Guerra Civil de Espanha
This topic is classified in rooms: Arquivos | Eventos
Guerra Civil de Espanha
O meu bisavô foi apanhado no regresso a Portugal, por motivos políticos, na altura da guerra Civil em Espanha. Pelo que me dizem, deverá ter sido fuzilado.
Poderei ter alguma documentação que me permita obter dados sobre o seu paradeiro após ter sido detido?
Direct link:
RE: Guerra Civil de Espanha
Pode explicar-me o que são essas designações?
Obrigado.
Direct link:
RE: Guerra Civil de Espanha
O Tercio foi composto por portugueses que apoiaram a revolta contra a democracia espanhola e por isso pelo general Franco, geralmente ligados à Legião Portuguesa, ou seja apoiantes de Salazar.
As BI (Brigadas Internacionais) aqueles que defenderam o governo espanhol contra a revolta franquista.
Direct link:
RE: Guerra Civil de Espanha
Caro jleonelc:
houve muitos portugueses que combateram na guerra civil espanhola, quer do lado dos "rojos", ou seja as BI, apoiados pela União Soviética, quer do lado dos Nacionalistas, apioados pela Alemanha. Existem nas televisões espanholas, desde há muito tempo, variados documentários sobre esse triste facto histórico. Também existem muitos livros. Nós portugueses, queremos muitas vezes ser mais papistas que o papa. Neste caso apelidamos esta ou aquela facção na guerra civil de Espanha como mais ou menos democrática. Quanto a isso não vejo que democracia defenderia a Rússia... Isso não é assim. Todos os lados cometeram crimes horrendos, como em todas as guerras civis. A lição que deveremos tomar do povo espanhol é que depois das grandes atrocidades dessa guerra, e depois da ditadura franquista, o voltar da democracia não foi para eles uma "razão" para ajustes de contas entre famílias e/ ou facções. Para eles, isso sim, acima de tudo a Nação. As feridas de guerra cicatrizadas não voltaram a abrir. Quanto ao seu bisavô de onde era e qual o seu nome? Tente saber em que ano e mês foi fuzilado ou desapareceu, em que localidade, com quem tinha ido ou que ideais políticas perfilhava e, iniciará uma investigação que poderá ser muito difícil ou então também bastante fácil de concluir. Tudo depende dos dados que obtiver. Como tenho alguns amigos espanhois, em qualquer altura e dentro das possibilidades, poderão ser úteis.
Sempre ao dispor,
J Cardoso
Direct link:
À atenção de B Oliveira
Será legítimo presumir:
1)Que o Tercio era um corpo do exército de Franco constituído por portugueses
ligados ideologia de Salazar?
2)Que as BI eram as forças armadas, ie, o exército da república espanhola?
Simples curiosidade: comeu as pílulas da vitória do dr. Negrin?
Direct link:
RE: Guerra Civil de Espanha
Obrigado a todos pelas respostas.
Consegui através de uma página net, http://www.todoslosnombres.org/ , identificar o nome do meu bisavô, não pertencia, ao que parece a nenhum movimento em conflito e já pedi o atestado de óbito. Ao que me diz a minha avó, ele tentou apenas voltar com a família para Portugal, ainda esteve em Portugal, aprisionado em Vilareal de Santo António e depois foi levado de novo para espanha onde deverá ter sido fuzilado.
Qunado souber mais alguma coisa, colocarei aqui a informação.
Cumprimentos,
João Leonel Costa
Direct link:
À atenção de B Oliveira
As BI integravam-se no “Exército do Komintern”, criado por Estaline, e eram formadas por muitas dezenas de milhares de pessoas de várias nacionalidades, sendo a percentagem de portugueses de 0,0 qualquer coisa %...
Entraram na Guerra Civil depois desta começar e saíram antes de ela ter acabado.
Nas BI, tal como nas centúrias comunistas, no POUM, nos partidos anarquistas, nos socialistas ou como sucedia na rectaguarda com os “tchékas” de Orlov, depura-se e fuzila-se: fuzilam-se os ladrões, os assassinos, os que violam, os que desertam e os que traem. Fuzilam-se mesmo alguns homossexuais.
Um espanhol de uma brigada internacional –um rapaz de 18 anos- escondeu-se durante um ataque. Foi preso, julgado e condenado à morte. Acordam-no de madrugada. Para que não pudesse fugir, descalçaram-no. Dão-lhe um púcaro de café. Ele bebe-o e fica com o púcaro vazio na mão. O oficial lê a sentença. O rapaz olha para o oficial e para os outros. “Olhava-nos como se esperasse que algo de novo acontecesse”. Tinha um rosto sardento de criança e sobrancelhas claras... Partem todos em direcção ao bosque, onde na véspera fora cavada uma vala. O condenado, conservando ainda o púcaro vazio na mão, caminha descalço à chuva durante uma hora, porque aqueles que abriram a vala não a encontram... Finalmente colocam-no num declive e um soldado tenta vedar-lhe os olhos. O rapaz afasta a venda, levanta a mão e diz: “una república no se mata!”- um dos “slogans” da esquerda. Os homens do pelotão preparam-se para disparar, mas quase todos estão enervados, comovidos e a situação já tinha demorado demasiado tempo; o infeliz põe-se a chorar. Chama por sua mãe...
Cenas destas são inumeráveis durante este período.
O Tercio, estacionado em África, era constituído pela Legião Estrangeira Espanhola; talvez, a mais aguerrida tropa e a fina-flor do Exército Espanhol: o equivalente à célebre Legião Estrangeira Francesa.
O número de portugueses incorporados no Tercio era insignificante.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 16:54