Igreja Matriz de Santiago Maior /D.Vataça Lascaris

This topic is classified in rooms: Património | Regiões

Igreja Matriz de Santiago Maior /D.Vataça Lascaris

#152060 | Augustus_o | 11 apr 2007 16:48

Após a reconquista e segundo as investigações, a primeira igreja a ser edificada entre - 1218 e 1234 - pelos cavaleiros da Ordem de Santiago, teria sido no interior do castelo junto à alcáçova onde terá existido uma mesquita, sendo desde logo este local de culto demasiado pequeno face ao crescimento da povoação pela encosta adjacente à fortaleza.

A principal campanha das obras na igreja no local onde actualmente existe, foram iniciadas no primeiro quartel do Séc.XIV entre 1314 e 1336, - mas muito mais provável em 1320, podendo mesmo admitir-se ter sido D.Vataça Lascaris a custear e a tomar a iniciativa da sua construção, não só pelo bom relacionamento com a corte do rei D.Dinis mas e preferencialmente com os próprios espatários que mantinha laços de colaboração muito estreitos -, que escolheram para orago do Templo e da povoação o padroeiro Sant'Iago Maior.

Em 1530 a Igreja sofre nova reedificação, e novamente em 1704 o templo é de novo reedificado.
De raíz medieval de que ainda se conservam vestígios iniciais do românico e sinais artísticos de posteriores remodelações.

O interior do templo é de três naves abobadadas apoiadas em arcos ogivais sobre fustes ( pilar da base até ao capitel) de pedra octogonais encimados por capitéis de motivos espiritualizados na simbologia dos capiteis da Porta do Sol.

Em cada nave lateral existem vários altares, e, em torno destas invocações congregavam várias confrarias como o "Sacramento, Santo Lenho, e Nossa Senhora do Rosário".
À esquerda da capela-mor e no baptistério (capela dentro duma igreja onde se baptiza) nas paredes e na abóbada reinam ainda azulejos polícromos idênticos aos da entrada.
Na sacristia há duas pinturas em madeira.
À entrada principal existe uma abóbada muito bem artesoada e em cruzamentos de ogiva apoiados em mísulas "ornato que sobressai de uma superfície vertical - a parede - e que sustenta um arco" toda revestida de lindos azulejos do Séc.XVI terão sido talvez da antiga capela-mor.

Ainda se conserva o portal lateral nascente, primoroso exemplar da arquitectura romano-gótico (cerca de 1315), de arco ogival encimado por um enfeite de empena triangular muito agudo e ladeado por dois contrafortes muito altos com a cruz da Ordem - conhecido como Pórtico do Sol devido ao movimento solar - desde o nascer ao pôr - que o sol lhe incide os seus raios luminosos.
Os seus capitéis tratam de motivos ornamentais figurativos da flora e da forma de animais.
O Portal já está a apresentar uma evolução desfavorável de degradação no seu estado de conservação.

Encontra-se nesta Igreja Matriz, na entrada principal - onde era a antiga capela-mor hoje subcoro - , um alto-relevo gótico numa alegoria à reconquista cristã, uma peça de grande importância na arte medieval portuguesa.
O retábulo Santiago combatendo os Mouros " Matamouros" esculpido num bloco de pedra calcária de cor creme, testemunha a lenda medieval e retrata a vitória sobre o Islamismo, o desmantelamento dos exércitos inimigos da Fé e o esmagamento da religião muçulmana empunhando o estandarte da cruz espatária e a espada em sinal de combate, constituindo afinal uma representação alegórica e artística cheia de simbolismo do Apóstolo Santiago carregando sobre os mouros.

D.Vataça - dama bizantina de alta linhagem -, senhora muito culta e de formação teológica e de grande devoção pelo apóstolo, com posição de destaque no xadrez dos interesses nacionais, - pelos avultados bens que possuía, pelo empenho e desenvolvimento que se entregou e dedicou à valorização das igrejas dos extensos domínios que lhe pertenciam - estaria em condições de encomendar uma obra desta envergadura artística e ideológica, tornando-a uma demonstração legitimadora, por excelência, do poder que exercia.


A Vila de Santiago do Cacém encontrava-se na posse de D.Vataça 1315 "ou 1310" - 1336 .
A encomenda deste retábulo esteve decerto associada à acção de tão interessante personagem podendo mesmo ter sido feita por volta de 1330.

Afigura-se oportuno concluir que D.Vataça na posse do Castelo e Vila e vivendo nele, tivesse que o dotar após tantas campanhas de obras de valorização, de uma imagem esculpida do padroeiro da ordem, chefe espiritual da Reconquista .

Do período em que viveu no Castelo ficou a doação de relíquias de santos cujos nomes não chegaram até aos nossos dias.

Um relicário cruciforme de prata que contém uma porção de fragmentos do Santo Lenho.
A outra porção dos vestígios sagrados ficou inserida numa coluna do altar do Santo Lenho.

Cpts,
Augusto

Reply

Direct link:

D.Vataça Lascaris

#152111 | MigSousa | 12 apr 2007 01:38 | In reply to: #152060

Caro Augusto:

Para quem se interessa por heraldica, vale a pena vistar o túmulo de D. Vataça, que se acha na Sé de Coimbra, ao fundo do templo, à esquerda - lado do Evangelho.

É uma deslumbrante arca tumular, muito visitada pelas noivas que se casam nessa Sé, e que costumam deixar os seus ramos de flores da cerimónia, sobre o monumento. Como vê, D. Vataça continua viva.

Saudações

Miguel de Sousa

Reply

Direct link:

RE: D.Vataça Lascaris

#152120 | Augustus_o | 12 apr 2007 12:30 | In reply to: #152111

É com gosto e de maior interesse que irei conhecer onde repousam os restos mortais dessa dama....

Só acho estranha não haver descendência dela.... pelo menos no que consegui pesquisar no Genea e no Google..

Acho estranho a influência imensa que ela teve em Portugal e haver tão poucas memórias delas...

Cpts,
Augusto

Reply

Direct link:

D.Vataça Lascaris

#152123 | MigSousa | 12 apr 2007 12:49 | In reply to: #152120

Caro Augusto:

Fico satisfeito por a informação ter sido útil. Mas deixa-me agora com a ideia de que é capaz de lhe ter passado ao lado a principal fonte de informação sobre D. Vataça Lascaris, que é o artigo das Prof. Maria Helena da Cruz Coelho e Leontina Ventura - "Vataça - uma Dona na vida e na morte" - Actas das 2.as Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval. Vol I, 1987, 99 159-194 (existe separata).

Como vê, o trabalho é bastante extenso. Traz detalhada nota da sua biografia, da família, e da sua acção em Portugal, Sanct'Yago de Cassém incluído, é claro.

Agora não terei tempo, mas logo à noite posso aqui deixar alguns respigos desse artigo, na parte que aqui nos motiva, a genealógica, aliás bem interessante. Bastará que diga se lhe faz falta.

Ao dispôr

Miguel de Sousa

Reply

Direct link:

RE: D.Vataça Lascaris

#152131 | Augustus_o | 12 apr 2007 13:58 | In reply to: #152123

Caro Miguel,

Agradeço-lhe a informação e irei tentar adquirir esse tomo.

O meu interesse é de mero "observador" da história portuguesa, mas ao mesmo tempo um apaixonado pela construção do nosso Portugal e a sua influência no mundo.

Tenho 26 anos, e académicamente sou mais voltado para os números. Profissionalmente, não tenho tido o tempo necessário para aprofundar mais a minha "paixão".

Descobri a Dona Vataça, através do confrade Zé Maria, mais conhecido por 'josemariaferreira'.

A influência que esta senhora teve é demasiada para não ser conhecida do povo português.... mas se calhar da mesma maneira que D.Mumadona Dias, que terá erigido o castelo de Guimarães, não ser conhecida do povo em geral, mas só dos académicos...

Com os melhores cumprimentos,
Augusto Costa

Ps.: Pode enviar-me mais informações p/ o meu mail augustus1980@gmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 09 lug 2024, 03:42

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen