Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

#128465 | Smourinho | 14 set 2006 13:07

Alguém sabe dizer-me alguma coisa sobre estes dois apelidos algarvios? O Mourinho é de Ferragudo.
No assento de baptismo de um dos meus antepassados (final do séc. XIX) também consta um familiar chamado Domingos dos Ramos Passarinho.
Obrigada,
Sandra Mourinho Belbut

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

#128466 | mgorjaoh | 14 set 2006 13:33 | In reply to: #128465

E a Família do grande "José Mourinho". Está estudada? Tem ligações com estes "mourinho" algarvios?
cmps,
MGH

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

#128468 | Smourinho | 14 set 2006 14:32 | In reply to: #128466

Tenho sim, a avó paterna do José Mourinho (Emília Mourinho) era prima direita da minha mãe ou seja, essa avó era filha do Manuel da Encarnação Mourinho, irmão da minha avó materna Ana Rosa Mourinho (falecida em 2002, em Carvoeiro, Algarve). O apelido paterno do pai do José Mourinho (o também treinador Mourinho, é Félix, mas ficaram ambos conhecidos por Mourinho e até já vi, em algumas revistas, os apelidos trocados: Félix Mourinho em vez do correcto Mourinho Félix.
Já agora, outra curiosidade: o pai do actual treinador do Chelsea era conhecido na escola de Silves (onde estudou) por José Manuel vaidoso... ;)
Mas eu não os conheço, nem ligo nenhuma a esse parentesco, embora admire o percurso profissional do José Mourinho.
O que não sei é qual a origem do apelido Mourinho. Virá do norte de África?
cmps
Sandra Mourinho Belbut

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

#128479 | mgorjaoh | 14 set 2006 15:12 | In reply to: #128468

Obrigado pela sua interessante resposta. Espero que forneça os dados de que dispõe ao GENEA e que o GENEA introduza os dados na base, pois acho que também se deve fazer a genealogia das pessoas que hoje ocupam posições de destaque.
Como sabe, muitos árabes acabaram por ficar pela Península. Pode ser essa uma explicação. Pode ter sido uma "alcunha". Enfim, eu não lhe sei dizer. Julgo que um bom começo seria consultar os assentos paroquiais e ir "subindo" ou recuando até descobrir onde aparece o apelido.
Sei que também há uma jovem e já destacada jurista que se chama Joana Mourinho Salvador.
As melhores felicidades para a sua pesquisa.

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#128678 | JMourinhoVGomes | 16 set 2006 12:11 | In reply to: #128465

Há em Silves várias famílias Mourinho todas elas relacionadas descendendo de Mourinhos nascidos em Porches.
A pesquisa não foi efectuada por mim, esta informação foi-me passada.

José Oliveira Mourinho (n. Porches) casado com Maria das Candeias (n. Monchique)
Têm dois filhos: Joaquim Oliveira Mourinho (n. Porches 1800) e Manuel Joaquim Mourinho (n. Porches 1811)
O Manuel Joaquim Mourinho casou com Feliciana Maria (n. Poço Fundo)
Têm 6 filhos (Todos nascidos no Poço Fundo)
Joaquim Manuel Mourinho, Feliciana da Conceição Mourinho, Teresa da Conceição Mourinho, José Joaquim Mourinho e João Manuel Mourinho
O João Manuel Mourinho casou com Ana de Jesus Nascimento
Têm 10 filhos
João Mourinho (f. com 2 anos), Bernardo Mourinho. Maria Mourinho, Teresa Mourinho, Joaquim Mourinho, António Mourinho, Domingos Mourinho, Manuel Mourinho, José Mourinho e João Mourinho junior (n. 1901)
Espero que possa servir

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#128808 | Smourinho | 18 set 2006 09:50 | In reply to: #128678

Muito obrigada pela sua valiosa ajuda.
Para conseguir estabelecer uma relação entre estes elementos e a minha família, vou ter de contactar a minha mãe, que neste momento está fora do país.
O reitor da universidade onde estudei (em 1989) também me falou de um Padre Mourinho (entretanto falecido) oriundo do Norte, se não me engano de Trás-os-Montes.
Quando conseguir contactar com a minha mãe, dir-lhe-ei mais qualquer coisa.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

#128811 | Smourinho | 18 set 2006 10:00 | In reply to: #128479

Obrigada pela sua informação e desculpe o atraso da minha resposta.
Aqui há uns bons anos andámos a pesquisar o apelido Belbut (ou Belbute) mas entretanto o percurso levou-nos a Faro e foi-nos dito que seria muito difícil prosseguir porque tinha havido um incêndio ou uma inundação (já não me recordo porque entretanto já se passaram 20 anos) e muitos dos antigos registos se tinham perdido. Recomendaram-nos a Torre do Tombo e lá fomos, mas a nossa ignorância na pesquisa impediu-nos de descobrir o que quer que fosse, embora a funcionária nos tivesse dado uma preciosa ajuda.
Tudo de bom

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#128817 | Smourinho | 18 set 2006 11:31 | In reply to: #128678

Acabei de falar com a minha mãe e não soube estabelecer relação com os seus dados, mas penso que deverão estar relacionados porque inclusive há coincidência nos nomes próprios:
Os pais da minha Avó materna Ana Rosa Mourinho (nascida em 22-11-1904) chamavam-se João José da Encarnação Mourinho (n. na Guia - Albufeira) e Maria das Dores Rocha (n. em Ferragudo?). Tiveram vários filhos (não sei precisar quantos) entre eles: José da Encarnação Mourinho; Bernardo da Encarnação Mourinho; Domingos da Encarnação Mourinho; Maurício da Encarnação Mourinho (falecido em criança); João da Encarnação Mourinho; António da Encarnação Mourinho; Manuel da Encarnação Mourinho (bisavô do treinador do Chelsea, pai da sua avó paterna); André da Encarnação Mourinho; Maurício da Encarnação Mourinho Júnior; Isabel Margarida Mourinho; Vitorina da Encarnação Mourinho; Rosa da Encarnação Mourinho e Ana Rosa Mourinho. Que lista exaustiva!
A minha mãe (n. Ferragudo em 1944) é a mais nova dos 6 filhos que a minha avó teve e nasceu quando esta já tinha 40 anos pelo que, talvez se falar com os meus tios, consiga obter informações "mais longínquas" no tempo.
Imprimi a informação que me disponibilizou, falarei com os meus tios assim que puder.
Obrigada uma vez mais,
Sandra Mourinho Belbut

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#186791 | 2playmates | 02 mar 2008 15:20 | In reply to: #128817

Venho por este meio lhes dizer que eu tenho em meu puder uma arvore constituida por 951 nomes que sao representativo do nome Mourinho e que atinge Jose Oliveira Mourinho de Porches casado com Maria das Candeias de Monchique.
Meu nome e Humberto Manuel dos Santos Mourinho, e eu tambem estou a tentar preencher dados nesta arvore assima mensionada.

Todos os nomes que voces falam, nao sao desconhecidos, muitos deles ate parece que estou a ver a propria pesoa. Enfim, eu tambem necessito de ajuda e sei que se nos trocarmos dados possamos ir mais alem.
Esperando a vossa resposta.
Humbero

Desculpem-me dos meus erros, pois estou no Canada e os anos nao perdoam.

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#186792 | 2playmates | 02 mar 2008 15:48 | In reply to: #128678

O autor desta mensagem e meu primo direito casado com a Maria de Fatima R.?

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#188758 | vmllourenco | 18 mar 2008 00:15 | In reply to: #186792

Conheci António da Encarnação Mourinho,nascido em 1904 em Mexilhoeira da Carregação, Estombar, Lagoa Alagrve e falecido em 1989.
Também em Ferragudo existe uma família Belbute, proveniente de África (Moçambique)...cujas origens posso ainda apurar melhor

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#193160 | CatarinaMourinho | 19 apr 2008 13:35 | In reply to: #128678

Olá!

Meu nome é Catarina Mourinho e ao pesquisar na net vim aqui parar.

Mostrei esta info a meu pai e ele identifica possivelmente os 10 filhos de João Manuel Mourinho e Ana de Jesus Nascimento (João Mourinho (f. com 2 anos), Bernardo Mourinho. Maria Mourinho, Teresa Mourinho, Joaquim Mourinho, António Mourinho, Domingos Mourinho, Manuel Mourinho, José Mourinho e João Mourinho junior (n. 1901)) como sendo familia pois Joaquim Mourinho pode ser o avô de meu pai, reconhece os nomes dos irmãos de seu avô.

Joaquim Mourinho (Avô do meu pai) casou com Catarina do Espirito Santo e tiveram 5 filhos: Joaquim Espirito Santo Mourinho (sendo este o Pai do meu pai ou seja meu avô), Maria Espirito Santo Mourinho, Idalina Martins Mourinho, Constantino Martins Mourinho, Ana Espirito Santo Mourinho.

Joaquim Espirito Santo Mourinho casou com Catarina da Piedade Rodrigues e tiveram 2 filhos: Maria Jovita Rodrigues Mourinho e Diamantino Rodrigues Mourinho (o meu pai), mas a minha avó morreu era meu pai muito bebé e meu avô voltou a casar com Isabel Jesus Palma e tiveram mais um filho (meu tio): Joaquim Antonio da Palma Mourinho.

Espero que ajude e gostava de receber feedback. :)

Catarina Mourinho

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#195073 | cc01043 | 03 mag 2008 00:01 | In reply to: #193160

sou belbute mas alentejano .... contacto mail:
carloscaeiro@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#241208 | Lemour | 05 ott 2009 22:21 | In reply to: #128678

Olá priminho

Navegando encalhei neste banco de dados.
Já tinha conhecimento desta pesquisa, e curiosamente do mesmo ramo estamos aqui 3 primos.

Gostava de poder ocupar algum do meu tempo em encontrar mais pessoas ligados ao nosso bisavô e se podessemos ir até mais longe.

Beijocas

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#241210 | Lemour | 05 ott 2009 22:34 | In reply to: #193160

Olá Catarina

O teu pai (primo direito da minha mãe) já me tinha enviado alguns dados - interessantes.
Interessante é neste forum neste momento estarmos 4 primos em busca de origens.

António Mourinho era o meu avô.

Beijocas

Lena Mourinho

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#241212 | Lemour | 05 ott 2009 22:43 | In reply to: #186791

Olá priminho

Acho que há muitos anos conheci o teu pai, num dia que ele passou por Setúbal e veio visitar a prima Maria do Carmo Mourinho (minha mãe).

Recordo que vinha com uma menina cujo nome não mais esqueci "Mitssi", não sei como se escreve.

De qualquer modo se Mourinho és e és primo do João Mourinho Gomes, também és meu primo.

Beijocas

Mª Helena Mourinho (ramo 2 geração 6)

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#241320 | 2playmates | 07 ott 2009 14:01 | In reply to: #241212

Ola prima.

Prazer em falar direcamente contigo e para confirmar a tua data de nachimento, eu tenho ela como 18 de Fev 1952.
Estas casada com M.J.P.T.R e tens dois filhos Ana e Antonio.

Se isto esta correcto, tenho entao que te informar que tenho informacao soubre a nossa familia que atinge -1400, importante notar que e negativo, portanto antes de cristo e tenho neste momento 65582 nomes. Penso que e a maior arvore completa soubre a nossa familia que existe neste momento.

Sim, eu sou Humberto e minha irma se chama Mitze. O Joao e meu primo direito.
Acbei de chegar de Portugal em que dei a volta a Portugal, viagando ha beira mar para o norte de Torres Vedras onde tenho casa e por o interior ate ao Algarve regressando novamente a beira mar para casa. Um encanto.

Se querer mais contacto ou informacoes, por favor me contacto directamente a 2playmates@rogers.com

Sem mais,
Cumprimentos
Humberto Mourinho

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#298827 | 2playmates | 04 mar 2012 16:30 | In reply to: #241320

Este EMAIL ja nao esta em uso derivado a mudar de companhia, daqui para a frente o melhor para utelizar e o humbertomourinho@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarv

#298829 | 2playmates | 04 mar 2012 16:42 | In reply to: #241208

Acabei ha dias de fazer um upload de toda a informacao que tenho fora os detalhes.
Nao sao muitos, espero que gostem.

Esta aqui

http://gw1.geneanet.org/hmourinho

O meu novo email e este derivado a mudar de companhias
humbertomourinho@hotmail.com

Reply

Direct link:

Família Mourinho e/ou Belbut/Belbute do Algarve

#425769 | Diiogo B. | 19 lug 2020 13:27 | In reply to: #128465

Olá, também gostaria de saber mais sobre a origem do nome Belbute ou Belbut, não sei muito sobre a minha família pois é um nome muito incomum e gostaria de fazer uma "àrvore genealógica" .
Email: diogobelbute@gmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 19:44

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen