Francisco Romano Newton

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Cargos | Bibliografia

Francisco Romano Newton

#124918 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 22:11

Gostaria muito de entrar em contacto com descendentes de Francisco Romano Newton, homem que no século XIX esteve ligado à indústria das pedras ornamentais ou cantarias de ornato. Praticamente nada sei sobre ele, pelo que qualquer pista é bem vinda.
Penso que Francisco Romano Newton poderá ser um ascendente (avô?) de Francisco Romano Newton de Macedo, 1º secretário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e aqui professor de História da Civilização, de História da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, e de Psicologia Experimental, nos anos de 1920: “Edifício da antiga Faculdade de Letras (Quinta Amarela), ao Carvalhido - A primeira reunião do Conselho Escolar realizou-se no dia 29 de Outubro de 1919. Presidiu o Director interino Damião Peres; presentes, Lúcio Pinheiro dos Santos, Francisco Newton de Macedo, Mendes Correia e Canuto Soares” (cfr. História da Faculdade de Letras do Porto, por Luís de Pina).
Francisco Romano Newton de Macedo foi depois membro do Conselho Superior de Instrução Pública e Doutor em Ciências Filosóficas (1926).
Grato
Francisco Queiroz
(...)

Reply

Direct link:

RE: Francisco Romano Newton

#147429 | Francisco Queiroz | 10 mar 2007 21:59 | In reply to: #124918

renovo o apelo

Reply

Direct link:

família Newton

#155459 | Francisco Queiroz | 08 mag 2007 22:44 | In reply to: #147429

renovo o apelo

Reply

Direct link:

RE: Francisco Romano Newton

#155521 | Joman | 09 mag 2007 03:54 | In reply to: #124918

Não sei se já conhece, mas pode consultar na Biblioteca Nacional em Lisboa, uma biografia de Francisco Newton, por Joaquim Duarte Silva, ed. Agência Geral das Colónias, Lisboa, colecção “Pelo Império”, nº 68, 1940, 41 p. Talvez seja o mesmo que procura.

Joman

Reply

Direct link:

RE: Francisco Romano Newton

#155617 | Francisco Queiroz | 09 mag 2007 21:21 | In reply to: #155521

Obrigado. Interessa-me somente o Francisco Romano de Newton mais antigo, os seus pais, a sua biografia e como surgiu esse apelido em Portugal.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Romano Newton

#166095 | FraQueiroz | 30 ago 2007 08:00 | In reply to: #155617

Renovo o apelo
Francisco Queiroz

Reply

Direct link:

RE: Francisco Romano Newton

#266803 | joaomacedofranco | 14 dic 2010 10:45 | In reply to: #166095

Só recentemente vejo este fórum, pelo que talvez seja tarde para lhe responder.
No entanto:
Sou sobrinho de Francisco Romano Newton de Macedo que foi professor da Faculdade de Letras da U.P.
Sou bisneto de Francisco Romano Newton, o tal canteiro ornatista e condutor de obras públicas pelo qual se interessa.
Foi para Angola e aí exerceu o cargo de condutor de obras públicas. Tenho uma referência a ele num livro digitalizaso pela Google, em que ele fazia parte duma comissão para um troço de caminho de ferro que partia de Luanda.
Em Angola viveu com os filhos (eram 12, não sei quantos deles terão nascido em Angola). Aí casaram pelo menos 2 filhas, Cármina e Marian Newton, minhas avós materna e paterna respectivamente. Elas vieram para a metrópole.
Penso que Francisco Newton Franco terá morrido em Angola.
Não sei datas e locais de nascimento, morte e casamento. Também nada sei dos pais e origens (judias certamente).
Tinha um irmão Isaías Newton, pintor conhecido e que deu origem a outro ramo da família.
Gostava de saber se recebeu esta e se tem alguns dados novos para mim.
Vi a sua bibliografia na net, mas não podia contacta-lo até me registar neste forum.
João Carlos de Macedo Franco

Reply

Direct link:

RE: Francisco Romano Newton

#266805 | Francisco Queiroz | 14 dic 2010 11:06 | In reply to: #266803

Muito obrigado pela sua mensagem.
Contacte-me a título particular, que enviar-lhe-ei o pouco que tenho. Infelizmente, não tenho as datas e nomes que lhe interessam (e a mim também).
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 15:11

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen