Familia Nunes

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Familia Nunes

#143838 | Diego182 | 12 feb 2007 22:52

ola gostaria de saber se temos registro da familia nunes!
preciso muito!
a unica coisa que sei,é que meu bisavó se chamava otavio mauricio nunes.
agradeço a todos...

Reply

Direct link:

Qual delas? De que terra? De que tempo?

#143871 | salen | 13 feb 2007 10:38 | In reply to: #143838

Caro participante,
Acho que ninguém perceberá muito bem o que quer dizer com "registo da família Nunes". E porquê?
1. Existem talvez centenas de famílias com o nome Nunes, do Minho a Timor, passando pelo Brasil (... e provavelmente por todos os outros países onde tenha andado um português), famílias essas nada aparentadas umas com as outras.
"Nunes" quer (ou quis dizer até ao fim da idade média) dizer "filho de Nuno" (como Fernandes é filho de Fernando, etc), e existiam tantos Nunes quantos Nunos com filhos existissem. Não era um nome de família e só há cerca de 700/600 anos se foi fixando em alguns núcleos familiares. Mas como vê, espalhados por tosa a parte onde houvesse Nunos portugueses.
2. De que época está a falar? Se V. tem 19 anos ou 91, o Sr. seu Bisavô vai "cair" em épocas bastante diferentes, não é? Para além disso, o Sr seu bisavô pode ser alguém muito querido e conhecido na sua família, mas para o resto do mundo é apenas um nome, tão respeitável como qualquer outro, mas apenas isso. O que não é mal nenhum: os meus 8 bisavós são igualmente ilustres desconhecidos - com excepção de algumas poucas informações, até de mim próprio, diga-se.
Por isso não espere que apareça alguém nem que seja contemporâneo dele :-) ... nem que tenha alguma informação sobre ele. Como escreveu "registro" (com 'r'), deve estar a escrever do Brasil, para onde pode ter ido o Sr Octávio Nunes em tempos que já lá vão, e quando isso acontecia, em geral, não demorava muito até se perderem todas as ligações com a família que ficava.
3. O que tem que fazer é genealogia pura e dura: ir aí aos Registos Civis (ou o equivalente por essas bandas) e obter as certidões de nascimento dos seus ancestrais que vão dar ao bisavô Octávio. Quando chegar a ele, obtenha o registo de chegada, data, navio, porto de desembarque, porto de embarque e Portugal, data (há um Prontuário do Imigrante e mais uns sites brasileiros sobre imigrantes: procure num motor de busca que encontra de certeza), e toda a informação sobre ele que conseguir com as pessoas mais idosas da família (data de nascimento, nomes dos pais e avós, fotografias antigas com dedicatórias, cartas, envelopes, etc.) para com isso poder pesquisar nos Arquivos Distritais o registo do documento de viagem e localizar o local de nascimento (Freguesia=Paróquia). Só aí saberá onde está o registo de Baptismo ou o Civil e ... poderá seguir com a sua PESQUISA GENEALÓGICA. Sim porque é isso que pretende, não é? ...

Como vê, não é nem um trabalho para o SuperHomemGenealogista nem um assunto para uma tarde de Sábado: demora tempo, tem preceito, e só V. o pode fazer. Ou pelo menos, começar. A seguir, tem entretenimento para toda a vida.
Cumprimentos e boas pesquisas. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE:olá

#144047 | Diego182 | 14 feb 2007 17:31 | In reply to: #143871

sim, victor,escrevo do brasil sim.
em sua resposta a minha pergunta ja obtive algumas respostas!!
bem como você pode ver eu não tenho quase nada de resgistros desse meu bisavô.
porem eu precisa muito saber.
não sei sei ele veio de Portugal,ou ja nasceu aqui.por isso pedi ajuda aqui.
muito obrigado.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 17 set 2024, 05:30

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen