Pai incógnito - Mourato? concelho Portalegre

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Pai incógnito - Mourato? concelho Portalegre

#131368 | filsan | 16 ott 2006 22:04

Caros confrades,

Deparei-me pela 1ª vez com uma questão que espero que muitos de vós já tenha deparado :-):
Tenho uma bisavó que é filha de pai incógnito, e visto não ter mais dados, lanço aqui a minha questão na esperança que algum confrade me possa dar umas dicas ou que algum destes nomes seja familiar.

- ANA JOAQUINA, nascida em 10-Julho-1888 e baptizada em 21-Julho-1888, em Ribeira de Nisa, concelho de Portalegre, filha natural de MARIA D'ALEGRIA, solteira, empregado no serviço do campo, natural de S.Sebastião das Carreiras e de pai incógnito. Neta materna de DOMINGOS CONCHINHA e INÊS MOURINHA, naturais das Carreiras.

Foram padrinhos JOAQUIM MARIA MOURATO, casado, fazendeiro, e sua mulher JOANA MARIA, que se ocupa no serviço de sua casa e moradores no sítio dos Montes Caleiros.

Tenho lido aqui nalguns tópicos que o padrinho, especialmente se for abastado, poderá ser um dos "suspeitos", mas com estes dados apenas como conseguir investigar algo mais?

Obrigado,
Filipe Santos

Reply

Direct link:

RE: Pai incógnito - Mourato? concelho Portalegre

#136859 | gmg | 10 dic 2006 01:29 | In reply to: #131368

Caro Sr. Filipe Santos,

O registo que possui da sua bisavó, é o registo que a Mãe dela declarou. O pai é incógnito. Poderia ser alguém da terra, ou mesmo de outro local. O facto do Padrinho poder ser o Pai é uma hipótese como outra qualquer, mas julgo que baseia essa sua suspeita pelo facto do Padrinho José Maria Mourato, "fazendeiro" (o que indicaria que teria algumas posses) ser MOURATO e talvez (?) rico.

Muitas vezes, quando nasciam crianças filhas de pais incógnitos elas passavam a usar o(s) apelido(s) que vinham por linha feminina (quer do avô ou da avó), ou então adoptavam o apelido de um dos Padrinhos de Baptismo!

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Pai incógnito - Mourato? concelho Portalegre

#137367 | filsan | 15 dic 2006 19:15 | In reply to: #136859

Caro Luis GMG,

Muito obrigado pela sua resposta. Concordo plenamente consigo. Sem mais elementos, não vou poder comprovar nada. No entanto, consegui ter algum progresso, pois obtive da Cons. Reg C. Portalegre o registo de casamento com o meu bisavô em 1905, onde tb se refere que é filha de pai incógnito, e neste vinha averbado o seu óbito, em 1966. Já solicitei à Conservatória este óbito e eis que me informaram que foi localizado e vem mencionada a "filiação ilegítima", pelo que estou a aguardar com expectativa o envio pelo correio do mesmo. Só que para isso tive de provar a minha descendência...

Quanto aos "Mourato", parece-me que li noutros tópicos que o confrade estuda elementos com este apelido nesta zona. Por acaso este nome é-lhe familiar?

Além deste, caso lhe interesse, tenho conhecimento de um José Baptista Mourato, casado com Maria José Roque, em S.Lourenço que tiveram pelo menos 2 filhas Rita do Carmo, n. em 1884 e Maria Gertrudes, ambas em S.Lourenço.

Cumprimentos,
Filipe Santos

Reply

Direct link:

RE: Pai incógnito - Mourato? concelho Portalegre

#137886 | filsan | 21 dic 2006 17:58 | In reply to: #137367

(...)

Reply

Direct link:

RE: Pai incógnito - Mourato? concelho Portalegre

#191642 | anaerandio | 08 apr 2008 15:55 | In reply to: #137886

Hola, en el certificado de nacimiento de mi padre en extracto tambien pone "hijo de padre ingognito". Cuando solicité un literal no hace referencia a su padre, pero al final pone exactamente: "A MARGEM: AVERBAMENTOS-REGISTRO Nº177- NICOLAU JOSE VELEZ-CEDULA PESSOAL Nº 32320-SERIE D-DOCUMENTOS UMA DECLARAçAO DE NASCIMENTO- MAçO, Nº1. ¿Qué significa exactamente?
Saludos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 12 gen 2025, 23:00

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen