D. João Peculiar e a Família Rabaldes

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Património

D. João Peculiar e a Família Rabaldes

#129460 | Nuno Oliveira | 25 set 2006 19:40

Venho trazer à liça o nome de um dos mais importantes arcebispos portugueses D. João Peculiar, que injustamente está esquecido na nossa história.
Ao que parece D. João Peculiar terá nascido em 1100 (?), em terras de Lafões,, filho de Cristóvão João, abastado senhor de Lafões e de sua mulher Maria Rabaldes, filha do fidalgo D. Ribaldo Afonso que foi do Conde D. Henrique, herdeira da honra de Murtedo (Coimbra). Dizem ter estudado em Paris, regressando a Lafões cerca de 1126, onde, juntamente com seus pais, reorganizou o Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões. Foi depois chamado à Sé de Coimbra onde desempenhou o papel de mestre-escola e onde, em 1131, foi um dos cofundadores de Santa Cruz. Amigo próximo de D. Afonso Henriques, em 1136, foi nomeado para as funções de Bispo do Porto, tendo-lhe sucedido, dois anos depois um seu sobrinho, D. Pedro Rabaldes. Em 1138, foi investido no elevado cargo de Arcebispo de Braga, conseguindo para essa metrópole muitas honrarias e acrescentos, sendo considerado um dos mais destacados Arcebispos do século XII. Foi um dos mediadores políticos no “torneio” de Valdevez, alcançando, com o tratado de Zamora, em 1143, o armistício que permitiria D. Afonso Henriques sonhar com um Portugal independente. Nesse mesmo ano foi a Roma levar a carta de enfeudamento de D. Afonso Henriques ao Papa. Em 1147, Tomou parte na tomada de Lisboa e, creio, antes na batalha de Ourique e na conquista de Santarém. Como Arcebispo de Braga, fez grandes préstimos aos mosteiros cistercienses de S. Cristóvão de Lafões, S. João de Tarouca e Alcobaça. Dizem ter feito cerca de 7 viagens diplomáticas e episcopais a Roma, onde, numa delas foi chamado a participar no Concílio de Latrão, tendo aí conhecido e ficado muito amigo de Bernardo de Claraval, daí o bom acolhimento que a sua ordem de Cister teve em Portugal. D. João Peculiar influiu de sobremaneira na política de independência do então reino e tanto contribuiu para a fundação da nacionalidade que, alguns historiadores, o apelidam de “ministro dos negócios estrangeiros de D. Afonso Henriques”. Morreu em Braga em 1175, onde está sepultado.
Tenho estes apontamentos sobre D. João Peculiar, contudo procuro mais informações acerca da sua genealogia, nomeadamente sobre a família Rabaldes. Já me tenho deparado com os nomes de: D. Pedro Rabaldes, bispo do Porto; D. Justa Rabaldes, prioresa do convento de Chelas; D. Elvira Rabaldes, casada com D. Rodrigo Pais que foi alcaide-mor de Coimbra e, ao que se crê, foram os progenitores do célebre S. Frei Gil, de Vouzela; D. Álvaro Rabaldes, que dizem (não sei com que fundamento) esteve presente com a sua gente na batalha de S. Mamede.
Será que me podem ajudar a encontrar a origem destes Rabaldes? De onde vinham? Como evoluíram enquanto família? Que terras possuíam? E D. João Peculiar que terras tinha?
CONTRIBUAM COM TUDO O QUE DOS RABALDES E DE D. JOÃO PECULIAR SOUBEREM!
Eduardo Nuno Oliveira

Reply

Direct link:

RE: D. João Peculiar e a Família Rabaldes

#129604 | DBismarck | 27 set 2006 14:15 | In reply to: #129460

Exm.º Senhor,

A família dos Rabaldes encontra-se já estudada e publicada pela Prof. Doutora Leontina Ventura da FLUC.
O título do trabalho é:
VENTURA, Leontina, “O elemento Franco na Coimbra do século XII: a família dos Rabaldes”, Revista Portuguesa de História, Tomo XXXVI – Volume 1, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002/2003.
Esperando ter sido útil.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Reply

Direct link:

RE: D. João Peculiar e a Família Rabaldes

#129606 | Nuno Oliveira | 27 set 2006 14:40 | In reply to: #129604

Caro D. Bismarck:
Agradeço-lhe penhoradamente a informação prestada..
Com efeito, eu desconhecia esse estudo bem como qualquer outro estudo profundo acerca da família Rabaldes, porém, agora, com a achega que teve a amabilidade de me prestar, irei consultar a obra que me sugeriu e, acredito, com grande proveito para mim.
Atenciosamente:
E. Nuno Oliveira

Reply

Direct link:

RE: D. João Peculiar e a Família Rabaldes

#134002 | Nuno Oliveira | 13 nov 2006 22:15 | In reply to: #129460

CAROS PARTICIPANTES:
ALGUÉM QUE POSSA CONTRIBUIR COM MAIS INFORMAÇÕES?
EFECTIVAMENTE, O ESTUDO DA PROFESSORA LEONTINA VENTURA É MUITO COMPLETO E TRAZ INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A FAMÍLIA DOS RABALDES, CONTUDO, ACERCA DE D. JOÃO PECULIAR, É ALGO OMISSA, DIZENDO APENAS QUE ERA UM MEMBRO DESTACADO DESSA FAMÍLIA. DE RESTO, O ESTUDO, DÁ-NOS UMA PANORÂMICA EXCELENTE PARA COMPREENDERMOS O SURGIR, O APOGEU E A DECADÊNCIA DOS RABALDES.
MAS E SOBRE D. JOÃO PECULIAR? QUAL ERA A SUA RELAÇÃO DE PARENTESCO COM A FAMÍLIA RABALDES? ALGUÉM PODE CONFIRMAR SE OS SEUS PAIS ERAM CRISTÓVÃO ANES E MARIA RABALDES? TERIA TIDO IRMÃOS?
SE ALGUÉM SOUBER MAIS, POR FAVOR, CONTRIBUA!
AGRADECE:
E. NUNO OLIVEIRA

Reply

Direct link:

D. João Peculiar e a Família Rabaldes

#347601 | zr | 23 giu 2014 23:27 | In reply to: #129460

Veja este sítio em Cadernos da História:
http://cadernosdahistoria.weebly.com/d-joatildeo-peculiar.html

Reply

Direct link:

D. João Peculiar e a Família Rabaldes

#347602 | rfmc | 24 giu 2014 00:02 | In reply to: #347601

-
... Existe em Coimbra a Rua D.João Peculiar;
http://goo.gl/maps/SLwKO
-
http://www.arqnet.pt/dicionario/peculiar.html
Rfmc

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 09 giu 2024, 19:28

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen