Feliciano Salgado

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Feliciano Salgado

#116169 | Txispa | 08 apr 2006 20:32

Olá a todos/as,

Estou na procura de um FELICIANO SALGADO que fora a Portugal no século XVII desde Galiza. Olhando na base de dados de Geneaportugal encontrei o seguinte:

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=827


"Desta família da nobreza galega passou a Portugal no tempo de D. João IV Feliciano Salgado, que daquele monarca recebeu o hábito de Cristo com uma tença de cem mil réis na comenda de Santiago de Beduído. Foi Feliciano governador das praças de Setúbal e Peniche, passando depois ao Brasil, onde teve o mesmo cargo na cidade da Baía. Atingindo o posto de sargento-mor de batalha no Algarve, casou com D. Luísa Serrano, com geração que lhe deu continuidade ao nome."

Este Feliciano Salgado coincide no tempo com o das minhas pesquisas. Gostaria saber se alguem ten dados dos pais e dos filhos e netos da pessoa que cita Geneaportugal.

Saudações galaico-portuguesas

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Reply

Direct link:

Os Salgados de Estremoz

#116780 | Txispa | 18 apr 2006 10:33 | In reply to: #116169

O pai de Feliciano Salgado que procuro chamaba-se Roque Salgado. Um filho de Feliciano foi Capitão em Estremoz (Portugal)
Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Feliciano Salgado

#142721 | IsabelFont | 02 feb 2007 13:11 | In reply to: #116169

Boa tarde,
Não sei se ainda vos interessa, mas também ando á procura de descendentes do mesmo Feliciano Salgado. Encontrei na GELB o seguinte, ácerca da família Salgado e que passo a transcrever:
"Família espanhola originária da Galiza, da qual passou a Portugal no tempo da aclamação de D. João IV, Feliciano Salgado, filho de Roque Salgado e de sua mulher Maria Salazar de Araújo, ambos galegos. Feliciano Salgado foi cavaleiro da ordem de Avis, com cem mil réis de pensão na comenda de Santiago de Beduíno, governador de Setúbal, de Peniche e da Cidade de Espírito Santo da Baía, sargento-mor de batalha no Algarve e casado com D. Luísa Serrano, natural de Lisboa, filha do sargento-mor Francisco Serrano, de Múrcia e de sua mulher Grácia Bravo, natural de Lisboa. Seus descendentes continuaram o apelido,........ " e depois descreve as armas que estão aqui divulgadas no GENEA.
Consultando a Torre do Tombo, deduzi, mas atenção que nãoestá provado e são apenas deduções minhas, que este Feliciano Salgado teve pelo menos 1 filho: D. António Salgado, que por sua vez teve dois outros filhos: D. Luís Salgado e D. João Salgado. Se for isto verdade, estes serão talvez os que são tratados no Livro aqui divulgado no Genea em http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=445. Não sei se ajudei, porque algumas coisas são suposições.
Cumprimentos
Maria Isabel Fontoura

Reply

Direct link:

RE: Feliciano Salgado

#142868 | Txispa | 03 feb 2007 20:15 | In reply to: #142721

Cara Mª Isabel Fontoura,
Pelos dados que tenho, esta família procede de Redondela, muito perto da cidade de Vigo. As informações são algo confussas, pois num documento que achei na Galiza diz:

ROQUE SALGADO c.c. MARIA DE BACELAR, citam a dois filhos:
FELICIANO SALGADO E BACELAR e FRANCISCA BACELAR. O Feliciano tevo um filho chamado: Don Manuel Salgado e Bacelar, em 1697 era capitão em Estremoz (Reino de Portugal).

Tenho, ademáis, outro documento que relaciona em 1765 a um descendente de Francisca Bacelar: Don José Milleiro Blanco e Salgado (este último apelido ven-lhe da Francisca Bacelar, penso que a sua avô, pois chamaba-se asim) com Don José António Salgado, vezinho de Lisboa, e descendente, pressumivelmente, do Feliciano Salgado. O motivo se debe a uma CAPELANIA, chamada da Quinta Angústia, fundada na vila de Redondela no século XVII.

Gostaria de relacionar genealogicamente todos istos dados.

Cumprimentos desde Galiza

Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Feliciano Salgado

#142902 | IsabelFont | 04 feb 2007 01:35 | In reply to: #142868

Caro confrade Celso Milleiro,
Boa noite,
Por enquanto não sei mais do que lhe disse antes.
Mas naquele tempo (como hoje) tudo pode acontecer: Ou não estamos a falar ads mesmas pessoas, ou, por exemplo, o dito Roque Salgado casou duas vezes e pode ter deixado outros descendentes, ou ??? não sei; só encontrando certidões / assentos de baptismo, o que para mim é um pouco difícil, pq. não vivo em Lisboa, e pq. nem sei localizar bem no tempo nem onde procurar.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 17 mag 2024, 13:34

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen