Dúvida - casamento entre primos (?)

This topic is classified in rooms: Formação

Dúvida - casamento entre primos (?)

#133775 | filsan | 11 nov 2006 19:57

Recebi um assento de casamento, de 1861, na freguesia de Castro Daire, Viseu, que me suscitou duvidas pelos termos usados e gostaria de pedir a ajuda a algum confrade mais experiente que me possa explicar o significado.
- Perdoem-me os erros mas não consigo decifrar algumas palavras - Diz assim:

"...comparecerão os nubentes Mannuel Gaspar e Anna dos Santos, os quaes conheço e dou fé serem os próprios com certidoens de previo(?) e livre denunciação por tres dias festivos nesta freguezia, e na freguezia do Mezio, os quaes nubentes erão parentes no terceiro exumo(?) e no quarto exatio(?) graus de consanguinidade, de que forão dispensados e se mostraram desimpedidos e com expressa licença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo desta Diocese e com os mais papeis do estilo correntes sem impedimento algum canonico ou civil para o casamento dos mesmos nubentes."

Qual será o parentesco dos noivos?
Em que casos era preciso estes documentos e autorizações do Bispo?
Quais eram as certidões necessárias?

Muito obrigado.

Cumprimentos,
Filipe Santos

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133789 | manuelr | 11 nov 2006 22:35 | In reply to: #133775

Caro Filipe Santos

Penso que será assim:
São Parentes em 3º grau por um lado e em 4º por outro.
Se 2 dos bisavôs forem irmãos são parentes em 4º grau. Se um avô de um for irmão de um bisavô de outro, são parentes em 3º e 4º graus. A dispensa de casamento era sempre necessária até ao 4º grau (pagando, já se vê!).
Penso que o facto de ser "por um lado" e "por outro lado" se deve ao facto de não serem na mesma linha. Por exemplo, o bisavô na varonia de um é irmão do bisavô por parte da mãe da noiva, ou outra combinação possível. No caso de serem na mesma linha aparece tb o termo de "linha direita", neste caso a linha das duas varonias. Penso ser assim, mas tb gostava de saber ouitra opinião.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

Manuel Simão Faria - Joana da Silva Canelas

#133817 | Lourval | 12 nov 2006 04:41 | In reply to: #133789

Caro Manuel da Silva Rolão,
Saudações do Brasil.
Como deves lembrar temos como ancestrais comuns o casal Manuel Simão Faria e Joana da Silva Canelas.
Tenho os nomes dos pais, avós e bisavós do Manuel Simão Faria com exceção da esposa de José Gonçalves.
Tenho os nomes dos pais e avós da Joana da Silva Canelas mas somente dois bisavós dela: o casal João Gonçalves Canelas e Joana Pires.
Gostaria de saber se você tem alguma informação para além destas que lhe passei.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Manuel Simão Faria - Joana da Silva Canelas

#133874 | manuelr | 12 nov 2006 19:05 | In reply to: #133817

Caro Lourval

É precisamente onde estou parado e não se deve subir mais, por não haver resgistos. Manuel da Silva casou 2ª vez com Ana Gonçalves Canelas. No registo do seu 1º casamento com Teresa Fernandes em 28-11-1664 na Freguesia de Santa Maria, não constam os nomes dos pais. Era natural de Silvares, onde nessa altura nem sequer encontrei Silvas nos registos. Poder-se-ia avançar mais uma geração, mas não me parece provável consegui-lo.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133890 | filsan | 12 nov 2006 21:28 | In reply to: #133789

Caro Manuel da Silva Rolão,

Agradeço muito a sua resposta, e confiarei nela a não ser que haja alguma correcção...
De facto um dos padrinhos de baptismo da Ana dos Santos foi um Manoel Gaspar, que a julgar pelo nome poderia ser um tio do lado do noivo Manuel Gaspar.
Terei que avançar nas gerações seguintes para poder confirmar se alguns dos avôs são irmãos ou outro parentesco, descobrindo a ascendência destes.

Mas ainda assim, o que era a dispensa "necessária" de casamento? O facto de se pagar, teria a ver com as posses das pessoas? Este ramo dos meus ascendentes eram todos lavradores e alguns proprietários, que penso que seriam possuidores de algumas terras...

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,
Filipe Santos

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133893 | manuelr | 12 nov 2006 21:59 | In reply to: #133890

Caro Filipe Santos

A dispensa era sempre necessária. Quer nos parentescos de consanguinidade, quer nos por afinidade (por exemplo ter casado a 1ª vez e depois de viúvo casado 2ª vez com outra, parente por consanguinidade da 1ª mulher).
Quando eram publicados os Banhos, quem tivesse alguma coisa a declarar (quem soubesse que o noivo era casado noutro lugar e com a mulher ainda viva, ou se tivesse feito promessas de casamento a outra mulher, por exemplo) tinha um período para o fazer. Era o tempo que o padre tinha para verificar pelos registos dele ou confirmar com testemunhas qual era o antepassado comum.
O facto de se pagar não teria a ver com as posses das pessoas, mas sim com as necessidades dos padres (que tb cobravam pelas missas que os defuntos deixavam em testamento, pelo que, para não se esquecerem, as registavam nos óbitos e muitas vezes aparecem contabilzadas ao lado do registo de óbito). Tb era normal os padrinhos serem da família, um pelo pai e outro pela mãe. Embora isso não seja regra, serve muitas vezes de indicação de linhas a pesquizar.
Mas se foram dispensados por consanguinidade, há de certeza avós comuns. Estes processos de Dispensa ou outros, emcontram-se nos registos das Câmaras Eclesiásticas respectivas.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133934 | Nuno Oliveira | 13 nov 2006 14:10 | In reply to: #133893

Caro Manuel da Silva Rolão:
Desculpe a impertinência da minha ignorância, mas também tenho na minha ascendência uns 5º avós que casaram com dispensas para consaguinidade de 4º grau, pelo que gostaria de lhe perguntar o que é a "Câmara Eclesiástica" e se é possível consultar esses processos que diz lá existirem.
Antecipadamente grato:
E. Nuno Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133966 | coelho | 13 nov 2006 18:44 | In reply to: #133775

Caro Filipe Santos,

veja os tópicos:

"Parentesco civil e parentesco canónico"
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=72275

e "Parentesco - Afinidade ex-copula ilicita"
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=93498

O caso que descreve deve ser um caso corrente de parentesco no 3º e 4º graus de consanguinidade, tal como já explicado nestes tópicos.

Os termos exumo e exatio (ou parecido) é que é a primeira vez que os vejo, mas talvez alguém aqui possa acrescentar alguma informação. A fórmula que cita poderia até ser a fórmula correcta, mas não a corrente.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133976 | manuelr | 13 nov 2006 19:16 | In reply to: #133966

Caro Coelho

A grafia correcta penso ser "exuno" e "exaltero". Realmente não é muito normal aparecerem estes termos, mas tb não é assim tão raro. Normalmente aparece serem parentes por um lado em nº grau e por outro em nº. Normalmente o noivo ou é de grau igual ou de menor grau, dado que em princípio a ser mais velho será o noivo e portanto desfasado de uma geração em relação à noiva (por exemplo, dispensados em 3º e 4º graus).

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133978 | manuelr | 13 nov 2006 19:31 | In reply to: #133934

Caro Nuno Oliveira

Todos os processos (de habilitação de genere, dispensas de casamento, banhos, delitos, etc) eram arquivados no Bispado respectivo, na Câmara Eclesiástica. Tem é de saber no seu caso onde estão (se na Guarda, se em Évora, se em Coimbra, se...). Desde que não sejam os da Guarda e saiba onde estão, não deve ter problemas.
Se encontrar o processo do seu 5º avô, nele constarão o pai, avô, bisavô e o trisavô comum dos noivos.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133989 | Nuno Oliveira | 13 nov 2006 21:08 | In reply to: #133978

Caro Manuel da Silva Rolão:
Agradeço-lhe os esclarecimentos! De facto, sei o nome dos meus 5º avós bem como a data e local onde casaram, pelo que deverá ser fácil localizar, no bispado de Viseu, o processo relativo à sua consanguinidade.
Já agora, não querendo abusar da sua solicitude, poderia-me dizer se esses processos estão no arquivo do bispado de Viseu ou no A. D. Viseu?
Mais uma vez obrigado!
Disponha sempre:
E. Nuno Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133995 | manuelr | 13 nov 2006 21:43 | In reply to: #133989

Caro Nuno Oliveira.

Não lhe sei responder, mas talvez haja alguém no Forum que saiba. Normalmente esses processos, se recentes, servem para confirmar certas linhas, se mais antigos, muitas vezes completam os registos paroquiais.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133996 | filsan | 13 nov 2006 21:49 | In reply to: #133976

Caríssimos confrades,

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Eu costumo procurar sempre informações em tópicos + antigos deste fórum mas não encontrei os que o confrade Coelho refere.
Significa então que o noivo era bisneto e a noiva trineta de um(s) mesmo(s) avô(ós), o que tem a sua curiosidade uma vez que os dois tinham diferença de 3 anos de idade.
Quanto à grafia, confirmo que o 1º termo é "exuno" (agora torna-se mais legível), mas o 2º parece-me ser "exalio" ou "exatio", mas a fotocópia está um pouco sumida neste termo.
Este processo em causa, deverá estar arquivado na Câmara Eclesiástica de Lamego?

Cumprimentos,
Filipe Santos

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133997 | Nuno Oliveira | 13 nov 2006 21:53 | In reply to: #133995

Caro Manuel da Silva Rolão:
Muito obrigado pelas informações que me disponibilizou.
Vou tentar saber por onde param esses registos e processos do bispado de Viseu.
Respeitosamente:
E. Nuno Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#133999 | rmfrp | 13 nov 2006 22:05 | In reply to: #133978

Caro Manuel da Silva Rolão:

Em primeiro lugar gostaria de aproveitar esta ocasião para saudar o seu regresso ao Fórum.

Relativamente às dispensas de consanguinidade do bispado da Guarda as informações que em tempos me deram não eram animadoras, mas gostaria saber se sabe qual a situação das mesmas. Já não existem ou estão simplesmente fora do alcance dos pesquisadores?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#134004 | manuelr | 13 nov 2006 22:21 | In reply to: #133999

Caro Rui Pareira

Tanto quanto sei (e não que tenha visto algum documento) estão a ser inventariadas, o que pelo menos quer dizer que existem. Não sei é para quando (ou se) estarão disponíveis, a existirem realmente.
Ma é pena, pois toda a documentação do SEC XVII e anterior relativa a Castelo Branco, deve estar na Guarda, já que não está nem em Portalegre (para onde foram extinto que foi o Bispado) nem na TT onde se encontram actualmente, mas a maior parte do SEC XVIII.
Vamos ver!.

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#134005 | manuelr | 13 nov 2006 22:33 | In reply to: #133996

Caro Filipe Santos

O 2º aparece realmente tb como "exalio". Dado que quando não são usadas as expressões "exuno" e "exalio" aparecem as expressões "por um lado" e "por outro"...
Quanto ao local onde possam estar, talvez no Arquivo de Lamego. E já agora, veja se "descobre" em Lamego alguma coisa da Guarda, pois tb consta terem os Padres levado para Lamego a documentação, para não ser destruída na altura das invasões.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#134006 | filsan | 13 nov 2006 22:41 | In reply to: #134005

Caro Manuel da Silva Rolão e restantes participantes,

Muito obrigado pela ajuda, aprendi muito.
Vou prosseguir e informarei o que descobrir.

Com os meus cumprimentos,
Filipe Santos

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#134008 | artur41 | 13 nov 2006 22:55 | In reply to: #134005

Caro Manuel da Silva Rolão,


Lázaro Moreira Landeiro Camizão e Francisca Bernarda Xavier de Araújo e Souza foram meus avós em 5º grau. E, como sabe, eram primos direitos.

Quanto destruição nos trouxe as invasões. Na Quinta do Penedo (Lousã), propriedade de meu cunhado, existe uma galeria por baixo da terra (aproveitaram o declive do terreno) que constitui uma ramificação dum túnel. Ela tem uma fresta horizontal para as pessoas respirarem, que na altura estava coberta por vegetação!

Falou-me em Lamego: lembrou-me outros assuntos.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#134010 | rmfrp | 13 nov 2006 23:54 | In reply to: #134004

Caro Manuel da Silva Rolão:

Muito obrigado pela sua resposta.

De facto, ao ler a sua mensagem recordei-me de há anos me terem referido que estaria a ser inventariada a documentação da Diocese da Guarda. Ainda há esperança, portanto...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Dúvida - casamento entre primos (?)

#134011 | manuelr | 14 nov 2006 00:11 | In reply to: #134008

Caro Artur Camisão Soares

Mande sempre.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 09 giu 2024, 14:43

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen