João Luís, de Ribeira e Maria Josefa, de Molelos
This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Arquivos
João Luís, de Ribeira e Maria Josefa, de Molelos
Caros Confrades,
Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo).
Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.
E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).
O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!
Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.
Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: JOÃO LUÍS, de Ribeira e MARIA JOSEFA, de Molel
Aditamento: Este casal terá casado entre 1805 - 1820.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: JOÃO LUÍS, de Ribeira e MARIA JOSEFA, de Molel
Caro Luis GMG,
Sabe a freguesia de onde são naturais as filhas em Portalegre?
É possível que o casamento tenha ocorrido em Portalegre...?
Filipe Santos
Direct link:
RE: JOÃO LUÍS, de Ribeira e MARIA JOSEFA, de Molel
Caro Filipe Santos,
Sei! É S. Lourenço! Mas na altura do nascimento da primeira filha (refira-se, nascida em Portalegre) a MARIA JOSEFA teria 39 anos e quando nasceu a outra em 1824, ele tinha 40 - 41 anos de idade! É muito tarde para nascer os primeiros filhos!
Procurei o casamento em todas as freguesias da cidade de Portalegre, e nada encontrei.
Em Campo de Besteiros e Molelos, também nada.
Não há registos de Baptismo de filhos do casal, nem em Campo de Besteiros nem em Molelos....
Não faço a mínima ideia onde terão casado e nascido mais filhos.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: JOÃO LUÍS, de Ribeira e MARIA JOSEFA, de Molel
Renovo o pedido.
Obrigado,
Luís GMG
Direct link:
RE: João Luís, de Ribeira e Maria Josefa, de Molelos
Interpelo a todos que possam descender deste casal e que disponham de dados...
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: João Luís, de Ribeira e Maria Josefa, de Molel
Caro Luis
Ácerca do seu António Luis Bandeira, e de acordo com os apontamentos que tenho, julgo-o descendente doutro, homónimo,"que viveu em Fermentelos, Santiago de Besteiros, casado, com geração...".Era filho de António Luis Homem, Escudeiro-fidalgo,Cav. Fid. Casa Real e Almoxarife de Besteiros, e de D.Isabel Bandeira.
Neto paterno de Luis Álvares Homem e de D....,que viviam em Fermentelos, Santiago de Besteiros e Materno de Gonçalo Pires Bandeira e D.Violante Nunes Cardoso. Julgo esta ascendência muito mais provável do que a vinda de Leomil...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: João Luís, de Ribeira e Maria Josefa, de Molel
Caro Gonçalo Calheiros,
Percorrendo todas as freguesias do Bispado de Viseu que tenham lugares de Ribeira, apenas, e saliento o apenas, em Campo de Besteiros é que eu encontrei um JOÃO (LUÍS), f.º António Luís Bandeira e de Maria Correia (ou Gomes, ou Gomes Correia, ou ainda Gomes de Figueiredo), nascido em 1788. Era neto paterno de Manuel Luís Bandeira e de Maria de Figueiredo e neto materno de Manuel José Correia e de Maria Gomes; bisneto por varonia de António Luís Bandeira e de Isabel, mulher solteira. Terceiro neto, por varonia de José Freire de Andrade e de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira.
De onde lhe vem essa dedução, do António Luís Bandeira ser descendente de António Luís Homem?
Conseguiu encontrar o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS - MARIA JOSEFA entre 1800 - 1820?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA
Caro Gonçalo Calheiros,
Acrescento ainda que António Luís Bandeira, ou também apenas designado como António Luís casou em Campo de Besteiros em 26 de Abril de 1787. Este António Luís nasceu no lugar de Ribeiro de Fermentelos (campo de Besteiros) onde foi bapt. em 13 de Junho de 1763. Tinha pelo menos como Irmãos a: Maria, bapt. em Campo de Besteiros em 25.03.1746 e Ana, bapt. em Campo de Besteiros em 04.10.1758. Eram filhos de Manuel Luís Bandeira (bapt. em Castelões no dia 3 de Abril de 1721) e de Maria de Figueiredo, casados em Campo de Besteiros no dia 25 de Julho de 1743.
Apenas no Registo de Baptismo de Maria é que vem mencionada toda a sua filiação, incluindo o nome dos avós, e o casamento em 25 de Julho de 1743 corresponde com a filiação apresentada em 1746, que vem entroncar em José Freire de Andrade e D. Tomásia Maria Bandeira Pereira.
De referir que António Luís Bandeira, ou também chamado de ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA PEREIRA, casou no dia 26.02.1756 em Campo de Besteiros com D. Jerónima José Henriques de Timeres, tendo tido muitos anos antes de Isabel, um filho: Manuel Luís Bandeira nascido em 03.04.1721 em Campo de Besteiros e que vem a ser o pai do ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA, nascido em 1763. Aliás este Manuel Luís Bandeira (f.º do António Luís Bnadeira Pereira) casa em 1743, primeiro que o próprio Pai!!!!!
Desconheço se do casamento com a D. Jerónima houve descendência...
Tem estes dados?
Como pode ver, pelos registos a genealogia bate certo. Só não entendo é a sua dedução... E já agora sobre qual dos António Luís Bandeira é que está a falar? Do nascido em 1763 e casado em 1787, ou do Avô deste (que é o que casou com a D. Jerónima e que teve um filho ilegítimo em Isabel, mulher solteira)?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
GENEALOGIA DA FAMÍLIA BANDEIRA
Caro Gonçalo Calheiros,
Espero ter notícias suas.
Gostava que me disesse alguma coisa sobre o que lhe transmiti nas mensagens anteriores.
Segue a linha dos BANDEIRA
BANDEIRAS
§1
I- GONÇALO PIRES JUZARTE DA BANDEIRA, foi o primeiro que passou a utilizar o Apelido Bandeira, uma vez que na batalha de Toro (1476), sendo Escudeiro de Gonçalo Vaz Pinto, conseguiu recuperar a Bandeira Real, que tinha caído em mãos do inimigo. Foi-lhe passada Carta de Brasão de Armas em 6 de Agosto de 1484. Era este Gonçalo Pires Juzarte da Bandeira f.º de Pedro Rodrigues Juzarte (o qual terá nascido cerca de 1380), o qual foi Estribeiro do Infante D. Pedro, que foi Regente do Reino de Portugal e que era f.º do Rei D. João I. Casou Pedro Rodrigues Juzarte com D. Catarina Anes da Veiga e Nápoles (n.º III, § 1 – Título de ESTEVES DA VEIGA). Era neto pat. de Rodrigo Juzarte (o qual terá nascido por volta de 1360), Fidalgo honrado que viveu no tempo do Rei D. João I (o qual era f..º do Conde Eli Juzarte ou Lizarte). C.c. D. VIOLANTE NUNES CARDOSO, Sra. da Quinta de Fráguas e f.ª de Fernão Nunes Cardoso e de Bartoleza de Figueiredo:
Tiveram, entre outros:
II- BARTOLEZA BANDEIRA, que segue:
II- BARTOLEZA BANDEIRA, c.c. SEBASTIÃO ARANHA, f.º de Álvaro Fernandes Aranha e de D. Leonor do Amaral.
Tiveram, entre outros:
III- Dr. INÁCIO BANDEIRA, que segue:
III- Dr. INÁCIO BANDEIRA, foi Desembargador na Relação do Porto e casou com D. JOANA DE FIGUEIREDO, nat. de Pinhel (Guarda) e f.ª de Francisco de Figueiredo, Fidalgo da Casa Real e Comendador da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Joana Álvares da Fonseca, nat. da Guarda.
Tiveram, entre outros:
IV- LUÍS DE FIGUEIREDO BANDEIRA, que segue:
IV- LUÍS DE FIGUEIREDO BANDEIRA, ou (BANDEIRA DE FIGUEIREDO) foi Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Familiar do Santo Ofício. Era nat. do concelho de Besteiros e foi General de Infantaria em Trás-os-Montes. C. c. D. ANA MADUREIRA GAMBOA, nat. de Moncorvo, f.ª de António Domingues de Gamboa e de D. Isabel de Almeida Madureira.
Tiveram, entre outros:
V- ANTÓNIO BANDEIRA PEREIRA, que segue:
V- ANTÓNIO BANDEIRA PEREIRA, foi Familiar do Santo Ofício, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Fidalgo da Casa Real. Segundo consta do Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, era nat. de Moncorvo e foi Capitão de Infantaria. C. c. D. ANA MARIA DA ROCHA, nat. do Porto, f.ª de Francisco da Rocha Leão, do Porto, e de D. Isabel de Araújo da Costa.
Tiveram, entre outros:
V- D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA PEREIRA, que segue:
V- D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA PEREIRA, nat. da freg.ª de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu. Foi herdeira de seus Pais, por morrer seu Irmão Gonçalo Pires Bandeira. C.c. JOSÉ FREIRE DE ANDRADE, que viveu em Leomil, o qual era f.º de Agostinho de Andrade Freire e de D. Feliciana Isabel Coutinho.
Tiveram:
VI- HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FREIRE, c.g. S.m.n.
VI- AGOSTINHO DE ANDRADE, s.m.n.
VI- JOÃO CRISÓSTOMO, s.m.n.
E ainda um outro f.º, que não consta do Nobiliário das Famílias de Portugal, mas cuja existência foi comprovada por um Registo de Casamento do mesmo:
VI- ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA PEREIRA, que segue:
VI- ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA PEREIRA, nat. de Leomil, viveu durante muitos anos na freg.ª de Castelões, concelho de Tondela, distrito de Viseu. De ISABEL, mulher solteira, nat. do lugar de Vila do Rei, freg.ª de Castelões e f.ª de Manuel Fernandes e de Maria Antónia, do lugar do Outeiro, teve pelo menos um filho:
VII- MANUEL LUÍS BANDEIRA, que segue:
António Luís Bandeira Pereira casou no dia 26 de Fevereiro de 1756 em Castelões com D. JERÓNIMA JOSÉ HENRIQUES DE TIMERES, nat. da freg.ª de Santa Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, f.ª de Manuel Coelho e de D. Antónia Luísa de Timeres; neta pat. de Gaspar Coelho e de Antónia Gomes de Ataíde, ambos naturais de Vila Nova de Gaia; neta mat. de Manrique de Timeres e de Margarida Tegris de Timeres, naturais do Reino da Alemanha. S.m.n.
VII- MANUEL LUÍS BANDEIRA, nat. do lugar da Ladeira, freg.ª de Castelões onde foi bapt. 3 de Abril de 1721, casou no lugar de Ribeiro, freg.ª de Campo de Besteiros, concelho de Tondela, no dia 25 de Julho de 1743 com MARIA DE FIGUEIREDO, nat. de Ribeiro (Campo de Besteiros) e f.ª natural de Filipe de Saldanha, nat. de Castelões e de Mariana de Figueiredo, nat. de Castelões. Neta pat. de João de Saldanha e de Isabel Henriques e neta mat. de Manuel Antunes Anjo e de Teodósia de Figueiredo, do lugar de Fermentelos, freg.ª de Campo de Besteiros.
Tiveram, pelo menos:
VIII- MARIA, nat. de Campo de Besteiros onde foi bapt. 25 de Março de 1746. S.m.n.
VIII- ANA, nat. de Campo de Besteiros onde foi bapt. 4 de Outubro de 1758. S.m.n.
VIII- ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA, que segue:
VIII- ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA , nat. de Campo de Besteiros (lugar de Ribeiro de Fermentelos), foi bapt. 13 de Junho de 1763. Casou no dia 26 de Abril de 1787 em Campo de Besteiros com MARIA GOMES DE FIGUEIREDO , nat. do lugar de Ribeira (Campo de Besteiros), f.ª de Manuel José Correia, nat. do lugar do Carregueiro, freg.ª de Vilar de Besteiros, concelho de Tondela e de Maria Gomes de Figueiredo , nat. do lugar de Ribeira (Campo de Besteiros). Neta pat. de João Cardoso, do lugar de Ribeira (Campo de Besteiros) e de Francisca, mulher solteira e nat. do lugar de Ribeira. Neta mat. de Francisca, mulher solteira, também nat. do lugar de Ribeira.
Tiveram, pelo menos:
IX- JOÃO LUÍS, que segue:
IX- JOÃO LUÍS, nat. do lugar de Ribeira, freg.ª de Campo de Besteiros, foi bapt. 19 de Março de 1788. C.c. MARIA JOSEFA, nat. de Molelos onde foi bapt. 17 de Fevereiro de 1783 e f.ª de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança de Figueiredo (ou Marques).
Tiveram, pelo menos:
X- ROSA D’ALEGRIA, que c.c. JOSÉ MARIA MOURATO, f.º de Francisco António da Silva e de Ana Teresa Mourato. C.g.
Fico a aguardar notícias suas.
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
Aguardo notícias...
Caríssimo,
Aguardo notícias suas!
Já analisou a Genealogia da Família Bandeira que lhe enviei? Se tiver os dados vai ver que tudo bate certo.
Não percebo a dedução que me apresentou, pois vai contra as informações que eu recolhi junto dos Paroquiais.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 11 gen 2025, 03:35