Inquirições de Genere de Braga

This topic is classified in rooms: Arquivos

Inquirições de Genere de Braga

#12445 | Rodarte | 05 nov 2001 22:52

Caros colegas,

Há no ADB um processo De Genere de meu interesse (o de número 5990, pasta 265, data de 15-08-1732, referente aos irmãos Luis e Manuel Dias, filhos de João Dias e Maria Vaz, naturais da Freguesia de São João Batista da Ribeira). Haveria alguém neste Fórum que estivesse a pesquisar no referido arquivo e pudesse me ajudar, fornecendo-me as informações genealógicas contidas neste processo?

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Reply

Direct link:

RE: Inquirições de Genere de Braga

#12497 | regueiras | 06 nov 2001 22:44 | In reply to: #12445

Tomei nota dos dados e na próxima semana vou consultar o processo e depois digo-lhe o que encontrar.

Regueiras

Reply

Direct link:

RE: Inquirições de Genere de Braga

#12503 | Rodarte | 06 nov 2001 23:31 | In reply to: #12497

Fico-lhe imensamente grato pela gentileza.

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Reply

Direct link:

RE: Inquirições de Genere de Braga

#12529 | Vasco Jácome | 07 nov 2001 20:14 | In reply to: #12445

Caro Claus Rommel Rodarte

Como hoje a título excepcional tive oportunidade de me deslocar ao ADB, resumidamente:

Manuel Dias e Luís Dias, filhos legítimos de João Dias e Maria Vaz do lugar de Crasto, freguesia de S. João da Ribeira, Ponte de Lima.

Avós paternos: Manuel Dias, do dito lugar de Crasto e Maria Araújo do lugar de Fontainhas, freguesia de Sabadim (Arcos de Valdevez).

Avós maternos: Manuel Vaz e Isabel Velho, do dito lugar de Crasto, freguesia de S. João da Ribeira, Ponte de Lima.

Dos assentos de baptismo dos dois irmãos transcritos na Inquirição:

S. João da Ribeira, fls 85v:
LUÍS filho legítimo de João Dias e Maria Vaz do lugar de Crasto, n. a 25-08-1712 e b. na igreja de S. João da Ribeira, a 27.
Padrinhos: o Padre António Velho Barreto, de Ponte de Lima e D. Maria de Albuquerque m.er de Luís de Melo Pereira, do lugar de Crasto.
Testemunhas: os Padres Manuel Vaz e Lourenço Vaz.

S. João da Ribeira, fls 31:
MANUEL com a mesma filiação e n. a 13-02-1719.
Padrinhos: o Padre Lourenço Vaz Tição (Tição, com alguma dúvida) e Catarina, solteira filha que ficou de Pedro Rodrigues do lugar de Faldejães da freguesia de Santa Maria de Arcozelo (Ponte de Lima).
Testemunhas: Diogo Dias, do lugar de Quinteiro e Manuel Dias, do mesmo lugar desta freguesia de S. João da Ribeira.

O padre celebrante de ambos os baptismos foi o Abade da freguesia Francisco Gomes Rebelo.

Foi o que deu para ver numa rápida vista de olhos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Inquirições de Genere de Braga

#12542 | Rodarte | 08 nov 2001 02:06 | In reply to: #12529

Caro Vasco,

Mais uma vez fico eu a lhe dever meus mais sinceros agradecimentos... Muito obrigado pela gentileza de me passar os dados sobre os irmãos Dias (serão sobrinhos do Pe. Manuel Vaz e do Pe. Antonio Velho Barreto?)...

Conseguiu obter dados sobre a família
de sua quarta-avó Amélia Carolina (ou Carolina Amélia) de Oliveira e de sua quinta avó, casada com o José Carneiro da Silva? Nada me respondeu o pessoal da lista de discussão de genealogia brasileira, a quem repassei as perguntas que você compartilhou comigo... Você conseguiu avançar nessa questão?

Fraternal abraço,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Reply

Direct link:

RE: Inquirições de Genere de Braga

#12583 | Vasco Jácome | 08 nov 2001 22:44 | In reply to: #12542

Caro Claus Rommel Rodarte

Relativamente aos irmãos Dias serem sobrinhos dos Padres que foram padrinhos, devo recordar que normalmente, ou pelo menos muitas vezes, quando o padrinho era parente muito próximo do baptizado(a) (tio, tia, avô, avó, irmão ou irmã) esse parentesco era referido explicitamente no assento. No entanto, isto pode ser mais um hábito do que uma regra rígida, pelo que pode ser que tenha havido excepções.

Quanto aos meus Carneiros da Silva, essa questão específica ainda se mantém em aberto. Já tive ajudas de Cau Barata na identificação de outros membros da família, mas ainda há mais para investigar.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 11 giu 2024, 21:02

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen