Família Peres Nogueira da Beira Baixa

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Peres Nogueira da Beira Baixa

#11729 | FJCSAC | 24 ott 2001 13:28

Bom Dia

Estou a procurar informações sobre esta família que em cartas de brazão de armas surge ligada aos Taborda e Negreiros da Beira Baixa.

Não sei se realmente é da Beira Baixa ou lá foi parar algum ramo.Em que lugar?

Sei que é pouco,mas se alguém puder dar uma ajuda ficava agradecido.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Peres Nogueira da Beira Baixa

#11770 | manuelr | 24 ott 2001 23:22 | In reply to: #11729

Caro Francisco Álvares de Carvalho

Vamos ver se lanço ainda mais alguma confusão

1-Antão Alves Ferreira, FCR, 8º Sr. do Solar de Antão Alves, 3º administrador dos Mosgados da Lomba e Alcaide, etc. cc Maria Tabosda de Negreiros, pais de
2-António Ferreira Taborda, FCR, 9º Sr. .... Adninistrador dos Morgados..., Sargento Mor de Penamacor, Capitão de Ordenanças da Soalheira, onde casou com Isabel Leitão da Cunha e Aguiar ( tb neta de uma Álvares de Carvalho!), natural da Soalheira. Tiveram entre outros, a
3-Isabel Ferreira Taborda, cc Diogo Peres Nunes, na Soalheira, fº de Bartolomeu Antunes e de Maria Fernandes, moradores em Alpedrinha.
e a
3-JOão Ferreira Taborda, natural da Soalheira, cc sua prima Brites Maria Taborda Grande, pais de
4-António Teodoro Ferreira Taborda, Fidalgo de Solar conhecido, ...cc Violante Felícia Taborda Nogueira, pais de
5-Antónia Maria Xavier Taborda Grande
5-João Xavier Taborda Pignatelli
5-Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha
5-Francisco Xavier Taborda de Negreiros Ferreira

É o que tenho que mencione Peres e Nogueira, ligados a Tabordas Negreiros

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Família Peres Nogueira da Beira Baixa

#11826 | FJCSAC | 25 ott 2001 18:27 | In reply to: #11770

Caro Manuel da Silva Rolão

Em primeiro lugar queria pedir-lhe desculpas sobre o arquivo distrital do Porto,mas estive fora do circuito cerca de três meses.Se bem me lembro era sobre os paroquiais da Póvoa de Varzim....?Agradecia que me confirmasse.

Relativamente ao tópico(que devia ser Nogueira Peres) encontro uma CBA de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire de 1818 que é descendente por via de seu avô materno dos que indica.

Mas, por via da sua avó materna Violante Xavier Taborda Nogueira é 3º neto de Domingos Nogueira Peres ,Capitão-Mor de S.Vicente da Beira (depois de 1640),filho de António Nogueira Tavares Cap-Mor de Sarzedas que não os encontro no NFP quer no título de Nogueiras ou Tavares.

Os Tabordas não tiveram direito a um título próprio era como se não existissem na governança.No entanto sabemos bem que não era assim...

Era pois qualquer notícia consistente sobre os ascendentes destes Nogueira Peres e Nogueira Tavares que pretendia.

Um Abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Reply

Direct link:

Os Milheiro da Beira Baixa

#11841 | Txispa | 25 ott 2001 21:47 | In reply to: #11729

Olá Francisco,
Peço desculpa por entrar neste tópico,com assunto que nada tem a haver com o seu pedido.
Tem algúm dado de pessoas com o apelido Milheiro ou Milheiros? Há muitos no concelho de Idanha-a-Nova na Beira Baixa.
Um abraço desde Pontevedra, Galiza
Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Os Milheiro da Beira Baixa

#11852 | FJCSAC | 25 ott 2001 22:59 | In reply to: #11841

Caro Celso Milheiro

Não conheço tal família,mas se abrir um tópico sobre a mesma é possivél que apreça alguém ,que eventualmente lhe pode dar as informações que pretende.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Peres Nogueira da Beira Baixa

#11949 | manuelr | 27 ott 2001 19:54 | In reply to: #11826

Caro FRancisco

Em aditamento à minha informação anterior, na Miscelânea Genealógica, Geanologias Manuscritas, 21-F-46, em TTº de Tabordas, VII, salvo erro, consta:

Instrumentos de Nobreza

Nogueiras Peres Tavares de Sarzedas/com Ferreiras Tabordas/ a requerimento de Miguel António Ferreira Taborda, em S. Vicente da Beira, em 18 de Setembro de 1775, sendo Juiz de Fora Custódio Dias de Sousa.
Estarão nos Registos Notariais de S. Vicente da Beira? Se for a Castelo Branco em dia em que o ADCB esteja aberto, ainda lá vou ver.

Quanto aos Paroquiais da Póvoa de Varzim, não tem problema, pois só devo voltar aos Leite Pereira de Melo e Alvim em princípios de Janeiro.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Família Peres Nogueira da Beira Baixa

#11954 | FJCSAC | 27 ott 2001 21:37 | In reply to: #11949

Caro Manuel

Mais uma vez os meus agradecimentos pela sua amavél colaboração.

Os elementos que precisava,sobre os Nogueiras Peres Tavares são referentes a uma época compreendida entre 1550 a 1570 e que não são referidos nem no NFP nem na PL.

Em Unhais o Velho encontro também Gomes Nogueira.

Vou-lhe descrever uma situação que apenas agora descobri e que não deixa de ser curioso.O meu Tio Cezar ,irmão de meu Pai e do Albertino,foi casado com uma Senhora que apenas sabia chamar-se Maria José de Matos e sempre pensei que era de S.Vicente da Beira.

Afinal as coisas não eram tão lineares.Ela era já viúva e herdeira universal de Manuel de Brito Coelho de Faria,este sim de S.Vicente da Beira e ela natural de Escalos de Cima filha de Joaquim de Matos e de Antónia Pires também de Escalos de Cima.

Ele tinha 19 anos ela 43 anos.Conclusão que tiro ,casamento arranjado(no sec XX ?) pelo Prior de S.Vicente da Beira ,José Vaz de Carvalho que era seu Tio.

Tem conhecimento desta gente?

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 mag 2024, 01:35

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen