Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12496 | zmcm | 06 nov 2001 22:39

procuro descendentes de Gaspar Varella de Moura( F.S.O.)que casou em Loulé na década de 80 ou 90 de 1500 com Maria Santos Cabrita.

Agradeço desde já qualquer informação.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12523 | rmfrp | 07 nov 2001 17:30 | In reply to: #12496

Caro Miguel Cabrita Matias:

No domínio dos possíveis descendentes de Gaspar Varella de Moura, aqui está uma candidata.

Isabel de Moura, de Faro. Casou com o Cap. Luís Álvares Ribeiro, de Faro. Tiveram:

- O Cap. Luís Álvares Ribeiro, natural de Faro. Casou em 26.11.1684 em São Pedro, Faro, com Brites Arcângela da Palma, natural de Portimão, filha do Cap. Francisco Soares Pacheco e de Brites da Palma e Andrade e Sousa. Este casamento foi celebrado por procuração, sendo a noiva - pareceu-me ser essa a indicação - representada pelo Beneficiado Pedro de Moura de Barbuda.
- Duarte Pacheco, natural de Faro. Casou em 13.06.1692 em São Pedro, Faro, com Isabel Paula Duarte Monteiro, natural de Portimão, filha de João Gonçalves Pincho e de Margarida Veiga Duarte. Também este casamento foi celebrado por procuração, sendo a noiva - pareceu-me - representada pelo Cap. Luís Álvares Ribeiro (certamente o filho, visto o pai ser indicado como já defunto).

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12530 | rmfrp | 07 nov 2001 20:41 | In reply to: #12496

Caro Miguel Cabrita Matias:

No Desembargo do Paço há um processo de 1790 (Alentejo/Algarve, Maço 490, N. 37) referente a Álvaro de Oliveira Jaques, nascido em 09.11.1751 no Alvor, filho de Diogo Mendes de Miranda e de Inês Perpétua Bocarro; neto paterno de Álvaro de Oliveira Jaques e de D. Mariana Valente, naturais de Portimão; e neto materno do Sargento-Mor Pedro Varela de Moura e de Maria Bocarro, naturais do Alvor.

Quando lhe enviei a mensagem anterior, esqueci-me completamente desta referência a uma pessoa de apelidos Varela de Moura. O meu interesse principal neste processo relaciona-se com os Oliveira Jaques, que aparecem na origem dos meus Palmas no século XVI.

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12535 | rafael mião | 07 nov 2001 22:36 | In reply to: #12523

Há pouco esqueci-me de referir que nos liv.paroq.do Algoz,aliás encadernados em pastas volumosas que devem ser do seu conhecimento dizem muito da família -Monteiro-pelo menos recordo-me de um sargento-mor ou capitão-mor e casados com pessoas de primeiro plano,por agora só tenho uma breve nota sobre uma -Isabel-bat.aos 2-5-1594 e filha de Sebastião Monteiro e de Dona Maria.Pad. Gonçalo Vaz e Domingas Moniz.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12537 | zmcm | 07 nov 2001 22:56 | In reply to: #12523

Caro Rui Pereira :
Agradeço as informações dadas que por acaso desconhecia.
Se nas suas pesquisas encontrar mais alguma coisa agradeço desde já se puder fornecer-mas.
Eu pelo meu lado estou a estudar os Cabritas de S. Bartolomeu de Messines (que são bastantes)oriundos de Loulé no fim do séc XVI. Se precisar de alguma informação destes ramos não hesite em contactar-me.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12539 | zmcm | 07 nov 2001 23:01 | In reply to: #12530

Caro Rui Pereira :
A informação prestada é preciosa! tinha referências deste Pedro Varela de Moura, mas sem saber data e local de nascimento e de casamento. Penso que com esta informação é mais fácil chegar lá!

Cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Gaspar Varella de Moura ( Algarve séc XVI)

#12541 | rafael mião | 07 nov 2001 23:03 | In reply to: #12535

Ao voltar ao apontamento vi um Francisco-bat.20-X-1596 e filho dos já ref.os Gaspar Gonçalves e de Brites Rolloa.Pad.Andre Eanes,padrinho do exorcismo e Francisco Fernandes irmão do cura que a batizou Manuel de Andrade,também me apareceu com o apelido -Ramada;aliás este apelido existe,lembro-me do Dr. Ramada Curto.Ejá agora refiro um Lourenço nasc. 15-8-1599 ,filho de Gaspar Gls e de Isabel Pincha e foram padrinhos G.ªMeam Neto e Violante da Maya(?),o apelido -Meão-aparece também no Padre Afonço Alvares Mião,ajudador da igreja do Algoz aos 6-9-1708 e também no Algoz existiu a família nobre -Gonçalves Meão.
Desculpe de ir tudo "às prestações",mas para não me esquecer vai assim.
Há um - Manuel Telles que é irmão da Dona Maria que referi e foram os pad.os em 29-9-1639 de -Maria-filha de Belchior dos Santos e de Beatriz Pinheira.Este Manuel Telles deve ser o Manuel Telles Moniz casado com Dona Francisca de Oliveira,pais de um-Manoel nascido aos 27-9-1614 e cujos pad. foram:Antonio d'Arez filho de Manoel dolliveira e Isabel dolliveira mulher de Estêvão Gls.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 13 giu 2024, 18:21

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen