Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1207 | LCM | 06 dic 2000 14:40

Família descendente de António da Maia Diniz, militar, CFCR, Cav. O. Cristo, e de D. Luís Maria Velho de Vasconcelos. Foram avó, entre outros, de Vicente Caetano da Maia e Vasconcelos, também militar, governador de Moçambique, CFCR, casado em Lisboa com D. Ana Luísa Cetana de Freitas e Matos, com geração.
Esta Luísa Caetana era da família (embora desconheça como) de José Maurício da Gama e Freitas, desembargador, pai do Marquês de Cantagalo, no Brasil.
Os Maias e Vasconcelos eram todos militares e haverá, hipoteticamente um ramo no Alentejo. Desconheço a existência de descendentes varões desta família.
Agradeço desde já se alguém tiver alguma achega a este estudo.
Obrigado.
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1374 | LCM | 17 dic 2000 18:07 | In reply to: #1207

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1393 | joaomaya | 18 dic 2000 21:23 | In reply to: #1207

Estes Maia, a partir de quando mudaram o nome de Maya para Maia?
Inicialmente os Maia seriam Maya e oriundos da Maia. O meu ramo dos Maya terá sido um dos poucos em portugal que manteve o nome até hoje, tendo havido uma tentativa oficial de o fazer desaparecer quando (em 1943, penso), o acordo Ortografico baniu o "Y" do alfabeto português. (foi reposto depois de 25 de abril de 74).

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1394 | joaomaya | 18 dic 2000 21:47 | In reply to: #1374

Amigo Lourenço.

Fui vizinho e grande amigo de uma numerosa família que morava em Lisboa no Bairro de Santa Cruz, os Perestrelo Correia de Matos.
Creio que Perestrelo era a Mãe "Correia de Matos", D. Alda se bem me lembro.
Família sua?

João Maya

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1395 | LCM | 18 dic 2000 23:55 | In reply to: #1394

Caro João

Sou filho do Eduardo Perestrelo Correia de Matos e neto de Eduardo Maia Mendes Correia de Matos e de Alda Maria de Lourdes Perestrelo de Vasconcelos.
Calculo que seja dos Maias do notável escultor Delfim Maya, avô dos Dias Pinheiro da Livraria Férin.
Se conseguir algumas informações sobre a sua família responderei no fórum.
Quanto aos meus Maias e Vasconcelos originários de Tomar deixarm o "Y" ainda no século XVIII na maioria dos documentos.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1396 | joaomaya | 19 dic 2000 00:18 | In reply to: #1395

O mundo é de facto muito pequeno.
Pergunta ao teu pai pelo João Maya. Sou eu.
O escultor de que falas é de facto o meu tio avô, irmão do meu avô António o "Brigadeiro".
Eu e o teu pai eramos grandes compinchas e fundamos duas patrulhas nos escuteiros de Benfica, ele a Zebra eu a Castor. Bons tempos e há anos que faço planos de o rever, talvez neste Natal já que estarei em Portugal.
Um grande abraço para ti que não conheço e teus aos pais e já agora manda-me o e-emdereço dele.
João Maya

joaomaya@phca.linkserve.com na Nigéria
joaomaya@ip.pt em Portugal

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1731 | Sousa-Tavares | 17 gen 2001 14:28 | In reply to: #1393

Boa Tarde,
Acerca da grafia do apelido Maia, lembro-me de ter tido, há cerca de dez anos, uma professora de liceu (geografia), de nome Eileen Gladys Cutello Maya. Segundo me lembro, era de ascendência irlandesa. Não sei de onde lhe vinha o último nome, mas lembro-me claramente que assinava Maya. Será familia?

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1751 | joaomaya | 18 gen 2001 10:40 | In reply to: #1731

De facto essa senhora é de ascendência britãnica. Mais precisamente de Gibraltar e o Maya dela é por ter casado com o meu tio Nuno Dantas Maya. Parece mentira mas eu estava convencido que o nome era Cotello. Nunca é tarde para aprender,mesmo quando se trata dos nomes dos familiares.

Um abraço

João Maya

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#1752 | Sousa-Tavares | 18 gen 2001 10:51 | In reply to: #1751

Estive bastante hesitante, ao escrever a mensagem, entre Cotello e Cutello. Creio que talvez tenha razão!

Reply

Direct link:

RE: Maia

#1753 | GML | 18 gen 2001 11:48 | In reply to: #1393

Caros "Maias",

Também eu descendo por legítima varonia de Maias originários da região da Cidade da Maia. O meu 8º avô, Manoel Domingos da Maia, natural do lugar da Pousadela (?), freguesia de Nogueira, Maia, ter-se-á estabelecido em Viseu em meados do século XVIII. Um seu bisneto casou com uma Loureiro, dando origem à actual família Maia de Loureiro.

Se alguém encontrar alguma referência a estes Maias, agradeço que me contactem.

Agradeço especialmente a ti, Lourenço, por me teres indicado este forum de genealogia.

Um abraço,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Maia

#1768 | joaomaya | 18 gen 2001 16:18 | In reply to: #1753

Gui

Consulta a enciclopédia luso-brasileira.
Houve um Maia Loureiro que foi Cmt. da Tap e colega portanto do meu pai.

Reply

Direct link:

RE: Maia

#1769 | GML | 18 gen 2001 16:20 | In reply to: #1768

O Maia de Loureiro, Piloto Aviador era o meu avô.

Obrigado na mesma.

Gui

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#11449 | boavida2001 | 19 ott 2001 17:35 | In reply to: #1207

Caro LCM,

Podia-me esclarecer a descendência de António da Maia Diniz, militar e cavaleiro da Ordem de Cristo?
Houve anulação do voto de castidade necessária ao ingresso na Ordem ou a descendência que refere era de um período anterior à sua entrada na Ordem de Cristo?


Cumprimentos,

FCBoavida

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#11461 | LCM | 19 ott 2001 18:32 | In reply to: #11449

Caro FC Boavida,

Cavaleiro da Ordem de Cristo era já na prática uma mercê honorífica, embora só seja realmente considerada como tal após o liberalismo.
Não constituía por isso impeditivo ser casado.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#11467 | boavida2001 | 19 ott 2001 19:16 | In reply to: #11461

Caro LCM

HTem toda a razão.
Habituado que estou a lidar com alguns familiares que pertencem a 'ordens rigorosas'(nomeadamente a Ordem de Malta), por vezes é-me difícil traçar a distinção entre as Ordens mais honoríficas e as que ainda conservam os estatutos iniciais.

Muito obrigado pela informação.

Fernando C.Boavida

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#15659 | JMBMSS | 12 gen 2002 18:21 | In reply to: #1207

Lourenço,

Talvez lhe ajude os dados seguintes a respeito
dos Gama e Freitas. O pai do Marquês de Cantagallo, meu antepassado, José Maurício da Gama e Freitas, era filho de José Felix da Gama e Freitas, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e de sua mulher, D. Catharina Maria Isabel Pereira, neto de José de Freitas da Gama, tenente-coronel do Regimento de Infantaria de Cascais e cavaleiro da Ordem de
São Thiago de Espada, que serviu na Armada no Estado da Índia, e de sua mulher, D. Luzia Maria Andrade, bisneto de João Pinheiro de Mattos, cavaleiro professo da Orden de São Bento de Aviz e de sua mulher, D. Escolástica de Freitas e trineto de Gaspar Pinheiro de Mattos, cavaleiro professo da Ordem de São Bento de Aviz e moço da câmara de D. João IV.
O pai do Marquês de Cantagallo teve e um irmão,
Pedro António da Gama e Freitas, tenente-coronel do Real Exército, que casou com D. Ana Maria Inácia Gurgel do Amaral.
Espero tê-lo ajudado, embora pense que pouco.

José Seabra

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#15722 | LCM | 14 gen 2002 22:48 | In reply to: #15659

Caro José Seabra

Muito obrigado pelas suas informações. Já tinha conhecimento destes elementos pelo livro "A Casa Loulé".
O Dr. José Mauricio é testamenteiro de Vicente Caetano da Maia e Vasconcelos e parente de seus filhos. A família de sua mulher usa os apelidos Gama, Freitas e Matos, só que não consegui ainda "subir" nos seus ascendentes. Quando tiver novidades voltarei aqui ao Fórum.

Lourenço Correia de Matos.

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334408 | fredericalcmv | 26 ago 2013 17:15 | In reply to: #1207

Boa tarde LCM


Sou descendente de Margarida Maia e Vasconcelos de Tomar que casou com Domingos AB Palma de Beja (provedor e Cavaleiro da Ordem de Cristo).

Alguma informação que me possa dar, agradecia. :)

Obrigada

FMV

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334414 | LCM | 26 ago 2013 18:26 | In reply to: #334408

Olá Frederica

Tenho muitos dados desta gente, infelizmente não organizados por falta de tempo. Deste
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1238023
foi filho, além de Vicente Caetano, meu antepassado, ANTÓNIO JOSÉ DA MAIA E VASCONCELOS, n. em Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, bapt. a 1-3-1732 (era o filho mais velho daquele casal), cavaleiro fidalgo da Casa Real, casado com D. ANTÓNIA JACINTA DA MOTA, n. em Évora, Sé.
Foram pais (que eu conheça) de D. MARGARIDA ANTÓNIA DA MAIA E VASCONCELOS, n. em Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, bapt. a 19-11-1752, casada com ANTÓNIO BERNARDO PALMA, n. em Messejana, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, pais de (pelo menos) D. ANTÓNIA MARGARIDA DA MAIA VASCONCELOS PALMA, n. em Beja, casada com MANUEL RODRIGUES PINTO DE OLIVEIRA, n. em Évora (filho de Domingos Rodrigues, n. em Monforte, e de sua mulher Maria Teresa de Jesus).
Tiveram pelo menos 2 filhas e 1 filho, só existindo descendência de uma das filhas, que encontra aqui
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=19729

Como se liga ao casal Maia e Vasconcelos / Palma? Todos os dados serão bem vindos e desde já agradeço.

Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334417 | fredericalcmv | 26 ago 2013 19:33 | In reply to: #334414

Lourenço tem email por onde possamos falar?

Obrigada

FMV

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334436 | LCM | 27 ago 2013 06:36 | In reply to: #334417

correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

LCM

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334509 | alexgraca | 28 ago 2013 22:09 | In reply to: #1207

Boa noite

O meu nome é Alexandra e na minha pesquisa encontrei uma avó linha materna do meu pai (5ª geração) cujo nome é Bárbara da Maia e Vasconcelos nasceu em Beja em 1770 e os seus pais eram António Bernardo da Palma natural de Messejana (Cavaleiro da Ordem de Cristo e Provedor da cidade de Beja) e Margarida Antónia da Maia e Vasconcelos de Tomar. Os pais da Margarida são por sua vez António José da Maia e Vasconcelos natural de Tomar e Antónia Jacinta Natural de Évora. Provavelmente haverá alguma relação entre as nossas famílias, não tenho é dados suficientes para o afirmar.
Cumprimentos

Alexandra Graça

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334521 | LCM | 29 ago 2013 06:44 | In reply to: #334509

Bom dia

Veja sff a minha mensagem de 26.8.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334522 | alexgraca | 29 ago 2013 08:05 | In reply to: #334521

Muito obrigada, não tinha reparado na mensagem para a minha prima Frederica. Se precisar de mais dados eu posso fornecer aquilo de que disponho.
Cumprimentos

Alexandra Graça

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334523 | LCM | 29 ago 2013 08:11 | In reply to: #334522

Olá Alexandra

Tenho trocado e-mails com a Frederica a quem já perguntei como se ligam ao casal Maia e Vasconclos / Palma.
Tenho bastantes elementos desta família mas infelizmente nada organizado.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334747 | alexgraca | 03 set 2013 19:08 | In reply to: #334523

Caro Lourenço

De acordo com os dados que a a minha prima Frederica me enviou, António da Maia Dinis foi batizado 9-07-1645 no Sardoal, no entanto solicitei à Torre do Tombo que me fossem enviados comprovativos dos registos de batismo. No entanto foi-me dada a seguinte resposta :
... referente ao assento de batismo de António da Maia Dinis, Freguesia Sardoal, Conselho Sardoal em 09-07-1645, solicito que confirme a data do batismo e/ou o Conselho e Freguesia, atendendo que existe um hiato entre 1635-1670, aguardamos indicações.
Gostaria caso lhe seja possível que me confirme esta informação para que eu possa dar uma resposta mais fundamentada ao núcleo de reprodução da Torre do Tombo.
Muito obrigada

Alexandra

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334748 | LCM | 03 set 2013 19:17 | In reply to: #334747

Olá Alexandra,

A cota que tenho, que indico em nota no documento que a Frederica lhe mandou, é "Reg. Par., Sardoal, Mistos 3, fl. 68v." Não há certamente livros de baptismo para esta época e respondera sem conferir os mistos, ou então registo é uma transcrião posterior, o que não me parece pois teria anotado a 2.ª data ou plo menos uma aproximada.

Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Maia e Vasconcelos, de Tomar e Lisboa, e Gama Freitas e Matos, de Lisboa

#334761 | alexgraca | 04 set 2013 11:52 | In reply to: #334748

Bom dia

Muito obrigada, vou então dar essa informação.

Alexandra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 01:37

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen