antunes pissara

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

antunes pissara

#141629 | valeria fidelis | 25 gen 2007 08:17

procuro por qualquer noticia de alguem da familia antunes e antunes pissara que residiam na freguesia da guarda,em arrifana ,que habitam esta regiao de portugal desde o seculo 18;por volta de 1800;1900;alguma coisa assim;que possa ser parente de meu avô que imigrou pro brasil por volta de 1920 .qualquer informaçao nos è valida e importante.obrigada.

Reply

Direct link:

RE: antunes pissara

#141721 | RCCORREIA | 25 gen 2007 22:10 | In reply to: #141629

Cara Valéria

Esta é a família de minha avó materna mas também pouco sei sobre eles para além de serem da Arrifana/Guarda e ainda haverem descendentes vivos que usam o apelido. As minhas pesquisas ainda não chegaram a eles e como a informação está no Arquivo Distrital da Guarda é complicado ter-lhes acesso.

Vários elementos da família (como os irmãos de minha avó) emigraram para o Brasil antes de 1940 e alguns (ou os seus descendentes) ainda vivem em S. Paulo e outras cidades.

Alguns estão tanbém já referidos aqui no genea. Veja p. exº http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=27209

Qual o nome de seu avô? Minha avó nasceu nesse ano de 1920, pelo que seu avô deveria ser da idade dos pais dela. Será que ela ainda se lembrará dele? Poderei tentar mas sem compromisso.

Se quiser mandar algo mais pessoal use meu email rui.ccorreiaarrobaclix.pt

Cumprimentos,
Rui CCorreia

Reply

Direct link:

RE: antunes pissara

#141775 | valeria fidelis | 26 gen 2007 10:17 | In reply to: #141721

caro Sr.Rui;primeiramente obrigado pelo email.Bom,meu avô se chamava Manoel antunes pissara;e imigrou pro brasil em 1920.Deixou pra tràs a familia(pais;irmãos),seus pais eram:Antônio Antunes e Emilia de Jesus Antunes.Minha mãe se recorda dele falar num irmão que se chamava Josè,que era casado e tinha uma filha com nome de Leôntina.Estes são os fatos que sabemos dele;nada muito alèm do que constam de seus documentos oficiais no Brasil;pois ele era uma pessoa extremamente fechada e não gostava de falar sobre sua familia;pois isto deveria lhe machucar muito.Ele nasceu em 15-12-1902.Se puder de alguma forma saber de algomais;que pudesse me ajudar lhe ficaria grata.Ah;outro senhor portugues me informou que em arrifana existe até um museu com nome d o irmão de meu avô:museu José Antunes Pissara.Seria este de fato o irmão de meu avô,serà que alguem conheci sua filha Leontina;que se for viva estarà com a idade de mais ou menos 70 e poucos anos:::Obrigada novamente.Valèria

Reply

Direct link:

RE: antunes pissara

#141785 | luis262 | 26 gen 2007 12:58 | In reply to: #141775

Cara Valéria

Se procurar no Google em Antunes Pissarra, encontrará varias referências à Casa Museu José Antunes Piçarra, na Arrifana, freguesia do consclho da Guarda, bem como a outros Antunes Pissarra da Arrifana. Existe mesmo uma rua Manuel Antunes Piçarra , na localidade...

A família de meu pai é Piçarra, e natural do concelho de Moura , distrito de Beja, Baixo Alentejo, onde possuíam proptriedades, mas alguns dos meus ascendentes, também aparecem com o apelido Pissarra, no século XIX e mesmo antes. No entanto é numa outra região de Portugal...Poderá mesmo assim existir algum parentesco afastado, quem sabe?!

Para saber mais alguma coisa sobre esse seu avô, e uma vez que conhece a data de nascimento e local , bem como o nome dos pais , julgo que não será difícil coseguir que lhe enviem uma fotocópia do assento de nascimento.

Em princípio , como já nasceu no século XX, o documento ainda deverá ser pedido para a Conservatória do Registo Civil da Guarda. Quando se trata assentos com mais de cem anos, costumam transitar para os Arquivos Distritais, mas nem sempre assim sucede.

Vuou-lhe dar os vários contactos, mas julgo ser preferível tentar primeiro a Conservatória e eles de lá informarão se podem mandar a fotocópia, ou se já terá seguido para o Arquivo Distrital. Assim:

Conservatória do Registo Civil da Guarda

Rua Vasco da Gama nº 4 r/c 6300-772 GUARDA telefones: 271210380 e 271210381 e-mail: cnguarda@dgrn.mj.pt


Arquivo Distrital da Guarda e-mail: adgrd@adguarda.iantt.pt

Aqui em Portugal, as certidões de nascimento para "assuntos diversos", como é o caso, podem ser pedidas pela internet ou de preferência por carta e ficam por cerca de 15 euros , mais os portes de correio.

Se tiver de recorrer ao Arquivo Distrital , pode fazê-lo via net e, se pedir uma fotocópia não autenticada, é muito barato pois não chega a um euro, a que se somarão os portes de correio.

E é tudo o que lhe posso dizer...
Boa sorte nas pesquisas

Cordialmente
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: antunes pissara

#142458 | valeria fidelis | 31 gen 2007 08:15 | In reply to: #141785

carosr.luis:obrigada pelas informaçoes;contactei estas conservatorias atraves do consulado portugues de onde resido;mas infelismete não encontraram nada;o que acho estranho;pois atraves de outros portugueses;me fez chegar a informaçao de que existe até uma rua com o nome de meu avô;na freguesia de arrifana e tbèm a casa museu "jose antunes pissara";irmão de meu avô;e no entanto não conseguem encontrar sua certidao de nascimento na guarda;em braga;pra lado nenhum.Continuo aqui na luta por informçoes.Muito obrigada.Valeria Fidelis

Reply

Direct link:

RE: antunes pissara- aditamento

#142491 | luis262 | 31 gen 2007 13:40 | In reply to: #141785

Cara Valéria ( por favor não use o sr....),

Penso que o melhor não será telefonar, mas sim começar por escrever uma carta , dirigida à Conservatória do Registo Civil da Guarda, pedindo simplesmente que lhe enviem uma fotocópia, para fins diversos, do assento de nasscimento de Manuel Antunes Pissarra, nascido a 15.2.1902, na freguesia da Arrifana, concelho da Guarda, filho de António Antunes Pissarra e Emília de Jesus AntunesPissarra e solicitando,que esta lhe seja enviada para a sua morada , no Brasil.
Peça também, que a informem sobre os custos e as modalidades de pagamento. Assim eles são mesmo obrigados a responder... Se vir que não recebe resposta passado mais de uns dez dias, então é que deve telefonar para saber o que se passa com o seu pedido.
Aliás, se os assentos desse ano de 1902 , como o de seu avô, já tiverem sido enviados para o Arquivo Distriral da Guarda, a Conservatória têm por obrgação de informá-la.
Posso acrescentar, para o caso de ter de vir a contactar posteriormente o dito Arquivo Distrital a direcção é Arquivo Distritao da Guarda , Largo Humberto Delgado 6300-712 GUARDA. Telefone :271200770
Quanto à Consevatária , a que eu penso que se deveria dirigir em primeiro lugar, já lhe enviei a direcção na minha anterior mensagem
Cordialmente,
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 set 2024, 10:55

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen