Famílias Simões Reboxo, Gião ( Montemor-o-Novo) e Dias Azedo (Estremoz)

This topic is classified in rooms: Famílias

Famílias Simões Reboxo, Gião ( Montemor-o-Novo) e Dias Azedo (Estremoz)

#1454 | jorgetestos | 26 dic 2000 17:49

Agradeço qualquer informação sobre a família Simões Reboxo de Montemor-o-Novo, Gião da paróquia da Represa, Montemor-o-Novo e ainda da família Dias Azedo da freguesia de Santo André, Estremoz.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#65437 | JMCM | 20 mag 2004 00:02 | In reply to: #1454

Agradeço qualquer informação sobre família Dias Azedo da freguesia de Santo André, Estremoz

José Maria de Carvalho e Melo

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#65496 | LSV | 20 mag 2004 19:48 | In reply to: #65437

Apenas tenho alguns (poucos) dados sobre um João Dias Azedo em Montemor-O-Novo no séc. XVI. Era de facto aí morador na freguesia de Nossa Senhora do Bispo, quando, sendo casado com uma Catarina Roiz, baptiza a 6.10.1547 e a 25.10.1549 dois filhos de nomes André e Belchior respectivamente.
Viveu também na mesma cidade, na mesma freguesia e na mesma época, um João Dias de Arêde que surge como João Dias Aredo pelo que convém ter atenção dada a semelhança da grafia e a má letra do padre que registou estes baptismos podendo como tal gerar alguma confusão numa primeira leitura. Este outro era casado com Beatriz Martins e foi Pai de pelo menos duas filhas e um filho, este último de nome Bartolomeu baptizado na dita freguesia a 5.9.1547. É também o que obtém carta de perdão do Rei Dom Sebastião a 25.9.1577 (IAN/TT – chancelaria de Dom Sebastião, Dom Henrique e Dom António – Perdões e Legitimações – livro 30, fl. 10) conforme consta do próprio indíce da chancelaria e que a leitura original do documento pode induzir na leitura de Azedo.
De resto nada mais sei desta Família, tendo "tropeçado" neste João Dias Azedo quando procurava o João Dias de Arêde.

Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#65530 | JVT | 21 mag 2004 14:46 | In reply to: #65437

O primeiro Dias Azedo que encontrei foi João Dias Azedo, nascido em 1691 em Sto. André Estremoz, filho de Bartolomeu Dias e Brites Maria (casados em 1676, ele filho de Diogo Fernandes e Isabel Gomes e ela de Manuel Martins e Maria Rodrigues). Este João Dias Azedo era meu 11º avô e por isso tenho mais alguma informação da sua descendência.

Melhores cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#65655 | JMCM | 23 mag 2004 18:27 | In reply to: #65530

Caro Sr. Jorge Veiga Testos

Gostaria de saber se tem alguma ligação com o seu Dias Azedo, a D. Maria Rosa Balbina de Sant´Ana, b. 30.12.1977 em S.Andre, Estremoz e + 12.8.1831 em Estremoz, filha de Vicente Dias Azedo n. de Estremoz e de Alexandrina Rosa n. de Arraiolos. Este Vicente Dias Azedo era meu 8º avô.

Melhores Cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#65830 | JVT | 25 mag 2004 11:13 | In reply to: #65655

Só com a indicação dos pais de Vicente Dias Azedo é que poderia conseguir relacioná-lo com os Dias Azedos que conheço, já que nas minhas investigações ainda não me deparei com nenhum Vicente.

Melhores cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#65832 | JMCM | 25 mag 2004 12:39 | In reply to: #65830

Obrigado e Cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Reply

Direct link:

RE: Famílias Simões Reboxo, Gião ( Montemor-o-Novo) e Dias Azedo (Estremoz)

#67994 | RSO | 21 giu 2004 04:26 | In reply to: #1454

Sr. Jorge,
Descendo do tenente-coronel Caetano Maria Dias Azedo (meu trisavô), natural de Portalegre, onde nasceu em 1843. Era filho de Joaquim Júlio Dias Azedo, escrivão da Câmara Municipal de Niza, natural da freguesia de Santo André da vila de Extremoz, em Évora e de Josefa Juliana de Andrade Azedo, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. O Sr. poderia me fornecer maiores informações a respeito da família? Há anos venho pesquisando, sem sucesso. Caetano radicou-se em Macau, China, onde faleceu. Sua descendência espalhou-se pelo mundo e minha família radicou-se em São Paulo, Brasil.
Abraços,
Rogério

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#133197 | PMVMAC | 05 nov 2006 22:06 | In reply to: #65437

Caro José Maria,

Tem conhecimento de um Manuel Dias Azedo, que foi Familiar do Santo Ofício, morador no Redondo e casado com Joana Varela?
Os Dias Azedo são uma só família, e muito prolífera, pois encontro-os ao longo dos séculos em várias freguesias do Alentejo.
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#133252 | JMCM | 06 nov 2006 12:59 | In reply to: #133197

Caro Pedro Amaral

No livro familias Macaenses de Jorge Forjaz, Aparece Uma Manuel Dias Azedo, "Escrivão da vila Redondo, por carta de Oficio de 8.7.1707; com provisão de 3.8. 1742 para renunciarem seu sobrinho" não indica com quem casou mas diz que teve Miguel Dias Azedo, como filho, que "foi administrador da junta de Comercio, sendo-lhe passado a 25.10.1716, um Alvará para pagar todo tempo que serviu"
Por acaso tem alguns dados anteriores a Diogo Fernandes casado com Isabel Gomes. São (os meus) Dias Azedo mais antigos que tenho, gentilmente enviado pelo sr. Jorge Veiga Testos, que tambem é Dias Azedo.
Cumprimentos
José Maria de Carvalho E Melo
Cump

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#209984 | JMCM | 06 ott 2008 10:06 | In reply to: #65830

Caro Jorge Testo

Bom dia

Qual é a relação destes dados com a nossa familia

"Manuel Dias Azedo, filho de Manuel Dias Azedo e de Barbara Roiz, casou na Matriz da Ribeira Brava a 22.10.1681 (sic) com Catarina de Paiva, baptizada a 22.10.1699 (sic), filha de João Ferreira e de sua mulher Isabel de Paiva. (Fonte pag 2944, vol 5, Genealogia de S. Miguel e Santa Maria, de Rodrigo Rodrigues)"

Cumprimento

José Maria de Carvalho e Melo

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#209986 | JMCM | 06 ott 2008 10:12 | In reply to: #65530

Caro Jorge

Data do baptismo rectificado

Manuel Dias Azedo, filho de Manuel Dias Azedo e de Barbara Roiz, casou na Matriz da Ribeira Brava a 22.10.1681 (sic) com Catarina de Paiva, baptizada a 12.03.1699 (sic), filha de João Ferreira e de sua mulher Isabel de Paiva. (Fonte pag 2944, vol 5, Genealogia de S. Miguel e Santa Maria, de Rodrigo Rodrigues)

cumprimentos

José Maria de Carvalho E Melo

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#210330 | JVT | 11 ott 2008 13:22 | In reply to: #209986

Caro José Maria de Carvalho e Melo,

Sobre estes Dias Azedo dos Açores não tenho muito mais novidades. Apenas encontrei um Miguel Dias Azedo, Familiar do Santo Ofício por carta de 15-3-1687 (Mº 4, nº 73), filho de Miguel Dias Azedo, tecelão e Maria Manuel, neto paterno de Manuel Dias Azedo, também tecelão e Maria Jorge, todos da Ribeira Grande, S. Miguel.

Este Miguel Dias Azedo era irmão de Maria Manuel, cc João Ferreira Belo, já referidos no tópico sobre Dias Azedo no Brasil.

Cumprimentos

Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#235989 | acota | 08 ago 2009 20:35 | In reply to: #210330

Caros participantes

Na ilha de São Miguel, nos Açores, casa um Miguel Dias Azedo filho de Manuel de Oliveira Sousa e Bárbara Manoel, teve um irmão o Padre João Borges de Oliveira (procurador do Bispo D. Frei Valério de Vasconcelos) e um tio Miguel Dias Azedo. Miguel Dias Azedo ou Miguel Dias de Oliveira foi Familiar do Santo Ofício e Tesoureiro da Bula da Cruzada, casou com Catarina Maria de Medeiros Araújo de Castelo-Branco.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=996690

Cumprimentos

António Cota

Reply

Direct link:

RE: Famílias Dias Azedo (Estremoz)

#235990 | acota | 08 ago 2009 20:37 | In reply to: #235989

Peço desculpa

Bispo D. Frei Valério do Sacramento

cumprimentos

António Cota

Reply

Direct link:

RE: Famílias Simões Reboxo, Gião ( Montemor-o-Novo) e Dias Azedo (Estremoz)

#243264 | Chininuba | 01 nov 2009 20:23 | In reply to: #1454

Caros Confrades:
Descobri há muito pouco tempo que descendo, através de uma bisavó, mãe do meu avô materno, que descendo da família Dias Azedo, de Estremoz. Ainda tenho poucos elementos e já pedi mais para o Arquivo Distrital de Évora mas, como vi este tópico, transcrevo aqui o que já tenho. Será que algum dos Dias Azedo mencionados neste tópico se relacionam com os «meus» Dias Azedo?
Enquanto espero pelos elementos pedidos ao Arquivo Distrital de Évora, aí vai o que já tenho:

Os Pais do meu avô foram:
Luís Manuel da Silva Maia, natural das Alcáçovas que casou pela segunda vez com Maria Leonor Dias Azedo, natural de Évora, em 1881.
Maria Leonor Azedo era filha de João Felippe Dias Azedo, natural de Estremoz, freguesia de S. Tiagoé e de Maria Carlota Casqueiro, de Évora. Casaram em 1840, em Évora.
João Felippe Dias Azedo erafilho de Bernardo António Azedo e de Maria Madalena ? todos de Estremoz.

Quando tiver mais elementos darei conta deles aqui.

Cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Famílias Simões Reboxo, Gião ( Montemor-o-Novo) e Dias Azedo (Estremoz)

#274503 | luisjrm | 13 apr 2011 16:55 | In reply to: #1454

Caros confrades
quando consutava os paroquiais de São Romão em montemor-o-novo tirei algus dados sobre o apelido" Azedo" que
passo a publicar ; Andre Alvares Azedo casado com Margarida Jorge ( ja eram cas, em 1569 )
-Andre Pires Azedo casado com Isabel Dias ( ja eram casados em 1588 ) , e um registo de Obito de Luis Pires Azedo
falecido a 2-6-1606 .
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Famílias Simões Reboxo, Gião ( Montemor-o-Novo) e Dias Azedo (Estremoz)

#286665 | jaquimhpac | 07 set 2011 01:40 | In reply to: #1454

Boa noite
Estou a tentar criar a minha árvore genealógica e portanto estou no ínicio. Vejo que tenho muito a aprender convosco e até talvez sejamos parentes. Descobri que o pai da minha avó materna foi um Sr chamado Joaquim Dias azedo ou talvez Joaquim Júlio Dias Azedo que casou com Alda Augusto Azedo e residiam em Sto Antão Évora. Este meu bisavô penso ter nascido em Niza. Alguém me pode dar uma mãozinha?
Muito obrigado e cuprimentos a todos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 28 giu 2024, 22:40

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen