Famílias do Paúl e Unhais da Serra

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132154 | Raquelis | 25 ott 2006 16:49

Caros confrades:
Minha avó materna, nascida em 1982 no Paul e casada com João Duarte Gabriel de Unhais da Serra, era filha de José Carvalho Pereira e Delfina Mendes e neta pelo pai de José Firmino e Ana Pereira e pela mãe de Luís Nunes e Delfina Mendes, naturais do Paúl ou Erada.
Pretendia saber se ainda existem parentes que possam dar-me dados sobre meus tetravós.
Obrigada
Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132155 | Raquelis | 25 ott 2006 16:59 | In reply to: #132154

Estimados confrades
A acrescentar à mensagem anterir devo acrescentar que Carolina de Jesus (Minha avó) era a 2ª filha de mais 6 irmãos: Joaquim, Maria dos Prazeres, António (alcunha bispo) Maria de Jesus, Maria José e Júlia. Penso que minha tetravó Ana Pereira, ainda poderá ser familiar de António Pereira e Genoveva Gonçalves, oriundos de Braga e que terão chegado a Unhais nos começos do século XVIII, constituindo uma das primeiras famílias fixas de Unhais.
Agradecida aguardo qualquer informação

Raquel Santos Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132175 | Carlos Silva | 25 ott 2006 19:19 | In reply to: #132154

Prezada Raquel Diogo Gonçalves,

Mesmo sem saber se diz respeito às familias que pretende investigar, dado o topico chamar a atençao para familias de Unhais da Serra, deixo aqui referência a uma noticia que acho pode ter algum interesse para colegas que estudam familias de unhais. Veja neste forum :

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=97997

Lamentando nao responder mais concretamente à sua questao.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132200 | rmfrp | 25 ott 2006 21:45 | In reply to: #132155

Cara Raquel Santos Diogo Gonçalves:

O apelido Pereira - tal como os restantes apelidos de ascendentes seus mencionados na sua mensagem - é bastante comum na região onde os seus antepassados viveram, sendo assim plausível que os Pereiras da sua tetravó possam não ser da linha de António Pereira e Genoveva Gonçalves.

A solução para as suas dúvidas será a mesma de sempre em genealogia: avançar, geração a geração, da mais recente para as mais antigas.

Tenho bastantes ascendentes do Paul e de Unhais da Serra, mas em datas muito mais antigas. Estarei atento à informação que nos der do desenvolvimento das suas investigações e intervirei caso veja ligação com os dados de que disponho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132203 | rmfrp | 25 ott 2006 21:50 | In reply to: #132175

Caro Carlos Silva:

Em boa hora nos recordou este recurso, pois descobri recentemente que o trabalho em causa se encontra acessível na internet. Para tal basta pesquisar num conhecidíssimo motor de busca internacional pela expressão "perseguindo um gene" (com as aspas). O primeiro resultado, intitulado "Universidade do Minho: Registo 1822/813", contém a ligação para o ficheiro PDF do trabalho.

Vou também colocar esta informação no tópico original.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132303 | Raquelis | 26 ott 2006 21:15 | In reply to: #132200

Caro Rui Pereira
Obrigada por responder ao meu apelo.
António Pereira e Genoveva Gonçalves são o casal que terá entrado em Unhais nos começos do século XVIII, oriundos de Braga. Tiveram (pelo menos) um filho(António Pereira 2) que casou em Unhais com Maria da Cruz em 19 de Abril de 1732. Por sua vez (António Pereira 2) teve (pelo menos 2 filhos)- Maria Pereira Cruz, que casou com João Gonçalves em 4/2/1788 e Francisco Pereira, que casou com Isabel Rodrigues em 29/5/1787.
Estes dois casais ( 2ª geração) de António Pereira e Genoveva Gonçalves de Braga, deram origem a duas famílias antepassados de meu pai em 9ª geração.
Os registos paroquiais de Unhais param aí. Não sei data de nascimento daqueles antepassados nem como procurar em Braga.
Se houver qualquer relação com familiares seus ficaria imensamente agradecida.

Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132305 | Raquelis | 26 ott 2006 21:22 | In reply to: #132175

Prezado Carlos
Obrigada por responder ao meu apelo

Vou seguir o seu conselho. Pode efectivamente trazer-me informações uiteis.

Melhores cumprimentos

Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132313 | rmfrp | 26 ott 2006 21:59 | In reply to: #132303

Cara Raquel Diogo Gonçalves:

Muito obrigado pela sua resposta.

Provavelmente não lhe irei dar nenhuma novidade, mas a inexistência de registos de Unhais da Serra anteriores a 1699 deve-se ao facto de a freguesia só ter sido criada nessa data. Para datas anteriores Unhais pertencia ao Paul, que tem registos desde o século XVI.

Não tenho infelizmente dados das pessoas que referiu. As minhas pesquisas estão centradas um pouco mais a oeste, em Casegas, e só ocasionalmente se encontram ligações a Unhais. Em contrapartida, poderei dar-lhe informações relativamente a eventuais ramos que tenha em Casegas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132327 | Raquelis | 27 ott 2006 00:56 | In reply to: #132313

Caro Rui Pereira

Só ontem me registei no Forum mas já li quase toda a sua correspondência trocada com outros interessados, desde 15/5/2001 e 23/9/2006 sob o título "Família Vaz Freire".

É um verdadeiro espectáculo as informações de que dispõe. Infelizmente não me consta que algum dos meus antepassados seja dos locais referidos.

Despertou-me a atenção o nome de João Carvalho, já que tenho um João Carvalho nascido perto de 1795 e casado com Joaquina Silva, cuja filha Ana Maria nasceu e casou-se em Unhais da Serra mas, há tantos nomes iguais...

Uma vez mais ogrigada
Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132417 | rmfrp | 28 ott 2006 00:18 | In reply to: #132327

Cara Raquel Diogo Gonçalves:

Muito obrigado pelos seus elogios. Aconselho-a a continuar a pesquisa em tópicos antigos do Fórum, nomeadamente através da opção "por Mensagem" em que todo o texto é pesquisado e não apenas o título. Talvez encontre informação relacionada com as pessoas que procura.

As minhas pesquisas de Casegas têm continuado. Estou neste momento a fazer um levantamento completo da genealogia de Casegas, Cebola e Sobral na época abrangida pelos registos paroquiais. Já tenho conhecimento de alguns casos de casamentos entre pessoas de Unhais da Serra e de Casegas, incluindo Carvalhos: em 1822 casa em Casegas Paulo de Carvalho, de Unhais, filho de Domingos de Carvalho e de Antónia de Carvalho, com uma senhora da família Vaz de Carvalho de Casegas.

Como os nomes "Paulo de Carvalho" e "Domingos de Carvalho" ocorrem nos Vaz de Carvalho de Casegas, admito que este Paulo de 1822 tenha ascendência em Casegas.

Outro ramo que conheço (e em que me incluo) é o da descendência do primeiro cura de Unhais, o Padre Baptista Carvalho, natural do Alvoco da Serra e cuja família Carvalho provinha de Pombeiro da Beira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132516 | Raquelis | 29 ott 2006 19:30 | In reply to: #132417

Caro Rui Pereira

Ontem chegou-me às mãos uma vasta lista de informação que estou a introduzir no programa que possuo para elaborar a árvore "Family Tree Maker".
Efectivamente nessa lista são referidas pessoas de Casegas e outra povoações limítrofes e nomes como "Barata". Assim que conseguir acabar de introduzir os dados, vou cruza-los com correspondência sua, trocada aqui no forum com outros interessados e verificarei quais as perguntas que terei de lhe colocar.

Muito obrigada
Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#132603 | rmfrp | 30 ott 2006 21:34 | In reply to: #132516

Cara Raquel Diogo Gonçalves:

Ficarei então à espera das suas questões.

Não tenho os Baratas de Casegas bem estudados, mas sei que alguns (não todos, certamente) pertencem a um ramo com origem no Orvalho. Também descendo desse ramo, mas por uma linha que perdeu o apelido Barata ainda antes de passar a Casegas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#133423 | Raquelis | 07 nov 2006 21:15 | In reply to: #132305

Prezado Carlos Silva
Venho uma vez mais agradecer-lhe a sua resposta ao meu apelo em 25 de Outubro. O ficheiro a que tive acesso possibilitou-me :
-Rectificar dados;
-Criar a "espinha dorsal" da minha árvore genealógica;
- Ficar alerta, investigar, analisar e tirar conclusões sobre informação nele contida;
- Surpreender-me positivamente quanto a factos que desconhecia completamente e que provavelmente também não eram do conhecimento da minha família, já que a memória sobre o conhecimento dos nossos antepassados se perde facilmente ao fim de três gerações.
É que, minha avoenga há 8 gerações atrás, teve 4 filhos. Dos descendentes desses quatro filhos nasceram, 6 gerações depois, os meus quatro avós. Meu pai falava que os pais seriam aparentados mas, minha mãe e até a minha avó materna nunca relacionaram a sua família com a do meu avô materno. Meu pai e minha mãe nem sequer se conheceram em Unhais, foi em Lisboa e por mero acaso.
Eu sou filha única e estou no vértice oposto a uma Senhora que nasceu em 1732, formando um losango perfeito. Obras do acaso...
As minhas desculpas por esta narrativa que não tem, propriamente, nada a ver com o amago deste forum mas que é certamente insólita e que só a genealogia poderia descobrir.

Com os meus melhores cumprimentos

Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#133425 | Raquelis | 07 nov 2006 22:08 | In reply to: #132603

Caro Rui Pereira
Tenho, certamente, muitas questões a colocar-lhe pois, pelo que tenho lido no forum parece-me que é a pessoa mais conhecedora sobre as origem dos povos de Unhais,Casegas, Paúl, Alvoco da Serra, Erada etc....
Tenho por exemplo os casais:

-Pascoal Afonso do Alvoco da Serra, cc Maria Fernandes nascidos perto de 1675 e que tiveram uma filha, Maria Fernandes nascida a 10/8/1700 em Unhais cc João Rodrigues nascido a 7/9/1701;

-João Gonçalves e Domingas Fernandes de Unhais nascidos perto de 1750, pais de João Gonçalves Garrão (de onde terá vindo o apelido Garrão?):

-António Nunes Ferreira cc Joaquina Cortez da Fonseca de Unhais, nascidos perto de 1770 e pais de Diogo José Nunes Ferreira cc Josefa Maria Pereira nascida em 15/271803;

-José dos Santos cc Rosária Pereira da Unhais, nascidos perto de 1800, pais de Maria dos Santos;

- Emydio Barata cc Maria Duarte, nascidos em Unhais perto de 1825 e pais de Rosa Duarte;

- José Folgado cc Ana Maria Santos Pereira Cruz nascida a 17/7/1756 e pais de José Folgado Pereira, nascido a 17/171797.

Há muitos outros casais mas não vou abusar da sua paciência.

Notei ao fazer a minha árvore que nesta região do País, geralmente, as meninas herdavam o apelido das mães e os rapazes dos pais. Será que era sempre assim antigamente?

Termino renovando os meus agradecimentos pela resposta ao meu apelo de 25 de Outubro. Foi atrvés da sua resposta e a de Carlos Silva que consegui cruzar dados com as informações que já possuia e ir muito mais longe do que alguma vez sonhei conseguir. Agora terei de procurar antepassados em Santiago da Nogueira e Vila Nova da Cerveira (Viana do Castelo) e eu que julgava ser uma serrana dos quatro costados!

Com os meus melhores cumprimentos,
Raquel Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#133544 | rmfrp | 08 nov 2006 22:04 | In reply to: #133425

Cara Raquel Diogo Gonçalves:

Infelizmente receio que os meus conhecimentos não correspondam às suas expectativas. Tanto quanto pude verificar, não tenho informação de nenhuma das pessoas que refere.

Neste momento estou a fazer um estudo exaustivo das familias de Casegas, Cebola (hoje São Jorge da Beira) e Sobral de Casegas (hoje Sobral de São Miguel), que inclui as linhas ascendentes de fora da freguesia. O desenvolvimento do estudo levará certamente a uma recolha de informação considerável de famílias do Paul e, em menor grau, de Unhais da Serra. Presentemente, porém, estou a trabalhar em freguesias do lado oposto de Casegas (Unhais-o-Velho, Dornelas do Zêzere e Fajão) por serem aquelas cujos microfilmes tenho disponíveis na Biblioteca da Igreja Mórmon em Lisboa.

Relativamente à transmissão dos apelidos, até ao século XIX a regra principal era a inexistência de regras. Herdavam-se apelidos do pai, da mãe, de avós e por vezes até de bisavós ou ascendentes ainda mais remotos. No entanto, confirmo que na região de que se trata neste tópico havia uma tendência significativa para os homens terem o apelido do pai e as mulheres o apelido da mãe.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#133578 | Raquelis | 09 nov 2006 02:27 | In reply to: #133544

Caro Rui Pereira

Ainda assim obrigada!
Se vier a ter conhecimento das origens desses casais que referi, agradeço me informe.

Com os melhores cumprimentos

Raquel Elisabeth Diogo Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288196 | calex76 | 29 set 2011 20:38 | In reply to: #133578

Ola D.Raquel como me aconselhou a ultima vez que lhe falei a procurar as certidoes de nascimento dos meus avos assim fiz entao queria lhe comunicar o conteudo o meu avo
MANUEL ALVES CARVALHO nasceu a 26 novembro de 1931 era filho de JOSE ALVES PADEZ da freguesia do paul e tinha 42 anos nesse momento e de MARIA JOSE CARVALHO MARRUCHO da freguesia de paul e tinha 41 anos nesse momento.Era neto da parte materna de JOAQUIM CARVALHO MARRUCHO e de AMELIA DE JESUS .E da parte parena nao tenho nenhum dado .A minha avo MARIA LUIZA ESTEVES nasceu a 6 de setembro 1931 na freguesia de cortes do meio filha de LUIZ CARVALHO DIONIZIO natural de unhais da serra e tinha 38 anos neste momento e de MARIA PATROCINIA ESTEVES natural de das cortes do meio e tinha 38 anos neste momento .Era neta paterna de FRANCISCO CARVALHO DIONIZIO E DE MARIA PAULINA e neta materna de JOAO VENANCIO DOS SANTOS jOSEFA FRANCISCA ESTEVES.


D.RAQUEL GRA9AS A SI CHEGUEI ATE AQUI VERDADE QUE NAO FIZ MUITO SIMPLESMENTE FUI BUSCAR UNS PAPEIS MAS SE NAO FOSSE A SENHORA NAO SABIA O QUE FAZER E CADA VEZ QUE AVANCO SINTO_ME FELIZ ERA IMPORTANTE PARA MIM ESTA PROCURA SE A SENHORA TIVER DADOS QUE ME POSSA DAR FICAREI SEMPRE MUITO GRATA OBRIGADA.




CARINA ALEXANDRA

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288471 | Raquelis | 03 ott 2011 22:48 | In reply to: #288196

Olá Carina Alexandra

Tenho novidades para si mas não do lado que esperava - o lado dos Marruchos -.
Efectivamente o Joaquim Carvalho Marrucho que tenho é muito velho para ser seu trisavô. Nasceu em Julho de 1814 e está casado com uma Ana Henriques. O seu trisavô, casado com Amélia de Jesus deve ter nascido perto de 1860. Serão, possivelmente pai e filho mas não temos informação suficiente para ter a certeza, pelo que não vamos falar deles embora tenham uma linha conhecida muito antiga. Tenho-os acompanhado até ao século XVI. (Perto de 1530).

O que consegui foi do lado paterno de sua avó materna (Maria Luísa Esteves), filha de Luís Dionísio de Carvalho de Unhais e Maria do Patrocínio Esteves das Cortes do Meio.

O seu bisavô Luís Dionísio de Carvalho que casou em 1912 é filho de Francisco Dionísio de Carvalho que casou com 28 anos em Janeiro de 1889 com Maria Paulina de 40 anos, já viuva de António Vaz Carinhas.

Francisco Dionísio de Carvalho seu trisavô é filho de João Dionísio que nasceu em Unhais 1834 e casou em 1856 com Ana de Carvalho também nascida em 1834.
Eles são filhos dos seus 5º avós Joaquim de Carvalho(1799), Maria Joaquina de Jesus (1799), Joaquim de Carvalho (1797) e Maria Joaquina Ferreira. Estes seus 5ºs avós tinham o mesmo nome, o que é uma coincidência.

Os seus 6º avós chamavam-se Dionísio João e Josefa Maria, casados em 1796, Luís António das Neves e Maria Joaquina, casados também em 1796, José de Carvalho e Joana Maria casados em 1783 e António Nunes Ferreira e Joaquina Cortês da Fonseca casados em Penalva de Alva (Distrito de Coimbra em 1791).

Dionísio João era natural da Erada, Josefa Maria de Unhais, Luís António das Neves do Barco e Maria Joaquina de Unhais com antepassados de Casegas e no Alvoco.

Se pretender receber a árvore mais alongada (é muito grande) dê-me o seu e-mail que tenho todo o prazer de lha enviar.

Espero tê-la deixado feliz!

Cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288489 | calex76 | 04 ott 2011 01:20 | In reply to: #288471

SR.Raquel acredite que nao sabe a alegria que me deu como estou feliz pela mensagem que me enviou .Obrigada do fundo do coraçao .Sim aceito se me pode-se enviar ao meu e-mail agradecia carinaalexandra76@hotmail.com.Mais uma vez lhe agradeço.

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288493 | calex76 | 04 ott 2011 02:12 | In reply to: #288471

Ja agora D.raquel vai pensar que sou um bocadinho de compreemsao ...mas secalhar è porque nao tou habituada peço desculpa mas ate a ANA DE CARVALHO NASCIDA EM 1884 EU PERCEBI MAS A PARTI DAI TENHO UM POUCO DE DIFICULDADE A COMPREENDER porque depois ta ELES SAO FILHOS DOS SEUS 5 AVOS ...mas cada vez tem dois casais e em seguida em 6 avos tao 4 casais mais uma vez desculpe nao tenho o habito de fazer isto se me podesse ajudar a perceber?
Agradeço-lhe .




*Obrigada pela felicidade que me deu .




CARINA ALEXANDRA

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288494 | calex76 | 04 ott 2011 02:29 | In reply to: #288493

POIS JA PERCEBI è O PAI DE CADA UM MANEIRA DE FALAR DE AMBOS OS LADOS è ISSO D.raquel ?MAS 7 NA ORDEM QUE ME ENVIOU NAO SEI COMO EXPLICAR OS PRIMEIROS NOMES PERTENCEM AOS PRIMEIROS E OS SEGUNDOS AOS SEGUNDOS NAO SEI SE ME PERCEBE ,?Desculpe esta pequena ignorancia minha mas nao tenho o habito de fazer isto .
Obrigada D.RAQUEL.

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288551 | Raquelis | 04 ott 2011 23:24 | In reply to: #288493

Olá Carina Alexandra

Penso que será uma questão de português, da forma como me expressei.

1º - Maria Cecília é sua mãe, mãe da Carina;
2º - Maria Luísa Esteves sua avó materna;
3º - Luís Dionísio seu bisavô;
4º - Francisco Dionísio seu trisavô;
5º - João Dionísio e Ana de Carvalho são seus 4º avós ou tetravós;
6º - O casal Joaquim de Carvalho e Maria Joaquina de Jesus, pais de João Dionísio são seus 5ºs avós ou pentavós;
7º - O casal Joaquim de Carvalho e Maria Joaquina Ferreira, pais de Ana de Carvalho são também seus 5ºs avós;
8º - Dionísio João da Erada ( é daqui que vem o apelido Dionísio) e Josefa Maria, Luís António das Neves e Maria Joaquina são seus 6ºs avós, pais de Joaquim de Carvalho e de Maria Joaquina de Jesus, respectivamente. José de Carvalho e Joana Maria, António Nunes Ferreira e Joaquina Cortês da Fonseca são seus 6ºs avós, pais de Maria Joaquina Ferreira.
Espero ter-me feito entender.

As suas origem (suas da Carina), por este lado são genuinamente serranas, das terras lusitanas à volta da Serra da Estrela, do coração de Portugal.

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288552 | Raquelis | 04 ott 2011 23:34 | In reply to: #288494

Carina

Penso que o que a confunde é o facto de haver dois casais com o nome de Joaquim de Carvalho/ Maria Joaquina, sendo que o 1º Joaquim de Carvalho é filho de Dionísio João e Josefa Maria, que não têm "Carvalho" no apelido.

O "Carvalho" do 1º Joaquim de Carvalho é herdado da avó materna Josefa Maria, que é filha de um Manuel Francisco e de uma Laurência de Carvalho.

Quando lhe mandar a sua árvore vai entender melhor.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288563 | calex76 | 05 ott 2011 01:33 | In reply to: #288552

SR.RAQUEL mais uma vez obrigada pela sua compreensao e paciencia que teve comigo .Respondo-lhe aqui aos dois email que me enviou .Mais tarde( ontem) percebi mas penso que era a alegria de ter visto os preciosos dados que me deu .Devo dizer que este projecto que comecei è emocionante .E que tenho muito prazer a conhecer os meus antepassados .E me è as vezes dificil perceber e me exprimir em portugues visto que jà estou a alguns anos no estrangeiro mais propriamente na Belgica .Espero entao por novidades suas (a arvore) claro quando a D.Raquel tiver tempo de mandar muito obrigada mais uma vez.





Carina Alexandra Carvalho Silva nunes Abrantes

Reply

Direct link:

RE: Famílias do Paúl e Unhais da Serra

#288602 | Raquelis | 05 ott 2011 16:46 | In reply to: #288563

Carina Alexandra

Acabei de lhe mandar nove mapas e duas fotografias com registos.
Se tiver qualquer dificuldade não hesite em me escrever . Sei perfeitamente a emoção que está a sentir.

Je viens de vous envoyer deux photographies de registres paroissiaux et neuf fichiers.
Si vous avez des difficultés s'il vous plaît n'hésitez pas à écrire. Je sais parfaitement l'émotion que vous ressentez.

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 10:31

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen