Família Poncio

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

Família Poncio

#119610 | poncio | 30 mag 2006 04:19

Olá sou BRASILEIRO, e gostaria de saber algo sobre o sobrenome PONCIO. gostaria de saber sua origem se foi na espanha ou em portugal e se possuirem a arvore genealógica da familia peço que enviem para meu e-mail.
obrigado

Reply

Direct link:

RE: Família Poncio

#186890 | Rafaelaponcio | 03 mar 2008 19:31 | In reply to: #119610

Caso vc tenha conseguido algum dado referente à família Poncio, solicito que compartilhe a informação comigo. Tbm estou à procura de informações da verdadeira origem...
Obrigada!

Caso queira se comunicar, rafaelapviana@hotmail.com

Atenciosamente,

Rafaela Poncio

Reply

Direct link:

RE: Família Poncio

#186891 | tmacedo | 03 mar 2008 19:43 | In reply to: #186890

Cara Rafaela Poncio:

Poncio, sendo um nome próprio, a sua utilização como patronímico terá dado origem a várias famílias sem relação de parentesco entre elas.

Cada uma delas descendendo de um Poncio, de nome próprio. Terá de pesquisar seus ascendentes até descobrir o seu antepassado, de nome de baptismo Poncio, que terá dado origem à sua família "Poncio".

Cumprimentos.

António Taveira

Reply

Direct link:

Família's' Pôncio

#186917 | salen | 04 mar 2008 00:17 | In reply to: #119610

Caro participante,
Já imaginou como seria bom chegar a um Forum, pedir "mandem a minha genealogia, por favor, que eu fico aqui à espera" ... e ela aparecer?
Pois é, eu também gostava. Só que ...
Isto de fazer genealogias dá uma trabalheira medonha, custa uma pipa de dinheiro (traduzido em tempo, e não só), etc. para além de fornecer muitos momentos de grande satisfação pessoal, claro está.
Mas é assim: "no pain, no gain".
Isto é um Forum de partilha, de ajuda, de "desempanque" em alguns detalhes, de pistas de investigação. V tem que demonstrar que 'fez qualquer coisa', não é?
Vá lá, mãos à obra, leia o Texo sobre Iniciação/Introdução à genealogia nos Índices desta página lá em cima, faça alguns contactos com arquivos, tente chegar ao seu 'primeiro' Pôncio (por acaso um nome latino do mais puro, haja visto o Pilatos), que pode ser um patronímico (como disse o nosso confrade «tmacedo») ou pode derivar de um nome votivo / religioso, acrescentado devido a razões de carácter religioso. De qualquer modo, provavelmente não existirão muitos núcleos familiares que adoptaram esse apelido, embora o mais provável seja não haver apenas um.
Cumprimentos, e boas pesquisas. Vá dando notícias dos seus resultados. É que existe por estas bandas do Atlântico um dirigente desportivo muito famoso, de apelido Pôncio, em geral muito falado nos meandros futebolísticos. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Família's' Pôncio

#186919 | salen | 04 mar 2008 00:18 | In reply to: #119610

Caro participante,
Já imaginou como seria bom chegar a um Forum, pedir "mandem a minha genealogia, por favor, que eu fico aqui à espera" ... e ela aparecer?
Pois é, eu também gostava. Só que ...
Isto de fazer genealogias dá uma trabalheira medonha, custa uma pipa de dinheiro (traduzido em tempo, e não só), etc. para além de fornecer muitos momentos de grande satisfação pessoal, claro está.
Mas é assim: "no pain, no gain".
Isto é um Forum de partilha, de ajuda, de "desempanque" em alguns detalhes, de pistas de investigação. V tem que demonstrar que 'fez qualquer coisa', não é?
Vá lá, mãos à obra, leia o Texo sobre Iniciação/Introdução à genealogia nos Índices desta página lá em cima, faça alguns contactos com arquivos, tente chegar ao seu 'primeiro' Pôncio (por acaso um nome latino do mais puro, haja visto o Pilatos), que pode ser um patronímico (como disse o nosso confrade «tmacedo») ou pode derivar de um nome votivo / religioso, acrescentado devido a razões de carácter religioso. De qualquer modo, provavelmente não existirão muitos núcleos familiares que adoptaram esse apelido, embora o mais provável seja não haver apenas um.
Cumprimentos, e boas pesquisas. Vá dando notícias dos seus resultados. É que existe por estas bandas do Atlântico um dirigente desportivo muito famoso, de apelido Pôncio, em geral muito falado nos meandros futebolísticos. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Família's' Pôncio

#186932 | tmacedo | 04 mar 2008 08:48 | In reply to: #186919

Caro Victor Ferreira:

Se me permitir breve comentário amigo, aqui vai.
Se não estou em erro, o dirigente desportivo de que fala, é Pôncio de nome próprio.

Não me parece, com todo o respeito sincero que me merecem as suas opiniões, provável uma origem votiva/religiosa. A figura de Pôncio Pilatos nunca poderia ser bem vista no mundo cristão. Daí os escassissimos baptismos de Pôncios. Essa escassez e a notoriedade associada te-lo-ão transformado num patronímico singular ou num nome transmissível por apadrinhamento ou alcunha (alguém que por exemplo trabalhasse para um Pôncio de nome próprio).


Cumprimentos.

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Família's' Pôncio

#186975 | salen | 04 mar 2008 22:18 | In reply to: #186932

Caro António Taveira,
Olhe que sendo um simpatizante dos sucessos desportivos do FCP, nunca me ocorreu que o Sr. Pôncio o fosse de nome.
E se não lhe parece votivo em apelido, assim seja.
Os melhores cumprimentos.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 giu 2024, 07:48

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen