Família Pires Coelho de Olivença

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Pires Coelho de Olivença

#13431 | Lobo | 25 nov 2001 11:08

Caríssimos
Estou interessado nesta família do Olivença. Quem dá uma ajuda?
Cumprimentos
A. Sepúlveda

Reply

Direct link:

RE: Família Pires Coelho de Olivença

#13440 | alentejo | 25 nov 2001 22:21 | In reply to: #13431

Caro António Sepúlveda,


Tenho alguns apontamentos, que junto, sobre essa gente. Existem vários processos na inquisição sobre os mesmos.

Cumprimentos

Nuno Borrego

AMORINS COELHOS
de
Olivença

§ - único


I – GOMES RODRIGUES COELHO, teve filho:

1 (II) JOÃO FERNANDES COELHO, que segue.

II – JOÃO FERNANDES COELHO, teve filho:

1 (III) LOPO PIRES COELHO, que segue.

III – LOPO PIRES COELHO, teve filho:

1 (IV) LUÍS PIRES COELHO, que segue.

IV – LUÍS PIRES COELHO , nasceu em Olivença. Foi Cavaleiro Fidalgo da Casa do Marquês de Ferreira. Teve uma capela em Santa Cristina, junto ao Tentúgal. Casou com CATARINA DE AMORIM, (casou também com Francisco de Faria Caldeira, filho de Cristóvão de Faria e de sua 2ª mulher D. Maria Fogaça, c. g.) , filha de Diogo de Amorim e de sua mulher Inês de Leão. Tiveram filhos:

1 (V) NUNO DE AMORIM COELHO, que segue.
2 (V) JOÃO COELHO DE AMORIM, casou com ANA PESSOA. Com geração que se refere no título de Amorins Coelhos de Faria, § 3º, Vol. V, pág. 355-356, Pedatura Lusitana, Alão de Morais.
3 (V) INÊS DE LEÃO, casou com JOÃO DE FARIA.

V – NUNO DE AMORIM COELHO, viveu das suas fazendas, em Olivença. Casou com BRITES MENDES, cristã-nova. Tiveram filhos:

1 (VI) LUÍS PIRES DE AMORIM, que segue.
2 (VI) FRANCISCO DE AMORIM, foi Juiz da Alfândega de Olivença. Casou com MARIA LOBO DE VASCONCELOS, ½ xn, de quem teve filhos:

1 (VII) ISABEL LOBO
2 (VII) MARIA DE AMORIM
3 (VII) BRITES LOBO

3 (VI) LOPO PIRES DE AMORIM, foi Ouvidor no Tentúgal. Casou com JOANA CASTANHO DA GAMA, xv, de quem teve a:

1 (VII) NUNO DE AMORIM DA GAMA, estudante em Salamanca.
2 (VII) BENTO LOPES DO CAMPO
3 (VII) ISABEL MEXIA

4 (VI) LEONOR DE AMORIM, casou no Tentúgal com VASCO DE FARIA CALDEIRA, xv, que vivia da sua fazenda. Tiveram filhos a:

1 (VII) FRANCISCO DE FARIA CALDEIRA, casou no Tentúgal, onde vivia das suas fazendas.
2 (VII) NUNO DE AMORIM, vivia das suas fazendas. Casou em Olivença com LEONOR SANCHES, xv, de quem teve a:

1 (VIII) MARIA
2 (VIII) MANUEL
3 (VIII) DIOGO

3 (VII) DIOGO DE FARIA, embarcou para o Brasil.
4 (VII) LOPO DE AMORIM, embarcou para o Brasil.
5 (VII) ANTÓNIO DE AMORIM
6 (VII) MARIA DE LEÃO, morreu com 8 anos.
7 (VII) BRITES DE FARIA, viveu no Tentúgal. Casou com HENRIQUE BARRETO, ½ xn. Com geração.

VI – LUÍS PIRES DE AMORIM, foi Alcaide do Castelo de Olivença. Casou com D. MARIA DE SOUSA (ou DE MENEZES), natural do Alandroal; criada da Duquesa de Bragança, filha de Nicolau de Brito de Sousa e de sua mulher D. Brites Pereira (ou de Andrade), moradores no Alandroal. Tiveram filhos a:

1 (VII) NUNO DE AMORIM DE SOUSA, que segue.
2 (VII) ANTÓNIO DE SOUSA, casou com D. CATARINA LOBO, xv.
3 (VII) ANDRÉ DA SILVA DE MENEZES, foi condenado pela Inquisição em 1629, sendo estudante. Casou em Évora com D. TERESA DE OLIVEIRA. Tiveram filho:

1 (VIII) LUÍS DA SILVA DE MENEZES, foi preso pelo Santo Ofício e morreu nos cárceres da Inquisição. Em 22-VI-1666 foi-lhe passada CBA para Sousa (do Prado), Menezes, Silvas e Pereiras .

4 (VII) D. MARIA DE MENEZES

VII – NUNO DE AMORIM DE SOUSA, nasceu em Olivença em 1597. Foi condenado pela Inquisição em 1628. Casou com D. ISABEL DE SEQUEIRA, xn. Tiveram filhos:

1 (VIII) LUÍS, morreu com 5 anos.
2 (VIII) ÁLVARO

Reply

Direct link:

RE: Família Pires Coelho de Olivença

#13459 | Lobo | 26 nov 2001 18:19 | In reply to: #13440

Caro Nuno Borrego
Agradeço a pronta e detalhada resposta. Mais um favor que lhe devo.
Numa anterior resposta que me deu sobre "Machados de Olivença" refere que Francisco da Cruz Machado teve Nuno António da Gama Lobo Coelho, sem expressar o nome da mãe. No AN/TT em genealogias manuscritas encontrei:
I Gomes Asiz Coelho, teve:
II João Pires Coelho, teve:
III Luis Pires Coelho, teve:
IV Lopo Pires Coelho, c.c.Joana (?) da Gama, tiveram:
V Nuno da Gama Coelho, c.c.D. Antó- nia Maria de Melo, filha de Francisco de Faria de Melo, neta de Manuel Faria de Melo, tiveram:
1(VI)Lopo Francisco da Gama, c.c. Maria Francisca Freire, filha de Valentim Correia de Almada,
2(VI)Ana Josefa da Gama e Melo,c.c.Francisco da Cruz Machado, filho de Manuel Machado e de Francisca Maria (?), filha de Matias (?), tiveram:
VII Nuno António da Gama Lobo.
A minha pergunta:
Será a mesma pessoa, i.é. será o mesmo Nuno António, o que referiu e o que encontrei no manuscrito?
Não queria incomodar mais, mas o interesse é tão forte que me faz ultrapassar a linha das conveniên-
cias.Peço a sua compreensão.
Aproveito para mais uma pergunta: para quando está prevista a distribuição do seu livro?
Creia-me com consideração,
Augusto de Sepúlveda Correia

Reply

Direct link:

RE: Família Pires Coelho de Olivença

#13466 | alentejo | 26 nov 2001 20:13 | In reply to: #13459

Caro Augusto,

Perdoe tê-lo tratado por António. A família Coelho é antiga em Olivença. De momento não tenho muito tempo para procurar nos meus apontamentos, onde, quase de certeza, tenho referências a esses Coelhos. Na Biblioteca de Elvas existem vários milhares de habilitações de genere desse bispado, onde entrava Olivença e daí respiguei bastantes informações. Assim que puder espreito aquilo que tenho e passo-lho.
O livro está previsto ser lançado antes do Natal, em Lisboa. Espero datas por parte da tipografia para fazer a divulgação. Se o mesmo será distribuido ainda não sei, gostava que se ficasse pelas subscrições.

Um forte abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 giu 2024, 09:58

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen