Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

This topic is classified in rooms: Regiões

Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120843 | LCNunes | 15 giu 2006 21:40

Caros amigos

Abro aqui um topico para as familias da zona do Lima.
Espero que se participe.

Cumprimentos,
Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120884 | fertelde | 16 giu 2006 12:22 | In reply to: #120843

Estimado Luis Miguel:
Pode ajudar a buscar acentos de nascimento/batismo de Caminha-Viana do Castelo?

Agradecido,
Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120903 | tiagova | 16 giu 2006 17:22 | In reply to: #120843

Caro Luís Nunes,

Por acaso terá alguma informação de familiares meus:

1 - Mathias Gonçalves * Vila Ponte de Lima, Viana do Castelo cc Maria Rodrigues * Vila Ponte de Lima, Viana do Castelo;

2 - Lourenço António Gonçalves * Vila Ponte de Lima, Viana do Castelo cc Isabel Tereza de Abreu * Vila Ponte de Lima, Viana do Castelo.

Cumps.

Tiago Silva

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120918 | Alves dos Santos | 16 giu 2006 23:12 | In reply to: #120884

Caro Fernando de Telde,

Possuo bastantes dados sobre algumas das freguesias de Caminha. Posso ser-lhe util?

Com os melhores cumprimentos

Alves dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120943 | fertelde | 17 giu 2006 10:33 | In reply to: #120918

Estimado Alves Santos:
Agradeço a sua oferta de ajuda. Assim estou buscando os acentos de:
1-António Gomes da Cunha Rego, nasceu em Caminha-Nsª Srª da Assunçâo-Viana do Castelo, cerca de 1760/5, era filho de António José Gomes (d´Azevedo?) da Cunha Rego e de Benta Josefa Barros.-
2-José da Cunha Rego, nasceu em Viana do Castelo- Stª Mª Maior, cerca de 1757, filho de Bento Cunha Rego e de Margarida Maria Maciel
3- José António Cunha Rego, nasceu em Nogueira-Sªº Joâo Batista e Sªº Claudio- Viana do Castelo, cerca de 1790, era filho de Manuel José da Cunha Rego e de Catarina Martins de Oliveira
4- Guilherme Firmino da Cunha Rego, foi nomeado comissário Fiscal dos tabacos no circulo do Norte em 15.05.1889, e deste nâo tenho mais informaçâo, apenas aparece na IANTT nos RGM.-

Agradecido de antemâo,
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120945 | fertelde | 17 giu 2006 10:56 | In reply to: #120918

Estimado Alves Santos:
Agradeço a sua oferta de ajuda. Assim estou buscando os acentos de:
1-António Gomes da Cunha Rego, nasceu em Caminha-Nsª Srª da Assunçâo-Viana do Castelo, cerca de 1760/5, era filho de António José Gomes (d´Azevedo?) da Cunha Rego e de Benta Josefa Barros.-
2-José da Cunha Rego, nasceu em Viana do Castelo- Stª Mª Maior, cerca de 1757, filho de Bento Cunha Rego e de Margarida Maria Maciel
3- José António Cunha Rego, nasceu em Nogueira-Sªº Joâo Batista e Sªº Claudio- Viana do Castelo, cerca de 1790, era filho de Manuel José da Cunha Rego e de Catarina Martins de Oliveira
4- Guilherme Firmino da Cunha Rego, foi nomeado comissário Fiscal dos tabacos no circulo do Norte em 15.05.1889, e deste nâo tenho mais informaçâo, apenas aparece na IANTT nos RGM.-

Agradecido de antemâo,
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120950 | LCNunes | 17 giu 2006 12:44 | In reply to: #120903

Caro Tiago Silva

Eu abri este tópico para fomentar a discussão em torno da zona do Lima, o que não quer dizer que eu possua informações de maior sobre familias da zona.

Em relação aos seus familiares não possuo qualquer tipo de informações.
Apenas lhe posso adiantar que tenho na zona de P. Lima e Monção familiares com apelido Gonçalves Carneiro.

Cumprimentos,
Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#120966 | Alves dos Santos | 17 giu 2006 17:51 | In reply to: #120945

Caro Fernando,

Com base nas informações fornecidas, penso não lhe poder ser util. Tenho de fact alguns Regos, originários da freguesia de Venade (Caminha), mas a sua origem, segundo a investigação de um genealogista de Venade (Engº João d'Azevedo), resume-se ao seguinte:
"Em 19/6/1735 casou em Vilar de Mouros João Afonso da Ranha com Antónia Lourença, ele também conhecido por João Afonso de Aveleira, lugar onde moravam seus pais, João Afonso da Ranha e Maria Lourença, e ela filha de Manuel Alves e de Maria Lourença.
Nos registos de Venade encontra-se em 8/9/1773 o casamento de DOMINGOS AFONSO DO REGO, filho do casal atrás referido, com Maria Lourença da Barge, filha de João de Azevedo e de Maria Lourença da Barge.
Sabe-se que a casa dos antigos Regos de Venade é aquela onde viviam há 15 anos os pais de João Baptista Rodrigues de Bártolo, junto à Ponte Grande, e admite-se que o apelido derive do “rego de água” que atravessa a propriedade, passa junto ao portão onde existe um lavadouro, indo depois alimentar os moinhos de Curtinhas e o do Salgueiro, rego cuja abertura talvez seja dessa época ou desse tempo é a casa dos do Rego, pois não aparece em Venade, anteriormente a essa data, tal apelido. É também provável que Domingos ou seus pais aí vivessem antes desse casamento, para figurar esse apelido no respectivo acto.
Quanto a Maria Lourença da Barge, mulher de Domingos, ela era da casa que pertence à conhecida família dos Engenheiros, junto aos paúis da Barge, na parte que contém a cozinha, pois o resto é acréscimo recente. Era bisneta de Teodora Gonçalves da Barge e de seu marido Domingos Lourenço que talvez aí vivessem, e dos quais descendem várias famílias de Venade com a designação de Barge. Quanto a seu pai, João de Azevedo, era do lugar de Ribas e bisneto de Jácome Afonso.
Ela tinha um filho, Manuel Lourenço da Barge, que foi Capitão de Milícias, e depois o casal teve vários filhos entre eles: João José, Maria Caetana, Francisco, António, Domingos e Antónia Francisca.
Não se conhecem casamentos nem filhos a Manuel, João José, Maria Caetana, Francisco, António e Domingos.
Domingo Afonso do Rego, pai, teve ainda de Maria de Azevedo Mourão, de Azevedo, donde são os antigos Mourões, a filha Maria Antónia Afonso do Rego, que casou em 13/8/1835 com Miguel José Pires Gracias ou Miguel José Pires Armada, de Riba d’Âncora, filho de João Pires de Azevedo Vila Verde, de Venade, e de Caetana Gracias, de Riba d’Âncora."

Lamento não lhe poder ser util, neste momento.

Com consideração


José

Reply

Direct link:

RE: Familias do Lima - Ponte Lima / Monção / Viana C.

#121068 | fertelde | 19 giu 2006 10:27 | In reply to: #120966

Estimado Confrade José:
Efectivamente, nâo è a linha que estou buscando. Creio que já noutro tópico me havia mencionado a este Genealogista de Venade..(?)

De qualquer forma agradeço a disposiçâo em ajudar-me
Com os melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 mag 2024, 03:00

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen