Familias de Favaios-Vila Real
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos
Familias de Favaios-Vila Real
Pretendia de saber se alguém tem estudado as famílias de Favaios, Vila Real.
Gostaria de saber qual a ligação das famílias Sequeira, Araújo Leão e Moutinho de Macedo, de Favaios, Vila Real, com os Barros Beças desta dita vila. Esta pergunta surge na sequência da consulta das inquirições de génere de João de Araújo Leão e Francisco de Araújo Leão/ Francisco de Araújo Taveira, no A. D. Braga, 1690, 1703. Estes dois padres eram filhos de Domingas de Araújo Neves e de António Simões, de Parada de Pinhão, netos (materna) de Apolónia Moutinho de Macedo e de João de Araújo de Leão e bisnetos de Maria de Sequeira e de João de Macedo, naturais de Favaios. A inquirição de génere de João de Araújo Leão (neto) refere que esta família è “aparentada com os bons da Vila, viviam de suas fazendas e cabedais e tinham um “ofício de Tabelião Público na Cidade de Vila Real”.
Gostaria de esclarecer este parentesco.
Obrigado
MFerreira
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro(a) MFerreira,
Embora não responda à sua questão poderá ter interesse ver o seguinte tópico: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=80514.
Eu não sei responder à sua questão, mas poderá pedir ajuda aos outros dois Confrades que dominam melhor essa zona.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Será que um dos peritos em famílias de Favaios identifica esta gente:
JOÃO PEREIRA (n. Favaios (S. Domingos) em 16.4.1738, casado em Suçães, Mirandela, em 11.10.1757 com Joana Maria Vicência Teixeira, n. Suçães 23.1.1733) era filho de ANTÓNIO PEREIRA PIMENTA e de MARIA FERNANDES, np de Domingos Dias e de Maria Pereira, nm de Joao de Oliveira e de Luisa Fernandes.
Obrigado.
Diogo de Paiva e Pona
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Diogo de Paiva e Pona,
Será melhor deixar a sua mensagem no tópico que indiquei.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Ângelo da Fonseca,
Agradeço-lhe o tópico que me enviou, permitiu de certo modo complementar a informação já compilada ao longo do tempo.
Identifiquei alguns nomes que me eram familiares e que estariam relacionados com as famílias em questão.
No entanto, estarei atento ao tópico que me enviou, por que mais dia, menos dia, um dos Confrades esclarecerá este parente.
Cumprimentos
MFerreira
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Confrade M. Ferreira,
Antes de mais as desculpas pela demora na resposta ao seu pedido. Os meus afazeres profissionais nem sempre me permitem libertar tempo para outras actividades.
Relativamente ao seu pedido penso que não o poderia ajudar muito. Conforme já deve ter verificado temos um antepassado em comum chamado António de Sequeira (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=243403) uma vez que Maria de Sequeira foi uma sua filha, resultante de um primeiro casamento com Joana Taveira, natural de Provesende. Infelizmente não tenho dados adicionais para António de Sequeira. Tudo o que sei sobre ele foi já descrito no tópico (http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=80514). Assim sendo, desconheço por agora, os ascendentes, a data de nascimento e dos casamentos deste nosso antepassado. Sei apensa que faleceu em 27-10-1745, óbito do qual disponho de uma cópia do registo. Como o casamento que mais me interessa é o segundo (com Isabel de Barros e Beça), nunca consultei os registos de Provesende, lugar que tanto quanto sei fica aproximadamente a meia distância entre Sabrosa e o Pinhão. Desconheço se António de Sequeira nasceu nessa localidade ou em Favaios. Até agora devo dizer-lhe que não encontrei qualquer registo relativo aos filhos desse primeiro casamento: Gaspar, André e a sua antepassada Maria. Na sua mensagem, baseada na consulta que fez em inquirições de génere, dá-me uma indicação que nos faz supor que Maria terá nascido em Favaios. Se assim for talvez uma nova consulta dos paroquiais de baptismo de Favaios possa ser mais frutuosa. Caso António e/ou os filhos do primeiro casamento tenham nascido em Provesende então interessará consultar os registos dessa paróquia. Tenciono fazer essa pesquisa em 2007.
Por fim, considerando os apelidos das pessoas que indicou, consultei as minhas notas. Não encontrei muito. Tenho por hábito registar os padrinhos de baptismo dos registos/pessoas que me interessam. Nesse sentido verifiquei que tenho apenas referências a um Padre António Sequeira, da Quinta de Fiais em Parada de Pinhão, que foi, em 28/11/1753, padrinho de baptismo de António Vilella, trineto de Pedro de Barros e Beça da Mesquita. Desconheço alguma eventual relação de parentesco.
Relativamente aos apelidos Macedo e Sobrinho, estes aparecem entre os meus avoengos, mas reportam-se a pessoas originárias de Vilar Maçada e Murça. Nenhum dos nomes que refere está incluído na minha base de dados.
Para já são as únicas informações que lhe posso dar.
Deixo-lhe o desejo de que seja bem sucedido nas suas pesquisas, e deixe-me pedir-lhe que caso disponha de novos dados relativemente a António de Sequeira, os possa partilhar comigo.
Ficam aqui, por fim, expressos os meus votos para que tenha um Feliz e Santo Natal.
Melhores cumprimentos,
VictorC
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Confrade Diogo de Paiva e Pona,
Antes de mais as desculpas pela demora na resposta ao seu pedido. Os meus afazeres profissionais nem sempre me permitem libertar tempo para outras actividades.
Relativamente ao seu pedido, devo dizer que infelizmente não o poderei ajudar uma vez que os nomes que refere não se encontram entre a minha base de dados e em qualquer nota pessoal que tenha retirado durante as consultas efectuadas aos registos paroquiais de Favaios. No escasso tempo que posso dedicar a estes meus "estudos familiares" tenho necessariamente que definir prioridades (apenas registo antepassados directos). O meu interesse por Favaios desaparece por volta de 1720-30 dado que nessa data o ramo que me interessa deslocou-se para Vilar de Maçada.
Agradeço-lhe ainda ter-se referido a mim como perito de famílias de Favaios, o que é notoriamente exagerado. Os meus conhecimentos são apenas centrados num núcleo muito restrito de famílias e num intervalo de tempo relativamente restrito.
Gostaria bastante de lhe ser mais útil mas de facto não o posso ser.
Deixo-lhe o desejo de que seja bem sucedido nas suas pesquisas, para as quais terá necessariamente de ser muito persistente.
Deixo-lhe ainda os meus votos de um Feliz e Santo Natal.
Melhores cumprimentos,
VictorC
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Confrade,
Antes de mais, quero agradecer-lhe a amabilidade que teve em me responder.
No que concerne aos meus ascendentes de Favaios, em particular ao nosso ascendente comum, António de Sequeira, ainda não pedi certidões de casamento, de nascimento e outras relativas à sua descendência ao A.D.Vila Real; penso faze-lo brevemente.
Do proceso de inquirição de genere de João de Araújo Leão(1690) faz parte uma certidão,emitida pelo pároco de Favaios, António Teixeira de Magalhães, sobre a "limpeza de sangue" de seus avós, João de Araújo leão e Apolónia Moutinho de Macedo" e mais para o final da mesma, refere que conheceu sua bisavó Maria de Sequeira e seu bisavô João de Macedo..., "são pessoas muito nobres e limpas destas freguesia", o que se deduz, serem naturais da vila de Favaios. No entanto, não posso regeitar a hipótese de ela, Maria de Sequeira, ter nascido em Provesende, pois a sua mãe, Joana Taveira, era natural desta freguesia.
Qunto aos seus avós, pela parte materna,dos supra-citados, tambémn eram narturais de Favaios, como consta da certidão emitida pelo "Doutor António Alves de Sequeira, Cónego.. de Braga. Os Avós pela parte paterna eram:o Padre Gonçalo Simões e Maria Gonçalves, naturais de Parada de Pinhão.
No Processo- Património Eclesiástico de Francisco de Araújo Taveira (A.D.Braga), irmão de João de Araújo Leão, exite uma certidão emitida pelo "Dr. Manuel Falcão Cotta fidalgo Capelam ... da cidade de Braga" que faz referência a uma escritura de doação e património feita por Hieronimo de Barros Beça e sua mulher Dona Guiomar Borgues de Miranda ao dito Francisco de Araújo Taveira, daqui deduzi que existisse um parenteco afastado entre estas duas famílias.
São estas as únicas informações que disponho de momento.
Mais uma vez lhe agradeço, despoço-me enviando cumprimentos e um Santo e Feliz Natal.
MFerreira
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Confrade MFerreira
Agradeço-lhe estas informações.
Achei muito interessante a informação relativa à escritura de doação e património do casal Hieronimo de Barros e Beça e sua mulher Dona Guiomar Borges Miranda a Francisco de Araújo Taveira. Se bem percebi a doação data de 1703, isto é 3 anos antes da instituição do vínculo de capela e morgado em Favaios, por parte deste casal.
Tanto quanto sei o dito casal não teve filhos. Por outro lado, era relativamente frequente aquando da eminente ordenação de um Padre, os seus familiares fazerem doações de património para a garantir a sua subsistência. Por fim, não detectei até agora quaisquer ascendentes de Hierónimo com os apelidos Araújo, Taveira ou Leão. Somando estes dados, talvez possa avaçar a hipótese de Francisco Araújo Taveira ser aparentado com Guiomar de Borges de Miranda (para a qual não tenho quaisquer informações).
Renovando os votos de Feliz e Santo Natal,
Melhores cumprimentos
VictorC
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Confrade Victor C
No depoimento dos dotadores; Hieronimo de Barros e Beça e D. Guiomar Borgues de Miranda e do dotado, Francisco de Araújo Taveira, representado pelo seu procurador, Luís Teixeira de Queirós, os dotadores dizem a certa altura que os bens doados e o património não estão"...anexos a vinculo,Capela ou Morgado,...".
O processo é encerrado em 3 de Fevereiro de 1704, ".
Deixe-me pedir-lhe que caso disponha de novos dados relativos a estas famílias , os possa partilhar comigo.
Cumprimento, votos renovados de um Santo Natal
MFerreira
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Em complemento a um tópico que criei no Genea sobre o DR. BERNARDO DE FIGUEIREDO E TÁVORA, gostaria de saber se nas suas pesquisas tropeçou nesta família e apontou algum dado que me possa transmitir.
O Dr. Bernardo de Figueiredo e Távora nasceu em finais do século XVII e casou com Luísa Teixeira de Barros. Julgo que estão ligados à constituição e administração do Morgado de Tralhariz. Infelizmente, o Dr. Bernardo de Figueiredo e Távora é um dos muitos nomes importantes que não foram incluídos pelo Abade de Baçal na sua obra mais conhecida sobre o Distrito de Bragança. Por isso, tenho esperança de que algum descendente desta família da Quinta de S. Jorge, em Favaios, esteja ainda em posse de documentação antiga que permita esclarecer como, quando e porquê foi constituído o Morgado de Tralhariz. O que me move é tentar colmatar uma lacuna histórica num livro que está para sair em breve.
Obrigado.
Francisco Queiroz
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Ola gostaria de encontrar meus parentes portugueses de Favaios. Meu nome é Julio Sampaio e meu avô chamava-se João Lopes Sampaio, filho de Julio Lopes Sampaio e Firmina de Jesus Sampaio. Se alguem souber de algum descendente solicot entrar em contato meu email é jssampaio@uol.com.br
ReplyDirect link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Só hoje vi seu pedido. Se és descendente de ANTONIO PEREIRA PIMENTA, somos aparentados, pois sou descendente de sua filha MICAELA PEREIRA (08.06.1755), com sua segunda (casamento a 31.07.1749) esposa THEODORA LOPES (24.08.1715) (Domingos Fernandes e Izabel Lopes). Com a primeira esposa, teve também JOSÉ PEREIRA e LUIZ PEREIRA. A única divergência é quanto ao pai de ANTONIO: Tenho FRANCISCO DIAS e voce DOMINGOS DIAS.
ReplyDirect link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro psmoraes,
Muito lhe agradecia que visse a seguinte mensagem que lhe dirigi:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165081
Desde já agradecido,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro PSMORAES:
No seguimento da sua intervenção de 3/8/2007, verifiquei atentamente os assentos de baptismo de Favaios e, de facto, o "seu" António Pereira Pimenta e o "meu" são um só, filho de Francisco Dias e de sua mulher Maria Pereira (Pimenta) Vilela, todos de Favaios.
O que me induziu em erro foi o facto de Francisco Dias vir referido no assento de baptismo do neto João Pereira (meu 5º avô) por DOMINGOS Dias. Mas foi indubitavelmente um erro de quem lavrou o assento, pois nos outros netos está mencionado como FRANCISCO.
Somos por isso efectivamente parentes.
O nome PIMENTA era alcunha. Num dos assentos, Maria Vilela (que ora aperce como Maria Pereira ora como Maria Vilela) é referida por MARIA VILELA, PIMENTA DE ALCUNHA.
Pergunto se tem mais algumas informações sobre essas pessoas, pois eu acho que pertencem ao ramo dos Morgados do Espírito Santo de Favaios mas não consigo fazer o entroncamento.
Cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Boa noite,
Chamo-me Francisca. Também sou descendente desta família, mas do ramo que veio para Santiago de Poiares, antiga freguesia da comarca de Barcelos e actual freguesia de Ponte de Lima, onde aliás o Padre Francisco de Araújo Taveira foi pároco. Descendo concretamente de Maria Josefa de Araújo Taveira, nascida em Parada de Pinhão a 16/2/1705, tendo casado já em Poiares com António de Barros e Arantes. Pelo facto de ambos - a Maria Josefa e o Padre Francisco de Araújo Taveira - terem feito o mesmo percuso e teremos mesmo apelidos leva-nos a concluir que a Maria Josefa será irmã ou sobrinha do Padre. No registo de casamento surgem os pais da Maria Josefa: António de Araújo/António de Araújo Taveira Leão e Luzia Monteiro, ambos de Parada de Pinhão. O que eu pretendia saber é em que medida é que podemos ter acerteza deste parentesco, ou seja, como é que poderei afirmar que o António, pai da Maria Josefa, é irmão do Pe. Francisco. Há alguma fonte documental que refere estes dados genealógicos? Será que me pode ajudar?
Tudo de bom.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Bom dia.
Recebi ha menos de uma semana dados que dizem respeito a FAVAIOS. Tenho uma bisavo paterna paterna Efigénia Cândida TEIXEIRA de MAGALHAES, nascida em 1852 em Monçao. O pai dela foi Antonio T. de Magalhaes nascido em 9-12-1810 em S. Dinis de VILA REAL. Sei por esses novos dados que ele descende de Jeronimo de BARROS e BECA de FAVAIOS, que é meu 7° avô. Encontro nomes como REQUEREY, ABBADAM de Sta Maria de Pam na Galiza. Talvez esses nomes encontrem eco em Vila Real ou Favaios, quem sabe ? Obrigada Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Estimada Natércia,
Tinha interesse em saber a qual dos Jerónimos se refere porque há mais do que um Jerónimo de Barros e Beça. Se possível, pedia-lhe ainda mais alguns dados da ligação do seu trisavô A. T. de Magalhães ao referido Jerónimo.
Eu descendo de um Nuno Teixeira de Magalhães e de s. m. Maria de Barros Mesquita Pimentel, que era irmã de um Jerónimo de Barros e Beça, como poderá ver no Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=242885.
Desde já agradecido, deixo os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Prezado Sr. Fonseca,
Foi numa I.G. de Braga, n°1156, relativa ao Padre Luis TEIXEIRA, filho de um Jeronimo de BARROS e BECA, irmao este Jeronimo de Gonçalo e Serafim, todos filhos de Pedro de BARROS e BECA da MESQUITA PIMENTEL e de Inês BARROS de BECA, "pessoas muito nobres e das principais da Vila de Favaios, capitaes-mores e Fidalgos da Casa Real". Para ja é o que possuo. Todos os dados suplementares serao os benvindos. Cumprimentos Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Estimada Natércia,
Agradeço a sua resposta que permitiu confirmar as minhas suspeitas de partilharmos os avoengos Pedro de Barros e Beça da Mesquita Pimentel e Inês de Barros de Beça esposa dele, seus oitavos avós e meus décimos avós.
De facto, o seu 7º avô Jerónimo de Barros e Beça é irmão inteiro da minha 9ª avó Maria de Barros Mesquita Pimentel, ambos filhos do casal acima.
Curiosamente, o "seu" Jerónimo casou com alguém de apelido Teixeira e tiveram entre outros um filho Luís Teixeira que tirou ordens menores (I.G. de Braga, nº 1156, pasta 53, 11.07.1687) e a "minha" Maria casou com Nuno Teixeira de Magalhães e tiveram entre outros um filho Luís Teixeira de Magalhães que também tirou ordens menores (I.G. de Braga, nº 5822, pasta 257, 29.06.1719).
Porque seria ainda mais curioso, se a mãe do seu Luís fosse irmã do pai do meu Luís, caso em que os Luíses seriam duplamente primos direitos, procurei no site http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/ pelo processo nº 1156 que indicou, mas a ele apenas estão associados os irmãos Jerónimo Barros e Beça, Gonçalo Teixeira Beça e Serafim Barros Beça, não se referindo o Luís Teixeira filho do Jerónimo.
Encontrei sim um processo nº 5894, pasta 261, de 12.11.1707, relativa a um Luís Teixeira, n. de Favaios, filho de Jerónimo de Barros e Beça e de Margarida Fernandes, solteira, que penso poder pertencer ao seu Luís, embora não saiba donde lhe viria o Teixeira, nem me pareça que a mãe Margarida Fernandes seja irmã do "meu" Nuno Teixeira de Magalhães. No Geneall o "seu" Jerónimo aparece casado com Guiomar Borges de Miranda não se clarificando se a relação com a Margarida Fernandes foi anterior ou posterior ao casamento referido.
Se tiver o acesso Genea Plus consegue ver várias gerações ascendentes e descendentes dos nossos avoengos na B. D. do Geneall. Em vários deles encontrei erros e omissões que se tiver interesse depois poderemos discutir. Também encontra informação complementar nos tópicos seguintes: Família Barros e Beça de Favaios (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80514) e Borges Moutinhos, de Alijó (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=291709).
Por agora é tudo.
Melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Angelo da Fonseca,
Muito obrigada pela reaçao rapida. E realmente mais que provavel que o "Espirito Santo" tenha caido sobre nos ambos. Vou, esquematicamente dar-lhe a minha ascendência até ao Pedro de Barros e Beça.
Pais de bisavo Efigénia : Antonio TEIXEIRA de MAGALHAES (1810- S. Dinis Vila Real) e Ana Joaquina ALVES 1808-Monçao)
Pais de Antonio : José TEIXEIRA "Gates" (1779-S.Dinis V.R.) e Bernarda Joaquina dos SANTOS (1786-Sé, Lamego)
Pais de José : Antonio ABBADAM ( ? Sta Maria de Pam, Galiza)e Antonia TEIXEIRA (1751, Borbela Vila real)
Pais de Antonia : Bràs de ALMEIDA (Lugo, Galiza) e Maria TEIXEIRA (S. Domingos de Favaios, V.R.) Estes moravam na Quinta dos Frades de S. Domingos, Ferreiros, Sta Maria de Borbela, Vila Real.
Pais de Maria : Jeronimo de BARROS etc. e Maria de MORAIS, solteira.
Se tiver a possibilidade de esclarecer mais adiante este resumo, comunique. Estou empre interessada, apesar de estar nesta altura completamente bloqueada no ramo PUGA y SAAVEDRA, em ARBO na Galiza. E, noutro aspecto mais material, de nao conseguir obter a renovaçao da minha adesao ao GenallPlus, que acabou ha um mês. Com os meus 82 ans, o uso da informatica nao é uma evidência.
Um abraço da provavel Prima francesa( por casamento ) Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Cara Natércia Laforie,
Embora uma diferença de duas gerações em dois ramos descendentes de Pedro de Barros e Beça Pimentel ao fim de 10 gerações, não signifique nada em termos da correcção dos ramos, agora que indicou a sua idade e vejo que tem mais 16 anos do que eu, talvez seja mais correcto comparar o seu parentesco com o da minha mãe (agora com 101 anos), reduzindo-se a diferença nos ramos a uma geração, o que parece ter alguma consistência.
Mas por outro lado, pela informação que me deu, não consegui encontrar onde se documenta a filiação do "seu" Jerónimo de Barros nos primos Pedro de Barros e Beça Pimentel e Inês de Barros e Beça. Como saberá, houveram naquela época vários Jerónimos de Barros na região, pelo que a possibilidade de erro de entronque em homónimos é significativa se não for documentada. Sobre isto pode ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=136757 e também http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=214307 e mensagens relacionadas.
Há no entanto algo que joga a favor da sua hipótese, que foi o facto do Jerónimo filho de Pedro não ter tido filhos da mulher que os nobiliários lhe indicam e de o Confrade VictorC ter-lhe encontrado dois filhos de mulheres solteiras distintas, podendo isto abrir um precedente para um terceiro caso como aquele que indicou.
Por agora é o que posso adiantar.
Um abraço do provável parente,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Angelo,
Vou contactar rapidamente o "primo"Casimiro PUGA, que é o meu amavel fornecedor de documentos dos A.D.V.C.T. Ele indicou como pai do Jeronimo e dos irmaos, o Pedro de BARROS e BECA e sua prima Inês. Desde que eu disponha disso, confirmo-lhe ou infirmo-lhe essa filiaçao. Até la, um abraço da velha parente Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Cara Natércia,
Desculpe a insistência, mas penso que o que pretende pedir ao seu primo não é neccessário.
De facto, como lhe referi a filiação dos irmãos Jerónimo Barros e Beça, Gonçalo Teixeira Beça e Serafim Barros Beça no casal de primos Pedro e Inês de Barros e Beça está documentada na I.G. de Braga, nº 1156, pasta 53, de 11.07.1687, cujo resumo li no site que indiquei anteriormente.
O que não está documentado, pelo menos aqui neste tópico, é que o Jerónimo de Barros que de Maria de Morais teve a sua avoenga Maria Teixeira seja o Jerónimo referido acima.
Abraço,
Ângelo
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Excelentíssimos Srs.
Queria antes de mais pedir desculpa pelo meu atrevimento mas preciso dos vossos emails particulares, pois pertenço a esta família e preciso que me ajudem apenas com alguns dados.
O meu email é francisca.smartins@gmail.com.
Agradeço desde já toda a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Excelentíssimos Srs.
Queria antes de mais pedir desculpa pelo meu atrevimento mas preciso dos vossos emails particulares, pois pertenço a esta família e preciso que me ajudem apenas com alguns dados.
O meu email é francisca.smartins@gmail.com.
Agradeço desde já toda a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Excelentíssimos Srs.
Queria antes de mais pedir desculpa pelo meu atrevimento mas preciso dos vossos emails particulares, pois pertenço a esta família e preciso que me ajudem apenas com alguns dados.
O meu email é francisca.smartins@gmail.com.
Agradeço desde já toda a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Excelentíssimos Srs.
Queria antes de mais pedir desculpa pelo meu atrevimento mas preciso dos vossos emails particulares, pois pertenço a esta família e preciso que me ajudem apenas com alguns dados.
O meu email é francisca.smartins@gmail.com.
Agradeço desde já toda a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Excelentíssimos Srs.
Queria antes de mais pedir desculpa pelo meu atrevimento mas preciso dos vossos emails particulares, pois pertenço a esta família e preciso que me ajudem apenas com alguns dados.
O meu email é francisca.smartins@gmail.com.
Agradeço desde já toda a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Ângelo da Fonseca,
Peço desculpa estar-me a dirigir a si, mas tenho também uma dúvida relativa a uns parentes das pessoas que enumerou.
A) Em Fidalgos e Morgados de Vila Real e Seu Termo de Júlio Teixeira, Vol II pág 143 é nos dito que
7- Manuel de Magalhães Barboza casou com D. Maria de Beça, filha de Manuel de Barros e Beça e D. Isabel de Faria.
tiveram:
António *bp 18/12/1632 ( e não Outubro como lá é afirmado)
Helena *bp 01/06/1637
e ainda, para os quais ainda não encontrei os registos, entre outros
8- Francisco de Magalhães e Faria casado com D. Filipa Botelho
8 - Pe. João Correia de Faria, abade de S. Dinis, como pode ser confirmado dando uma olhada aos registos desta paróquia.
O nome nos registos de baptismo aparece sempre como Maria de Beça, sem ser dada qualquer informação adicional da sua ascendência
B) Em Gayo
a) Aparece um Francisco de Magalhães e Faria casaco com D. Filipa Botelho (NFP-vol. V-pg. 169 (Farias))
b) ainda encontramos o Abade João Correia de Faria - supostamente imrão do Francisco acima - (NFP-vol. V-pg. 152 (Farias)) filho de Manuel de Magalhães e Sousa, filho do 'Morgado da Ponte' e D. Maria Pimental http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=343242
C) Os únicos documentos que tenho são os baptimos de Antonio e de Helena. Existe também, na obra de Júlio Teixeira, um testamento de P. João Correia de Faria, em que deixa tudo à sua sobrinha D. Helena de Magalhães e Faria e a seu marido Domingos Moreira da Silva. Temos também a prova da existºencia deste abade, apenas pela leitura dos paroquiais.
- A minha questão que gostaria de lhe colocar é se já alguma vez se deparou com estas pessoas, e se sim, se me pode ajudar a tentar compreender o que de facto está correcto.
Atenciosamente,
Pedro Teles
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Angelo da Fonseca,
O unico elemento "fresco" é o casamento dos meus 6° Avos :
Bras de ALMEIDA de LUGO Galiza, filho de Nicolao de ALMEIDA e de Maria de PACOS
casou com Maria TEIXEIRA, filha de Jeronimo de BARROS TEIXEIRA e de Maria de MORAIS em S. Pedro de VILA REAL em 05-05-1750,
fotograma 112
Para si tras-lhe algo de novo ? Um abraço da Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Cara Natércia Laforie,
Por falta de tempo, não consultei o assento que indicou, mas atendendo à sua leitura, penso que há 3 dados importantes que reduzem as hipóteses do "seu" Jerónimo ser o Jerónimo de Barros e Beça:
- O Jerónimo de Barros e Beça não aparece grafado como Jerónimo de BARROS TEIXEIRA nas várias fontes que consultei;
- A Maria Teixeira parece ser filha legítima dos pais que indica, coisa que seria pouco provável se o pai fosse o Jerónimo de Barros e Beça;
- A Maria Teixeira parece ser de Vila Real lugar onde viveriam os pais, enquanto a vida do Jerónimo de Barros e Beça se desenrola na vila e fregª de Favaios, concº de Alijó.
Talvez o baptismo da Maria Teixeira ou algum irmão em S. Pedro de Vila Real indique os avós, o que resolveria o problema.
Abraço,
Ângelo
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Angelo,
Tenho so de novo :
-Antonia TEIXEIRA nasceu em Borbela em 27-12-1751, irmao Francisco José n. em Borbela 09-02-1754
filhos de Bras de ALMEIDA, LUGO e de Maria TEIXEIRAn nascida em Alijo, FAVAIOS em 15-12-1714
netos de Nicolau de ALMEIDA e de Maria de PACOS, LUGO e de Jeronimo de BARROS TEIXEIRA e de Maria MORAIS., naturais de FAVAIOS.
Os padrinhos de batismo do Francisco José sao : Doutor Francisco Xavier de AZEVEDO e sua mulher. Promotor das Justiças de V.R.
O Jeronimo de B. e B. nao teve um filho chamado Jeronimo em 1788 ? Que apelidos usava este ?
Tenho as referências (fot) dos registos. Um abraço Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Cara Natércia,
Se como diz, a Maria Teixeira era natural de Favaios e também os seus pais, Jerónimo de BARROS TEIXEIRA e Maria MORAIS, isso melhora as possibilidades da eventual coincidência do pai com o Jerónimo de Barros e Beça, mas ainda há dificuldades a ultrapassar, a saber:
- O Jerónimo de Barros e Beça, filho dos primos Pedro de Barros e Beça Mesquita Pimentel e Inês de Barros e Beça, não tem pais, avós ou bisavós de apelido Teixeira;
- O Jerónimo de Barros e Beça, segundo os nobiliários casou com Guiomar Borges de Miranda, sem que se lhes conheçam filhos;
- O mesmo Jerónimo teve da relação com Margarida Fernandes, um filho de nome de Luiz Teixeira que fez uma inquirição de génere (processo 5894, pasta 261, de 11-12-1707);
- O mesmo Jerónimo teve também da relação com Pudência Alves, natural de Guilhado e moradora em Alfarela de Jales, um filho chamado Hierónimo de Barros, nascido em 1688. Este último casou em Vilar de Maçada com Maria Sobrinho de Macedo de quem teve pelo menos 10 filhos, pelo que dificilmente seria o Jerónimo que casou Maria Morais;
Pena é que o assento de baptismo da Maria Teixeira (bap. 15.02.1714) não indique os avós, o que terminaria com as suas dúvidas.
Curiosamente, na época dos baptismos dos filhos dela, viveu em S. Pedro de Vila Real um avoengo meu Francisco Xavier de Azevedo Magalhães filho de Inácio de Azevedo e de Manuel da Mesquita Magalhães, de quem ainda tenho poucos dados biográficos, mas que não parece ser o padrinho do Francisco José pois no ano de baptismo, em 1754, ainda não estava casado, o que só sucedeu a 27.12.1755 na dita freguesia com Joana Maria da Silva.
Um abraço,
Ângelo
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Confrade Angelo
Peço desculpa, mas essa familia tem o apelido Teixeira! vem de Francisco Teixeira Sampaio, este avô materno de Inês esposa de Pedro e o irmão de Jeronimo, o Gonçalo usava o apelido Teixeira.
Cumprimentos
Victor Gomes
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Ângelo,
A ascendência do Dr. Francisco Xavier de Azevedo, ou Francisco Xavier Correia de Azevedo, é conhecida. Nada tem a ver com o seu avoengo Francisco Xavier de Azevedo Magalhães. Por coincidência, um filho daquele, homónimo do pai, casou em Paradelinha (sim, o mundo é pequeno) com Maria Joaquina de Sousa de Magalhães (familiar dos meus avoengos). Foram os antepassados dos "Xavieres" de Paradelinha, que se cruzaram matrimonialmente com frequência com os Serôdios, também seus parentes, que ainda lá (em Paradelinha ou Paradela de Celeirós) mantêm casa e terras.
Um abraço,
António
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Confrade Victor Gomes,
Tem toda a razão, por lapso ignorei a minha própria informação dada há dias onde referia que na IG de Braga nº 1156 estão associados os irmãos Jerónimo Barros e Beça, Gonçalo Teixeira Beça e Serafim Barros Beça.
Portanto, esta dificuldade do apelido Teixeira deve ser retirada da lista que indiquei à confreira Natércia.
Na minha BD o avô materno da Inês só consta como Francisco de Sampaio Alcoforado, FCR n. 1623, embora filho de Cristovão Teixeira de Sampaio, FCR e de Isabel do Vale, de acordo com NFP, FMVR e outras fontes (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=249065). Já agora, tinha interesse em saber onde o encontrou documentado como Francisco Teixeira Sampaio, para acrescentar às minhas notas.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro António,
Pelo que vou vendo aqui no Fórum vejo que já terá regressado das vindimas naquela zona, que não terão sido más a avaliar pelas notícias :-).
Agradeço as informações, sempre a tempo, e ainda bem que a minha dedução estava certa, pois ainda não estudei aqueles ramos com tempo, para mais agora que ando de volta do Queirós/Queiroz paterno.
Aproveitando a ocasião, penso que ainda não viu a minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=315662. Quando tiver tempo, se preferir pode responder para o meu mail.
Abraço,
Ângelo
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real - P.e João Correia de Faria, abade de S. Dinis
Caro Pedro Teles,
Eu não estudei esses ramos, limitando-me, agora, a ir constatar a sua informação, tendo recolhido o seguinte:
- FMVR de Júlio Teixeira, Vol II pág 143, ttº Magalhães Peixoto, N 7 (parcialmente no Google Books)
Aqui vem que Manuel de Magalhães Barboza, Morgado de Sabrozo casou com D. Maria de Beça, filha de Manuel de Barros e Beça e D. Isabel de Faria (irmã do Abade António de Faria) e tiveram, entre outros:
-Francisco de Magalhães e Faria casado com D. Filipa Botelho
-Pe. João Correia de Faria, abade de S. Dinis.
Parece portanto haver um Pe. João Correia de Faria, abade de S. Dinis que era sobrinho do Abade António de Faria.
- NFP de F. Gayo, ttº Farias, pág. 169, § 112º, N 7 - 8 - 9 (http://purl.pt/12151/1/hg-40108-v/hg-40108-v_item1/P173.html)
Aqui aparece um Francisco de Magalhães e Faria filho de Manuel de Magalhães Barboza e de D. Maria Faria de Vila Real casado com D. Filipa de Magalhães de Mesquita.
Parece referir-se ao mesmo Francisco de Magalhães e Faria emboa a mãe e esposa venham com apelidos distintos
- NFP de F. Gayo, ttº Farias, pág. 152, § 112º, N 11 (http://purl.pt/12151/1/hg-40108-v/hg-40108-v_item1/P156.html)
Aqui aparece um João Correia de Faria, abade de S. Dinis filho de Manuel de Magalhães e Sousa, filho de António de Magalhães 'Morgado da Ponte' e D. Maria Pimental
Havendo outro João Correia de Faria, abade de S. Dinis com pais distintos das duas uma: ou é equívoco ou houve a coincidência de dois padres homónimos com iguais funções.
A existência na obra de Júlio Teixeira de um testamento de P. João Correia de Faria, em que deixa tudo à sua sobrinha D. Helena de Magalhães e Faria e a seu marido Domingos Moreira da Silva, pode ser importante para o esclarecimento da questão, mas não fiz qualquer estudo por falta de tempo.
Encontrei ainda, no Google Books, a obra "Arquivo historico poruguês", Volume 9 de Anselmo Braamcamp Freire, José Maria da Silva Pessânha, que na pág. 57 trás o P.e João Correia de Faria, abade de S. Dinis como testemunha no processo nº 62 de Luís de Queirós Pinto n. de Favaios filho de Nicolau de Querós Pinto n. de Vila Real e de Helena Taveiro de Sampaio, neto paterno de António Pinto e de Maria de Queirós e materno de Pedro de Beça de Mesquita e de Inês Inês de Barros naturais de Favaios. Há outras testemunhas que poderão ter interesse.
Mesmo sem ter conseguido tirar-lhe aa dúvidas, foi o que apurei por agora.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real - P.e João Correia de Faria, abade de S. Dinis
Caro Ângelo da Fonseca,
Penso ser possível que Gayo esteja a falar exactamente das mesmas pessoas. Assim Manuel de magalhaes e Sousa é a mesma pessoa que Manuel de Magalhães e Faria etc.
Preciso no entanto de me lançar sobre os paroquiais. Encontrei várias gralhas na genealogia dos 'Magalhães Peixotos' de Vila Real na obra de Júlio Teixeira.
Para começar custa-me crer que o António baptizado em 1632 não seja o mesmo António que Júlio Teixeira diz que casou com Joana de Luna Gonçalves. E mesmo, talvez, que Helena de Magalhães e Faria seja ilegítima . Relativamente aos Barros e Beças Gayo refere-se a um que casou com uma Queirós e a outro que casou com Isabel de Faria. É possível que sejam o mesmo Manuel de Barros e Beça.
João Correia de Faria é o abade responsável por grande parte dos paroquiais de São Dinis em Vila Real em 1600s como pode confirmar. acredito que seja este o abade referido por Gayo.
Se encontrar alguma coisa informa-lo-ei e agradeço-lhe as pistas.
Atenciosamente,
Pedro Teles
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Angelo,
Se nao visse inconveniente em contactar-me pelo meu mail natercia0636@orange.fr
gostaria submeter um detalhe ao seu julgamento. Abraço
Natércia
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Estimado Ângelo da Fonseca, é um prazer voltar a entrar em contacto consigo. Desculpe não ter dado resposta mais cedo mas há algum tempo que não visitava este fórum e a consulta do email associado a este fórum nem sempre é regular.
Cara Natércia Laforie, seja muito bem-vinda a este tópico que ocasionalmente nos traz novidades interessantes. A sua contribuição faz reactivar o meu interesse nestes estudos familiares e força-me (gostosamente, devo confessar) a revisitar as minhas notas.
Como primeira nota devo dizer que não consegui compreender a ligação que faz entre o seu Jerónimo de Barros e Beça e o filho de Pedro Barros e Bessa da Mesquita Pimentel e de Ignes Barros e Beça. Conforme o confrade Ângelo da Fonseca refere, existiram diversos Jerónimos de Barros e Beça em Favaios e à falta de documentos esclarecedores resta-nos olhar para as datas e em cada passo procurar fazer algumas inferências.
Ora, refere Maria de MORAIS, solteira como tendo mantido uma ligação da qual nasceu pelo menos Maria Teixeira.
Eu não tenho notas que o filho de Pedro e Ignês (curiosa nunca tinha pensado nesta associação dos nomes...) tenha tido uma ligação com uma senhora chamada Maria de Morais. Antes, tenho notas de uma ligação extraconjugal com Pudência Alves (de que resultou o nascimento de um meu antepassado igualmente chamado Jerónimo e que casou com Maria de Macedo tendo pelo menos 10 filhos) e com Margarida Fernandes (de que resultou pelo menos o Luís Teixeira de que fala e do qual tenho notas relativas à inquirição de génere).
Vejamos, a data de 1751 é indicada para o nascimento de Antónia TEIXEIRA logo podemos com alguma cautela inferir que a sua Maria Teixeira terá eventualmente nascido cerca de 1720-1730 e estendendo o raciocínio, Maria de Morais terá eventualmente nascido cerca de 1700-1710.
Pelas datas que tenho Jerónimo de Barros e Beça filho de Pedro e Ignes nasceu em 1658 e faleceu em 1740 com a idade de 82 anos. Este Jerónimo teria 25 anos de idade aquando do nascimento de seu filho natural Luis Teixeira (nascido em 1683) e no raciocínio que fiz, teria 62 a 72 anos aquando do nascimento de Maria Teixeira. Acho muito difícil que assim tenha sido e logo parece-me de excluir esta hipótese.
A meu ver, a hipótese de ter sido Jerónimo, o neto e não o filho de Pedro e Ignes é mais credível mas ainda faltam elementos para o demonstrar. Embora nunca o tenha encontrado como Jerónimo Barros Teixeira não é impossível que possam ser a mesma pessoa, tendo em conta informações constantes de uma outra inquirição de génere. Encontrei muitas referências a este Jerónimo, o neto, quanto mais não seja porque estão reportados pelo menos 10 filhos de um casamento com Maria de Macedo. Devo no entanto fazer notar que não encontrei referências de ter mantido uma ligação extraconjugal.
Nasceu efectivamente em 1688 ou seja teria presumivelmente mais 12 a 22 anos do que Maria de Morais e não 42 a 52 anos mais como no caso do seu pai... Será que o documento que lhe permitiu fazer a ligação entre Maria Teixeira e seu pai Jerónimo não indica o lugar onde o seu pai ou a sua mãe moravam? Jerónimo, o neto, embora tenha nascido em Favaios foi morar para Vilar de Maçada após ter casado.
Mas, como disse, existe um elemento interessante aqui que posso acrescentar. Temos uma outra inquirição de génere a considera. Datada de 15/11/1734 é referente a um José Teixeira, filho de Jerónimo de Barros e de Maria de Macedo. Ou seja sendo eventualmente filho legítimo de Jerónimo, recebeu o apelido Teixeira apesar de nenhum dos seus avós apresentar esse apelido nos documentos que consultei. Porque é que eu digo eventualmente, porque não tenho nota de ter encontrado o respectivo registo paroquial. Esse facto deve-se a que existe um hiato de 1613 a 1719 nos baptismos de Vilar de Maçada, onde Jerónimo residia. O que é facto é que tenho notas para os seus nove irmãos mas para ele não. Terá sido o primogénito uma vez que a data mais próxima que disponho para o baptismo de um irmão é referente a uma Ana Maria (24/05/1721).
A explicação do origem apelido está no que o confrade Victor Gomes refere mas o critério do seu uso é que me parece complicado de explicar. Poderia ser um uso ligado a situações de filhos resultantes de ligações extraconjugais mas neste último caso tal não se verifica.
Vou listar uma selecção dos elementos de que disponho para esta inquirição:
Nome do inquirido: José Teixeira
Data da inquirição: 15/11/1734
Pai: Jerónimo de Barros (natural de Favaios)
Mãe: Maria de Macedo (natural de Vilar de Maçada)
Avô paterno: Hierónimo de Barros e Beça
Avó paterna: Pudência Alves (natural de Guilhado)
Avô materno: Domingos Macedo (natural de Vilar de Maçada)
Avó materna: Ana Sobrinha (natural de Murça)
Informação adicional: o inquirido é declarado estudante
Data de nascimento do inquirido: 25/05/1715
Já que mencionamos, aqui ficam alguns dados da inquirição de Luís Teixeira datada de 1707. Fiz a consulta em Junho de 2010 fiz no Arquivo Distrital de Braga, entre outras, uma breve consulta da inquirição de génere de Luis Teixeira filho de Hierónimo (ou se quiser Jerónimo) de Barros e Beça e de Margarida Fernandes.
Não compilei exaustivamente os dados constantes do processo mas ainda assim existem notas que posso partilhar. Não sei se lhe serão úteis mas ainda assim vou listar essas informações.
Nome do inquirido: Luis Teixeira
Data da inquirição: 11/12/1707
Pai: Jerónimo de Barros e Beça
Mãe: Margarida Fernandes
Avô paterno: Pedro Bessa Mesquita
Avó paterna: Ignes Barros e Beça
Avô materno: Francisco Fernandes
Avó materna: Maria Rodrigues
Informação adicional 1: o inquirido é declarado estudante da cidade de Coimbra
Informação adicional 2: Jerónimo é declarado ter sido capitão-mor de Favaios
Informação adicional 3: Margarida Fernandes e seus pais são declarados moradores em Cheires, lugar da freguesia de Santa Maria de Sanfins.
Informação adicional 4: o baptizado de Luis Teixeira é mencionado na inquirição. Essa cerimónia decorreu em Santa Maria de Sanfins em 20 ou 30/12/1683 foi celebrada pelo Padre Jorge Sá Moutinho e foram padrinhos José Vaz e Maria Borges.
Tanto quanto os meus afazeres profissionais me permitirem tentarei contribuir para eventuais desenvolvimentos deste assunto mas infelizmente nem sempre tenho tempo de qualidade para o fazer.
Deixo por fim o desejo a ambos de que tenham um excelente ano de 2013.
Victor
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Cara Natercia,
Só hoje, com a mensagem que nos dirigiu o confrade e parente VictorC (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=319945), é que dei conta da sua mensagem a pedir que a contactasse no seu e-mail, daí o atraso desta resposta.
Irei responder-lhe de imediato para o seu e-mail embora só possa estudar o seu assunto após a passagem do ano.
Abraço,
Ângelo
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro Parente Victor João,
Pela parte que me toca, agradeço a sua resposta ao meu pedido em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=316541, e folgo muito ver o seu regresso à discussão de temas de Favaios que tanto nos interessa, e de que, seguramente, resultarão boas notícias para a nossa parente Natércia Laforie.
Após a passagem do ano, darei mais atenção a este assunto, mas entretanto aproveito para perguntar se tem informações de Francisco de Sousa Macedo, natural de Favaios, que teve um filho natural Francisco José de Sousa Cabral que casou a 28.02.1823, na Igreja Matriz de Santa Maria Maior de Alijó, com Maria Joaquina de Sá Pinto, meus avoengos (assentos de casamento de Alijó (1803-1859), slide 66, 2E, ADVRL),
Depois, também gostaria de trocar informações sobre a ascendência do seu avoengo Jerónimo de Barros e Beça n. 1658 irmão da minha avoenga Maria de Barros Mesquita Pimentel, que tiveram alguns desenvolvimentos em 2011 no tópico Borges Moutinhos, de Alijó ( ver, entre outras a mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=272774 ).
Desejo-lhe igualmente um excelente ano de 2013.
Abraço,
Ângelo
Direct link:
RE: Familias de Favaios-Vila Real
Caro dppona, a sua Maria Fernandes é filha na verdade de João de oliveira e de Luísa Fernandes Moutinho,nascidos
em Favaios,n. materna de Pedro Jorge e Domingas Fernandes,b. materna de Domingos Moutinho e Ana Fernandes.
Até aqui eu cheguei, mas já lá vai uma década. O casal João Oliveira e Luísa Fernandes Moutinho faz parte de um
ramo que faz ligação as famílias,Moutinho de Alijó,Favaios e a minha que é a de Sanfins do Douro.Se pesquisar na
GENEALL Luísa Fernandes Moutinho,vai encontrar uma árvore um ramo de um Compadre nosso.
O meu endereço é mariomoutinho@sapo.pt
Atentamente
Mário Moutinho
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Caros Diogo (dppona) e Mario (mcmoutinho)
Conforme as informações de vocês e minhas pesquisas, teremos:
Maria Fernandes, filha de João de Oliveira e Luisa Fernandes.
irmã de Joana Fernandes, João Moutinho e Luiz Moutinho.
cc. Antonio Pereira Pimenta, pais de José Pereira Pimenta e Luiz Pereira Pimenta.
Luisa Fernandes filha de Pedro George e Domingas Fernandes (casados em 08.04.1673)
irmã de Sebastião Fernandes e Pedro George
Pedro George, filho de Paulo Fernandes (filho de Paulo Fernandes e Isabel Fernandes) e Madalena Antonio
Domingas George, filha de Domingos Moutinho e Ana Fernandes (já falecida ao casamento da filha)
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Boa noite.
Esses dados, embora expostos de forma um tanto confusa, estão correctos, mas faltam muitos mais que se estiver interessado posso mandar-lhe.
Não tinha no entanto conhecimento dos pais de Paulo Fernandes, que na oitava linha da sua mensagem diz chamarem-se Paulo Fernandes e Isabel Fernandes.
Posso perguntar-lhe onde obteve esses nomes?
Melhores cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Caro Mário Moutinho,
Muito obrigado pela mensagem que me enviou aqui em 13/3 do ano passado. Tentei responder, mas, por uma dificuldade técnica que só hoje foi resolvida, não foi possível. Tentei por isso mandar-lhe um e-mail mas não deve ter recebido.
Por isso aqui responde de novo, com quase um ano de atraso!
De facto já tinha entretanto descoberto a ascendência da Maria Fernandes que indica.
E descobri mais: foi baptizada em Favaios em 29.9.1701 (foram padrinhos Gonçalo Teixeira e sua sobrinha Maria de Queirós) e morreu em Favaios em 20.8.1747, com testamento.
Era filha, como diz, de João Álvares de Oliveira, baptizado em Favaios em 23.10.1670, e de sua mulher Luísa Fernandes (Moutinho), baptizada em Favaios em 22.9.1680.
Neta paterna de João de Oliveira e de Maria Teixeira.
E neta materna dos que diz, Pedro Jorge e Domingas Fernandes (Moutinho), os quais casaram em Favaios em 8.4.1673, sendo ele filho de Paulo Fernandes e de Madalena Antónia (esta de Sanfins) e ela filha de Domingos Moutinho e de Ana Fernandes.
Também encontrei vários irmãos, dela e dos pais.
Nada consta no entanto da BD da Geneall.
Mas continuo sem conseguir fazer a ligação com os Morgados do Espírito Santo de Favaios embora, pelos apadrinhamentos, se possa depreender que se trata da mesma família.
Com os melhores cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Caro Diogo
Tenho mais de 2.000 nomes de Favaios, já interligados, via programa Brother's Keeper. Quais informações que puder fornecer, para melhorar o que já mtenho, será de grande valia.
Suas informações já supriram algumas lacunas, e agilizaram algumas ligações de pessoas do século XVII, que estavam "soltas"
Para Paulo Fernandes: há um casamento de Paulo Fernandes com Maria Álvares, em data de 11.09.1616, onde são citados os pais (imagem 19 do livro de casamento de 1605-1680).
Suponho, ainda, que Magdalena Antonio seja irmã de Maria Álvares, pois a mãe de Maria Álvares chama-se Magdalena Antonio.
Mais: Luisa Fernandes seria, assim, irmã de Sebastiam Fernandes cc. Cecilia Moutinho, esta irmã de João de Oliveira, marido da dita Luisa. Sebastiam e Cecília são meus ancestrais.
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Caro psmoraes,
Esse Paulo Fernandes que casou em 11.9.1616 era de Tralhariz. Não podemos por isso assumir que seja o Paulo Fernandes casado com a Madalena Antónia, que é dito ser de Favaios.
Cronologicamente, no entanto, é possível. Esse Paulo Fernandes de Tralhariz pode ter nascido em 1595, ter casado aos 21 anos em Favaios com a Maria Álvares, ter ficado a morar em Favaios e aí ter casado segunda vez com a Madalena Antónia e dela ter tido o filho Pedro Jorge em 1648.
Mas, à falta de outros elementos, não podemos excluir que se trate de dois Paulos Fernandes distintos.
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Boas tardes a todos
Será que alguém tem dados anteriores a 1900 da familia Lopes Pereira oriunda de Favaios (Alto Douro)
Fico agradecido
Com os meus cumprimentos
ACalhanas
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Qual o nome específico que pesquisa?
Tenho muita coisa de Favaios.
Mande mais dados que posso responder melhor.
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Boas meu caro PSMorais
Procuro dados da familia de Joaquim Lopes Pereira casado com Adélia Lopes Pereira, seus pais avós que penso serem todos nascidos em Favaios do Douro
Cumprimentos
acalhanas
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Boas noites caro PSMorais
Li numa outra sala alguns dados de Bernardo Figueiredo que fizeram com que adiantasse um pouca a minha busca, mas parei em Bernardo Lopes Pereira / Margarida da Conceição Rocha e José Inácio Alves / Maria Lopes Correia, assim perguntava-lhe se tem alguns dados para que possa andar um pouco mais.
Atenciosamente
ACalhans
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Meu caro foi de facto prestável na sua abordagem inicial, diria mesmo minutos após eu ter colocado o meu "post" na sala, todavia como não mais me respondeu vou partir do principio que por motivos de força maior não mais pode aceder á sala, ou mesmo á Internet.
Despeço-me atenciosamente e espero que não tenha sido por motivos de doença.
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Procura os ancestrais de Bernardo Lopes Pereira e sua esposa. Tenho várias gerações. São os pais de Joaquim Lopes Pereira?
ReplyDirect link:
Familias de Favaios-Vila Real
Confrade PSMoraes,
Boa tarde!
Só agora vi um post seu dizendo que tem mais documentação sobre outros famílias e apelidos de Favaios.
Embora tenha postado mais acima, há alguns anos, continuo sem documentação certa sobre:
- Domingos Moutinho de Carvalho natural de Freguesia de Favaios, concelho de Alijó - Vila Real, que teria nascido cerca de 1863 (nas minhas contas), cujos costados não consigo identificar.
Sei que foi Ajudante na Praça de Chaves, segundo consta do assento de casamento de sua filha Ana Luiza de Morais Moutinho Carvalho Rego.
- Teria casado com Rosa Maria de Morais, nascida em Chaves
Será que tem reerência a esta família?
Agradeço muito qualquer informação.
Cumprimentos de
Maria Isabel
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Confrade PSMoraes,
Corrijo a minha mensagem (post) anterior:
- O ano de nascimento de Domingos Moutinho de Cravalho que calculo é 1683 e não o que escrevi, por lapso de escrita.
Obrigada
Cumprimentos
Ma Isabel
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Caro confrade,
Tenho um ramo que vai dar a Favaios e que me provoca muitas perguntas. Um meu trisavô Antonio TEIXEIRA de MAGALHAES veio por volta de 1850, de Vila Real, onde tinha nascido, para Monção, onde casou com Ana Joaquina ALVES, galega. Obtive registos do arquivo de Vila Real e recuei até Maria de BARROS TEIXEIRA, nascida em Favaios, em15/12/1714, filha de Jeronimo de BARROS TEIXEIRA e de Maria de MORAIS.
A primeira interrogação concerne as relaçoes que se mantiveram durante vàrias geraões entre Favaios e Vila Real e Monção. O meu pai dizia-nos que por volta dos seus 16 anos (ele nasceu em 1902),portanto no fim da guerra 14/18, a familia o tinha "expedido" uns dois anos para Favaios, para ver o que era trabalhar. E para onde, em Favaios ? Para a maior Quinta de vinho do Porto, dizia ele. Quinta que pertencia à familia da sua avo paterna. Seria a Quinta do Espirito Santo ?
Se o confrade tem acesso fàcil aos registos de Favaios, pode por favor encontrar elementos sobre essa avo Maria de MORAIS. Parece-me que era filha de mulher solteira, mas nao tenho documentos relativos a ela. Tudo o que trata desse ramo transmontano me intriga. Como a minha àrvore està em boas vias e muito completa, uma ajuda nos TEIXEIRA de MAGALHAES seria muito bemvinda.
Aqui vê a minha ficha no geneall : Natércia Estela SENDIM de RIBAS LIRA PUGA PEREIRA.
Os meus melhores cumprimentos Natércia
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Caro confrade,
Dirigi-lhe uma mensagem hà uns tempos. Como diz possuir muita coisa sobre FAVAIOS, talvez lhe fosse possivel dar-me ajuda no que lhe submeti. A minha mensagem està aqui no topico e repito o meu pedido.
Com os meus melhores cumprimentos Natércia
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Cara Natércia
Maria, filha de Maria, solteira e esta, filha de Isabel, solteira do lugar de Mondego e Luiz de Barros preto que foi de João de Barros de Provezende morador em Vila Cham, nasceu aos quinze de dezembro de mil setecentos e quatorze e a dezesseis dos dito mês e ano a baptizou em casa por necessidade Pascoal dos Reis do dito lugar de Mondego. Tem os santos óleos e por ser verdade fiz este. Era et supra.
Antonio Leite de Magalhães Ferraz.
Esse é o registo de uma Maria, filha de outra Maria. Não há nome de família. Vou ver se acho algo mais.
Como chegou à data de 15.12.1714?
No casamento não consta. Lá diz ser filha legítima de Jerônimo e Maria.
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Bom dia, caro confrade,
E muito obrigada pelo que mandou para aqui. Confirma em todos os pontos o que eu tinha. A data de nascimento desta Maria (serà ela a minha ?) 15/12/1714, figura num registo de Vila Real.
O que me parece estranho é essa sucessao de "maes solteiras" e o estatuto social do nucleo familial desses TEIXEIRA de BARROS. O meu Pai falava de uma Quinta de vinho do Porto extraordinaria, com muito pessoal (ele aprendia, ao lado do feitor, a gerir o capital humano digamos). E o meu trisavô Antonio TEIXEIRA de MAGALHAES viria dessa Quinta. A bem dizer vinha de Vila Real, da Quinta dos Frades, em Borbela. Dai, nao sei nada. Sei que houve pais galegos, de LUGO, sei que houve apadrinhamentos muito prestigiosos,, em vàrias geraoes. Como um administrador de Justiça de uma regiao. Esse trisavô que se fixou em Monçao, lindo homem, de olhos azuis, vinha de S. Dinis, em Vila Real. Em Monçao, pelo que posso julgar, inseriu-se na "boa sociedade". E, é provàvel que tivesse uma instruçao bastante refinada, pois as suas filhas têm nomes referentes à Grécia antiga : Efigénia, Isménia e Narcisa.
Como vê, grande confusao na minha cabeça, com memoria pessoal muito e muito esfumada (conheci muito bem essa bisavo, Efigénia), memoria dos dizeres do meu Pai, dados vindos do Registo de Vila Real... Na ficha do Geneall figuram todos os dados de que disponho. Se o confrade pode ajudar, que bom seria. Muito e muito obrigada. Natércia
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Desculpe a insistência, mas acabo de ter uma ideia. Se esbarramos com "maes solteiras" talvez arranjassemos saida pelo pai. que era um Jeronimo de BARROS TEIXEIRA, pai legitimo com Maria de MORAIS, da Maria de BARROS TEIXEIRA, nascida em Favaios, lugar do Mondego, em 15/12/1714.
parece-lhe possivel procurar por ali ? Muito obrigada Natércia
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Peço novamente desculpa. De cabeça, e sem verificar nada escrevi "lugar do Mondego", mas aqui no topico hà anos, quando recebia dados do amigo Casimiro PUGA e registos de Vila Real, escrevi eu mesma, nascida em ALIJO.. E capaz de se "safar" do sarilho em que se meteu querendo ajudar-me ? Oxalà !!!
Cumprimentos e acabo aqui tanta dita e redita. Natércia
Direct link:
Familias de Favaios-Vila Real
Mondego é um pequeno lugarejo, na freguesia de Favaios, concelho de Alijó.
Achei uma Maria, filha de Isabel, solteira, mas o pai seria João Cabral e não o Luiz de Barros indicado, no batismo de Maria, nascida em 15.12.1714.
Temos outra, em Sanfins do Douro, sem mais indicações, só que seria filha de Isabel, solteira.
Pode ser qualquer uma das duas. Nenhuma das duas trás o nome Moraes;
Vou continuar a procura.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 21:37