a óbitos encontrei disponíveis até hoje:
PORTO/AMARANTE/ABOADELA (PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/003)
1860 (8), 1861 (10), 1862 (10), 1863-1872 (52), 1872-1879 (43), 1880-1882 (16), 1883 (10), 1884 (8), 1885 (9), 1886 (9), 1887 (10), 1888 (10), 1889 (12), 1890 (12), 1891 (11), 1892 (8), 1893 (10), 1894 (7), 1895 (12), 1896 (12)
PORTO/AMARANTE/ABOIM (PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/003)
1765-1872 (99), 1872-1883 (17), 1884 (7), 1885 (8), 1886 (7), 1887 (6), 1888 (6), 1889 (7), 1890 (7), 1891 (7), 1892 (7), 1893 (5), 1894 (5), 1895 (6), 1896 (8)
Cumprimentos,
Direct link:
RE: Boas Notícias
Ana Vieira.
Saudações.
Não consegui ler o link. Seria possivel repetir?
Antecipadamente agradeço.
Saudações
Luiz Augusto
Direct link:
RE: ADP - ÓBITOS DISPONÍVEIS
Bom dia!
Apenas vi uma localidade que me interessava - Abragão (Penafiel), pesquisei por Baptismos, e nessas imagens que vão de 1820 a 1840, existem registos de baptismo, casamento e óbito ( sendo os óbitos com anos pelo menos até 1844).
Por isso apesar de na pesquisa de óbitos e casamentos apaenas aparecerem os outros locais, poderá haver mais freguesias a acontecer o mesmo!
Atenciosamente,
Vitor Silva
Direct link:
RE: OUTROS REGISTOS. Códigos de referência
Caros Confrades,
No seguimento das listas parciais que aqui deixei anteriormente, há a referir ainda os registos de testamentos, de que apenas encontrei o seguinte:
PORTO/AMARANTE/ABOADELA
Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/005/0020
Título Registos de testamentos
Datas 1750-05-14 a 1805-07-16
Documento Digitalizado Imagens (97)
Aparentemente, após a minha lista do fim de semana, já apareceram mais registos de baptismo, a saber:
PORTO/PENAFIEL/ABRAGÃO
Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPNF01/001/0009
Título Baptismos
Datas 1820-04-29 a 1840-07-01
Documento Digitalizado Imagens (297)
É de notar que, como avisou o Confrade "metalbrain" em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137108#lista este grande conjunto contém registos mistos, onde portanto podem encontrar outros tipos de registo para além dos baptismos indicados no título.
Finalmente uma reflexão sobre os códigos de referência. Uma análise aos códigos já existentes mostra que a sua estrutura é bastante simples, e que o uso dos mesmos, pelo menos para aqueles mais habituados às informáticas, pode levar a pesquisas avançadas mais sintéticas e rápidas.
Assim na pesquisa avançada temos:
1- Por defeito aparece na referência: PT/ADPRT/ (Portugal /Arquivo Distrital do Porto)
2- Se quisermos o universo das paróquias teremos de acrescentar PRQ/, isto é: PT/ADPRT/PRQ/
3- Se quisermos tudo de uma dada paróquia basta acrescentar o código respectivo, como se vê nos exemplos abaixo para concelho de AMARANTE e PENAFIEL:
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/ (Aboadela)
PT/ADPRT/PRQ/PAMT02/ (Aboim)
PT/ADPRT/PRQ/PAMT03/ (Anciães)
PT/ADPRT/PRQ/PPNF01/ (Abragão)
4- Se quisermos só um tipo de registos dessa paróquia acrescentamos mais um campo, a saber, p.e. na Aboadela
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/001 (só baptismos)
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/002 (só casamentos)
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/003 (só óbitos)
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/005 (só testamentos)
5- Finalmente com menos utilidade há mais um campo relativo ao 'filme', que infelizmente não respeita completamente a cronologia dos registos. Contudo, uma vez fixado o nº do 'filme' que andamos a usar, pode ser útil o seu uso para acessos mais rápidos. Assim para os 'filmes' indicados no começo da mensagem, seria como se lá indica:
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01/005/0020 Aboadela (Amarante), registos de testamentos 'filme' 0020
PT/ADPRT/PRQ/PPNF01/001/0009 Abragão (Penafiel), registos de baptismo, 'filme' 0009
Portanto a colocação dos códigos exemplificados acima no campo "referência" em pesquisas avançadas, seguido de OK=pesquisar, leva-nos rapidamente aos resultados pretendidos.
Pena é que não se possam linkar directamente as imagens que interessam aos nossos estudos, mas, de facto, isso complicaria o sistema dos arquivos !
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Nota: em cada pesquisa não esquecer a selecção do quadrado "Pesquisar apenas documentos com imagens".
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Luiz Augusto,
o link foi retirado por não ser permitido no genea. Envio-lho agora por extenso.
filmspontofamilysearchpontoorg
atenciosamente
Ana Vieira
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caro confrade
Eu sou uma principiante nestes assuntos mas como o senhor me parece um perito, nao sabe quando havera' os outros distritos. Eu espero por Lisboa, Guarda e Vila Real de Tras-os-Montes.
Ficaria muito agradecida se me desse uma alerta.
Rosario
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Cara confreira Rosário,
Antes do mais não sou perito, mas apenas interessado na temática. Também não tenho ligações especiais a responsáveis por estes projectos, mas como curioso pergunto muito quando visito esses locais.
Assim, sem qualquer rigor de monta, diria que dos 3 locais que perguntou julgo que será Lisboa o mais adiantado e que terá registos on-line em primeiro lugar. Começarão por freguesias de Lisboa propriamente dita e só depois se seguirão outras zonas do distrito, ou outras zonas na dependência do ANTT, como penso que será Guarda. Sobre Vila Real, infelizmente não conheço qualquer iniciativa.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caro confrade
Muito obrigada pela sua rapida resposta.
Cumprimentos
Rosario
Direct link:
RE: Arquivos aderentes ao "on-line". Prioridades.
Cara Confreira,
Telefonei para o ADVReal e informaram-me que todos os arquivos dependentes administrativamente do IANTT (ver lista abaixo), estão debaixo do novo protocolo assinado com a Sociedade Genealógica de Utah (da vulgarmente designada Igreja Mormon), pelo que mais tarde ou mais cedo irão ter Paroquiais on-line.
É tudo, portanto, uma questão da dinâmica dos Mormons (que tem milhões de filmes em todo o mundo e cada um com muitas centenas de micro-fotografias para converter ao formato digital) e das prioridades definidas em conjunto com o IANTT e Arquivos dependentes, que se indicam a seguir.
Arquivo Distrital de Aveiro - adavr@adaveiro.iantt.pt
Arquivo Distrital de Beja - adbja@adbeja.iantt.pt
Arquivo Distrital de Bragança - adbgc@adbraganca.iantt.pt
Arquivo Distrital de Castelo Branco - adctb@adctbranco.iantt.pt
Arquivo Distrital de Évora - adevr@adevora.iantt.pt
Arquivo Distrital de Faro - adfro@adfaro.iantt.pt
Arquivo Distrital da Guarda - adgrd@adguarda.iantt.pt
Arquivo Distrital de Leiria - adlra@adleiria.iantt.pt
Arquivo Distrital de Lisboa - adl@iantt.pt
Arquivo Distrital de Portalegre - adptg@adportalegre.iantt.pt
Arquivo Distrital do Porto - adprt@adporto.iantt.pt
Arquivo Distrital de Santarém - adstr@adsantarem.iantt.pt
Arquivo Distrital de Setúbal - adstb@adsetubal.iantt.pt
Arquivo Distrital de Viana do Castelo - advct@advcastelo.iantt.pt
Arquivo Distrital de Vila Real - advrl@advreal.iantt.pt
Arquivo Distrital de Viseu - advis@adviseu.iantt.pt
Segundo me informaram, o Porto foi o seleccionado para arrancar em primeiro lugar porque tinha tido ou ainda decorre um projecto 'tecnológico' recente com ajuda da CEE que facilitava o arranque dos paroquiais on-line.
Aparentemente, o ADP, dentro dos microfilmes disponíveis, começou por ordem alfabética das localidades e por datas mais recentes talvez para facilitarem os estudos das famílias que começam normalmente a ser elaborados do mais actual para o mais antigo.
Segundo também soube, Vila Real está em desvantagem relativamente a outros locais de Portugal, porque no tempo em que os Mormons fizeram as microfilamagens, no século passado, só apanharam cerca de 15 a 20% dos registos hoje lá existentes.
Como vê, a minha peritagem é apenas esta: "um telefonema e tudo se sabe".
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Arquivos aderentes ao "on-line". Prioridades.
Caro confrade
Uma vez mais muito obrigada pelas informacoes. Foi muito simpatico.
Ca' fico aguardando os progressos.
Cumprimentos,
Rosario
Direct link:
RE: BAPTISMOS - LOCAIS E DATAS DISPONÍVEIS HOJE
Boas!
Já estive a fazer as minhas pesquisas no registos, neste momento ON-LINE da Freguesia de Abragão.
Por isso aqui disponibilizo alguma informação que poderá ser útil:
36- Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PPNF01/001/0009
Título Baptismos
Datas 1820-04-29 a 1840-07-01
Dimensão 1 livro
Localidades Abragão
Imagens 297
Batismos:
Da imagem 1 a 176, com datas de 1820 a 1840
Casamentos:
da imagem 176 a 219, com datas de 1821 a 1839
Óbitos:
da imagem 219 a 297, com datas de 1820 a 1844.
Atenciosamente,
Vitor Silva
Direct link:
RE: Boas Notícias
Tentei fazer pesquisa, mas não consegui nada...o que será que estou fazendo errado?
Valéria
Direct link:
RE: Boas Notícias
Cara valéria,
Para encontrar os registos digitalizados, é necessário seguir o seguinte caminho:
- Entrar no Site do Arquivo Distrital do Porto ( http://www.adporto.org )
- Clicar no botão que está um pouco mais em baixo "Pesquisar no Arquivo"
- Voltar a clicar no botão "Pesquisar no Arquivo" que está em baixo do lado direito
- clicar no boitão "pesquisa Avançada" que está ao centro
- Depois aparece um linha que diz o seguinte "Pesquisar apenas documentos com imagens", á frente dessa linha é necessário colocar um visto. Em baixo no campo "Título" escrever Baptismos, Casamentos ou Óbitos (apenas um de casa vez) e cicar em baixo em "pesquisar"
- Nos resultados da pesquisa é necessário clicar no link que deseja.
- Depois aparece uma pasta amarela, é apenas necessário clicar aí que vai abrir a página onde pode ver os registos.
Espero que com esta explicação consiga encontrar os registos que procura.
Atenciosamente,
Vitor Silva
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Vitor,
Muito obrigada... consegui, agora é só começar a pesquisar
Grata
Valéria
Direct link:
RE: Protocolo ANTT / Sociedade Genealógica de Utah
Caros confrades,
Sobre o protocolo de colaboração do ANTT com Sociedade Genealógica de Utah, relativo a Paroquiais "on-line", etc., aqui deixo o artigo de Anabela Ribeiro saído em "Arquivos Nacionais, Boletim #17, Julho a Setembro 2006", pág. 10:
Novo Protocolo com Sociedade Genealógica de Utah: novas tecnologias, novas oportunidades.
A preservação e disponibilização de informação representa um dos objectivos do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT) e a informação de maior valor histórico/genealógico é um dos principais objectivos da Sociedade Genealógica de Utah (SGU). Da colaboração entre as duas instituições resultou um Protocolo que reflecte a conjugação de esforços de ambas as partes.
O IAN/TT compromete‑se a assegurar a preparação, a descrição da documentação, a disponibilização em linha e a conservação da informação nos novos suportes e a SGU a garantir a transferência de suporte, através de: digitalização directa e/ou a partir de microfilme, ou a microfilmagem e a fornecer as matrizes em suporte normalizado, a cada entidade detentora de documentação.
Este Protocolo pretende incentivar a digitalização e a disponibilização em linha a fim de assegurar um maior acesso aos cidadãos e simultaneamente potencializar o património cultural existente nos arquivos portugueses.
Salienta‑se que uma nova tecnologia implica aos profissionais de arquivo, novas exigências de conhecimento e metodologias de trabalho, uma vez que nos deparamos com novos suportes de informação, que são resultado de uma nova lógica de produção, a electrónica, e logo com métodos de captura, tratamento, difusão e preservação/conservação dependentes de hardware/software.
Esta pareceria, materializada em 23 cláusulas de um protocolo que assegura um trabalho de transferência de suportes, normalizado e dentro da legislação em vigor, em termos direitos de autor e/ou propriedade, integra‑se na Recomendação da Comissão Europeia de 24 de Agosto de 2006 sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital (2006/585/CE).
Esperemos portanto que 2007 nos traga muitos paroquiais "on-line" nos diversos Arquivos Distritais, a exemplo do que já se passa no ADP.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Vitor Silva,
Sou novo nestas andanças e preciso de alguma ajuda.
Preciso de consultar os registos digitalizados de Guimarães, será que me pode dar uma mãozinha.
Atentamente,
MSFaria
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Confrade,
Em princípio deverá procurar no Arquivo Distrital de Braga no caso de pertencerem a antes de 1900. Se fôr o caso de 1900 até aos nossos dias nas respectivas conservatórias.
Cumprimentos
Peixoto Cardoso
Direct link:
RE: Boas Notícias
Sr. Cardoso,
Desde já agradeço a sua informação que me esclarece um detalhe que desconhecia, é o facto de ter de pesquizar no Arquivo Distrital de Braga e não em Guimarães. O ascendente do qual procuro informações, deve ter nascido entre 1775 e 1810, de nome António José ( não sei se o nome está completo) casou com uma Sra. Maria dos Santos da Moita ( freguesia de Pataias Distrito de Leiria), tiveram pelo menos um descendente (José da Silva).
Já agora como é que posso aceder ao Arquivo Distrital de Braga via internet?
Obrigado pela atenção.
MSFaria
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Confrade,
Procure na internet através no site:
(...)
Lá terá outros contactos.
Cumprimentos
Peixoto Cardoso
Direct link:
RE: Registos de Guimaraes
Caro M.S. Faria,
De modo geral, para saber quais as freguesias que pode pesquisar no Arquivo Municipal de Guimaraes (e que por vias de consequência nao se acham no Arquivo Distrital de Braga) pode ir ao site da "Casa de Sarmento", um excelente site da Universidade do Minho resultante de parceria com a Sociedade Martins Sarmento e a Câmara Municipal de Guimarães.
No espaço Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, vai poder ver (Arquivos paroquiais) a lista e os anos que poderà consultar em Guimaraes (e estes julgo que apenas em Guimaraes).
Pode explorar as varias riquezas do site, que merecem amplamente exame cuidadoso para uma investigaçào historica ou genealogica no concelho de Guimaraes.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Confrade: Sou português, morando no Brasil há 51 anos e pesquiso a minha árvore genelógica nos microfilmes dos mórmons, já que não me é possível ir a Portugal. Soube no Genea que o Arquivo Distrital do Porto já tinha os seus documentos à disposição do público na Internet. Entrei no site, mas estou todo atrapalhado. Pelo menos para mim, o site é confuso e apesar de seguir os passos que você indicou não consegui saber o que há no Banco de Dados, pois aparecem registos de São Pedro de Arrifana e outros e nada do Porto, que é o que me interessa. Por exemplo, no meu caso, Antonio José, nascido no Porto em 27 de julho de 1952 diz que não encontra esse registo. Será que você pode dar-me alguns esclarecimentos ? Obrigado. Um abraço. Antonio José
ReplyDirect link:
Boas Notícias
Caro António José,
Os batismos que estão na internet são somente aqueles ligados aos arquivos distritais, isto é, batismos com mais de 100 anos. Este é o principal motivo de você não encontrar o seu batismo. Há outros. Eles apenas começaram a colocar ´na internet´ os batismos e há somente disponibilidade de algumas freguesias do Distrito do Porto e aparentemente seguirão por ordem alfabética. Dentro de uma dada freguesia, Aboadela, por exemplo, também não há ainda tudo. Então temos de ter paciência porque é evidentemente um trabalho muito grande que eles vão ter para que possamos ter tudo lá.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Confrade,
O ADP só tem uma pequena parque dos registos paroquiais disponíveis pela Internet. Eles começaram a colocar as freguesias por ordem alfabética e apenas os registos mais recentes.
Se não conseguir pesquisar o que lá está disponível actualmente, pode ver a situação no início do mês nos seguintes links:
baptismos - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=136881#lista
casamentos - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137034#lista
óbitos - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137037#lista
outros - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137130#lista
Como o processo é moroso, se não encontrar a freguesia que pretende, o melhor será continuar com os microfilmes dos mórmons e ir vendo como é que evolui o site do ADP.
Cumprimentos e boa sorte,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caros Confrades,
Este trabalho que está a ser feito pelo Arquivo Distrital do Porto, de disponibilizar imagens através da internet é sem dúvida excelente.
Entretanto eu tenho uma grande dúvida, quando teremos este tipo de trabalho terminado?
Não seria melhor disponibiliar um registo de indices, conforme muitas paróquias faziam e fazem?
Ou seja primeiro nome do baptizado/falecido/casado(s) e respectiva filiação, paróquia e data. Através disto seria mais fácil a pesquisa nos AD's.
Cumprimentos.
Peixoto Cardoso
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Confrade,
O trabalho vai certamente ser muito moroso, porque o processo de digitalização é feito á escala mundial (países onde os mórmons tiveram interesse e autorização em recolher os paroquiais), estando em jogo vários milhões de filmes a tratar, cada um com milhares de registos e terão apenas algumas dezenas de postos de conversão (~50).
No caso português, o ANTT assinou um protocolo com a Sociedade Genealógica de Utah (http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=138844#lista), válido para todos os arquivos distritais associados (Coimbra e Braga estão fora), e terão de ir respondendo pouco a pouco a cada arquivo, para não dar tudo a uns e nada a outros.
Pelo menos por agora, nem sequer vão classificar cada registo com os dados que pede, pois obrigava a uma intervenção manual muito mais morosa. Assim em cada Arquivo Distrital terá os registos por freguesia e por ano e depois terá de percorrer esses registos até encontrar o que pretende.
Quanto à disponibilidade dos indices com as freguesias e anos do que vai estando pronto, penso que não seria muito difícil de implementar e seria muito útil.
Até lá pode-se ir tirando partido da pesquisa avançada em cada arquivo e o eventual conhecimento dos códigos de referência também pode ajudar como indiquei em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137130#lista.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Boas Notícias
Caro Sr. Ângelo,
É somente Coimbra e Braga que estão fora?
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros confrades
Acabei de receber uma carta de um amigo mormom que esteve a servir missão em Portugal, ele está a digitalizar os microfilmes nos EUA já digitalizou Açores ,Palmela e Seixal .
Vou perguntar-lhe se sabe quando terminam, tenho um jornal da Igreja de 11 março 2006 que fala sobre a digitalização mas esta escrito em ingles posso envia-lo a quem me mandar a morada porque eu de ingles não percebo patavina.
cumps
Ana Recio
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Lourval,
Penso que sim, mas para lista dos aderentes poderá ver neste tópico a mensagem http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137231#lista .
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Cara Ana Récio,
Peça sff o meu contacto ao Genea, para lhe enviar a minha morada para a sua caixa de correio eletrónica e assim poder enviar-me o referido jornal.
Um abraço
Maria Oom Oliveira Martins
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Ângelo : Obrigado pelas informações. Pela lista do que já está digitalizado no ADPorto, ainda na letra "A", nem daqui a 100 anos ... Ontem, falei com o presidente do Templo Mórmon do Recife (é o 2o. em importância no Brasil), que esteve nos Estados Unidos no mês passado e ele me informou que a digitalização dos 2 milhões de microfilmes já foi concluída. Agora estão na parte de planejar o acesso do público às informações dos mesmos e, principalmente, desenvolver um sistema de segurança eficiente para proteção contra o ataque dos "hackers" e evitar que as informações possam ser adulteradas. Ele acha que ainda este ano isso tudo deve ficar pronto. Enquanto isso, vou continuando a fazer minhas pesquisas nos microfilmes convencionais. É lento, porque cada microfilme demora 2 meses e meio para chegar e não é possível tirar fotocópias, mas já me permitiu chegar a antepassados que nasceram à volta de 1500. Um abraço. Antonio Lages
ReplyDirect link:
RE: Registos de Guimaraes
Sr. Carlos Silva,
Agradeço a sua preciosa informação, principalmente a informação referente ao site da "Casa de Sarmento" que é na realidade bastante interessante.
Foi de grande ajuda.
Até breve,
M.S.Faria
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros Confrades,
Agradeço a quem me possa enviar informação sobre Jose de Faria (onde nasceu, filhos, paternidade, ...).
O que conheço até agora é o seguinte:
Casou em 16 Novembro de 1733 na Ilha do Pico (Açores) freguesia de Santa M Madalena com Maria Rosa de Jesus que nasceu em 07 de Maio de 1715.
Atentamente,
M.S. Faria
Direct link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro António Lages,
Agradeço igualmente as informações complementares que nos deu.
A única dúvida básica que ainda tenho, pelo menos aqui em Portugal, é se os Mórmons apenas realizam o trabalho de digitalização e depois os Arquivos Distritais tratam da colocação dos registos "on-line", como o ADP é um exemplo, ou se, alternativamente, eles também irão colocar os registos "on-line" com meios próprios (servidores, programas, etc.).
Eu sempre pensei que esta alternativa, se iria colocar, e até seria desejável, para desfogar os Arquivos e talvez nos dar uma saída mais eficiente atendendo aos meios e qualidade que os Mórmons nos habituaram. Contudo ainda ninguém me confirmou se e quando isso dará.
Ora a sua informação parece querer confirmar aquele meu pensamento, pelo que muito lhe agradecia se nos confirma se é esse o sentido do seu post, e em caso de dúvida se pode confirmar isto com o seu amigo do Recife.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caro Lourval:Obrigado pelas informações. Como já disse ao nosso confrade Ângelo, isso só vai ser concluído daqui a 100 anos. Pelo que me informou um mórmon importante que esteve recentemente nos Estados Unidos, já foi concluída a digitalização dos 2 milhões de microfilmes (eles têm muito dinheiro ...) e só falta o sistema de acesso e principalmente a segurança contra os "hackers". Ainda este ano deverá estar pronto. O que atrapalha, tanto as pesquisas quanto a microfilmagem de documentos antigos, é que em Portugal os órgãos competentes não exercem fiscalização rigorosa para fazer cumprir a lei que obriga o envio dos documentos com mais de 100 anos para as distritais. Pode ser que no futuro tenhamos todos os documentos pela internet, mas acho que vai demorar muito. Um abraço.Antonio Lages
ReplyDirect link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro Ângelo : Pelo que me informaram aqui, a consulta deverá ser feita por site dos próprios Mórmons, acho que o FamilySearch.com . Eles vão precisar de autorização de cada país para colocar as informações na internet, mas estão tratando atualmente de fazer um acesso que seja fácil ao mundo todo, bem como tentar minimizar o velho problema da segurança na internet para os dados que vão estar à disposição de todos. Agora, como em todas as microfilmagens feitas,os Mórmons deixam uma cópia com quem tinha os documentos, não sei se eles iriam disponibilizar as informações digitalizadas também, mas vou ver se consigo essa informação. Seria, realmente, bem interessante. Outra coisa que me atrapalha é que eles não microfilmaram nada relativo aos processos de Inquirição de Gênere do ADB e eu tenho mais de 10 padres da família para apanhar informações importantíssimas para a conclusão da minha árvore genealógica, mas os 2 confrades que inicialmente me ajudaram, sumiram e eu estou parado à espera de que apareça alguém lá de Braga que queira ter esse trabalho comigo. Já se tivessem sido microfilmados ... Um abraço. Antonio Lages
ReplyDirect link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro António Lages,
Agradeço os esclarecimentos que parecem confirmar o que eu pensava. Vamos lá ver se eles aprontam o sistema ainda este ano.
Quanto ao ADB, penso que conhecerá que eles têm um sistema de pesquisa de processos de padres pela Net. Depois de encontrar os nº dos processos, e se não pedir todos os de uma vez, talvez o António Mota lhe possa dar uma ajuda, pois ainda recentemente ele me ajudou num padre de família.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137231#lista
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=137231#lista
Direct link:
RE: Uma VISÃO do futuro arquivo on-line
Caros Confrades,
Embora a disponibilidade dos paroquiais on-line em Portugal já tenha tido o seu baptismo no final de 2006, é ainda uma 'criança' muito jovem, pelo que teremos alguns meses de espera até a podermos ver a 'andar' sem ser de 'gatas'.
Com um pouco de inveja, aqui deixo um link (para cortar e colar no seu navegador) com a visão do que poderemos ter dentro de alguns meses (ou anos), com o exemplo da 'criança' mais velha em França !
geneawiki.com/index.php/Archives_d%C3%A9partementales#Archives_en_ligne
Só nos resta que os Mórmons dêm mais um empurrão como nos informou o António Lages em:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=142739#lista
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=143472#lista
Cumprimentos e Boa Páscoa a todos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caros Colegas:
Segundo notícia na edição de hoje do jornal "Público", os registos paroquiais do Arquivo da Universidade de Coimbra, assim como outros documentos, estarão disponíveis para consulta na Internet em meados de 2008.
A notícia pode ser lida no seguinte tópico:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=156294
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: 'Microfilmes' dos Mómons na Internet em 2007
Caro Rui,
Que boa notícia essa que nos trouxe aqui, tanto mais que é relativa a um universo de documentação para além dos paroquiais.
Já agora, aproveitando a maré de boas notícias, informo a comunidade que o responsável pela biblioteca dos Mórmons em Lisboa (Av. Gago coutinho), o nosso amigo Sr. Cardoso, disse que teve uma reunião com responsáveis dos EUA, onde finalmente teve conhecimento oficial da iniciativa em curso para terem disponíveis pela Internet os mais de 2 milhões de filmes de paroquiais já digitalizados antes do final do ano.
Esta notícia, compensa uma má notícia recebida durante uma visita guiada ao ANTT, em que me informaram que não havia nenhuma iniciativa (deles) para colocação sistemática dos paroquiais na Internet.
Infelizmente existem uma séria de informações dispersas, tiradas a ferros e por vezes contraditórias, pelo que não nos resta senão esperar para crer !
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais on-line: situação em Maio 2007
Caros confrades,
Já passa mais de um ano que abri este tópico, avisando que não pretendia criar falsas expectativas, o que infelizmente se vem verificando, já que, neste período, as concretizações nacionais têm sido poucas.
De facto, de palpável apenas temos:
1- O ADB (Braga), tem mantido, desde há alguns anos, alguma informação de interesse e habilitações de génere on-line, mas está longe do desejável.
http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=ADB&tema=0&pesq_por=subject
2- O ADP (Porto) tem desde há alguns anos registos notariais de Vila do Conde on-line e no final de 2006 colocou alguns registos paroquiais on-line, mas depois disso este tema pouco ou nada avançou.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=136875#lista
3- O ANTT assinou um protocolo de colaboração em digitalização geral de documentos com os Mormons e tem desenvolvido a TT on-line com informações interessantes, mas em termos de paroquiais diz não ter qualquer projecto de curto prazo de colocação sistemática de registos on-line.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=138844#lista
4- O AUC (Coimbra) anunciou para final de 2008 a disponibilidade de paroquiais e outros documentos on-line, que foi até agora a melhor novidade do ano.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=156295#lista
Tudo indica, como já referi diversas vezes no tópico, que para sairmos deste marasmo, teremos de contar com a dinâmica dos Mormons, que segue em bom ritmo com o trabalho de digitalização de microfilmes existentes e microfilmagem de novos livros, mas ainda há trabalho para muitos anos.
No caso dos registos dos EUA, os Mormons têm já equipas de voluntários a colaborar na indexação dos registos digitais e seguramente antes do final do ano terão um site renovado com acesso a milhares de registos paroquiais.
No caso dos registos da Europa, não sei se organizarão a indexação, mas no mínimo fornecerão os registos digitais aos Arquivos que permitiram a microfilmagem dos paroquiais, para eles os colocarem on-line, como o AUC anunciou.
Face às restrições financeiras dos nossos Arquivos, e consequente falta de pessoal e meios informáticos, o que seria desejável era os nossos registos também estarem on-line nos sites dos Mormons, mas isto ainda não consegui confirmar de fonte segura.
Até lá, aqui ficam alguns uns links com novidades e informação interessante:
'www.genargentina.com.ar/NewsFSearch/digit_microfilmes.htm'
'www.familysearch.org/Eng/Library/Education/sneak_peak_David_E_Rencher.pdf'
'www.familysearchindexing.org/fsi-admin/navctrl.jsf?pname=homeTab'
'www.lds.org/library/display/0,4945,40-1-3384-9,00.html'
'en.wikipedia.org/wiki/FamilySearch'
'blog.geneanet.org/archives_departementales/'
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
PS: algumas das novidades dos Mormons chegaram-me pelo blog do Confrade Tiago Pedroso
Direct link:
RE: Paroquiais on-line: situação em Maio 2007
Caro Angelo da Fonseca,
Para dizer a verdade, foi depois de ver este topico ha algum tempo atras que procurei informacoes e acabei por me oferecer como voluntaria na indexacao de registos no familysearchindexing.org.
Mas passando ao que vale a pena.
A equipa de voluntarios na indexacao de registos ja digitalizados ultrapassa os 33.000. O trabalho destas pessoas tem sido excepcional. So no mes de Abril foram indexados mais de 7 milhoes de registos. Cada voluntario pode escolher que registos indexar (dos projectos que ja existem) e ate mesmo quantos quer fazer.
Nos projectos ja comecados alem dos censos concernentes a varios estados dos EUA, temos registos mistos de Coutances, Franca. E tambem temos registos de obito do Canada.
E nos projectos a comecar brevemente temos registos de Glamorgan, Gales e ainda registos civis da Irlanda e Belgica. A indexacao esta finalmente a abarcar os registos europeus.
Continuo a "cruzar os dedos" para ver Portugal com registos on-line.
Adilia
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caros Confrades,
Alguem tem conhecimento de situação actual no ADP ?
Com os melhores cumprimentos,
Maarit
Direct link:
FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Cara Maarit,
Há muitas freguesias com registros on line no ADP. Entre elas: Freixo de Baixo, Freixo de Cima, Ancede, Aboadela, Aboim e muitas mais. A maioria a partir de 1860, infelizmente. Mas já é um começo.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Boas Notícias
Caros confrades,
Só para esclarecimento geral. Todos as digitalizações que estão a ser realizadas nos vários Arquivos, deverão por norma ser colocadas on-line pelo próprio Arquivo, não existe qualquer restrição. Aliás, ao consultarem o ADPorto poderão verificar que já se encontram várias freguesias on-line, únicamente só estão disponíveis as digitalizações que estão a ser feitas de momento, (os registos mais recentes) tudo o que está microfilmado ainda não foi digitalizado, aí então estará tudo on-line.
Cumprimentos,
Maria
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
SR ÂNGELO FONSECA,
TENTEI PASSO-A-PASSO O QUE O SR DISSE, MAS NÃO OBTIVE UMA BOA RESPOSTA. DEPOIS DO ENTER, APARECE ISSO AÍ EMBAIXO , EM VERMELHO.
Não foram encontrados registos!
Verifique os dados que inseriu e/ou reformule a sua pesquisa.
Voltar
ESTOU FAZENDO ALGO ERRADO ?????
DESDE JÁ MUI GRATO,
MARCIO MARQUES
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caro Marcio Marques,
Numa breve análise o problema poderá resultar de:
1- As instruções que escrevi à mais de um ano já não são válidas, porque o site entretanto evoluiu.
2- Não seguiu as minhas instruções correctamente.
3- O site estava em manutenção ou desligado.
4- Não tem o software adequado (por ex.: versão do navegador ou flash não instalado ou algum antivirus, etc.)
5- Outras razões
De todas estas situações só estou em condições de verificar a primeira.
Assim, para responder-lhe fiz uma experiência de acesso seguindo passo a passo as minhas instruções e posso informá-lo que tudo funcionou como indiquei.
Deste modo sugiro que repita a operação e verifique se acaso se passou alguma das outras situações.
Alerto também que há mais exemplos de utilização neste tópico que poderá ler e experimentar, como por exemplo o post http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137130#lista.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
CARO SR ANGELO,
DESCOBRI ONDE FOI O MEU ERRO !!! UM SIMPLES DETALHE : ESCREVÍ BATISMO, SEM O PÊ !!!! ESTOU NO BRASIL, E AQUI É BATISMO. QUANDO COLOQUEI O PÊ EM BAPTISMO , APARECERAM 244 ÍTENS. MUITO INTERESSANTE, MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!
PERDOE-ME TOMAR O SEU TEMPO, ESTOU ENGATINHANDO AQUI NO GENEALL.
POSSO PEDIR-LHE UMA AJUDA? ESTOU PROCURANDO A ORIGEM DE MEUS BISAVÓS PORTUGUESES QUE VIVERAM E MORRERAM AQUI NO BRASIL, RIO DE JANEIRO.FORAM OS PRIMEIROS PORTUGUESES DA MINHA FAMÍLIA.MEUS PAIS E MEUS AVÓS JÁ MORRERAM E AS ÚNICAS INFORMAÇÕES QUE CONSEGUI FORAM ATRAVÉS DE ATESTADOS DE ÓBITO E NASCIMENTO. FUI PROCURANDO, JUNTANDO AS PEÇAS, QUEM ERA FILHO DE QUEM...CONSEGUI MONTAR UM POUCO DA MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA AQUI NO BRASIL. ISSO É UMA ATIVIDADE MUITO INTERESSANTE, TORNA-SE UM VÍCIO. PARECE UM TRABALHO DE DETETIVE... AGORA QUE DESCOBRI O FORUM DO GENEALL, FICO HORAS LENDO AS MENSAGENS DAS PESSOAS...FICO MUITO ALEGRE QUANDO ALGUÉM AÍ DESCOBRE ALGUMA COISA. AQUI NO BRASIL TUDO É MUITO COMPLICADO. NÃO EXISTE INTERESSE EM PRESERVAR A MEMÓRIA. AS IGREJAS E O ARQUIVO DA DIOCESE SÃO OS LUGARES MAIS ACESSÍVEIS PARA PESQUISA. INFELIZMENTE EXISTEM LIVROS QUE ESTÃO SENDO DETERIORADOS . NADA É MICROFILMADO... EM BREVE MUITA COISA SERÁ PERDIDA.
O MÁXIMO ( O DOCUMENTO MAIS ANTIGO ) QUE ENCONTREI DOS MEUS BISAVÓS FOI PARTE DOS DOCUMENTOS DOS PROCLAMES DE CASAMENTO ( NO ARQUIVO NACIONAL. OS FUNCIONÁRIOS NEM SABEM INFORMAR O QUE ACONTECEU COM TODO O PROCESSO DE CASAMENTO. DISSERAM QUE FOI UM ACASO ENCONTRAR ALGUMA COISA , QUE A MAIORIA DOS DOCUMENTOS ESTÃO PERDIDOS ) . ESSES PROCLAMES DATAM DE 1919 ( OU SEJA: ELES CHEGARAM AQUI ANTES DE 1919 ) . ALÍ FIQUEI SABENDO OS NOMES DOS MEUS ..."TRI"SAVÓS E DATA DE NASCIMENTO DOS MEUS BISAVÓS. PORÉM MINHA PESQUISA PARA AÍ!!!!NÃO CONSIGO ACHAR MAIS NADA, POIS NÃO SEI ONDE MEUS BISAVÓS NASCERAM, A FREGUESIA E O CONSELHO. SEM ESSA INFORMAÇÃO NÃO CONSIGO IR ADIANTE. AQUI É QUE TOMO A LIBERDADE DE PEDIR-LHE AJUDA: COMO ACHAR A FREGUESIA E O CONSELHO EM QUE MEUS BISAVÓS NASCERAM????? MINHAS PEREGRINAÇÕES , VIA E-MAIL, PELOS ARQUIVOS DISTRITAIS E PELAS CRCIVIS, MOSTRARAM-ME QUE É UM TRABALHO IMPOSSÍVEL!!!!!!!!!! JÁ TINHA DESISTIDO QUANDO DESCOBRI ESSE SITE E ESSE FORUM... COMECEI A PENSAR NA POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR OS PASSAPORTES , OU ALGUM REGISTO DE SAÍDA AÍ DE PORTUGAL...NO ARQUIVO DO SETOR DE EXTRANGEIROS DA POLÍCIA FEDERAL AQUI DO BRASIL, NADA SE ENCONTRA. A MESMA COISA COM O ARQUIVO DO CONSULADO DE PORTUGAL AQUI.
PODES DAR-ME ALGUMA AJUDA DE COMO ENCONTRAR O LOCAL DE NASCIMENTO DESSES DOIS PORTUGUESES????
ESPERO NÃO ESTAR ATRAPALHANDO NEM OCUPANDO O SEU TEMPO.
SE EU PUDER ALGUM DIA AJUDÁ-LO EM ALGUMA COISA AQUI NO RIO DE JANEIRO, FICAREI MUITO FELIZ.
DESDE JÁ, MUI GRATO,
MARCIO
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Meu caro Marcio
Porque não fornece para o FORUM os nomes dos seus antepassados ? Pode acontecer que tenham apelidos pouco vulgares ou grupos de apelidos que definem de certo modo algumas famílias e sejam típicos de alguma região de Portugal.
Parece-me que existem listas de emigrantes que se conseguem num departamento
de emigração aqui em Lisboa. Peça ajuda ,através do Forum, aos nossos confrades para lhe indicarem qual é este departamento que eu sei apenas que existe. Talvez por aí consiga começar a desenrolar as coisas.
Desejo que consiga o que pretende. se precisar de algo que eu possa fazer disponha.
Tristão Melo
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
CARO SR TRISTÃO MELO,
DESDE JÁ OBRIGADO. COMO DEVE TER LIDO ESTOU ENGATINHANDO NESSE FORUM.COMO EU FAÇO O QUE SUGERIU-ME ? ATÉ AGORA SÓ TIVE CONTATO COM O SR ANGELO E AGORA COM O SENHOR!!!!
SAUDAÇÕES,
MARCIO
Direct link:
RE: Achar avoengos emigrados para o Brasil
Prezado Marcio Marques,
Se não consegue saber esses dados por informação verbal de parentes mais velhos, ou por documentos antigos (cartas, registos, etc.), vai ser difícil avançar, no entanto poderá experimentar o seguinte:
- abrir um tópico aqui no Genea com os apelidos e descrevendo o que já encontrou com nomes completos e datas, para ver se alguém ajuda.
- como os seus avoengos provavelmente seguiram por mar para o Brasil, poderá tentar ver listas de passageiros desembarcados aí no Brasil. Penso que há sites especializados nesse assunto e alguns permitem pesquiza on-line por nome e/ou apelido (eventualmente mediante pagamento).
Aqui no Geneall, fazendo uma busca por 'navio' encontra os tópicos seguintes:
http://www.geneall.net/P/forum.php?search=navios&tema=0&pesq_por=subject
Seleccione os tópicos a ler e veja se encontra alguma similitude com o seu caso ou alguém com experiência que o ajude.
Por agora é o que posso sugerir,
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: lista de passageiros em navios
Caro Marcio Marques,
Em complemento ao que lhe disse na última mensagem, aqui vai uma mensagem minha antiga que encontrei no tópico 'lista de passageiros em navios':
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=120754#lista
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caro Marcio
Ponha as suas perguntas abrindo um novo tópico , não em INFORMÁTICA mas em PESSOAS ou em FAMÍLIAS. Estes títulos estão ao seu dispor no FORUM. Coloque no seu pedido os nomes que possui dos seus antepassados e as datas de que tem conhecimento.Os temas FAMILIAS e PESSOAS são mais consultados e por isso é provável que vá ter mais respostas e portanto mais auxílio dos nossos generosos confrades. Eles constituem um verdadeira colectividade plena de espírito de entreajuda. Acredito que vai conseguir os seus intentos.
Tristão Melo
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
CARO SR TRISTÃO MELO,
OBRIGADO PELA DICA. FAREI O QUE SUGERIU. SE EU TAMBÉM PUDER AJUDÁ-LO...DISPONHA.
Direct link:
RE: Achar avoengos emigrados para o Brasil
CARO SR ÂNGELO,
VOU COLOCAR MINHAS INFORMAÇÕES NUM TÓPICO CHAMADO "PESQUISA/AJUDA" QUE UM DOS CONFRADES, ROZ= ROZARIO, SUGERIU.
LISTAS DE PASSAGEIROS AQUI NO BRASIL, SÓ NO ARQUIVO NACIONAL. NÃO TRAZ AS INFORMAÇÕES QUE PRECISO, MAS VOU VERIFICAR SUAS DICAS. OBRIGADO.
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
CAROS CONFRADES,
ESTOU ELABORANDO A ÁRVORE GENEALÓGICA DA MINHA FAMÍLIA, MAS ESTROU TRAVADO NOS MEUS AVÓS MATERNOS ( OS BRASILEIROS NA MINHA FAMÍLIA) , POIS MEUS BISAVÓS ERAM PORTUGUESES E O ÚNICO DOCUMENTO QUE ENCONTREI DELES FOI A CERTIDÃO DE CASAMENTO CIVIL AQUI NO BRASIL. ESTE FOI O DOCUMENTO QUE TROXE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE TENHO DELES. INFELIZMENTE NÃO CONTÉM AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES PARA QUE EU POSSA CONTINUAR MINHA PESQUISA , QUE SÃO A FREGUESIA E CONSELHO ONDE NASCERAM. SEM ISSO ESTROU TRAVADO.
MEU BISAVÔ CHAMAVA-SE DANIEL GONÇALVES DIAS ,
PORTUGUÊS,
NASCIDO EM 09 DE FEVEREIRO DE 1894,
FILHO DE JOSE JOÃO DIAS E FLORENCIA PEREIRA DA NATIVIDADE.
MINHA BISAVÓ CHAMAVA-SE MARIA EMILIA,
PORTUGUESA,
NASCIDA EM 03 DE MARÇO DE 1898,
FILHA DE ANTONIO PEREIRA E INOCENCIA DE JESUS
CASARAM SE NO BRASIL, RIO DE JANEIRO, EM 1919./ TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM ENCONTRADAS NOS PROCLAMES DE CASAMENTO ENCONTRADOS NO ARQUIVO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. OS FUNCIONÁRIOS DO ARQUIVO INFORMARAM QUE FOI MERO ACASO ESTE DOCUMENTO ESTAR ARQUIVADO LÁ, POIS ESSES TIPOS DE DOCUMENTOS , NA MAIORIA DAS VEZES ESTÃO PERDIDOS, DESTRUIDOS, QUEIMADOS,.../
MEUS FAMILIARES E PESSOAS CONHECIDAS NADA PUDERAM AJUDAR NAS MINHAS PESQUISAS./ A GERAÇÃO DOS MEUS BISAVÓS E DOS MEUS AVÓS JÁ MORRERAM.MINHA MÃE TAMBÉM JÁ MORREU . SOBROU UM TIO MUITO VELHINHO QUE NÃO LEMBRA DETALHES. /JÁ TENTEI OS ARQUIVOS DISTRITAIS EM PORTUGAL, MAS SEM FREGUESIA E CONSELHO...NADA FEITO!/ ESTOU TENTANDO AGORA A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR OS PASSAPORTES, OU UMA LISTA DE SAÍDA . TENTEI OS GOVERNOS CIVIS DE PORTUGAL. OS QUE RESPONDERAM ,INFORMARAM QUE ESTARIA NOS ARQUIVOS DISTRITAIS. ALGUNS A.D. JÁ INFORMARAM QUE A PESQUISA É DEMORADA, CUSTA CARO!!! O A.D. DO PORTO CONSEGUIU PROCURAR ( TALVEZ ESTEJAM INFORMATIZADOS ) MAS A RESPOSTA FOI NEGATIVA, O GOV. CIVIL DO PORTO NÃO EMITIU PASSAPORTE PARA MEUS BISAVÓS.
AGRADEÇO QUALQUER AJUDA , QUALQUER IDÉIA DOS CONFRADES.
DESDE JÁ MUI GRATO
m&m
Direct link:
RE: lista de passageiros em navios
CAROS CONFRADES,
ESTOU ELABORANDO A ÁRVORE GENEALÓGICA DA MINHA FAMÍLIA, MAS ESTROU TRAVADO NOS MEUS AVÓS MATERNOS ( OS BRASILEIROS NA MINHA FAMÍLIA) , POIS MEUS BISAVÓS ERAM PORTUGUESES E O ÚNICO DOCUMENTO QUE ENCONTREI DELES FOI A CERTIDÃO DE CASAMENTO CIVIL AQUI NO BRASIL. ESTE FOI O DOCUMENTO QUE TROXE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE TENHO DELES. INFELIZMENTE NÃO CONTÉM AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES PARA QUE EU POSSA CONTINUAR MINHA PESQUISA , QUE SÃO A FREGUESIA E CONSELHO ONDE NASCERAM. SEM ISSO ESTROU TRAVADO.
MEU BISAVÔ CHAMAVA-SE DANIEL GONÇALVES DIAS ,
PORTUGUÊS,
NASCIDO EM 09 DE FEVEREIRO DE 1894,
FILHO DE JOSE JOÃO DIAS E FLORENCIA PEREIRA DA NATIVIDADE.
MINHA BISAVÓ CHAMAVA-SE MARIA EMILIA,
PORTUGUESA,
NASCIDA EM 03 DE MARÇO DE 1898,
FILHA DE ANTONIO PEREIRA E INOCENCIA DE JESUS
CASARAM SE NO BRASIL, RIO DE JANEIRO, EM 1919./ TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM ENCONTRADAS NOS PROCLAMES DE CASAMENTO ENCONTRADOS NO ARQUIVO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. OS FUNCIONÁRIOS DO ARQUIVO INFORMARAM QUE FOI MERO ACASO ESTE DOCUMENTO ESTAR ARQUIVADO LÁ, POIS ESSES TIPOS DE DOCUMENTOS , NA MAIORIA DAS VEZES ESTÃO PERDIDOS, DESTRUIDOS, QUEIMADOS,.../
MEUS FAMILIARES E PESSOAS CONHECIDAS NADA PUDERAM AJUDAR NAS MINHAS PESQUISAS./ A GERAÇÃO DOS MEUS BISAVÓS E DOS MEUS AVÓS JÁ MORRERAM.MINHA MÃE TAMBÉM JÁ MORREU . SOBROU UM TIO MUITO VELHINHO QUE NÃO LEMBRA DETALHES. /JÁ TENTEI OS ARQUIVOS DISTRITAIS EM PORTUGAL, MAS SEM FREGUESIA E CONSELHO...NADA FEITO!/ ESTOU TENTANDO AGORA A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR OS PASSAPORTES, OU UMA LISTA DE SAÍDA . TENTEI OS GOVERNOS CIVIS DE PORTUGAL. OS QUE RESPONDERAM ,INFORMARAM QUE ESTARIA NOS ARQUIVOS DISTRITAIS. ALGUNS A.D. JÁ INFORMARAM QUE A PESQUISA É DEMORADA, CUSTA CARO!!! O A.D. DO PORTO CONSEGUIU PROCURAR ( TALVEZ ESTEJAM INFORMATIZADOS ) MAS A RESPOSTA FOI NEGATIVA, O GOV. CIVIL DO PORTO NÃO EMITIU PASSAPORTE PARA MEUS BISAVÓS.
AGRADEÇO QUALQUER AJUDA , QUALQUER IDÉIA DOS CONFRADES.
DESDE JÁ MUI GRATO
m&m
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caro Márcio
Como o seu bisavô tinha os sobrenomes Gonçalves Dias não seria ilógico se pertençesse a uma enorme família "Gonçalves Dias" que existe no distrito de VILA REAL, até porque é uma zona de grande emigração para o Brasil nos finais do século XIX e começos do século XX.
Como tem a data de nascimento dele peça a pesquisa para o ARQUIVO DISTRITAL DE VILA REAL ou experimente pedir auxílio a confrades que estejam pesquizando naquele arquivo.
Um abraço do
Tristão Melo
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
CARO TRISTÃO MELO,
VILA REAL ? BOM SABER !!!!! MAS É ENGRAÇADO...O PAI DO MEU BISAVÔ NÃO TINHA GONÇALVES NO SOBRENOME, A MÃE NÃO TINHA NEM GONÇALVES NEM DIAS... JÁ ENVIEI E-MAILS PARA OUTROS ARQUIVOS DISTRITAIS E ELES PEDEM A FREGUESIA E O CONSELHO. PROVAVELMENTE VÃO PEDIR-ME , CERTO ?
ABRI UM TÓPICO CHAMADO " AJUDA/PESQUISA" NAS SALAS PESSOAS E FAMÍLIA. ENVIEI CÓPIA DAQUELE E-MAIL QUE ENVIEI-LHE COM AS INFORMAÇÕES DOS MEUS BISAVÓS, MAS ATÉ O MOMENTO, NINGUÉM RESPONDEU-ME.
COMO FAÇO PARA SABER QUEM SÃO OS CONFRADES QUE ESTÃO PESQUISANDO LÁ EM VILA REAL ?
MAIS UMA VEZ, MUITÍSSIMO GRATO,
ABRAÇOS,
MARCIO
Direct link:
RE: FINALMENTE REGISTOS ON-LINE !!!
Caro Marcio
No tópico que abriu poderia ter escrito PEDIDO DE AJUDA NO ARQUIVO DE VILA REAL (TRÁS OS MONTES).
O GENEA encarrega-se de colocar o pedido no local mais conveniente.
Repita pois o pedido.
Pode acontecer que os dois sobrenomes sejam uma casualidade e nada tenham a ver com Vila Real, mas há que tentar tudo e ser persistente?!...
Há coisas diabólicas. Minha Bisavó paterna chamava-se Maria Emília Nunes , tinha uma irmã chamada Maria Aurélia Pina e outra Maria Teresa Gouveia. Os pais das três manas chamavam-se André Martins e Ana Garcia. Só que resolveram por às filhas os sobrenomes das madrinhas de batismo!... E esta?
T.Melo
Direct link:
RE: Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caro Rui Pereira,
A ter em conta as novas notícias sobre este tema dadas pelo confrade Figueira em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=186350, parece que, pelo menos em termos de arranque, a AUC não se está a desviar muito do programado.
Infelizmente, segundo as intervenções de vários confrades, depois será como no ADPorto, isto é, arrastar-se-á por muitos anos, podendo alguns de nós já cá não estarmos para colher os frutos.
De qualquer forma, esperemos para ver, e tenhamos esperança que apareçam mais exemplos como o de Óbidos trazidos até nós pelo colega Charters de Azevedo em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=184773#lista.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Notícias
Ola..li sobre essa noticia...e nao sei se serve pro meu caso..mas assim mesmo estou escrevendo...sao apenas alguns lugares que tem esses dados..pois pesquiso o nascimento do meu avo...so tenho o nome : antonio botelho Peralta,nasc: 02.02.1900...parece-me que foi em resende...se souber como faço pra achar o documento de nascimento dele...agradeço! meu email eh: lusbotel@uol.com.br
Obrigada, Luciana
Direct link:
Lista dos paroquias já disponives no ADP
PT/ADPRT/PRQ/PAMT01 Aboadela Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT02 Aboim Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT03 Ansiães Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT04 Ataíde Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT05 Bustelo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT06 Canadelo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT07 Candemil Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT08 Carneiro Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT09 Carvalho de Rei Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT10 Cepelos Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT11 Chapa Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT12 Fregim Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT13 Freixo de Baixo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT14 Freixo de Cima Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT15 Fridão Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT16 Gatão ? Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT17 Gondar Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT18 Jazente Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT19 Lomba Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT20 Louredo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT21 Lufrei Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT22 Madalena Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT23 Mancelos Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT24 Oliveira Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT26 Padronelo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT25 Passinhos Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT27 Real Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT28 Rebordelo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT29 Salvador do Monte Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT30 Sanche Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT31 Santa Cristina de Figueiró Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT32 Santiago de Figueiró Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT33 São Gonçalo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT34 São Simão de Gouveia Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT41 São Verissimo Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT35 Telões Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT36 Travanca Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT37 Várzea Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT38 Vila Caiz Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT39 Vila Chã do Marão Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PAMT40 Vila Garcia Amarante
PT/ADPRT/PRQ/PBAO01 Ancede Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO02 Campelo Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO03 Covelas Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO04 Frende Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO05 Gestaçô Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO06 Gove Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO07 Grilo Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO09 Loivos da Ribeira Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO08 Loivos do Monte Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO10 Mesquinhata Baião
PT/ADPRT/PRQ/PBAO11 Ovil Baião
PT/ADPRT/PRQ/PFLG27 Torrados Felgueiras
PT/ADPRT/PRQ/PMTS01 Custóias Matosinhos
PT/ADPRT/PRQ/PMTS02 Guifões Matosinhos
PT/ADPRT/PRQ/PMTS03 Lavra Matosinhos
PT/ADPRT/PRQ/PPRD24 Vilela Paredes
PT/ADPRT/PRQ/PPVZ10 Póvoa do Varzim Póvoa do Varzim
PT/ADPRT/PRQ/PVCD26 Vairão Vila do Conde
PT/ADPRT/PRQ/PVCD27 Vila Chã Vila do Conde
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Ola..vi a lista,mas nao entendi muita coisa...como faço pra fazer essa busca? moro no brasil..so posso faze-la on line..ha essa possibilidade? por favor me ajudem,ja estou ha quase um ano nessa busca e ainda nao consegui nada..
Agradeço imensamente a quem puder me ajudar!
Grata Luciana
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Cara Luciana
O Arquivo Distrital já tem alguns livros de assentos de baptismo, casamento e óbitos online. O site é wwwpontoadportopontopt.
Deverá seleccionar "Pesquisa", abrirá uma página nova e aí seleccionará "Pesquisa avançada"
Aí seleccionará "pesquisar documentos com imagem"
Onde diz Título deverá escrever "baptismos" ou "casamentos" ou "óbitos" conforme o que procurar. Em seguida, onde diz Localidade deve escrever o nome da Paróquia onde quer procurar os seus antepassados. E finalmente carrega na palavra "pesquisar"
Aparecerá uma página com as ligações para os livros da Paróquia que seleccionou e que já pode consultar online. Depois é só escolher o livro que quer ver e começar a lê-lo online.
Espero que tenha ajudado. Caso precise de mais explicações, diga. Se quiser também me pode dizer qual a Paróquia que pretendia ver e os anos, que eu posso ver se já estão os livros disponíveis.
Cumprimentos
Carla Afonso
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Ola carla,
Infelizmente nao tenho esses dados..as unicas informações que tenho são as que ja escrevi..tentarei..mas nao sei se conseguirei somente com oque tenho.
Agradeço imensamente pela sua ajuda...
Luciana
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Estimada Carla
Encontrei....., só que não estou a conseguir aceder e tenho a certeza que estou a seguir "os passos" que aqui indicou.
Segui a indicação de um confrade deste tópico para Várzea de Amarante que já estaria digitalizado mas assim que carrego em pesquisar, depois de seguir as suas indicações não aparece a tal página c/ as ligações para os livros da Paróquia, apenas me dá a indicação que não foram encontrados registos. Eu pesquiso 1700/1711
Obrigada e desculpe o incómodo
Stella
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Stella
Estive a procurar as datas que indicou e os registos referentes a essas datas ainda não estão digitalizados porque se encontram microfilmados. É por isso que lhe dá a indicação que não foram encontrados registos. Como disse anteriormente, estão a digitalizar primeiro o que se encontra só em livro. Para ver os registos tinha de se deslocar ao Arquivo.
Se quiser confirmar a minha informação, pode escrever só esta referência PT/ADPRT/PRQ/PAMT37/001/0003 mas não assinale pesquisar documentos com imagens.
No entanto, encontram-se registos de outras datas desta Paróquia digitalizados. Se lhe interessarem. Siga todos os passos que eu lhe disse mas aconselhava-a a não escrever as datas. Assim poderá ver o que está disponível.
Cumprimentos
Carla
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Carla
Muito obrigada pela sua prestimosa colaboração.Lá terei que me deslocar ao Arquivo, espero que pelo menos tenha a sorte deste microfilme estar legível! Mas pelo menos sentimos que estão no bom caminho, não podemos ser derrotistas!
Cumprimentos
Stella
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Cara Luciana
Tenho acompanhado seus pedidos de ajuda em outros tópicos e não sei o que você pretende pesquisar online no Arquivo Distrital do Porto, já que as freguesias de Resende e Anreade têm a ver é com o Arquivo Distrital de Viseu, e não com o do Porto, conforme outros participantes deste fórum já informaram a você.
De qualquer maneira, se pretende mesmo pesquisar todos os registros de todas as freguesias do Arquivo Distrito do Porto que já estão digitalizadas(será muito trabalhoso!) siga as orientações do José António Reis, no tópico "aviso à navegação", mensagem de 21/3 às 13:43 e mensagem de 26/3 às 22:39. Para fazer a pesquisa é preciso registrar-se antes e anotar o número que lhe será atribuído. Sempre que entrar no site do Arquivo Distrital do Porto para pesquisar terá que usar este número e a senha que escolher. Apenas substitua "Campelo" pelo nome da freguesia que lhe interessa.
Boa sorte.
Marli Ribeiro
São Paulo
Direct link:
RE: mudança de www.adporto.org para www.aporto.pt
Caros Confrades,
Conforme já terá detectado houve ultimamente significativas melhorias na pesquiza on-line do ADP, que passo a recordar:
1- O número de freguesias aumentou muitissimo conforme mensagem de mpgs em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190166#lista
2- O endereço do site foi alterado de www.adporto.org para www.aporto.pt conforme mensagem de Costa Reis em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=188712#lista
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Correcção para www.adporto.pt
Caros Confrades,
Por lapso o novo endereço do ADP foi escrito incorrectamente, que deverá ser corrigido para: www.adporto.pt
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro Angelo
Queira desculpar por o incomodo, mas gostaria tambem de saber com pesquisar os processos dos padres, pela NET, tenho alguns Padres do concelho da Sertá que gostaria de pesquisar,
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro Carlos Luiz,
Por enquanto, penso que as únicas habilitações de génere pesquisáveis são as Braga, que poderá ver no site do ADB.
É muito provável que as da Sertã estejam em Coimbra, que tem em curso um projecto para disponibilizar dados pela Net a partir de 2008, mas que ainda não é visível !
Deste modo, por enquanto, a única solução para o seu caso passa pela consulta dos processos no AUC.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Olá confrades
Grão a grão, enche o genealogista a sua árvore com a informação que tem vindo a ser disponibilizada no site do Arquivo Distrital do Porto. Já estão disponíveis mais algumas paróquias, neste caso dos Concelhos da Maia, Matosinhos e a Paróquia de Alpendurada pertencente ao Concelho de Marco de Canavezes.
Neste ano de 2008, o ADPorto tem avançado bastante. É pena que o mesmo não aconteça ainda com os outros Arquivos.
Com os melhores cumprimentos.
Carla Afonso
Direct link:
Mais 654 livros...
Mais 654 livros desde a última actualização, nada mau!
Agora só faltava mesmo uma forma de consultar mais simples.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: Novo: Consulta de Paroquiais on-line unificada
Caro Tiago,
Recebi o seu e-mail dando conta da sua iniciativa em criar um site para pesquisa unificada de paroquiais on-line, que desde já merece os meus elogios e parabéns.
Pela utilidade que terá para as pesquisas dos restantes confrades aqui deixo o endereço do site e os objectivos que com ele se propõe fazer.
http://etombo.com/.
Este site pretende agregar todos as fontes em formato digital sobre genealogia portuguesa. Neste momento concentramo-nos nas fontes primárias - os fundos paroquiais. Em curso, por todo o país, decorrem iniciativas diversas, os conteúdos vão sendo disponibilizados nos respectivos sites lentamente. Por aqui tentaremos dar acesso a esses dados de forma mais simples.
Com votos dos maiores sucessos para a sua iniciativa tão útil a todos nós, despeço-me com um cordial abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Boa noite.
Será que não teria registros de Paróquia de Lamego de 1900 a 1933 ?
Nascimentos, batizados, casamentos e óbitos?
Procuro por Joaquim Alves da Silva, Ana Maria Ferreira Soares e Virgentina Soares da Silva.
Grata desde já.
Rosangela.
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Cara Rosangela,
Lamego pertence a Viseu.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamego
Sucesso
Adilia
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Intern
Mais livros no ADP:
hoje 66, referentes a Aldoar, Bonfim, Gueifães, Leça do Bailio e Aguiar do Sousa
sexta 765, referentes a paróquias de Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes e Porto
Fiquei contente especialmente pelo concelho do Porto coemçar a ficar finalmente disponível.
Parabéns ao ADP!
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Intern
Boas novas sem dúvida.
Prponho um desafio a quem se quiser associar para que por todos possa ser mais fácil.
Poderíamos individualmente indexar os diferentes assentos em particular os da cidade do Porto pela dificuldade em compulsar todos eles. Paa tal fazendo um simples apanhado em tabela (por exemplo) de Baptismos com número do assento, ano, nome, data de nascimento, filiação e naturalidade dos pais, casamento dos pais, avós e averbamentos podem ser uma excelente ajuda para todos.
Pessoalmente posso dar o início começando com Baptismos Bonfim (Porto) por exemplo 1881.
Alguem embarca nesta aventura que por todos se torna mais fácil?
Um abraço
Filipe Pinheiro de Campos
Direct link:
RE: Indexação de assentos
Caro Filipe Pinheiro de Campos,
A indexação dos assentos é tão importante como a própria disponibilidade dos assentos (quer na Net, quer nos arquivos), melhorando extraordinariamente a produtividade na pesquisa genealógica e minimizando todos os gastos associados (tempo dispendido, pessoal nos arquivos, carga dos sistemas informáticos, comunicações, etc.).
Infelizmente a indexação necessita da leitura prévia e individualizada de cada assento, o que, para ser feita em tempo útil e correctamente, exige mão de obra qualificada intensiva e coordenação eficaz, ao contrário da digitalização dos filmes que pode ser concentrada num número pequeno de profissionais equipados com os meios adequados.
Este problema também o sentiram os nossos amigos dos Mórmons, tendo criado uma cadeia de milhares de voluntários de perfil adequado e devidamente coordenados e constituídos como grande equipa em rede, cujos pormenores poderão ser vistos em http://www.familysearchindexing.org/en/index.jsp .
Portanto, achando a sua proposta muito louvável, penso que para ser levada a cabo, necessita de uma infraestrutura mínima que divulgue o projecto, escolha os voluntários, coordene as equipas e disponibilize os dados, o que poderia ser uma iniciativa da TT, quiçá do Geneall ou alguma entidade criada para o efeito, pública ou privada.
Por mim também darei o meu contributo, não necessariamente só em assentos já disponíveis na Net, pois a indexação é igualmente importante para a consulta dos livros e microfilmes, nomeadamente enquanto não estão na Net.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Intern
Caros amigos,
Estou a tentar pesquisa o nascimento de um familiar; segundo a certidão do filho, ele seria natural da freguesia da Sé, Porto, entre 1878 ou 1879. Em que paróquia estará o respectivo livro de baptismos, por forma a que eu possa tentar procurar na pesquisa online?
Obrigado!
Mário Nogueira
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Intern
Caro Mário Nogueira
A pesquisa online no ADP não é feita por paróquia, mas por freguesia, o que acaba dando na mesma, lógico. A sua pesquisa terá que ser primeiro pela freguesia e depois pelas datas. Isto se a freguesia da Sé já estiver digitalizada. Se não estiver, faltará pouco, pelas mensagens que tenho visto no fórum.
Marli Ribeiro
Direct link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro Angelo da Fonseca
Muito obrigado um pouco tardivo, mas agradecido, fico no entanto confuso, sem saber onde pesquisar, pois não consigo ler estas tres letras A.U.C!
com os meus cumprimentos
Carlos luiz
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Intern
Pois :S
Eu não estava a encontrar, mas presumo que seja porque os respectivos registos ainda não foram digitalizados. Desculpem-me a ignorância...
Mário Nogueira
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Intern
Obrigado, Marli! Já percebi que a freguesia da Sé, nos anos que procuro, ainda não está disponível. Vou estar atento :)
Mário Nogueira
Direct link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro Carlos Luís,
AUC é a sigla que é costume usar-se para o Arquivo da Universidade de Coimbra, pelo que infelizmente significa que terá de deslocar-se lá para a sua consulta, ou então arranjar alguma alma caridosa que o faça por si.
O AUC também tem um projecto para divulgação de vários registos pela Net, mas tanto quanto me informaram nesta fase não engloba os processos de habilitação de génere.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro Mário Nogueira,
Embora o ADP sejas dos mais adiantados na disponibilidade de assentos pela Net, ainda falta muito trabalho até lá estarem todos os concelhos, freguesias e anos.
Recentemente, vários 'posts' neste tópico, indicam o que já estaria pronto para consulta, pode ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190166#lista e em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=193848#lista.
Mas como a situação altera-se a todo o momento, coloquei aqui um post indicando um site para ajuda nas pesquisas no ADP e afins, onde pode ver o que vai estando pronto. Pode vê-lo em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=192883#lista.
Sobre as freguesias do Porto pode consultar aqui o Geneall em http://www.geneall.net/P/pag.php?id=230 ou http://www.ucm.es/info/archiepi/aevh/portofreg.html
Aparentemente, do que vi ainda não há assentos da fregª da Sé para consulta, mas nada como ir vendo por si, pois é tudo muito dinâmico.
Boa sorte e cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Obrigado Ângelo, as suas informações são de grande utilidade! Estarei atento!
Mário Nogueira
Direct link:
RE: Arquivos Distritais vs Mórmons
Caro amigo
Angelo da Fonseca
O que eu procuro sabern é a filiação do Padre Simão Fernandes, do concelho da Sertã, freg. do Nesperal, filho de Catarina Simòa, falecida em 1660, já viuva desconhecendo o nome do marido, pai deste Padre, que julgo encontrar a sua filiação, talvez na Igreja, que lhe foi destinada, ou onde ele professou!
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: Habilitação de génere no AUC
Caro Carlos Luiz,
Como lhe disse, a resposta para a sua quetão estará na habilitação de génere do Pe. Simão Fernandes que provavelmente está no AUC.
Tente ver se o Confrade Pedro França lhe pode dar uma ajuda deixando-lhe uma mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=194174.
Alternativamente abra um tópico novo alusivo à sua questão pois terá mais visibilidade do que permanecer aqui neste tópico, onde o assunto é distinto do que pretende.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
230 novos livros online no ADP
Notável o ritmo do ADP nos últimos 7 dias disponibilizaram online mais de 230 livros referentes a paroquiais do concelho do Porto.
Espero ansiosamente por Cedofeita.
Para os confrades do outro lado do Atlãntico, talvez seja importante referir que boa parte dos paroquiais do Bonfim já estão disponíveis. Esta freguesia foi uma das grandes fornecedoras de emigrantes entre 1870 e 1920.
Parabéns ao ADP pelo excelente trabalho realizado.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: 230 novos livros online no ADP
E as novidades de hoje vão para...
Penafiel, registos de Penafiel online no ADP...
Abragão, Boelhe, Bustelo, Canelas, Capela, Castelões, Croca, Duas Igrejas
Parabens ao ADP
Tiago
Direct link:
RE: Paroquiais on-line: situação em Junho 2008
Caros Confrades,
Passado mais um ano sobre o último ponto da situação, em que seguramente muito se trabalhou nesta área, os resultados em termos de cobertura nacional estão ainda muito longe das nossas expectativas.
Ainda assim, sem pretender ser exaustivo, seria injusto não destacar algumas evoluções, a saber:
1- O ADP (Porto)
Novo site http://www.adporto.pt/ em vez do www.adporto/org e forte crescimento no número de freguesias disponíveis, que pode ver aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190166#lista
Para acesso integrado às várias fontes on-line em Portugal poderá ver aqui:
http://etombo.com/
2- Arquivo Regional da Madeira
Estão disponíveis os registos de casamento de todas as freguesias do Arquipélago da Madeira até 1911, num total de 166.585 registos.
Estão disponíveis todos os registos de Baptismos do Porto Santo até 1911, freguesias de São Martinho (1860 a 1911), Santo António (1894 a 1910), São Roque (1860 a 1911), Monte (1894 a 1911), Sé, São Pedro e Santa Luzia (1894 a 1911), num total de 45.171 registos.
Estão disponíveis os registos de passaportes de 1872 a 1910, num total de 35.686 registos.
Ver aqui http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=1&id_page=201
3- Centro de Conhecimento dos Açores
Estão disponíveis paroquiais, habilitações de génere, etc.
ver aqui http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/
4- Paroquias de Óbidos informatizados
Ver aqui anúncio http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196060
5- Paroquiais de Torres Vedras informatizados
Ver aqui anúncio http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196835#lista
6- Iniciativa de digitalização/indexação dos Mórmons
Cerca de dois anos após o anúncio do projecto começam a estar disponíveis os milhões de registos já processados, infelizmente com enfâse para os EUA e UK, mas já dá para ver a ponta do iceberg, que pode ver aqui:
http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html
http://www.todofamilysearch.com.ar/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=30
7- Embora noutro campo não podemos deixar de nomear a DGA (antiga TT) com o site em remodelação, mas disponibilizando os excelentes motores de pesquisa:
- TT ON-line fortemente ampliada agora em http://ttonline.dgarq.gov.pt/ e
- DGARQ em http://digitarq.dgarq.gov.pt/
Embora o 2008 ainda esteja a meio, infelizmente relativamente ao AUC ainda só temos promessas como pode ver aqui:
http://www.uc.pt/auc/fundos/pesquisa_temp
Esperemos que o resto do ano nos traga mais novidades, que bem precisamos.
Boas pesquisas e cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Marcas D´agua
É sempre de agradecer o facto de existir, finalmente, algo para consultar on-line. Estava a fazer uma consulta e deparo com assentos com uma caligrafia realmente impossível de entender. Mas o que me incomodou mais, foi a atenção estar a ser desviada para a gigante marca de água do logotipo do ADP, a ocupar metade das páginas do livro e pensei: bolas! Já é tão difícil a leitura no meio de tantos borrões, para quê dificultar mais? Não sei se a colocam em todos mas estes que espreitei, padecem deste acréscimo. Um desabafo, apenas um desabafo.
Cumprimentos.
Direct link:
RE: Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caros confrades,
Alguma novidade relativamente à disponibilização dos paroquiais do distrito de Coimbra?
Muito obrigado
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caro Tiago,
Infelizmente para nós, por enquanto, tudo na mesma como a 'lesma'.
Só nos resta ir vendo todos meses em http://www.uc.pt/auc/fundos/pesquisa_temp .
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Alguem me pode informar se já consulta online do Arquivo de Aveiro?
Agradeço essa informação
M.Dourados
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Caro Confrade,
Penso que o Arquivo de Aveiro ainda não tem assentos on-line, mas se quiser ter a certeza ou previsões pode-os consultar no endereço que está na minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137231#lista.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Boa Tarde!
Necessito de informações sobre a Familia Cardoso, acredito que da região de Azeveda - Limões, ou proxima, alguem tem alguma sugestão, ou algum site para pesquisa??
Cumprimentos
Vitorio Trevisan Neto - Brasil
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Prezado Vitorio Neto,
A localidade de Azeveda pertence à fregª de Limões, concº de Ribeira de Pena, distº de Vila Real, pelo que os assentos deverão estar no Arquivo Distrital de Vila Real, que infelizmente não tem assentos para pesquisa on-line.
A sua mensagem neste tópico tem pouca visibilidade, pelo que se já fez pesquisa aqui no Geneall por Cardosos, Limões, Arquivo de Vila Real, etc. e não encontrou nada, sugiro que abra um tópico novo sobre Cardosos de Limões - Ribeira de Pena a pedir ajuda, mas fornecendo dados mais precisos com nomes e datas das pessoas de quem pretende informação.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Caro Vitorio Trevisan Neto
O que procura concretamente. Qual o seu interesse em '' CARDOZOS '' e quais as pessoas concretas que lhe interessam, se possivel com datas certas ou aproximadas.
cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Boa Tarde!
Agradeço as respostas. Oque procuro é o nascimento de Gracinda de Almeida, mãe de Americo Jose Cardoso, não possuo o nome do pai dele. O Americo Jose Cardoso nasceu em Cerva/Vila Real em 1883.
Procuro tambem, informações sobre o nascimento de Jose Teixeira, nascido em Faia, Cabeceiras de Basto, Braga e sua esposa Joaquina Rosa, nascida em Cerva, Vila REal.
Eles são pais de Alexandre Jose Teixeira, nascido em Alvite, Cerva, Vila Real em 1850, que casou-se em 01/09/1872 com Camila Ribeiro, em Cerva, Vila Real.
Qualquer auda, será bem vinda.
Cumprimentos
Vitorio Trevisan Neto - Brasil
Direct link:
RE: Procuro
Oi Stella
Felicitações
Procuro o Batistério de André Nogueira Ribeiro, filho de Gonzalo Nogueira e Maria Ribeiro, naturais da freguesia de Santa Cristina (Catarina) de Nogueira, Arcebispado de Braga. Nas minhas pesquisas me informarão que esta freguesia hoje pertence ao distrito do Porto. Casou-se no Brasil com a filha de Luciano Dias Cardoso de Vargas (também Portugês), o Batistério de seu 1º filho é de cerca de 1720, suspeita-se que tenha vindo para o Brasil viúvo, certamente com a idade um pouco avançada, ainda não encontre seu óbito (arquivo do bispado encontra-se em fase de microfilmagem). Conseguindo estes dados já seria de muita valia.
desde já grato pela atenção: Antonio Nogueira Regis
Direct link:
RE: Procuro - Sta. Cristina de Nogueira
Caro Antonio,
Segundo o "inventario Colectivo de Registos Paroquiais", vol.2 existe a paroquia com o nome de Nogueira em varios sitios em Portugal. Mas usando a informacao do orago - Santa Cristina/Catarina, encontrei o seguinte:
Freguesia Concelho Distrito
Nogueira (Santa Cristina) Lousada Porto
Contacte o Arquivo Distrital do Porto e peca o documento que pretende.
website: www.adporto.pt
email: info@adporto.pt
Boa sorte,
Adilia
Direct link:
RE: Paroquiais on-line no Brasil (Mormons)
Caros Confrades,
Em complemento à minha informação de Junho, venho informar que o trabalho dos Mórmons (ponto 6 da mensagem) também já começou a dar frutos no Brasil.
Efectivamente, no endereço abaixo já se pode consultar online os registros civis de nascimento, casamento e óbito de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, de 1889 a 2006 (Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos dos Goitacazes, Itaperuna, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio de Janeiro, Sta. Maria Madalena, São Gonçalo, S. João de Meriti e Volta Redonda).
Brazil, Rio de Janeiro Civil Registration, 1889-2006
http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#w=;p=2;c=1475845;t=browsable
Como já em tempos aqui referi, a par das iniciativas meritórias de diversos Arquivos portugueses, anunciando ou iniciando a disponibilidade dos assentos paroquiais 'on-line', penso que a nossa esperança no salto quantitativo dessa disponibilidade está mais uma vez associada a capacidade e profissionalismo dos Mórmons.
Só espero que a vez de Portugal não tarde muito.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caros Confrades,
Conforme informação da Confreira Isabel (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211757#lista) finalmente começam a haver assentos do AUC on-line !
Pode-se aceder directamente no endereço http://193.137.201.197/pesquisa/ e a aplicação é idêntica à do ADP.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caro confrade
Se eu pretender ver um livro de paroquiais de uma determinada data, a aplicação permite visionar página a página?
Eu não estou a conseguir aceder.
Cordiais cumprimentos
Costa Maia
Direct link:
RE: Lista de baptismos já disponíveis na AUC
Caros Confrades,
Seguindo o meu aviso de disponibilidade de assentos do AUC on-line deixo aqui a lista de baptismos disponíveis nesta data.
Não pesquisei exautivamente, mas penso que há casamentos e óbitos para as mesmas paróquias, contudo por falta de tempo não fiz a respectiva lista.
O procedimento é parecido com o que já se faz no ADP, que passo a resumir:
1- Aceda directamente no endereço http://193.137.201.197/pesquisa/
2- Seleccione pesquisa avançada
3- Seleccione a opção: "Pesquisar apenas documentos com imagens"
4- Seleccione na lista abaixo a referência que lhe interessa (no lado esq.), coloque-a no respectivo campo (Referência) e presione o 'botão pesquisar'.
5- Logo que aparecer uma imagem pequena do "livro" seleccione-a também e espere que abra outra janela, onde encontra do lado esquerdo a lista das imagens que pode consultar. Escolha uma de cada vez e devirta-se.
Lista de baptismos disponíveis:
Concelho de Arganil
PT/AUC/PAR/AGN02/002/0001 - Arganil - Baptismos 1658/1754 - 505 imagens
PT/AUC/PAR/AGN02/002/0002 - Arganil - Baptismos 1754/1785 - 286 imagens
PT/AUC/PAR/AGN02/002/0003 - Arganil - Baptismos 1785/1830 - 341 imagens
PT/AUC/PAR/AGN04/002/0001 - Benfeita - Baptismos 1783/1789 - 365 imagens
PT/AUC/PAR/AGN04/002/0003 - Benfeita - Baptismos 1864 - 21 imagens
Concelho de Coimbra
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0001 - Almalaguês - Baptismos 1558/1683 - 519 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0002 - Almalaguês - Baptismos 1683/1753 - 532 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0003 - Almalaguês - Baptismos 1816/1838 - 154 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0004 - Almalaguês - Baptismos 1838/1852 - 157 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0005 - Almalaguês - Baptismos 1852/1868 - 302 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0006 - Almalaguês - Baptismos 1868/1873 - 132 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0007 - Almalaguês - Baptismos 1874 - 38 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0008 - Almalaguês - Baptismos 1875 - 29 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0009 - Almalaguês - Baptismos 1876 - 25 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0010 - Almalaguês - Baptismos 1877 - 33 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0011 - Almalaguês - Baptismos 1878 - 29 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0012 - Almalaguês - Baptismos 1879 - 32 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0013 - Almalaguês - Baptismos 1880 - 32 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0014 - Almalaguês - Baptismos 1881 - 36 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0015 - Almalaguês - Baptismos 1882 - 34 imagens
PT/AUC/PAR/CBR01/002/0016 - Almalaguês - Baptismos 1883 - 37 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0001 - Ameal - Baptismos 1558/1751 - 499 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0002 - Ameal - Baptismos 1751/1777 - 235 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0003 - Ameal - Baptismos 1777/1815 - 202 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0004 - Ameal - Baptismos 1815/1840 - 150 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0005 - Ameal - Baptismos 1840/1859 - 128 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0006 - Ameal - Baptismos 1860/1863 - 45 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0007 - Ameal - Baptismos 1864/1868 - 52 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0008 - Ameal - Baptismos 1869/1872 - 53 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0009 - Ameal - Baptismos 1873/1874 - 45 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0010 - Ameal - Baptismos 1875/1877 - 64 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0011 - Ameal - Baptismos 1878/1879 - 39 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0012 - Ameal - Baptismos 1880 - 19 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0013 - Ameal - Baptismos 1881 - 18 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0014 - Ameal - Baptismos 1882 - 17 imagens
PT/AUC/PAR/CBR03/002/0015 - Ameal - Baptismos 1883 - 17 imagens
PT/AUC/PAR/CBR04/002/0001 - Antanhol - Baptismos 1743/1805 - 193 imagens
PT/AUC/PAR/CBR04/002/0002 - Antanhol - Baptismos 1846/1859 - 39 imagens
PT/AUC/PAR/CBR04/002/0003 - Antanhol - Baptismos 1860/1863 - 30 imagens
PT/AUC/PAR/CBR04/002/0004 - Antanhol - Baptismos 1864/1871 - 50 imagens
PT/AUC/PAR/CBR04/002/0005 - Antanhol - Baptismos 1872/1875 - 43 imagens
PT/AUC/PAR/CBR05/002/0001 - Antuzede - Baptismos 1726/1762 - 63 imagens
PT/AUC/PAR/CBR05/002/0002 - Antuzede - Baptismos 1762/1850 - 274 imagens
PT/AUC/PAR/CBR05/002/0003 - Antuzede - Baptismos 1860/1872 - 127 imagens
PT/AUC/PAR/CBR05/002/0004 - Antuzede - Baptismos 1872/1882 - 87 imagens
PT/AUC/PAR/CBR05/002/0005 - Antuzede - Baptismos 1883 - 9 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0001 - Arzila - Baptismos 1805/1858 - 127 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0002 - Arzila - Baptismos 1858/1859 - 6 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0003 - Arzila - Baptismos 1860 - 8 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0004 - Arzila - Baptismos 1861 - 8 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0005 - Arzila - Baptismos 1862 - 7 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0006 - Arzila - Baptismos 1863 - 7 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0007 - Arzila - Baptismos 1864 - 8 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0008 - Arzila - Baptismos 1865 - 6 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0009 - Arzila - Baptismos 1866 - 9 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0010 - Arzila - Baptismos 1867 - 10 imagens
PT/AUC/PAR/CBR06/002/0011 - Arzila - Baptismos 1868/1876 - 57 imagens
PT/AUC/PAR/CBR07/002/0001 - Assafarge - Baptismos 1859/1873 - 103 imagens
PT/AUC/PAR/CBR07/002/0002 - Assafarge - Baptismos 1873/1879 - 51 imagens
PT/AUC/PAR/CBR08/002/0003 - Botão - Baptismos 1803/1846 - 253 imagens
PT/AUC/PAR/CBR34/002/0001 - São Facundo - Baptismos 1738/1799 - 144 imagens
PT/AUC/PAR/CBR34/002/0002 - São Facundo - Baptismos 1799/1830 - 72 imagens
Concelho de Condeixa
PT/AUC/PAR/CDN01/002/0001 - Anobra - Baptismos 1756/1845 - 563 imagens
PT/AUC/PAR/CDN01/002/0002 - ParóAnobra - Baptismos 1845/1859 - 91 imagens
PT/AUC/PAR/CDN01/002/0003 - Anobra - Baptismos 1860 - 9 imagens
PT/AUC/PAR/CDN01/002/0004 - Anobra - Baptismos 1861 - 9 imagens
PT/AUC/PAR/CDN01/002/0005 - Anobra - Baptismos 1862/1863 - 16 imagens
PT/AUC/PAR/CDN01/002/0006 - Anobra - Baptismos 1864 - 16 imagens
PT/AUC/PAR/CDN02/002/0001 - Belide - Baptismos 1800/1849 - 52 imagens
PT/AUC/PAR/CDN02/002/0002 - Belide - Baptismos 1849/1859 - 27 imagens
PT/AUC/PAR/CDN03/002/0001 - Bendafé - Baptismos 1830/1859 - 32 imagens
PT/AUC/PAR/CDN03/002/0002 - Bendafé - Baptismos 1860 - 4 imagens
PT/AUC/PAR/CDN03/002/0002 - Bendafé - Baptismos 1861/1862 - 7 imagens
PT/AUC/PAR/CDN03/002/0002 - Bendafé - Baptismos 1863/1864 - 10 imagens
Concelho de Cantanhede
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0001 - Ançã - Baptismos 1644/1770 - 632 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0002 - Ançã - Baptismos 1806/1822 - 186 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0003 - Ançã - Baptismos 1858/1860 - 20 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0004 - Ançã - Baptismos 1860/1865 - 103 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0005 - Ançã - Baptismos 1866/1873 - 101 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0006 - Ançã - Baptismos 1874 - 21 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0007 - Ançã - Baptismos 1875 - 20 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0008 - Ançã - Baptismos 1876 - 20 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0009 - Ançã - Baptismos 1877 - 16 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0010 - Ançã - Baptismos 1878 - 18 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0011 - Ançã - Baptismos 1879 - 17 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0012 - Ançã - Baptismos 1880 - 15 imagens
PT/AUC/PAR/CNT01/002/0013 - Ançã - Baptismos 1881 - 20 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0001 - Bolho - Baptismos 1751/1830 - 398 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0002 - Bolho - Baptismos 1830/1857 - 91 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0003 - Bolho - Baptismos 1868/1875 - 89 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0004 - Bolho - Baptismos 1876/1878 - 50 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0005 - Bolho - Baptismos 1879 - 23 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0006 - Bolho - Baptismos 1880 - 18 imagens
PT/AUC/PAR/CNT02/002/0007 - Bolho - Baptismos 1881 - 16 imagens
Concelho da Figueira da Foz
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0001 - Alhadas - Baptismos 1670/1723 - 446 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0002 - Alhadas - Baptismos 1723/1755 - 588 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0003 - Alhadas - Baptismos 1755/1769 - 291 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0004 - Alhadas - Baptismos 1769/1781 - 253 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0005 - Alhadas - Baptismos 1781/1792 - 252 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0006 - Alhadas - Baptismos 1792/1818 - 400 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0007 - Alhadas - Baptismos 1792/1840 - 426 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0008 - Alhadas - Baptismos 1818/1844 - 101 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0009 - Alhadas - Baptismos 1844/1854 - 254 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0010 - Alhadas - Baptismos 1854/1859 - 101 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0011 - Alhadas - Baptismos 1860/1861 - 97 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0012 - Alhadas - Baptismos 1862/1864 - 109 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0013 - Alhadas - Baptismos 1865/1871 - 258 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0014 - Alhadas - Baptismos 1872/1876 - 168 imagens
PT/AUC/PAR/FIG01/002/0015 - Alhadas - Baptismos 1877 - 40 imagens
Concelho de Góis
PT/AUC/PAR/GOI01/002/0001 - Alvares - Baptismos 1604/1747 - 582 imagens
PT/AUC/PAR/GOI01/002/0002 - Alvares - Baptismos 1748/1775 - 192 imagens
PT/AUC/PAR/GOI01/002/0003 - Alvares - Baptismos 1775/1791 - 102 imagens
PT/AUC/PAR/GOI01/002/0004 - Alvares - Baptismos 1755/1791 - 122 imagens
PT/AUC/PAR/GOI01/002/0005 - Alvares - Baptismos 1788/1830 - 486 imagens
PT/AUC/PAR/GOI01/002/0006 - Alvares - Baptismos 1830/1837 - 71 imagens
Concelho de Montemor-o-Velho
PT/AUC/PAR/MMV02/002/0001 - Arazede - Baptismos 1740/1768 - 434 imagens
PT/AUC/PAR/MMV02/002/0002 - Arazede - Baptismos 1768/1809 - 866 imagens
PT/AUC/PAR/MMV02/002/0003 - Arazede - Baptismos 1809/1830 - 258 imagens
PT/AUC/PAR/MMV02/002/0004 - Arazede - Baptismos 1830/1858 - 263 imagens
Concelho de Oliveira do Hospital
PT/AUC/PAR/OHP01/002/0001 - Aldeia das Dez - Baptismos 1634/1755 - 422 imagens
PT/AUC/PAR/OHP01/002/0002 - Aldeia das Dez - Baptismos 1789/1830 - 210 imagens
PT/AUC/PAR/OHP01/002/0003 - Aldeia das Dez - Baptismos 1830/1859 - 133 imagens
PT/AUC/PAR/OHP01/002/0004 - Aldeia das Dez - Baptismos 1860/1872 - 119 imagens
PT/AUC/PAR/OHP01/002/0005 - Aldeia das Dez - Baptismos 1873/1880 - 128 imagens
PT/AUC/PAR/OHP02/002/0001 - Alvoco das Várzeas - Baptismos 1828/1855 - 102 imagens
PT/AUC/PAR/OHP02/002/0002 - Alvoco das Várzeas - Baptismos 1855/1875 - 100 imagens
Concelho de Soure
PT/AUC/PAR/SRE01/002/0001 - Alfarelos - Baptismos 1736/1755 - 98 imagens
PT/AUC/PAR/SRE01/002/0002 - Alfarelos - Baptismos 1755/1801 - 98 imagens
PT/AUC/PAR/SRE01/002/0003 - Alfarelos - Baptismos 1801/1840 - 98 imagens
PT/AUC/PAR/SRE01/002/0004 - Alfarelos - Baptismos 1840/1846 - 103 imagens
PT/AUC/PAR/SRE01/002/0005 - Alfarelos - Baptismos 1846/1859 - 98 imagens
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Lista de baptismos já disponíveis na AUC
Caro Ângelo,
Já pode navegar no sitio do costume por Coimbra :)
Um abraço
Tiago
Direct link:
RE: Paroquiais de Coimbra na Internet em 2008
Caro Confrade,
Para encontrar o que lhe interessa, tem de escolher a freguesia e gama de datas de interesse. Abrindo esse conjunto, ficam disponíveis várias dezenas ou centenas de imagens, cada uma correspondendo a duas folhas de um livro aberto, que portanto poderá conter vários registos (2, 4, etc. dependente do tamanho individual).
Para mais detalhes consulte a minha mensagem com a lista de freguesias disponíveis nesta data em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211784#lista
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Baptismos já disponíveis na AUC via etombo.com
Caros Confrades,
Alternativamente às indicações da minha mensagem e conforme aviso do Confrade Tiago Faro Pedroso já pode ver os novos assentos de Coimbra através do site dele, no endereço seguinte:
http://etombo.com/distrito/coimbra.html
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Baptismos já disponíveis na AUC via etombo.com
Caro Ângelo,
Hoje publicaram os primeiros livros de Poiares !!!!
Abraço
Tiago
Direct link:
RE: Baptismos já disponíveis na AUC via etombo.com
Caros confrades,
Parece que isto vai de vento em popa - Paroquiais de Avô on-line à disposição dos interessados.
Mcumptos
Costa Maia
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros amigos
mais uma vez peço desculpa pela a minha ignorancia mais fui ao site do arquivo do Porto ,fiz login mais não sei como fazer as pesquisas para obter os codigos de referencias das freguesias de penafiel que o nosso amigo Tiago anunciou estar disponiveis .Pensei que houvesse um genero de base de dados com os codigos de referencias de todas as freguesias.
Desde de ja agradeço pela atenção
Cumprimentos a todos
Nanda
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Cara Nanda,
Para ser mais simples poderá se dirigir ao site: www.etombo.com
Lá encontrará todas as freguesias que têm registos digitalizados e online.
Vitor Silva
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
caro Vitor
obrigado pela dica
Cumprimentos
Nanda
Direct link:
RE: Assentos de Penafiel
Cara Nanda,
Veja instruções na minha mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137130#lista.
Assim, pesquise no site do ADP em modo avançado e com a opcão "Pesquisar apenas documentos com imagens" activada, colocando PT/ADPRT/PRQ/PPNF no campo Referência, e terá tudo ligado a Penafiel. Depois se encontrar a paróquia que lhe interessa já pode ser mais selectiva em visitas futuras.
Se não tem grande agilidade na net o mais simples é recorrer precisamente ao site do Tiago (http://etombo.com). Pesquisando Porto e depois Penafiel terá lá todas as paróquias do concelho disponíveis (http://etombo.com/concelho/penafiel.html).
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais on-line: situação em Maio 2007
ONDE POSSO ENCONTRAR REGISTROS E PAROQUIAIS ON LINE?
Por obséquio, POIS Como estou fazendo a árvore genealógica da minha família, encontrei registros sobre minha família em Portugal em livros antigos aquí no Brasil.
Descobri que meu mais antigo ancestral (do que já ouvi falar) chamava-se
MANUEL NETTO FERREIRA - Natural de Santa Maria da Reguenga - Portugal -
casado com MARIA MONTEIRA - Natural da Vila Real-Portugal. Seu filho era
MANUEL FRANCISCO NETTO.
Apartir de alguns livros antigos em minha cidade aqui no Brasil, descobri
que este último, Manuel Francisco Netto, em meados de 1770 (+ ou -), veio
para o Brasil como fugitivo, no porão de um navio, pois, o mesmo era um
preso político, e que, em Portugal ficava trancafiado na masmorra de um
castelo, da onde o mesmo fugiu.
Preciso de saber se há registros de em seus arquivos sobre esta família.
MARILUCIA NETO
Direct link:
RE: Paroquiais on-line: situação em Maio 2007
Prezada Marilucia Neto,
Vila Real ainda não tem registos paroquiais on-line.
Para saber o que está on-line em Portugal o mais simples é consultar o site http://etombo.com
Pode também ver aqui http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137231#lista no caso de querer contactar o Arquivo de Vila Real.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais on-line: situação em Maio 2007
caros confrades,
em conversa telefónica com funcionário do arquivo de Vila Real fui informada que, em principio, no 1º trimestre do próximo ano todos os registos vão ficar disponiveis on line, isto se as digitalizações continuarem a correr a bom ritmo, o que tem acontecido até agora.
cumprimentos
Paula
Direct link:
Paroquiais on-line: situação em Maio 2007
Cara Paula,
Eu me pergunto: o que fazer para que no Brasil aconteça a mesma coisa? Os livros paroquiais aqui estão desmanchando e nada se está fazendo. Algumas dioceses permitiram a microfilmagem, outras não. Santos e Paranaguá, por exemplo, não permitiram. Lamentável.
Lourval
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Caro Tiago,
Quem havia de dizer que era em Arrifana que iria encontrar a maioria dos assentos dos filhos do farmacêutico José Correia da Costa e s.m. Rosária Maria da Anunciação Henriques de Carvalho ?
Com efeito, só tinha encontrado o assento do filho mais velho, Francisco, nascido na Ferreira (Sto. André) e agora apareceram mais 8 assentos no Adro de Sto. André (Maria, Bernardo, Ana, Ana, António, Luís Violante e Antonino) e depois mais 3 na Aldeia Nova (José Clara e Joaquina), embora sem perceber porque é que os do Adro aparecem nos livros de Arrifana.
O facto de ter ido morar para Aldeia Nova, vem tornar mais credível a tal ligação do José Correia da Costa a Maria Joaquina solteira de Aldeia Nova, de que resultou outro José Correia da Costa que cc Maria da Conceição Pedroso de Lima !
Fica-se também a saber que, embora o farmacêutico José Correia da Costa tenha nascido na fregª de S. Nicolau em Vila da Feira, onde casaram os pais e de onde era natural a mãe, afinal o pai é natural de Sta. Justa em Coimbra, onde terei de passar a investigar este ramo.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Todos os assentos do AUC na net dentro 6 meses
Caros confrades,
No excelente evento cultural "Digitalizar para divulgar e preservar o conhecimento" ocorrido ontem no AUC, recebi a boa notícia de que dentro de seis meses todos os assentos paroquiais do AUC estarão diponíveis em linha.
Serão cerca de 800.000 imagens o que é obra, e a ser assim, certamente, Coimbra adianta-se ao Porto, o que serão Boas Novas para os Beirões !
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Todos os assentos do AUC na net dentro 6 meses
e o resto do pais....para quando?
-Luis
Direct link:
RE: Todos os assentos do AUC na net dentro 6 meses
Caro Luís,
Pois não sei responder-lhe, mas de acordo com os casos conhecidos dependerá muito das inciativas, projectos e apoios que cada Arquivo Distrital consiga concretizar.
Para além do ADP e do AUC, sabe-se que em 2009 também o ADVR já terá assentos em linha, pelo que provalvelmente outros se seguirão, mas para melhor esclarecimento só perguntando um a um nos endereços que estão na minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137231#lista.
Pode também ver mais informação em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=201411#lista.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Caro Ângelo,
Eu continuo à espera de St. André e S. Miguel ...
Não percebi a sua referência aos assentos do Adro, está a dizer q apareceram nos livros de Arrifana ? Em que periodo ?
Abraço
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Caro Tiago,
É isso precisamente. Os baptismos dos filhos nascidos no Adro de Sto. André, entre 1794 e 1807, vêm nos livros de Arrifana em vez de vir nos de Sto. André !
Também lá encontrei Pedrosos de Lima. Até chegar o resto de Poiares, já pode ver Casal de Ermio (Lousã), vizinho de S. Miguel onde também tem parentes.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Caro Ângelo,
Graças à sua dica acabei de descobrir o meu segundo costado "Seco" ...
E tb aparecem coisas da Aldeia Nova.
Abraço
Tiago
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Caro Tiago,
Penso que encontrei mais familaires da sua esposa, em Povoa de Penela. Vou juntar tudo e enviar por e-mail. Será que me pode lembrar quais os fins de linha que lhe tinha dado para Povoa de Penela?
Um abraço,
JOAO BRAZ
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Bons dias aos confrades e Bom Natal
Atrevo-me a contactar este forum na expectativa de que alguem possa fazer o favor, se morar perto da Pousada de Santa Marinha da Costa, de me enviar umas fotos digitalizadas dos retratos dos Velhos de Moscoso, meus ancestrais, que sei estarem expostas nessa pousada.
Os meus agradecimentos, e fico ao vosso dispor
Hélio d´Oliveira Pereira, de Faro
bellis.faro@gmail.com
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Porque não contacta a direcção da Pousada e solicita as referidas fotos.
Será mais facil e rapido,
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Correias da Costa em Arrifana
Obrigado Ricardo
De facto já o fiz mas não fui bem sucedido.
Boas Festas e obrigado
Hélio Pereira
Direct link:
Povoa de Penela
Caro João Braz,
Com muito atraso acabou de seguir o meu email.
Um abraço e bom ano
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
Paroquiais on-line: situação em Março 2009
Caros Confrades,
Passado mais de meio ano sobre o último ponto da situação, volto aqui a fazer o ponto da situação incluindo os novos Arquivos (AUC e ADVR) que entretanto inciaram a publicação em linha de paroquiais.
Resumidamente temos:
1- O ADP (Porto)
Novo site http://www.adporto.pt/ em vez do www.adporto/org e forte crescimento no número de freguesias disponíveis, que pode ver aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190166#lista
Para acesso integrado às várias fontes on-line em Portugal poderá ver aqui:
http://etombo.com/
2- Arquivo Regional da Madeira
Estão disponíveis os registos de casamento de todas as freguesias do Arquipélago da Madeira até 1911, num total de 166.585 registos.
Estão disponíveis todos os registos de Baptismos do Porto Santo até 1911, freguesias de São Martinho (1860 a 1911), Santo António (1894 a 1910), São Roque (1860 a 1911), Monte (1894 a 1911), Sé, São Pedro e Santa Luzia (1894 a 1911), num total de 45.171 registos.
Estão disponíveis os registos de passaportes de 1872 a 1910, num total de 35.686 registos.
Ver aqui http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=1&id_page=201
3- Centro de Conhecimento dos Açores
Estão disponíveis paroquiais, habilitações de génere, etc.
ver aqui http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/
4- Paroquias de Óbidos informatizados
Ver aqui anúncio http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196060
5- Paroquiais de Torres Vedras informatizados
Ver aqui anúncio http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196835#lista
6- Iniciativa de digitalização/indexação dos Mórmons
Cerca de dois anos após o anúncio do projecto começam a estar disponíveis os milhões de registos já processados, infelizmente com enfâse para os EUA e UK, mas já dá para ver a ponta do iceberg, que pode ver aqui:
http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html
http://www.todofamilysearch.com.ar/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=30
7- Embora noutro campo não podemos deixar de nomear a DGA (antiga TT) com o site em remodelação, mas disponibilizando os excelentes motores de pesquisa:
- TT ON-line fortemente ampliada agora em http://ttonline.dgarq.gov.pt/ e
- DGARQ em http://digitarq.dgarq.gov.pt/
8 - Arquivo da Universidade de Coimbra
Desde o último trimestre de 2008 têm vindo a ser publicados os Paroquiais a que se seguirão os Notariais, o que pode ser seguido aqui:
http://www.uc.pt/auc/fundos/ ou http://etombo.com/
9- Arquivo Distrital de Vila Real
Desde ontem também o ADVR começou a publicar os assentos Paroquiais a que também se seguirão os Notariais, o que pode ser seguido aqui:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/index_tree.html
Esperemos que o resto do ano nos traga mais novidades.
Boas pesquisas e cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais de Aveiro on-line
Caros Confrades,
Segundo informação que recebi de um parente de Aveiro, o Arquivo Distrital de AVeiro, que tinha informado ir dispor de registos em linha até ao final do ano, já tem qualquer coisa disponivel.
Para testarem o método de consulta podem ir a http://adavr.dgarq.gov.pt/fundos-e-coleccoes/ e seguir as instruçoes abaixo copiadas deste site.
Instruções para a utilização da Pesquisa em linha ADAVR:
1. No campo ‘referência’ substitua PT/TT/ por PT/ADAVR/
Nota: Para saber o código do Fundo (Tribunal, Cartório Notarial, Paróquia, etc.), a colocar no campo ‘referência’, consulte o nosso Guia de Fundos. Adianta-se que para Tribunais devem colocar PT/ADAVR/JUD/TJC , para Notariais PT/ADAVR/NOT/CN e para Paroquiais PT/ADAVR/PRQ/P
2. O(s) nome(s) da(s) pessoas que procura devem ser inseridos em [outros campos].
3. Não utilize os campos [localidade], [autor/destinatário], nem [termos de indexação].
Mais tarde, seguramente que o site http://Etombo.com passará também a acompanhar as novidades de Aveiro, o que facilitará as pesquisas.
Cumprimentos,
Angelo da Fonseca
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Ângelo,
Já deve ter notado, mas Lavegadas e Santo André já estão disponíveis no AUC online.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Tiago,
Muito lhe agradeço a boa novidade.
Felizmente já tinha explorado Santo André com algum detalhe em microfilmes dos Mormons e em Lavegadas penso ter pouca coisa.
Nesta altura, para mim, o mais importante teria sido a disponibilidade de S. Miguel de Poiares, que espero esteja para breve !
Entretanto espero que tenha visto alguns desenvolvimentos nos Silvas Magalhães (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=238239).
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Silva Magalhães
Caro Ângelo,
Ainda não percebi muito bem a relação dos meus Silva Magalhães com os que refere, consegue ligá-los ?
Cumprimentos
Tiago
Direct link:
RE: Silva Magalhães
Caro Tiago,
Por enquanto não conheço qualquer relação entre eles para além da coincidência de apelidos e proximidade de locais onde viveram.
Indiquei-lhe aquele novo parente na expectativa de também haver alguma evolução no seu ramo que permitisse abrir pistas.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Silva Magalhães
Caro Ângelo
Aguardo o envio do seu email para lhe enviar os dados que prometi.
Cumprimentos
Herminia Barata
Direct link:
RE: Erros de acesso a registos do ADVRL via Etombo
Caros Confrades,
Tendo constatado que os links recentes do etombo relativos a Vila Real funcionavam, enquanto links mais antigos davam origem a erro, contactei o ADVRL tendo recebido as seguintes informações:
1- Esses erros no etombo ou noutros links antigos que cada um gardou sucedem porque houve uma alteração nos directórios no site onde guardam as imagens dos registos, não existindo esse problema se o acesso fôr feito directamente pelo ADVRL. Basicamente houve substituição de ADVRL por ADVRL-PAR nas duas primeiras ocorrências em cada link relativo a paroquiais.
2- Já terminaram todas as digitalizações de paroquiais que ainda não haviam sido microfilmados pelos Mórmons. Aguardam que os Mórmons enviem os ficheiros relativos ao que já haviam microfilmado, para eles terminarem o trabalho relativo a paroquiais em linha.
3- Estão actualmente a proceder ás digitalizações relativas aos notariais que em breve começaram a ficar disponíveis de modo similar aos paroquiais.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Protocolo ANTT / Sociedade Genealógica de Utah
Senhores,
Como é que posso consultar os microfilmes "on-lin"dos assentos paroquiais de Viseu para encontrar um assento de nascimento de Tabuaço, Tabuaço.
Obrigada
Annabella
Direct link:
RE: Protocolo ANTT / Sociedade Genealógica de Utah
Cara Annabella,
Não me consta que os assentos de Viseu já estejam em linha, mesmo que parcialmente, pelo que, se não puder esperar mais uns tempos, só lhe restará a consulta dos livros localmente ou os microfilmes em alguma biblioteca dos Mórmons.
De qualquer forma, tudo o que está em linha encontra mais facilmente através do site http://etombo.com .
Cumprimentos,
Angelo da Fonseca
Direct link:
RE: Protocolo ANTT / Sociedade Genealógica de Utah
Caro Angelo da Fonseca,
Muito obrigada pelas suas palavras. è muito dificil para quem começa ver constantemente dificuldades e mais dificuldades. Vou tentar em Lisboa os Mormons. Obrigada mais uma vez
Cumprimentos
Annabella
Direct link:
RE: Protocolo ANTT / Sociedade Genealógica de Utah
Caro Angelo Fonseca,
Como é que se consultam os microfilmes ou como é que se pedem? Penso que em Lisboa, creio que na Av.Gago Countinho têm uma casa deles mas é preciso requisitar os microfilmes primeiro? E como se faz? Pode ajudar-me?
~
Vou tentar primeiro os Mormons, e depois se não conseguir nada terei de ir para Viseu.
Cumprimentos
Annabella
Direct link:
RE: Microfilmes da Sociedade Genealógica de Utah
Cara Annabella,
Os passos seriam estes:
1- Procure o(s) microfilme(s) que lhe interessa(m)
2- Escolha uma biblioteca perto e visite-a ou telefone para ver se existe(m) lá o(s) microfilme(s)
3- Em caso negativo pode encomendar o(s) microfilme(s) pela Net e escolher a biblioteca onde o(s) vai consultar
Para endereços e detalhes veja a minha mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=224723#lista .
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Microfilmes da Sociedade Genealógica de Utah
Caro Angelo Fonseca,
O seu nome está muito bem posto, Angelo. Fico muitissimo grata pela sua ajuda. Já sei que existem os microfilmes agora, na 2ª feira vou procurar a biblioteca e depois encomendo.
Sem a sua ajuda ía andar de um lado para o outro e sei lá quando chegaria aqui. Bem haja!
Cumprimentos,
Annabella
Direct link:
RE: Uma VISÃO do futuro arquivo on-line
Caro Confrade
Àngelo da Fonseca
Venho por este meio averiguar se tem conhecimento que os registos paroquiais de Lamego já se encontram disponíveis ?
Cumprimentos e obrigada
Rita Roquette de Vasconcellos
Direct link:
RE: Uma VISÃO do futuro arquivo on-line
Estimada Rita Roquette de Vasconcellos,
Tudo indica que os paroquiais de Lamego não estarão disponíveis, como pode confirmar no sítio http://etombo.com/ .
O facto de Lamego não ter arquivo distrital poderá ser uma dificuldade adicional. Talvez possa contactar o AD de Viseu ou Vila Real para saber quem está a tratar deste assunto relativamente a Lamego.
Para contactos com os Arquivos pode ver em http://www.aatt.org/site/index.php?P=3 .
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Uma VISÃO do futuro arquivo on-line
Caro Ângelo da Fonseca
Agradeço o seu cuidado e rápida resposta.
Obrigada
Com os melhores cumprimentos
Rita Vasconcellos
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Confrade Angelo
Os seus Figueiredos veem de onde ?
uma parente minha disse que os figueiredos vem de um cidade chamada Gallen será o mesmo ramo que o seu ?
com os melhores cumprimentos
Francisco Cannas Simoes
Direct link:
RE: AUC - Poiares
Caro Confrade Francisco Simões,
Até onde foi possível investigar, os meus Figueiredos vieram de Gaia, Feira, Viseu, Aveiro, Góis, Poiares, etc., tudo em Portugal, como poderá ver no meu site de Figueiredos em http://aqf-figueiredos.777host.us/ .
Não conheço a cidade Gallen a que se refere.
Cumprimentos,
Ângelo Queiroz da Fonseca
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
cara Carla
diga-me por favor, ao fazer a pesquisa no adp se colocar apenas batismos no titulo e não preencher absolutamente mais nada, não me deveria aparecer todos os batismos disponiveis? é que a resposta que me dão é que não tem informação. outra pergunta sabe de que ano a que ano estão disponiveis os dados? ou dependerá de paroquia para paroquia? onde posso ver a lista actualizada das paroquias que ja tem os documentos on-line?
peço desculpa por tanta pergunta mas n estou a entender-me com o site.
obrigada desde já pela atenção
Direct link:
RE: Lista dos paroquias já disponives no ADP
Boa noite
Em vez de andar "perdido" no site do ADP em busca dessa informação (o que acontece a muito boa gente, eu incluído), o melhor mesmo é utilizar o site "www.etombo.com", que tem apontadores directos para os livros paroquiais já digitalizados nos diversos Arquivos Distritais.
A navegação é bastante fácil, e o site é frequentemente actualizado.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
RE: Paroquiais on-line no Brasil (Mormons)
Prezado Ângelo e demais colegas,
No site dos mórmons, aqui em https://www.familysearch.org/s/image/show#uri=http%3A//pilot.familysearch.org/records/collection/1719212/waypoints&hash=Mrd8SMocDIIen2Q83tu%252B82PRagg%253D, clicando nos diversos Estados brasileiros que ali aparece, já são centenas de cidades disponíveis para consulta on-line.
Boa pesquisa para todos. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Paroquiais de Leiria on line - Novidades
Caros Confrades,
Tendo contactado o ADLRA (http://adleiria.pt/) soube que há muitos paroquiais em linha que não estão referenciados no Etombo.
Aqui fica o resultado de uma pesquisa feita directamente no site dos paroquiais (http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/), usando pesquisa avançada, apenas documentos com objectos digitais associados e apenas o campo Referência: PT/ADLRA/PRQ/XXXX (ver XXXX abaixo)
Alcobaça - PACB (261)
Alvaiázere - PAVZ (249)
Ansião - PANS (176)
Batalha - PBTL (22)
Bombarral - PBBR (114)
Caldas da Rainha - PCLD (105)
Castanheira de Pera -
Figueiró dos Vinhos - PFVN (66)
Leiria - PLRA (13)
Marinha Grande -
Nazaré -
Óbidos - POBD (42)
Pedrógão Grande -
Peniche - PPNI (128)
Pombal - PPBL (109)
Porto de Mós - PPMS (60)
Total 1345 livros
A pesquisa pode depois ser refinada para apanhar as várias paróquias de cada concelho, mas é um pouco complicado para a maioria dos leitores, pelo que esperamos que o nosso confrade Tiago Faro Pedroso actualize o seu valioso site etombo.com .
Boas pesquisas !
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais de Braga em linha, 5 anos depois
Caros confrades,
Tentando reunir aqui os marcos mais importantes da "saga" dos paroquiais em linha, não posso deixar de referir o início da publicação de paroquiais à guarda do ADB anunciado pelo confrade Rui Pereira (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273336#lista) a 26 deste mês.
A publicação, para além de tardia, segue uma estratégia diferente da maioria dos outros Arquivos Distritais, pois utiliza os sites dos Mórmons para disponibilizar a informação, o que trará algumas dificuldades quer aos confrades menos habituados a lidar com diversas interfaces gráficas quer ao confrade Tiago Faro para conseguir manter o excelente site http://etombo.com actualizado com estes novos dados.
De qualquer forma penso que não haveria melhor presente para festejar o 5º aniversário deste tópico dedicado aos "Paroquiais em linha".
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Paroquiais de Braga em linha, 5 anos depois
Caro Ângelo:
Pode acrescentar mais uma prenda: começou a disponibilização online (mais ou menos...) dos arquivos da Madeira. Deixei os detalhes aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273585
Estas notícias são excelentes, e tenho muito prazer em dá-las ao Fórum, mas a mim não deixam de causar uma certa irritação. É que eu tenho ascendência documentada em todos os distritos do Continente excepto um, que é Braga, e tenho ascendência dos Açores mas não da Madeira! Já é azar! :-)
Dos três distritos em que se concentra a maioria dos meus ascendentes, só não me posso queixar de Coimbra, que felizmente me tem dado ocupação suficiente nos últimos anos. Em Faro nada mais há que um pequeníssimo começo, e Castelo Branco é um redondo zero!
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Paroquiais de Braga em linha, 5 anos depois
Interessante e rápido o interface da LDS...
Aproveitem.
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Boa noite,
Só recentemente descobri a existência destes registos, e o facto de estarem disponíveis on-line cativou-me bastante no início da minha pesquisa genealógica (visto que os dados, que hoje tenho, relativos aos meus antepassados me terem sido dados verbalmente pelos meus avós, até à geração dos seus avós, que agora pretendo aprofundar).
Interessava-me consultar óbitos do ano de 1938, no Porto, e os registos que actualmente encontro vão apenas até 1903, salvo erro. Onde ou de que forma poderei ter acesso a tais livros ou documentos? Terei de recorrer a pedidos de certidão de óbito numa conservatória de registo civil? (pergunto isto reduzindo-me à minha humilde ignorância no que diz respeito a pesquisas deste género).
Agradeço e aguardo resposta, que certamente será uma valiosa ajuda!
(estas publicações já têm algum tempo, espero não chegar tarde demais!)
Cumprimentos,
João Meira
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro Confrade só os assentos de nascimento se encontram nos Arquivos Distritais. Todos os mais recentes estão ainda nas Conservatórias. Assim terá que procurar na Conservatória respectiva. Quando fizer o pedido não se esqueça de pedir cópia não certificada ou para fins genealógicos pois o custo é de apenas 50 cêntimos ou 1 Euro (não sei se já actualiram este preço), consoante se trate de uma ou duas página e assim sucessivamente.
Poderá encontrar neste forum informação sobre formas de pedidos que variam muitas vezes consoante a Conservatória.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Herminia Barata
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro Confrade
Só os assentos de nascimento com mais de 100 anos se encontram nos Arquivos Distritais. Todos os mais recentes estão ainda nas Conservatórias. Assim terá que procurar na Conservatória respectiva. Quando fizer o pedido não se esqueça de pedir cópia não certificada ou para fins genealógicos pois o custo é de apenas 50 cêntimos ou 1 Euro (não sei se já actualiram este preço), consoante se trate de uma ou duas página e assim sucessivamente.
Poderá encontrar neste forum informação sobre formas de pedidos que variam muitas vezes consoante a Conservatória.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Herminia Barata
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro Confrade
Nos custos penso que se estará a confundir os valores do Arquivos Distritais com os das Conservatórias. Nesta últimas os custos são regulados pelo Decreto Lei n.º 322-A/2001, de 14 de Dezembro (alterado pelo Decreto-Lei n.º 315/2002 de 27 de Dezembro).
Artigo 18.º
(Emolumentos do Registo Civil e de Nacionalidade)
7.5 – Por cada página ou fracção de fotocópia não certificada .....€ 2,50
8.2 – Pelo exame de livros para fins de investigação genealógica, por cada período de uma hora de consulta € 7
Cumprimentos
Eduardo de Vasconcelos Cardoso
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro Eduardo
Eu mesma pedi o ano passado algumas cópias e o que paguei foi isso. Antes de pedir telefono sempre a saber o preço. Este ano ainda não precisei pedir.
Se se tratar de outro tipo de documentos como cópia de inventários então o preço é outro.
Provavelmente sou eu que já estou desactualizada.
Cumprimentos,
Herminia Barata
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Cara Confreira
A tabela de emolumentos donde retirei os valores que referi é já antiga (de 2001/2002), pelo que é estranho não estar a ser cumprida. Será que as conservatórias estarão aplica a tabela dos Arquivos para certidões que tenham mais de 100 anos, cujos livros já deveriam estar nos Arquivos Distritais, mas que ainda não foram incorporados por razões várias?
Eu sinceramente nunca pedi cópias de registos às Conservatórias, pelo que nada mais posso acrescentar.
Cumprimentos
Eduardo de Vasconcelos Cardoso
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro Confrade
Os registos que pedi não tinham ainda 100 anos. Posso ainda acrescentar que esta semana uma pessoa amiga telefonou para uma conservatoria de Vila Real e o preço que lhe disseram foi aquele que disse.
Cumprimentos
Herminia Barata
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caro João Meira:
Os registos que estão nas conservatórias, por serem mais recentes, não estão disponíveis para consulta pública por questões de privacidade. Pode pedir cópias de registos individuais, desde que indique o local e a data pelo menos aproximada.
Relativamente ao preço praticado para cópias simples (não certificadas), aproveito para esclarecer que é exactamente o mesmo nos Arquivos Distritais e nas conservatórias: actualmente 1 euro por página. Até há cerca de um ano era de 50 cêntimos. Os valores mais altos (e escandalosos!) referidos pelo colega Eduardo de Vasconcelos Cardoso, de 2,50 euros por página, foram de facto aplicados - em arquivos e conservatórias- durante alguns anos, cerca de 2001-2004, antes da descida para o valor de 50 cêntimos que se manteve até ao aumento mais recente que referi. Anteriormente a (cerca de) 2001 o preço era de 70 escudos.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Assentos da cidade do Porto pela Net
Caros Confrade,
Necessito de registos de Castanheira de Pêra, Pedrogão Grande e Oliveira de Frades.
Algum Confrade me pode ajudar?
o meu e-mail é celeste.correia.saraiva@hotmail.com
Agradeço a preciosa ajuda.
Celeste Correia Saraiva
Direct link:
RE: Assentos de Castanheira de Pêra e Pedrogão Grande pela Net
Cara Celeste Correia,
È sempre bom encontrá-la por aqui.
Também, eu gostaria que os assentos de Castanheira de Pêra e Pedrogão Grande já estivessem on-line, mas até ao começo de Agosto não era ainda uma realidade.
Para seguir a evolução dos trabalhos do ADLR recordo-lhe a resposta que lhe dei em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=280914#lista.
Alternativamente, relembro que o Etombo também já contempla novamente o ADLR em http://etombo.com/distrito/leiria.html.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet
Caros Confrades.
Transcrevo a notícia publicada no site do Arquivo Distrital de Évora:
"Notícias
13 de Outubro de 2011
Divulgação das primeiras imagens digitais no site
Finalmente já é possível a consulta remota de algumas imagens digitais, a partir do DigitArq, relativas aos fundos deste Arquivo Digital.
Na prática, são cerca de 26.500 imagens da Paróquia da Sé (Évora) e 12.500 da Paróquia de Santo Antão (Évora), abrangendo os Registos Paroquiais de 1535 a 1880. De salientar que da Paróquia da Sé faltam alguns registos, mas vão ser digitalizados dentro em breve.
Importa também destacar que a quase totalidade das imagens são a preto e branco uma vez que foram digitalizadas a partir de microfilme (resultado de um protocolo com a Universidade do Minho).
Prevemos, ainda durante o corrente ano, aumentar o acervo de imagens digitais disponibilizadas, mas a um ritmo inferior ao desejado por nós e pelos nossos Clientes uma vez que se trata de uma tarefa complexa e morosa."
in http://adevr.dgarq.gov.pt/noticias/divulgacao-das-primeiras-imagens-digitais-no-site/
Cumprimentos
Paulo Rosado
Direct link:
RE: Paroquiais de Braga em linha, 5 anos depois
Caro Rui Pereira,
estive nos arquivos distritais de Castelo Branco e Guarda no ultimo mês de agosto e perguntei se pensavam pôr os registos online: explicaram-me que tinham pouca gente (5 em Castelo Branco e 6 na Guarda acho eu) e que esse trabalho apesar de ja ter sido começado desde ha muito fica ainda bastante para fazer...
Talvez daqui para 5 anos...
Cptos.
Sérgio
Direct link:
Paroquiais de Évora
Caros confrades:
Será que os paroquiais de Arraiolos já estão disponiveis?
Cumprimentos
Maria Caeiro
Direct link:
RE: Paroquiais de Évora
Cara Maria Caeiro
Os paroquiais de Arraiolos ainda não estão disponíveis para consulta online.
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
RE: Paroquiais de Évora
Cara Maria Caeiro,
Tal como refere o Confrade Mário César Navarro, os paroquiais de Arraiolos não estão disponíveis online e, até me atrevo a acrescentar que, com a dinâmica e a política que tem sido adoptada do Arquivo Distrital de Évora nessa matéria, não se prevê que venham a estar, os de Arraiolos ou outros, disponíveis online nos próximos tempos. Os registos de Santo Antão e da Sé de Évora já foram publicados, tendo-se aproveitado os microfilmes dos Mormons depositados no próprio Arquivo, com efeito, por falta de conservação, os mesmos microfilmes não se encontram nas melhores condições, o que resultou na fraca qualidade das imagens. Em todo o caso, e mesmo com imagens de fraca qualidade, ainda temos que dar graças pelo facto de já (só!) existirem 2 frequesias online, sempre é melhor que nada. Até o próprio scanner utilizado para digitalização, que avariou faz já algum tempo e que foi a consertar não sei para onde, continua à espera de melhores dias para regressar à base. São situações que em nada abonam para a qualidade dos serviços. É lamentável, mas é assim...
De louvar, ao menos, a simpatia, o profissionalismo e a disponibilidade para o atendimento da maior parte do pessoal, sendo esse facto muito importante para o utilizador mas, nos dias que correm e com a necessidade de modernização dos serviços, não o suficiente.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Paroquiais de Évora
Caro Luís Projecto Calhau
Espero que esteja tudo bem consigo. Encontro-me agora a residir em Estremoz e tenho que passar um dia destes no Arquivo de Évora.
Infelizmente é desesperante ainda não terem disponibilizado online os registos paroquiais de Évora.
Mas não é por causa desta constatação que o estou a contactar, gostaria de saber se já foram, ou não, localizados uma grande parte de livros (período 1760 a 1850) da freguesia de Santa Vitória do Ameixial que se encontram desaparecidos.
Cumprimentos
António Francisco Cota
Direct link:
RE: Paroquiais de Évora
Caro Luís Projecto Calhau
Subscrevo na íntegra tudo o que referiu, e de facto salva-se o excelente profissionalismo de todos os funcionários, que face às condicionantes, nos ajudam sempre, pelo menos, comigo que estou longe, e solicito sempre via site, tudo tem corrido às mil maravilhas.
No entanto, com o aumento dos custos com o serviços, fotocópias, e com a crescente disponibilização de paroquiais de outros Arquivos, onde Portalegre é um exemplo notável, faz-me confusão como é que uns conseguem e outros não...
Será que o nº de funcionários em Portalegre é muito superior ao de Évora?
Os recursos financeiros são diferentes?
Vamos esperar que futuramente tenhamos boas notícias para quem investiga, como eu, o distrito de Évora
Cumprimentos.
Paulo Rosado
Direct link:
RE: Paroquiais de Évora
Caro António Cota,
Não sabia que se encontrava a residir em Estremoz. Faço votos para que a sua estadia por terras alentejanas se proporcione de forma agradável.
Quanto à sua questão, não tenho conhecimento de que tenham surgido no ADE outros livros além daqueles que, naturalmente, resultaram de novas incorporações a partir das conservatórias. Também fiquei parado em "Dordios" de Santa Vitória do Ameixial devido a esse hiato, não meus mas de um indivíduo para quem investigava.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Paroquiais de Leiria on line - Evolução em JUL 2012
Caros Confrades,
Tendo consultado o site do ADLRA (http://adleiria.pt/) verifiquei que a seguinte evolução nos registos paroquiais em linha desde o meu anterior estudo há cerca de ano e meio.
Alcobaça - PACB (261) ------------------> (500)
Alvaiázere - PAVZ (249) ----------------> (459)
Ansião - PANS (176) ---------------------> (279)
Batalha - PBTL (22) -----------------------> (65)
Bombarral - PBBR (114) -----------------> (144)
Caldas da Rainha - PCLD (105) -------> (524)
Castanheira de Pera - PCPR (0) ------> (0/71)
Figueiró dos Vinhos - PFVN (66) -----> (156)
Leiria - PLRA (13) --------------------------> (110)
Marinha Grande - PMGR (0) -----------> (0)
Nazaré - PNZR (0) -------------------------> (3)
Óbidos - POBD (42) -----------------------> (231)
Pedrógão Grande - PPGR (0) ----------> (1)
Peniche - PPNI (128) ---------------------> (183)
Pombal - PPBL (109) ---------------------> (140)
Porto de Mós - PPMS (60) -------------> (91)
Total 1345 livros ----------------------------> 2886
Há evolução em quase todas as paróquias, mas infelizmente há três paroquias que continuam sem assentos em linha (ou praticamente sem assentos). Por azar meu eram as que mais me interessavam.
Boas pesquisas !
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 dic 2024, 05:27