Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

This topic is classified in rooms: Regiões

Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#1449 | mbp | 26 dic 2000 11:19

Procuro informações sobre os locais onde a Rainha Dona Maria II pernoitou na sua última viagem ao Norte de Portugal em 1852.

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#1457 | Vasco Jácome | 26 dic 2000 21:54 | In reply to: #1449

Caro Miguel Brandão Pimenta

Talvez o episódio mais rocambolesco dessa visita tenha ocorrido em Barcelos, onde D. Maria II e mais alguns membros da família estiveram. O assunto é levemente tratado nas “Últimas Gerações de Entre-Douro e Minho” do dr. José de Sousa Machado (nos condes de Alvelos) e referido com bastante mais pormenores em “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”, principalmente na pág. 756 no artigo relativo à Casa de Nogueira. Como um dos autores do referido livro é António Júlio Limpo de Trigueiros, colaborador deste Fórum, se estiver interessado em mais detalhes destes acontecimentos de Barcelos, sugiro que lhe peça a sua intervenção.
De referir ainda que a Família Real esteve na casa do Barão da Retorta e, no regresso de Viana, na do Conde de Alvelos.

Com Votos de Bom Ano Novo,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#1468 | dbt | 28 dic 2000 13:03 | In reply to: #1449

Sei que D.Maria II pernoitou na Quinta da Graciosa, em Anadia, não sei se na ultiima viagem se numa anterior.
Poderá ver isso no livro Casa da Graciosa de Luis Bivar Guerra, julgue ele diz a data.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#1538 | mbp | 03 gen 2001 10:17 | In reply to: #1457

Caro Vasco Jácome

Os meus agradecimentos pela informação enviada.

Para si um Bom Ano de 2001

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#1540 | mbp | 03 gen 2001 10:19 | In reply to: #1468

Caro "dbt"

Os meus agradecimentos pela informação

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13727 | mbp | 04 dic 2001 22:59 | In reply to: #1449

Caros amigos

Alguem me sabe dizer onde pernoitou quando passou na cidade do Porto e onde poderei encontrar documentação?

Cumprimentos

MBP

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13737 | magalp | 05 dic 2001 01:24 | In reply to: #13727

Meu caro Miguel

Foi pena não ter feito esta pergunta há dois anos atrás quando devorava todos os periódicos da época sobre a vida social no Porto... Posso dizer q. então o presidente da vereação da CMP era Carneiro Geraldes, antecessor do Conde de Samodães. Administrador do concelho acho que era então e ainda o Ávila.
A mais condigna e provavel residencia para S.M. a Rainha Dona Maria da Glória, seria o Palacio dos Barões de Nevogilde, (Manuel Mendes de Moraes e Castro)na Rua do Triunfo, onde seu pai SMI Dom Pedro se aboletara, graciosamente, durante parte do sítio do Porto. Cerca de 30 depois esse mesmo palacio foi vendido à Coroa, exactamente para residencia oficial de SSMM aqui no Porto. Também estiveram por lá instalados, em pompa e circunstancia, no correr desses anos, vários familiares antepassados do nosso Duque da Terceira, simpático e esclarecido participante deste Fórum.
Amanhã procurarei melhor notícia desse evento. Cmptos.
M.Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13852 | mbp | 06 dic 2001 23:48 | In reply to: #13737

Caro Manuel Maria
Muito obrigado pela sua resposta pronta.Creio que a Rainha Dona Maria II terá ficado pelo menos em uma das ocasiões na região de Vila Nova de Gaia.Sabe-me dizer alguma coisa sobre isto?

Um abraço

Miguel Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13855 | magalp | 07 dic 2001 01:37 | In reply to: #13852

Caro Miguel

Já estou em condições de lhe dar a resposta q. quer. Estive uns dias com a m/ Mãe em Valinhas q. tem uma memória invejável, nos seus 85 anos. Fiquei a saber q. o meu amigo é filho do nosso antigo Governador Civil, Dr. Elísio Pimenta, desde sempre mto. bem relacionado com toda a minha família, especialmente com o tio Alberto Meirelles.
Quanto à última visita de S.M. ao Porto disse-me a minha Mãe que se aboletou no palacete do Barão do Bolhão (Rua Formosa, onde está agora a Litografia Nacional)com todo o seu real séquito! Talvez como paga, o dito barão foi elevado à grandeza pouco depois. Parece q. era oriundo de Braga. Teve grandes desaguisados com o meu 4ºAvô A.Magalhães (no Batalhão de Caçadores do Porto), bem como com o meu 3ºAvô Constantino do Valle Pereira Cabral, por maus tratos que teria infligido a sua mulher, irmã daquele. Genealogias domésticas...
NBP/Vol.2 - pg.423 dá uma ideia de tudo isto ainda q. ignorando as origens deste Antonio Alves de Sousa Guimarães, 1ºBarão e 1º Conde de Bolhão, com distinta descendência nos dias de hoje, como verá facilmente...
Um abraço.
Manuel Maria

PS - O Gonçalo já está instalado em Queensland e já a espreitar o GP!

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13951 | mbp | 08 dic 2001 23:59 | In reply to: #13855

Caro Manuel Maria

Sei que o meu Pai,felizmente ainda vivo,se relacionava com a sua família.Por outro lado,penso que cheguei a conhecer sua Mãe,pois em algumas ocasiões fui a Valinhas,no tempo em que passava parte do mês de Setembro em casa de amigos ( Casa do Porto de Santa Margarida ).Quanto ao tema em questão agradeço-lhe mais uma vez as informações enviadas.E sobre Vila Nova de Gaia não descobriu nada?Quanto ao Gonçalo enviei já um e-mail.Por falar nisso qual é o "username" dele.

Um abraço

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13961 | aeiou2 | 09 dic 2001 07:25 | In reply to: #13855

Olá Manuel Maria!
Desculpe por ainda não lhe ter enviado uma fotocópia sem correcções sobre o meu Trisavô e seu primo,mas sabe,como esta época é complicada em tarefas,quer "domésticas"quer
profissionais e acrescida com a chegada para breve do nascimento de uma neta,a Matilde.Por acaso,encontrei referência ao nosso Barão do Bolhão num livrinho sobre,famílias com casas solarengas da zona de Lamego,Vila Real.... Neste momento não estou com acesso às referências da obra,mas logo que as encontrar envio-as.Também fiquei admirada mas já era de família com referências.
Um Santo Natal Para si e os seus
Maria

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13972 | magalp | 09 dic 2001 11:55 | In reply to: #13961

Olá Priminha!

Fiquei a ver q. começa cedo, pelas 07.25!?
Assim é que é. Cheguei hoje de madrugada da minha romagem anual a Santiago, vindo pelo João António, em Vila do Conde, do que resultou deitar-me tardíssimo! Ontem, naquela impressionante e belíssima catedral assisti à missa dos peregrinos, festiva da Rainha de Portugal, Nª Sª da Conceição,(estava lá um peregrino q. fora a pé do norte de Itália...) celebrada pelo Bispo Auxiliar, magnificamente cantada por monjas (com hábito antigo)e lançamento do "bota-fumeiro)no final (foi a 1ª vez q. vi). A participação e a espiritualidade dos circunstantes espantosa, de todo indescritivel!
Quanto ao 1º Barão e Conde do Bolhão pouco mais sei do que aquilo q. está publicado em NBP e pelo Toi, na sua Resenha Genealógica... desconhecia de todo q. tivesse origens em Lamego e mto. menos q. ali tivesse uma casa solarenga. Tenho uma desagradável tendência para desconhecer as casas dali q. não sejam da família ou a ela ligadas,enfim, "esnobismos" ...
Espero o melhor para a sua próxima futura neta Mathylde - nome de encanto!
Um santo Natal e bom ano novo.
Manel

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#13973 | magalp | 09 dic 2001 12:08 | In reply to: #13951

Caro Miguel

É mais do q. natural querer SM a Rainha honrar Vila Gaia e as suas gentes, com a sua pernoita ali. Por mais do q. uma vez manifestou a sua estima pela dedicação (dos "polacos", p.ex.)à sua própria causa e ao seu Pai. Terá sido na casa dos Viscondes das Devezas? Vou averiguar e logo contarei.
O username do Gonçalo é melogonz, mas não é participante activo deste Fórum, só espreitador curioso...
A este respeito, tenho imensa pena q. outros espreitadores e curiosos, detentores de boa informação e grande conhecimento, verdadeiros "expert" em assuntos aqui tratados, que não queiram participar, dando preciosa ajuda e colaboração.
Espero q. a carapuça assente bem em alguns leitores, teimosos anónimos...
Um abraço.
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Última visita da Rainha Dona Maria II ao Norte (1852)

#14332 | mbp | 15 dic 2001 23:51 | In reply to: #13973

Caro Manuel Maria

Recebi (boas)noticias do Gonçalo.Obrigado pelo endereço.De Vila Nova de Gaia ainda não há noticia?
Um Bom Natal para si e para toda a família.

Um abraço

Miguel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 giu 2024, 01:35

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen