Perdigões do Ribatejo

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Perdigões do Ribatejo

#123232 | JoãoGaspar | 20 lug 2006 20:29

Caros Confrades,

Nas minhas amadoras investigações geneologicas sobre a familia de minha mãe, encontrei uns avós Perdigão, na antiga Vila de Aldeia Gallega do Ribatejo, actual Montijo.
A saber: Francisco de Britto Vaz de Sousa é casado com Joana Maria de Seabra, ambos do Montijo, filho de Matias de Sousa e INACIA PERDIGOA( Montijo,1665), Esta Inacia é filha de:Manuel Roiz Perdigão casado com Maria Prestes e Neta de :Antonio Roiz Perdigão.
Gostaria de saber se os confrades me poderão ajudar com a ascendencia dos Perdigão do Montijo, se são uma familia local ou se vieram de outras terras do Alentejo ou do Ribatejo .

atenciosamente

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Perdigões do Ribatejo

#123258 | RCCORREIA | 21 lug 2006 12:13 | In reply to: #123232

Caro João

Tenho seguido com algum interesse as mensagens que tem colocado em vários tópicos do GENEA (e de alguns seus parentes) porque alguns dos apelidos / temas abordados (e frequentemente cruzados) são também alvo das minhas investigações genealógicas ou interesse (heráldica), e julgo que por vezes tb intervi neles.

Infelizmente o tempo que disponho para pesquisar é limitado e ainda mais quando necessito de averiguações em arquivos ou bibliotecas que apenas estão abertas nos horários normais de expediente (nos quais também estou geralmente a trabalhar).
Valem-me muitas vezes as férias e as ajudas dos confrades do GENEA. Por isso tento, sempre que posso, ir tb ajudando.

Nas minhas investigações de linhas directas tenho Perdigões mas mais em Góis! O meu fim de linha neste apelido situa-se por volta de 1550/70. O mais recente a usá-lo foi o trisavô de minha esposa, n. 1820, que tinha aliás a sua representação nas suas armas. Nas linhas laterais ainda não vi mas suspeito de ligações ao Ribatejo/Alentejo pois foram locais predilectos de ligações matrimoniais e onde desde o século XIII se refere a presença familiar.

A origem destes Perdigões (de Góis) será provavelmente Alentejana onde ficava o Senhorio dos Perdigões, tanto mais que por volta de 1500 Isabel Perdigão, senhora do Morgado dos Perdigões, casa com Frutuoso de Goes, (apelido que também tenho na linha directa em Góis e no Ribatejo, nomeadamente em Alenquer) e que tiveram vários filhos, sendo um deles chamado Luis de Goes. Ora a família Goes de Góis, à qual pertenceu Damião de Goes, está igualmente ligada ao Ribatejo.

Por isso ambas as suas suspeitas podem ser válidas. Origem inicial: Alentejo e posterior: Ribatejo.

Apesar de neste momento estar a investigar noutros apelidos e locais vou manter-me atento pois por vezes surgem informações onde menos esperamos e à disposição para ajudar.

Abraços
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Perdigões do Ribatejo

#123285 | JoãoGaspar | 21 lug 2006 18:44 | In reply to: #123258

Caro Rui Correira,

Obrigado pela sua mensagem, e pelo interesse demonstrado nos topicos que eu lanço para o forum do genea.Eu sou estudante de arquitectura em lisboa e o meu passatempo favorito é a investigação geneologica de minha familia, o que se revela amadora pelos meus conhecimentos e pelo tempo que posso dedicar.

Neste momento estou a chegar a um beco sem fim porque não consigo entroncar os meus Goes, Perdigões, Faria e os Sousa com outras familias do Montijo. Isto porque os acentos de baptismo anteriores a 1650 são raros e estão muito detiorados.

Posso tentar lhe esplicar um pouco da minha arvore e das minhas duvidas, assim o confrade podera saber se tem hipotese de me ajudar ou não:

Tenho uma avó chamada Isabel de Faria, Setubal( 1660) filha de Luis de Goes e Catarina de Faria , diz que são de azeitão mas não encontrei os baptismo de estes avós.!
Isabel de Faria casou com Manuel Dias de Samouco,Alcochete e têm como Filho Tomas de Faria ,Setubal (1688) que casa com Francisca Maria de Sousa do Montijo , filha de Maria de Sousa e de Manuel Roiz, Alcaide do Montijo(suspeito eu)
.O casal Tomas de Faria e Francisca Maria Têm como Filho Luis de Sousa e como Neto Manuel de Sousa, e Bisneto Antonio Valentim de Sousa, este Antonio é filho de Manuel de Sousa, Montijo e de Mariana Roza de Sousa , Montijo ( e aqui junto duas linhas de Sousas do Montijo).
A Mariana Roza é filha de Sebastião de Sousa do Montijo e de Jacinta Thereza de Palmela, sendo Sebastião filho de: Francisco de Britto Vaz de Sousa( 1698) (SEGUE) e de: Joana Maria de Seabra.
Francisco de Brito Vaz de Sousa é filho de Matias de Sousa e de Inacia Perdigão.
Inacia Perdigão é filha de: Manuel Roiz Perdigão e de Maria Prestes.
Manuel Roiz Perdigão é filho de Antonio Roiz Perdigão.

Joana Maria de Seabra é filha de:Inacio Moreira ( sem seguimento) e de Catarina de Seabra, filha de Fernão Gomes de Seabra e de Luisa da Silva.

Podera ver melhor nos links em baixo:

http://genealogia.netopia.pt/1518/costados.php?id=1022679

http://genealogia.netopia.pt/1518/costados.php?id=1021309

http://genealogia.netopia.pt/1518/costados.php?id=1022674

Sem mais de momento,

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 19 set 2024, 00:23

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen