Família Moscoso
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Família Moscoso
Prezados Colisteiros,
Se alguém puder ajudar, com informação sobre a família Moscoso de Monção, ficaria muito grato, sou bisneto de Salvador Gomes Pereira de Araújo Moscoso, lusitano que venh para o Brasil e deixou grande descendência, mas infelizmente não tenho contato nem qualquer informação mais aprofundada sobre a família.
Desde já agradeço.
Alfredo
Direct link:
RE: Família Moscoso
Caro Alfredo,
Em que época seu bisavô veio para o Brasil e onde se radicou? Saberia quem foram seus pais?
Nas minhas anotações tenho que Luis Pereira Velho de Moscoso mandou construir o Palácio de Brejoeira em 1802 em Monção, freguesia de S. Cipriano de Pinheiros, onde antes havia uma casa grande e bonita de que eram senhores os Pereira Velho de Moscoso.
Os Pereira Velho de Moscoso estão aqui na base de dados do Genea Portugal podendo ser acessados a partir de http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=259441
Estes Pereira Velho de Moscoso uniram-se pelo casamento a colaterais meus de apelido Caldas. Meu bisavô chamava-se Salvador Pereira Caldas, natural da freguesia de Segude, concelho de Monção e veio para o Brasil por volta de 1875, radicando-se inicialmente em Barbacena, MG e depois no Rio de Janeiro.
Em que parte do Brasil você mora?
Com meus cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil
Direct link:
RE: Família Moscoso
Caro Alfredo,
Em complemento à mensagem anterior, na base de dados do Genea Portugal consta Francisco Pereira de Araújo Moscoso, nascido por volta de 1820 em Monção. Pode ser acessado em:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=104252
Saudações,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Família Moscoso
Caro Geraldo Pereira Caldas,
Tem alguma informação sobre D. Ana Joaquina Almeida e Sousa Coelho de Azevedo nascida a 12 de Junho de 1768 em S. Cipriano de Cerveira, filha de Brás Coelho de Azevedo (Governador de Cerveira) e de Violante Joaquina de Almeida e Souza Sarmento SottoMayor Moscoso?
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: Família Moscoso
Caro Geraldo,
Boa tarde,
Os pais dele eram: Francisco Pereira de Araújo Moscoso e Mariana Gomes.
Salvador Moscoso fixou-se em Pernambuco.
obrigado pela atenção.
sds,
Alfredo Neto
Direct link:
RE: Família Moscoso
Cara Ana Maria Guedes,
Infelizmente não tenho informações que possam ajudá-la.
Com meus cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Família Moscoso
Caro Alfredo,
Observei agora que você, tempos atrás, abriu um tópico sobre a família Moscoso no qual informa que esta família é de Mazedo no Concelho de Monção.
O Francisco Pereira de Araújo Moscoso que está na base de dados do Genea Portugal era Senhor da Casa de Mazedo e da Capela de Santa Catarina, em Monção Parece-me haver grande probabilidade de não ser simples coincidência. O nome da esposa que aparece na base de dados é Teresa Soares Alpuim Monteiro Lobato, mas pode ter havido outro casamento, ou talvez o seu bisavô seja parente próximo deste eventual homônimo.
Quando teria nascido, ou teria vindo para o Brasil seu bisavô?
Saudações,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Família Moscoso
Caro Geraldo,
Meu bisavô veio ao Brasil no final do século XIX, se estabelecendo em Pernambuco.
Direct link:
Família Moscoso
oi eu sou de pernambuco e a minha sobrinha e da familia moscoso ! +5581984211626
ReplyDirect link:
Família Moscoso
Cara Jaqueline Alvez e demais confrades,
Parece que o sobrenome Moscoso é relativamente frequente em Pernambuco.
Meus comentários neste tópico eram de 2006, quando ainda estava iniciando minhas pesquisas genealógicas. Desde então avançamos com os primos António de Bivar e Victor Gomes neste ramo minhoto. Assim, hoje sabemos que temos ligação com os Moscoso da Brejoeira, pois meu 10º avô Marcos Pereira de Castro casado com Maria de Oya Benevides eram pais de Francisco Pereira de Castro (meu 9º avô) e Leonor Velho Pereira, Senhora da Quinta de Vale da Rosa, mais tarde conhecida como a Brejoeira, na freguesia de Pinheiros em Monção, que casou em 03/12/1644 com Pedro Soares de Moscoso.
https://geneall.net/pt/nome/233588/leonor-velho-pereira/
O Salvador Gomes Pereira de Araújo Moscoso, que teria chegado ao Brasil/Pernambuco no final do século XIX e que seria filho de Francisco Pereira de Araújo Moscoso e Mariana Gomes, da freguesia de Mazedo, referidos pelo confrade Alfredo Neto (AFN) em 2006, suspeito que fosse neto do homônimo Francisco Pereira de Araújo Moscoso que casou com Teresa Soares Alpuim Monteiro Lobato em 18/10/1838, mencionados no livro Uma Família Minhota - pg. 306 (citado pelo Geneall)
https://geneall.net/pt/nome/104252/francisco-pereira-de-araujo-moscoso/
Quanto a este Salvador que veio para o Brasil, creio que uma pesquisa dos paroquiais da freguesia de Mazedo posteriores a 1844 poderia chegar ao batismo de Francisco pai de Salvador eventualmente seu casamento com Mariana Gomes e o batismo de Salvador. Examinando a Hemeroteca da Biblioteca Nacional do Brasil, constatei que Salvador Gomes Pereira de Araújo Moscoso deve ter casado com Ignácia de Sá Carneiro em 1912 (notícia dos proclamas no Jornal de Recife de 8/5/1912, página 2) e viajou para Portugal com a família em 1923 (A Província de 15/5/1923, página 8).
Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
Família Moscoso
Exatamente amigo.
Mas infelizmente não consigo avançar nos ancestrais, vc poderia dar alguma ajuda?
Abraços
Direct link:
Família Moscoso
Como eu poderia ter acesso a este livro e se vc poderia indicar outros.
Abraços e precisando de ajuda cá no Brasil, estou a disposição
Direct link:
Família Moscoso
Caro confrade,
Localizei no site familysearch o casamento em 29/5/1912 de Salvador Gomes Pereira de Araújo Moscoso com Ignacia de Sá Carneiro, no Recife, Livro 24, matrimônios de dez 1911 a dez 1912, Fl 38, Termo 5.551.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DB19-P75?i=38&wc=31H1-RM4%3A1052587901%2C1054353801%2C1054408801&cc=2016195
As informações principais são:
Salvador Gomes Pereira de Araújo Moscoso, solteiro, 23 anos, comerciante, filho legítimo de Francisco Pereira de Araújo Moscoso e Dona Mariana Gomes, natural de Portugal, residente em Correntes com Dona Ignacia de Sá Carneiro, solteira, 19 anos, filha legítima do Coronel Manuel de Sá Carneiro e Dona Rita de Sá Carneiro, natural deste Estado [Pernambuco], residente na Boavista. Assinam os nubentes e as testemunhas.
Na margem consta que o noivo passaria a se assinar Salvador Pereira de Araújo Moscoso [omissão do “Gomes” da mãe].
Salvador, como tinha 23 anos ao casar, deve ter nascido por volta de 1889. É uma pista para buscar seu batismo na freguesia Mazedo ou vizinhanças.
Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
Família Moscoso
Caros Confrades
Salvador nasceu em Mazedo 03/05/1889, mas casou em 01/06/1950 com uma Aida Alice Alves de Brito " talvez ja viuvo" e faleceu 06/06/1973 e é filho de Francisco Pereira de Araujo Moscoso e Mariana Gomes esta solteira e costureira nas datas que nasceram os 7 filhos, o Francisco é filho de outro Francisco e de Teresa Soares de Alpoim esta da freguesia de Moreira, ele de Mazedo.
Em 18/06/1906 casou Francisco Pereira d'Araujo Moscoso com Mariana Gomes ele com 72 anos ela com 38 anos e perfilharam os 7 filhos, Amélia 12/03/1887, Salvador 03/05/1889, Palmira 15/03/1887, Teresa 09/11/1893, Antonio, 09/09/1895, Lourenço 03/12/1896 e Julio 04/01/1899, a Mariana Gomes é Filha de uma Maria Gomes "solteira"
Cumprimentos
Victor
Direct link:
Família Moscoso
Que prazer ver os primos Geraldo e Victor acordados! Julguei que tinham adormecido "de vez"...
Embora o topico nao me diga respeito pessoalmente, quando ouço falar da Brejoeira, arrebito logo a orelha como um cao de caça. E que foram os meus antepassados PEREIRA, canteiros, dos de Riba d'Ancora, que vieram para Monçao para construir o Palàcio. E o meu tetraavô, Joao Antonio, ficou por là, depois de casar com uma menina de Troviscoso, dos Calvinhos, se nao me engano. E os que financiaram a construçao eram aparentados com os nossos de Messegaes, da Quinta de Santo Antao, nao eram ? Ou eram aparentados com os do Paço de VILA BOA, em Badim ? Um grande abraço para os dois da Tété
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 04:30