Ajuda Local Nascimento(Maria Esteves)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil | Arquivos

Ajuda Local Nascimento(Maria Esteves)

#142309 | RafaelMariano | 30 gen 2007 04:49

Boa noite caros confrades, me chamo Rafael Mariano da Silva, e adentro a este fórum em busca de novos conhecimentos e ajuda de quem puder me esclarecer e ajudar.
Pois bem, após 1 ano atuando no levantamento de dados de meu ramo materno da família de origem Italiana agora começo minha saga no levantamento de dados sobre meu lado paterno de origem portuguesa.
Andei lendo vários tópicos do fórum e estou me familiarizando com todos os procedimentos sobre os AD's de Portugal.
Bom estou pesquisando agora a origem de minha bisavó Portuguesa, e peço ajuda de vocês se puderem pois em todas as pesquisas feitas do Brasil em certidões e documentos que pude ter acesso não obtive exito. Os dados que possuo dela foram levantados a partir de sua certidão de óbito, casamento e de seu registro de estrangeiro todos efetuados aqui no Brasil os quais tive acesso, e são esses:

Maria Esteves casado com Aureliano de Oliveira
Filha de Francisco Esteves e Izabel Maria
Nascida em 03 de abril de 1904 em Portugal
A família chegou ao Brasil no ao de 1906

em consulta ao familysearch dos mórmons(apenas como referência) descobri um irmão de Maria Esteves também nascido em Portugal, no registro consta "nascido em Leiria, Tras os Montes, Portugal", ao início me entusiasmei pois talvez poderia ter encotrado uma provável origem para Maria Isabel, porém ao consultar melhor sobre as regiões, distritos, concelhos, etc.. de Portugal vi que a informação contida no registro talvez não me servisse para nada pois Leiria seria um Distrito que não se encontra na região de Tras os Montes(me corrigam por favor se estiver errado).
Bom sei que somente com o nome dos pais e a data de nascimento sem saber nem mesmo a região de onde veio minha bisavó esta busca seja um tanto quanto difícil, porém não perco as esperanças, e se algum confrade tiver em seus dados referências a minha bisavó ou seus pais, ou também indicar caminhos os quais poderei tomar para obter sucesso em minhas pesquisas ficaria muito grato.

Reply

Direct link:

Palpites

#142318 | salen | 30 gen 2007 10:17 | In reply to: #142309

[não resisto: não é o seu caso, mas a sua mensagem fez-me lembrar uma anedota que corre por aqui sobre brasileiros descendentes de portugueses, mas sem nenhum conhecimento da terra: «Tenho muito carinho pela minha costela da Beira, n’é!? ’Vóvó’!? Ah, ‘vóvó’ era portuguesa! Minhota! Nasceu em Santarém!». Como disse, não é o seu caso, uma vez que já se informou e percebeu a organização do território, o que já é um passo importante.]

O caso que apresenta é muito frequente. Os documentos brasileiros só dizem “Natural de Portugal”, e isso, como já percebeu, é equivalente a eu ir à procura de alguém no Brasil a partir de um: “Natural do Brasil”. Não sai da cepa torta (não vai a lado nenhum).

1. Obtenha o registo de chegada no Brasil para saber em que navio e em que data precisa o seu ancestral chegou, e em uma tentativa mais afortunada, descobrir em que porto embarcou, e em que data. Com esse dado pode-se ir à procura do registo do passaporte no Governo Civil dos Distritos onde teria sido mais provável que o passaporte fosse tirado, Leiria sem dúvida (uma vez que é a única referência que tem até agora), mas também o do porto de embarque (às vezes tirava-se o passaporte no governo distrital da zona do porto).
2. Nesse registo está a localidade de origem do titular, além da sua data de nascimento e filiação para confirmar.
3. Em paralelo, deve tentar descobrir nos papeis velhos da família envelopes, fotografias antigas, cartas, o que seja que possa conter referências, dedicatórias, e que possam falar de locais que possam trazer luz sobre a origem do seu ancestral. Fale com as pessoas mais velhas (se ainda existirem) para que se lembrem de conversas sobre festas, romarias, episódios, locais onde pessoas tenham prestado o serviço militar, coisas desse género. Muitas vezes é por aí que se apanha o fio à meada.
Boa sorte e boas pesquisas. VF

Reply

Direct link:

RE: Palpites

#143667 | RafaelMariano | 11 feb 2007 16:54 | In reply to: #142318

Caro colega Salen, só agora vi sua resposta a minha pergunta, primeiramente obrigado pelas explicações e dicas.
No decorrer da semana que passaster consegui junto ao Memorial do Imigrante n Brasil uma certidão de desembarque da família de minha bisavó, certidão na qual constam vários dados inerentes a sua família, vou citá-los abaixo e tenho uma dúvida se puder me ajudar ou a quem souber:

(Francisco?) José Esteves (Marido)
Composição da família: Esposa(41 anos) Isabel Maria
Filhos: Affonso santos(13 anos), Antonio(07 anos), José dos Santos(02 anos) Maria (01) ano
ORIGEM: MOGADOURO
PASSAPORTE: 446 expedido em Bragança
Embarque: Porto de Leixoes em 29 novembro 1904
Desembarque no porto de santos: 21 dezembro 1904

A minha dúvida seria, como li Mogadouro seria o nome de um Concelho Do distrito de Bragança e também o nome de um freguesia deste concelho, porém existem várias outras freguesias neste concelho correto?
Creio que esta origem designada na certidão que recebi se refira ao Concelho e não a freguesia não é?
Bom, estive visitando o site do Arquivo distrital de Bragança e cosnta um formulário para pedido de certidões paroquiais, fiz o pedido informando somente o concelho e passando os dados do passaporte , etc da certidão que recebi.
Existe a possibilidade do arquivo encotrar corretamente a freguesia de nascimento da minha bisavó?

Obrigado

Reply

Direct link:

Distrital

#143716 | salen | 11 feb 2007 23:45 | In reply to: #143667

Caro Participante,
De facto com locais que são nome de Concelho e Freguesia ficamos sem saber.
Os Arquivos Distritais (ADs) costumam receber os «registos» de passaporte (uma vez que o passaporte ia com a pessoa), dizia, costumam receber os registos antigos enviados pelos Governos Civis de Distrito (a entidade que os emitia). Alguns Arquivos costumam ter mesmo fichas com os dados desses registos, onde é fácil encontrar o local de origem do encartado. Eu escreveria ao ADBragança (e-mail, carta, telefonema, fax, ...) dando esses dados do passaporte e pedindo que consultassem o registo para confirmar o local de origem.
A partir daí V. já percebeu como se faz.
Boas pesquisas. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 17 set 2024, 05:30

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen