Quinta do Bispo de Angola-Séc. XVIII Coimbra?

This topic is classified in rooms: Património | Regiões

Quinta do Bispo de Angola-Séc. XVIII Coimbra?

#153099 | miguelnoutel | 20 apr 2007 14:02

Caros confrades,

Tenho um antepassado de nome Amaro da Fonseca, que segundo o assento de óbito (+ Celas, Sé Nova, Coimbra a 15/6/1722) seria, à data do óbito, "morador na quinta do Sr. Bispo de Angola".
Alguém me saberá dizer se existe, ou existiu, em Coimbra alguma quintacom tal designação ou se, à data do óbito, o Bispo de Angola, tinha alguma quinta?
Haverá uma relação dos Bispos de Angola, por forma a identificar quem, na altura, era Bispo de Angola?

Já agora, outra dúvida me surgiu de ter um antepassado de nome Silvestre de Carvalho que segundo o assento de óbito (+ Celas a 2/11/1699) terá sido sepultado dentro da ermida da Sr.ª da Piedade, em Celas. Porém, nos paroquiais passam a designar, presumo eu, tal ermida por capela da Sr.ª da Piedade, em Celas. Será a mesma? É a capela do mosteiro de Celas?

Cumprimentos,

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Quinta do Bispo de Angola-Séc. XVIII Coimbra?

#153241 | AQF | 21 apr 2007 15:57 | In reply to: #153099

Caro Confrade,

Para Bispos muito antigos pode consultar a "Hierarchia Catholica", que pode fazer download de "standish.stanford.edu/bin/search/advanced/process?clauseMapped(catKey)=1482251&sort=title".

Para os mais recentes já consultei algo no site do Vaticano, mas que não tenho agora presente o link. Por vezes o Wikipédia também resulta, como no caso de Portugal, mas duvido contemple as dioceses de Angola.

Pelo menos actualmente penso que será Bispo de Luanda, etc. em vez de Bispo de Angola.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Quinta do Bispo de Angola-Séc. XVIII Coimbra?

#153787 | Pedro França | 25 apr 2007 22:48 | In reply to: #153099

Caro Miguel:

Esse bispo de Angola eu sei qual é e tinha quinta para Celas, creio que é também conhecida pela quinta do Sardão. O bispo é D. Luís Simões, salvo erro.
Quanto à capela da Srª da Piedade creio que é a que está virada à rua Bernardo de Albuquerque, perto do Café Scala. Creio que é essa mas, para já não estou a ver outra, e não tem que ver com nenhum corpo de edifício pegado com nada que pertença à presente estrutura do Mosteiro de Celas. Se essa capela teve, em tempos, algo a ver com o Mosteiro, já era: a rua e o casario em frente cortaram esse hipotético laço.
Amanhã vai ao AUC, ou está pelos Algarves?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 09 lug 2024, 01:38

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen