Pinto da vila de Almeida

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Pinto da vila de Almeida

#12274 | 2910 | 02 nov 2001 19:49

Procuro informações sobre a ascendência pelos Pinto de Manuel Pinto de Gouveia, capitão de infantaria, da companhia regular das ilhas de Cabo Verde, e nelas morador, natural da praça forte e vila de Almeida , que teve brasão de armas para Gouveia, Pinto e Ferreira, em 1796. Também seu irmão o tenente coronel, Joaquim José Pinto de Gouveia, recebeu as mesmas armas em 1815. Ambos filhos de António José de Gouvea, ajudante de infantaria e de sua mulher Margarida Teresa Pinto, neto paterno de Manuel de Gouveia, tenente de infantaria paga do regimento de Almeida, e de sua mulher Francisca de Gouvea, neto materno de Manuel Pinto Ferreira, tenente que foi do regimento de Almeida e de sua mulher Catarina Pinto.

Reply

Direct link:

RE: Pinto da vila de Almeida

#12276 | LCM | 02 nov 2001 20:33 | In reply to: #12274

Caro Óscar

A carta de brasão de armas de Joaquim José Pinto de Gouveia que refere foi estudada e publicada na revista "Raizes e Memórias" n.º 4. Conhece este artigo? Caso não o tenha ofereço~me para lhe enviar cópias porque este número está esgtoadissimo. Reproduz a carta a cores que peretence a um dos autores.
Infelizmente não adianta nada sobre a ascendência do armigerado.

Abraço
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Pinto da vila de Almeida

#12285 | alentejo | 02 nov 2001 23:01 | In reply to: #12274

Caro Óscar,

Vou publicar, juntamente com Miguel Esperança Pina, um estudo sobre Rebochos, originarios do Vimieiro que passaram a Almeida e daí a Aveiro, Caminha, viana, etc. Como a descendência desta família não é muita inserimos títulos genealógicos de outras famílias dessa vila, ligados aos Rebochos. Ora existe um ramo de Rebochos (o do Miguel esperança Pina) que descende desses Gouveias, através de Tadeu José de Gouveia, tio dos 3 irmãos armigerados. Do joaquim descende o Dr. Francisco de Simas Alves de Azevedo, através dos Lobato de Faria. Estou a tentar apurar outras descendências. Posso passar-lhe para o seu e-mail o que possuo neste momento sobre o assunto.
Abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Pinto da vila de Almeida

#12295 | 2910 | 03 nov 2001 00:05 | In reply to: #12285

Lourenço, também já tenho o referido artigo, mas de qualquer maneira o meu obrigado pela intenção .

Nuno, fico muito grato pelos dados que disponibilizas, o meu e-mail é 2910@sapo.pt


Um abraço a todos

Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Pinto da vila de Almeida

#12304 | 2910 | 03 nov 2001 00:46 | In reply to: #12274

PINTO, da vila de Almeida
Informações sobre as seguintes gerações

10-AIRES PINTO, consta de documentos do Cartório de S.Bento do Porto ser filho de Gonçalo Esteves Pinto. Foi escudeiro do conde de Barcelos D.Afonso e depois fidalgo de sua casa, quando este passou a 1ºduque de Bragança. Sucedeu nos prazos de seu pai, teve casa no Porto, foi senhor da quinta e morgado de Crasto, nomeado 1º padroeiro da igreja de Real, freguesia onde morou ( no concelho de Castelo de Paiva), por doação que lhe fizeram os moradores de Santa Marinha de Real, em 1455 para que ele os amparasse e favorecesse. Aires Pinto, por carta régia datada de 22/2/1487, se diz ser “escudeiro da nossa casa”, recebe a mercê do oficio de chanceler da comarca da Beira, perante o corregedor dela. A 19 de Março do mesmo ano, recebe outra carta régia a confirmar uma outra do rei D.Afonso V de 26/3/1478, em que se faz mercê a Aires Pinto, “homem fidalgo”, que estava pronto a servi-lo na guerra, de privilégios para os seus caseiros. Amado de Azambuja diz que foi vedor do 2º duque de Bragança, que no testamento, que o mesmo duque fez aos 17 de Agosto de 1471, o nomeou por seu testamenteiro (Julgo que esta informação se refere a um neto com o mesmo nome, que foi 2º senhor da honra de Paramos, serviu a casa de Bragança e teve sentença a 31/8/1485, por estar implicado na conjura do duque de Viseu, foi julgado à revelia, fugindo para Castela com os filhos do Duque de Bragança, D.Fernando, degolado por crime de traição) .
Felgueiras Gaio diz que foi ainda alcaide-mor de Arraiolos e Évora. Casou com BRANCA GIL DE ALMEIDA, (viúva de Fernão Rodrigues Andorinho) filha de Gil Gomes de Almeida e de Catarina Eanes (num documento datado de 1449, se declara ser sua sogra).De uma sentença de partilhas do referido cartório se nomeiam os seguintes filhos; Fernão Pinto (filho primogenito, sucede na casa como 2º padroeiro de Real e sr. do morgado de Crasto, foi fidalgo escudeiro do rei D.Manuel, por alvará de 4/11/1502 e vedor da Casa do Infante D.Pedro, comprou aos condes de Penela a Quinta do Sobrado, no concelho de Paiva. O rei D.João II lhe deu carta a agradecer a boa-vontade deste fidalgo do Porto em participar com homens e armas na expedição à Graciosa, com descendência nos Pinto, senhores de Real), Gonçalo Pinto casado com a herdeira da honra de Paramos (Feira), com descendência nos Pinto senhores da Casa de Paramos, Álvaro Pinto, fidalgo da casa do duque de Bragança, s.g., Leonor Pinto, Catarina Pinto, abadessa do convento de Tarouquela e Brites Pinto que segue :

11-BRITES PINTO, casou com JOÃO ÁLVARES RIBEIRO, natural do Porto, filho de Álvaro Fernandes Ribeiro+. Foi “cavaleiro da casa real”, (assim intitulado em 1512, quando serve de testemunha no testamento de Vasco Gil). Por testamento herdou de sua tia paterna Inês Vaz Ribeiro (viúva e sem filhos), moradora na Rua dos Mercadores, uma capela instituída por ela a 16/12/1458 em S.Domingos do Porto, onde ficou sepultada, “em um moimento, encaixado na parede, junto ao altar de Jesus” . No testamento de sua tia aparece referido como “criado e fidalgo da senhora rainha “ Em 1459 de provedor da dita capela passa a administrador, pois sua tia transforma esta fundação em morgadio anexando várias quintas, com seus casais, foreiros e rendas, sendo a mais importante a Quinta do Canidelo, cabeça deste importante morgadio, propriedade que está na família Ribeiro desde a Idade Média.
Este João Alvares Ribeiro, começou a escrever “o livro do morgado do Canidelo”, onde aparece mencionado como “cavaleiro fidalgo da casa d´El-Rei”, importante tombo que data da segunda metade do séc.XV, (chegando até nós um treslado do séc.XVII ), continuado por seu filho herdeiro. Este ultimo refere no livro as cerimónias por sua alma que é obrigado ; “ este dito casal leixou Meu Pai João Alvares Ribeiro, que Deus haja, para por elle se dizerem por sua alma, e das pessoas a que he obrigado, em cada hum Anno em S.Domingos dezasseis Missas rezadas, e quatro Aniversarios “ . João Ribeiro, jaz sepultado na mesma sepultura de sua tia.
Viveram no Porto e tiveram 6 filhos ; Fernão Ribeiro, o primogénito sucede no rico morgadio do Canidelo, c.g., Álvaro Pinto, que vai casar a Tomar,c.g. , Diogo Pinto Ribeiro, casado c.g. , Francisco Ribeiro, vereador do Porto em 1504 e juíz dos Orfãos em 1519, casado e c.g. e ainda Maria Ribeiro e Aires Pinto Ribeiro que casam na vila de Almeida com, um filho e uma filha do alcaide de Almeida que se continua a seguir :

12-AIRES PINTO RIBEIRO, morou na Quinta do Paço de Cidadelhe, freguesia do conc. de Mesão Frio. Casou na vila de Almeida, (com a irmã de seu cunhado) GUIOMAR DA FONSECA COUTINHO, filha de Diogo da Fonseca Coutinho, alcaide-mor de Almeida C.g.

12- MARIA PINTO RIBEIRO, filha de Brites Pinto e de seu marido João Álvares Ribeiro, no nº11. Casou em Almeida com o irmão de sua cunhada, DIOGO DA FONSECA COUTINHO, escrivão da Alfândega de Almeida, filho de outro Diogo da Fonseca Coutinho, alcaide-mor da vila de Almeida, e de sua mulher Joana Martins Gadelha. Tiveram :

13-OSÓRIO DA FONSECA, casado em Almeida, com ISABEL
DE BESSA, filha de Cristovão de Andrade, que instituiu a capela
do Hospital, em Almeida. Filhos:

14-DIOGO DA FONSECA, viveu em Almeida onde casou
2 vezes, sendo a 1ºcom ISABEL DINIZ, (parece que cristã-
nova) e a segunda com sua prima BRITES DA FONSECA.
Com geração dos dois matrimónios.

14-FRANCISCO DA FONSECA, casou em Castelo Branco
com SIMÕA DE PROENÇA, com geração em Almeida.

14-MAMUEL DE ANDRADE, casou em Almeida, BRITES
DE FIGUEIREDO DE CARVALHO. Com geração.

14-CRISTOVÃO DA FONSECA, casou em Almeida com
ANA MONTEIRO COCHALVO. Com geração em Almeida.


13-ÁLVARO DA FONSECA OSÓRIO, viveu em Escarigo, no termo de Castelo Rodrigo casou três vezes, a 1ª com ISABEL MOUTINHO. Com geração.

13-AIRES DA FONSECA RIBEIRO, casou na vila de Almeida com BRITES MONTEIRO, filha de Francisco Monteiro e de Maria Cochalva, naturais da referida vila. Filhos :

14-DIOGO DA FONSECA, casou 5 vezes, teve um filho
religioso da segunda mulher (eram primos),MARIA DA
FONSECA, de Castelo Mendo, filha de Diogo da Fonseca e
Brites Pinto. Teve ainda um filho da 5ª mulher ANA DA
COSTA TELES, viuva de António Gomes Madeira, de Vilar
Maior.

14-ANDRÉ DA FONSECA, casou em Vila Maior com BRITES
TELES, filha de Francisco Cardoso. Filhos :

15-MARIA RIBEIRO, que casou em Almeida com PAULO
DE ANDRADE, com geração.

15-BRITES PINTO

15-ANA DA FONSECA

14-DUARTE MONTEIRO, serviu na Índia, casou em Goa e teve
entre outros :

15-PEDRO MONTEIRO DA FONSECA, casado em Goa

13-ANA ESCOBAR, mulher de BALTAZAR CORREIA, da ilha da Madeira.Com geração.

13-MARIA RIBEIRO, casada em Castelo Mendo com BERNARDO OSÓRIO. Com geração

13-JOANA DA FONSECA, casou em Almeida, com RUI GOMES DE FIGUEIREDO, natural da vila de Aveloso, junto de Sernancelhe, filho de Sebastião Gomes de Figueiredo, sr. de Aveloso e de sua mulher Antónia Fernandes de Vasconcelos. Com geração.

13-GUIOMAR DA FONSECA, casada em Moimenta com FERNÃO DE LUCENA

13-BRITES PINTO, abadessa perpétua em Sernancelhe, no Mosteiro da Ribeira.

13-.........., casou em Almeida com ........ DE FIGUEIREDO.

13-JOÃO ÁLVARES RIBEIRO, que tem o mesmo nome do avô c.c N......LEITÃO. Filhos :

14-FRANCISCO LEITÃO, casou em S.Pedro de Rio Seco
(Almeida)

14-JERONIMO DA FONSECA, casou em Castelo Mendo. Sem
geração.

14-MARIA DA FONSECA, casada com DOMINGOS MONTEIRO, natural de S.Pedro de Rio Seco (Almeida). Filhos :

15-JORGE MONTEIRO, casou em S.Pedro de Rio Seco

15-DOMINGOS DA FONSECA MONTEIRO, casou em Almeida
com Domingas Fernandes. C.g. em Almeida
15-FRANCISCO RIBEIRO, que casou em Vale de Jamula (Almeida).
15-MARIA DA FONSECA
15-ISABEL DA FONSECA

14-AIRES PINTO RIBEIRO, casou em Castelo Mendo (hoje freg.
do conc. de Almeida), com N.......PROENÇA, e tiveram :

15-ANTÓNIO DE PROENÇA, escrivão dos órfãos de Castelo
Bom.

15-DIOGO PINTO, vigário de Vila Maior

15-JOANA DA FONSECA PINTO, casou em Castelo Mendo
com Francisco da Fonseca Osório. Filhos :

16-MANUEL DA FONSECA PINTO, foi provedor de Leiria,
instituiu um morgado constituído pela Quinta do Monte da
Velha e ainda o lugar de Ade (termo de Almeida).Não teve
filhos.

16-GASPAR DA FONSECA PINTO, sucedeu no morgado de
seu irmão. Casou com CLARA OSÓRIO, filha de Francisco
Coelho, capitão-mor de Almendra, e de sua mulher Isabel da
Fonseca Osório. Com geração.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 nov 2024, 15:43

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen