Jacintho de Sá/ Jacintha do Monte Carvalho/SMiguel

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Jacintho de Sá/ Jacintha do Monte Carvalho/SMiguel

#154759 | L.Sá | 03 mag 2007 04:00

Meu avô: Manuel Lourenço de Sá filho de Jacintho de Sá e Jacintha do Monte Carvalho, nascido em 07/08/1880 veio para o Brasil com uns 20 anos e casou-se em 1907. Nasceu na Ilha de São Miguel. Não sei em qual freguesia. Gostaria de encontrar familiares e obter a certidão de nascimento dele.

Reply

Direct link:

Arquivos Distritais Açoreanos

#154774 | salen | 03 mag 2007 10:57 | In reply to: #154759

Então entre em contacto com um dos três Arquivos Açorianos e ponha as suas questões.
É a única maneira segura de chegar a algum lado.
Mas primeiro descubra datas correctas de nascimento dos ancestrais que quer procurar e referências mais precisas sobre as Freguesias de nascimento. Procure nos documentos da família, cartas antigas, envelopes, fotografias antigas com dedicatórias, fale com as pessoas 'menos jovens' para ver se se lembram de nomes de terras, acidentes geográficos, festas religiosas, etc.
(não espere que apareça alguém que tenha conhecido ou se lembre do Sr. seu avô: para além do tempo que já passou e da possibilidade de todos da família terem emigrado, essas emigrações para lá do Atlântico revestiam-se de um carácter muito 'definitivo', e era muito frequente perderem-se os laços; pode ser que já ninguém da actual 'família' tenha referências sobre o Sr seu avô).
Faça pesquisa de ancestrais; descubra o local de origem; é a única forma segura de obter informação. Depois, se quiser mandar uma mensagem para a Freguesia de origem, pode ser que um Presidente de Junta lhe responda com mais alguma coisa sobre os seus eventuais 'primos residentes' (se os houver).

Arquivo de Angra do Heroísmo - info@mail.bpaah.raa.pt
Arquivo da Horta - info@mail.bpah.raa.pt
Arquivo de Ponta Delgada - bpapd@mail.telepac.pt
Cuprimentos e boas pesquisas. VF

Reply

Direct link:

RE: Arquivos Distritais Açoreanos

#154802 | L.Sá | 03 mag 2007 14:08 | In reply to: #154774

Obrigada Salen
Estive em Ponta Delgada, na Biblioteca Municipal onde estão arquivadas as certidões de batismo que contêm o registro de nascimento daquela época. Realmente são muitas freguesias. Consultamos uns 20 livros.
Não sei em que freguesia ele nasceu. só sei que era São Miguel.
E sendo a data tão antiga e todas as pessoas mais velhas já terem morrido, não tenho como obter mais informações.
Consegui a Certidão de casamento que traz a data correta do nascimento, mas consta como tendo nascido em Portugal. De qualquer forma fica o meu agradecimento e vou tentar esses arquivo.
Muito obrigada

Reply

Direct link:

RE: Jacintho de Sá/ Jacintha do Monte Carvalho/SMiguel

#154822 | abfigueiredo | 03 mag 2007 16:36 | In reply to: #154759

Caro L.Sá
Através do site do Centro de Conhecimento dos Açores, já estão digitalizados as listas dos passageiros para o Brasil e Usa, assim como os passaportes.
O site de busca é - http://pg.azores.gov.pt/drac/neg
Saudações
Adriana Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Jacintho de Sá/ Jacintha do Monte Carvalho/SMiguel

#154911 | L.Sá | 04 mag 2007 03:06 | In reply to: #154822

Cara Adriana Figueiredo
Comecei a procurar nesse site. Tenho muito a procurar porque não sei em que data meu avô veio para o Brasil. Mas achei muito bom o site.
Muito obrigada
L.Sá

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 01:53

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen