Familia Abreu Castelo Branco - Fornos de Algodres

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familia Abreu Castelo Branco - Fornos de Algodres

#122722 | Louise Mar | 14 lug 2006 03:47

Gostaria de saber sobre Mais sobre esta familia.















Acho que apenas o meu avo materno veio para o Brasil no começo do século IXX e aqui teve dois filhos. Gostaria de saber mais sobre esta familia de Portugual.

Reply

Direct link:

Pode começar por ler os tópicos ...

#122852 | victorferreira | 15 lug 2006 21:50 | In reply to: #122722

... onde se fala de Abreus Castelo Branco.
- escreva "Abreu Castelo Branco" aqui em cima;
- deixe ficar o "Todas as Salas";
- mude a terceira janela para "por Mensagem";
- clique no "Pesquisar"
... e vão aparecer-lhe todos os tópicos que contêm Mensagens onde se falou nesse tema.
No seu caso está com sorte: são mais de quarenta. Não lhe vão faltar leituras.
Leia muito, para que quando voltar a fazer as suas perguntas ao Forum, já possa ser mais 'precisa'. A forma como fez a sua pergunta não ajuda mesmo nada a responder ...
Boa sorte e boas leituras.
Com amizade,
VF

Reply

Direct link:

RE: Familia Abreu Castelo Branco - Fornos de Algodres

#262042 | alcard8 | 12 set 2010 23:31 | In reply to: #122722

A familia Abreu Castelo Branco, e descendente dos Abreus de "Regalados" que teve o seu solar inicial em Abreu de Merufe, em Moncao no Minho.
Durante o reinado de D. Duarte (seculo XIV) um ramo destes Abreus, assentou solar em Fornos de Algodres e aparecem com "senhores" de Fornos durantes algumas geracoes, ate que com a criacao do condado de Linhares no seculo XVI, perderam este senhorio para aqueles Condes que eram da familia Noronha.
No entanto os Abreus Castelo Branco, continuaram sendo grandes proprietarios em Fornos de Algodres onde tinham um grande solar com a sua torre medieval, que ate deu o nome a uma rua adjacente ao seu quintal e jardim.
Desta familia sairam varios membros que ilustraram a historia portuguesa com feitos de armas e de letras.
No seculo XIX era conselheiro real: Lopo de Abreu Castelo Branco Cardoso e Melo. Foi tambem neste seculo que foi criado por D. Maria II o viscondado de Fornos de Algodres, na pessoa de Jose Maria de Abreu Castelo Branco Cardoso e Melo, uns poucos anos mais tarde este mesmo Jose Maria foi elevado a categoria de Conde. Foi ainda este, que quando devido a extincao dos vinculos patrimoniais, que fez uma transacao com o seu irmao o concelheiro Lopo de Abreu, ficando este com o solar de Fornos e o conde com as Quintas da Costa onde tinha residencia e a do Bogalho na mesma freguesia de S. Miguel de Fornos de Algodres.
O brazao de armas dos Abreu Castelo Branco, pode ser visto na fachada da Capela de Nossa Senhora da Anunciada, que esta adjacente ao solar, e fica na Praca Velha na Vila de Fornos de Algodres.
O Brazao de armas dos Condes de Fornos, esta colocado numa pequena casa de ferias sita na Quinta do Bogalho, pois a casa residencia destes na Quinta da Costa, foi cedida a diocese de Viseu e sobre a antiga casa foi construido o seminario menor da diocese, na decada de trinta do seculo XX, que neste momento ja se encontra desactivado.

Espero ter-lhe dado algumas informacoes genericas, que poderam contribuir para mais alguma sua investigacao.

Saudacoes dalgodrenses.

Reply

Direct link:

Familia Abreu Castelo Branco - Fornos de Algodres

#353219 | JVLSC | 28 dic 2014 18:04 | In reply to: #122722

Boa tarde,

Tenho ascendentes Abreu Castelo Branco, mas da zona de Almeida (Castelo Mendo, mais concretamente), pelo menos desde finais do século XVII. Tenho curiosidade em saber mais sobre este ramo e a sua relação com o ramo de Fornos de Algodres. Qualquer informação por mais pequena que seja será preciosa.

Obrigado

João Silva Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 07 gen 2025, 23:57

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen