Cinco Vilas - Abreus e Curados
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Confrades,
consultando o "Nobiliário de famílias de Portugal" de Felgueiras Gaio, no § 112 - ABREUS CURADOS DAS CINCO VILAS, ficamos a saber que Pedro de Abreu natural de Leiria, foi criado do Duque de Caminha e veio com ele para as Cinco Vilas, tendo-lhe este, atribuído o Ofício de Escrivão das Cizas.
Consta na B.D. do GENEA - http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=184827 - e casou com Jerónima Carvalho natural de Águeda, e tiveram:
1 - Maria de Abreu que casou com António Dias do Casal.
2 - Manuel de Abreu que foi Sr. do Ofício de seu pai e casou com Maria Curado filha de Baltazar Godinho, e tiveram:
2.1 - Brás Curado
2.2 - Manuel de Abreu
2.3 - Maria de Abreu
2.4 - Isabel de Abreu
2.1 - Brás Curado casou com Isabel Temudo filha de Baltazar Godinho, e Maria Temudo, e tiveram:
2.1.1 - João Corado
2.2 - Manuel de Abreu que viveu na Ribeira de Alge casou com Ana Curado filha de Felipe Curado e sua mulher Catarina
Antunes e tiveram:
2.2.1 - Manuel de Abreu
2.2.2 - Maria Curado
2.3 - Maria de Abreu casou com Felipe Gomes Ribeira de Alge, e foi Escrivão das Cizas por dote de sua mulher, e tiveram:
2.3.1 - Manuel de Abreu
2.3.1 - Manuel de Abreu casou com Isabel Temuda filha de Simão Temudo e sua mulher Maria Lopes, e tiveram:
2.3.1.1 - Manuel de Abreu
2.3.1.2 - Francisco de Abreu
2.3.1.3 - ?
2.3.1.4 - ?
Todos estes indivíduos foram transcritos do Gaio para o Genea, mas constituem uma verdadeira ilha dentro da base de dados, a precisar urgentemente de uma ponte (nem que seja a de S. Simão) para os ligar a qualquer lado...
Acontece que acabo de verificar que esta Isabel de Abreu (2.4) é minha 8ª avó do ramo paterno, embora nos assentos paroquiais venha referida como Isabel Curada, e o seu pai (meu 9º avô) Manuel de Abreu (2) c. c. Maria Curado, embora nos paroquiais seja referida como Maria Curada.
Tenho no entanto algumas reticências em relação à descrição de F. Gaio, pelo que agradeço desde já aos Confrades que possam acrescentar algo aos costados aqui enunciados (ascendentes ou descendentes), ou que possam opinar acerca das seguintes dúvidas:
Será a Jerónima Carvalho natural de Aguda, em vez de Águeda ? (é que Águeda fica ligeiramente fora das Cinco Vilas).
Será que o António Dias do Casal, é o António Dias, natural ou morador do Casal de S. Simão, Aguda, ou de outro qualquer Casal desta freguesia ?
E o Felipe Gomes Ribeira de Alge, não será Felipe Gomes natural ou morador da Ribeira de Alge, Aguda ?
Caros Confrades espero brevemente colocar aqui todos os descendentes que eu conheço do Manuel de Abreu e da Maria Curada, mas até lá gostaria de "ouvir" a opinião dos ilustres.
Cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias,
Vejo que os Abreus das Cinco Vilas seguem em força !
Estive a consultar o Felgueiras Gaio (ttº Abreus Curados das Cinco Vilas) e o Cândido Teixeira (ttº Abreus, Curados, Godinhos, Temudos, Lameiras), mas não consegui esclarecer a situação.
No entanto, acho as suas perguntas muito pertinentes, pois Águeda está acima de Coimbra e da Mealhada e depois temos os descendentes a viver na Ribeira de Alge que pertence à fregª de Aguda, onde aqueles os apelidos são aliás frequentes. Para mais detalhes geográficos consultar aqui: "maps.google.com/?ie=UTF8&ll=39.901309,-8.326607&spn=0.116414,0.203247&z=12&om=1".
O meu 'felling' é que as suas perguntas serão factos, e que o Casal efectivamente é o Casal de S. Simão ou Casal de Alge ou outro perto destes.
Verifica-se que tanto a Maria Curado como a Isabel Temudo são filhas de um Baltazar Godinho. Serão o mesmo ?
Já coloquei estes Abreus no site, mas não sei como se ligam aos meus.
Seguirei atento aos desenvolvimentos.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias
as suas perguntas sobre os "Curado" que nos registos paroquiais vem mencionados como "Curadas" tal é normal na época. Os nomes dos indivíduos femininos veem com os apelidos feminizados. No meu caso encontrei uma "Simoa" filha de um "Simão".
Sabendo como os livros do F Gaio tem ENORMES erros, mas sempre nos dão boas pistas, julgo que as suas hipoteses tem "pernas para andar"
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca,
agradeço-lhe imenso a sua resposta que vem ao encontro daquilo que eu pensava. Ainda assim, gostava de ouvir mais opiniões dos confrades, antes de sugerir a correcção das páginas do Genea.
Quanto ao Baltazar Godinho, não creio que seja o mesmo. Aliás o Genea considera-os duas pessoas distintas, e em caso contrário ele seria simultâneamente sogro do pai e do filho, se bem que isso não seja de todo impossível.
Mas para situarmos melhor esta gente no tempo, vou colocar aqui (tal como prometi) algumas datas retiradas dos meus apontamentos.
04.11.1657 - Casamento em Aguda de Baltezar Godinho com Maria Temuda do Casal Saonda. (Sogros de 2.1 - Brás Curado)
25.02.1686 - Casamento em Aguda de 2.1 - Brás Curado com Isabel Temuda.
10.04.1697 - Casamento em Aguda de Brás Fernandes com Maria Temuda (Irmã da Isabel Temuda).
26.07.1682 - Casamento em Aguda de 2.2 - Manuel de Abreu com Ana Curada.
03.11.1686 - Casamento em Aguda de João Curado (irmão de Ana Curada) com Maria Mendes.
25.07.1706 - Casamento em Aguda de 2.2.1 - Manuel de Abreu com Maria Fernandes.
07.01.1680 - Casamento em Aguda de 2.3.1 - Manuel de Abreu com Isabel Temuda.
09.05.1706 - Casamento em Aguda de 2.3.1.2 - Francisco de Abreu com Isabel Duarte.
01.02.1719 - Casamento em Aguda de 2.3.1.4 - ? (Catarina de Abreu) com Manuel Vas da Pena, Aguda.
18.07.1667 - Casamento em Aguda de 2.4 - Isabel Curada (filha de Manuel de Abreu e de Maria Curada) com Manuel da Rocha, o novo.
Tenho também o casal Maria de Abreu e António Dias com um filho a casar em 1664 e um neto com o primeiro matrimónio em 1701 e o segundo em 1727, mas estou na dúvida se correspondem ao nº 1 - destes costados, uma vez que ele não é referido como António Dias do Casal, e também porque desconheço o nome dos pais.
Quanto à ligação destes Abreus com os seus, é quase garantida. Só falta descobri-la.
Mas para isso é necessário prosseguir as buscas...
Um abraço,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ricardo Charters d'Azevedo,
estou grato pela sua resposta, e concordo plenamente com o que diz em relação ao F. Gaio. Aliás, eu não quero ser mais um a apontar-lhe o dedo, pois entendo que ele fêz um trabalho meritório, tendo em atençao a época e os meios à sua disposição. Nós hoje com toda a tecnologia ao nosso dispor, e a possibilidade de cómodamente em nossas casas consultarmos as mais diversas fontes de informação e trocarmos impressões com pessoas entendidas na matéria, mesmo assim cometemos erros de bradar aos céus...
e quem não os comete ... que atire a primeira pedra!
Um abraço,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias,
Como lhe referi, tendo falado com o Confrade João da Fonseca Barata sobre as questões que levantou, ele foi da mesma opinião que a que lhe dei no meu post, visto as gralhas de nomes e falta de vírgulas a separar apelidos de nomes de terras, serem tipos de erros muito comuns no NFP do Felgueiras Gaio.
A origem provável do erro foi na leitura de algum manuscrito, onde estava Aguda e que sendo pouco conhecida foi transcrita como Agueda. Contudo, como saberá, o Felgueiras Gaio, não é o único responsável, pois ele nunca reviu a obra, que foi publicada por outros anos após a sua morte.
Não sei se valerá a pena tentar que o Genea proceda às correcções, porque, tanto quanto tenho detectado noutros exemplos, o Genea não costuma 'corrigir' dados retirados do Gaio a partir de mensagens deixadas no fórum.
Quanto ao casamento do Francisco de Abreu com uma Isabel Duarte fª de Manuel Rodrigues e de Isabel Duarte, cujos pais referiu poderem ser os homónimos que estão no meu site com a seguinte descendência:
Isabel Duarte & Manuel Rodrigues Coelho
1. Maria Duarte ca 1706 &1725 José Rodrigues ca 1702
1.1. João Duarte †
1.2. Josefa Duarte
1.3. Manuel José Duarte 1749
2. Mariana Duarte † & João Gonçalves Carraca †
2.1. Florência Duarte 1752
2.2. Bernardo Gonçalves
2.3. António Gonçalves Carraca
Parece-me um pouco difícil que venha a confirmar-se pelo seguinte:
a) O casal é do Cercal (Soure) e os filhos aparecem como sendo do Outeiro do Cercal, fregª de Gesteira e do Carvalhal, fregª Samuel (ambos no concº de Soure), enquanto a hipotética irmã, Isabel, disse-me ser de Figueiras Pôdres, em Torre de Vale de Todos, Ansião.
b) Ainda falta encontrar a filha Isabel, que corresponda à mulher do Francisco de Abreu, que teria de ser muito mais nova que os irmãos para compatibilizar com a data de casamento que indica.
Contudo, como sempre, só mais alguma investigação nos paroquiais nos pode tirar as dúvidas.
Relativamente ao possível entroncamento dos meus Abreus, nos referidos neste tópico, também penso haver forte possíbilidade, pelo que, logo que possa, tentarei ver se consigo recuar mais um pouco os meus Abreus. Provavelmente isto exigirá pedir novos microfilmes nos Mórmons ou uma ida ao AUC.
Entretanto, já acrescentei ao meu site as datas de casamento que aqui deixou.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias ,
Nos Sousa Ribeiro de Chao de Couce tenho um Manuel de Sousa Ribeiro ( neto de Martim Borges de Azevedo ) nascido em 1719 ( ou 20 ) q casou com Isabel Mendes de Jesus sendo esta filha de João Curado Belo e Isabel Mendes...
A minha pergunta é se este João terá alguma relaçao com os Curados deste tópico
Melhores cumprimentos
Tiago Flores
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Tiago Flores,
Não tenho, por enquanto, elementos que apontem nesse sentido.
Mas, curiosamente, quando recebi a sua mensagem estava pesquisando no site da Torre do Tombo online, e encontrei lá um irmão do seu Manuel de Sousa Ribeiro que esteve " à perna " com o Tribunal do santo Ofício.
Trata-se do Carlos de Sousa Ribeiro (no Genea está tal e qual como no F. Gaio: Carlos de Sousa de Azevedo), e a mulher está apenas Teresa, mas na ttonline diz o nome completo dela, a saber: D. Teresa Eulália de Sousa Fragosa.
E sabia que ele era assistente em Lisboa, no Quartel dos Soldados do Cais (!?), e que foi Almoxarife e Juiz dos Direitos Reais e Escrivão dos Órfãos de Penela ?
Bem eu creio que basedo nesta fonte sobejamente credível, se poderia sugerir a correcção da página ao Genea. O que acha ?
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias,
Grato pela sua resposta...
Naturalmente q tendo essa informaçao de fonte fidedigna , poderá ( deverá ) sugerir a correcçao devida..
Sobre o Martim Borges de Azevedo presumo q nao tenha tido mais nenhuma infirmaçao..
Um abraço
Tiago Flores
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Tiago Flores,
infelizmente não tive mais nehuma informação sobre o Martim Borges de Azevedo.
P.F. veja a minha mensagem no "Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro"
Um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca,
não lhe respondi ontem, pois esperava ir hoje à Biblioteca Genealógica para descortinar mais um pouco desta história dos Abreus e Curados. E com efeito assim aconteceu, embora não tenha evoluído muito mais.
Deparei com um casamento na Aguda a 27.10.1659 de uma Maria de Abreu e de um Philipe "qualquer coisa", que eu penso seja o célebre Felipe Gomes da Ribeira de Alge, mas segundo a opinião de alguns presentes dizer que aquele "qualquer coisa" é o Gomes, é estar a forçar as peças para que encaixem. Por isso vamos ter de recorrer a um especialista. Há, é verdade, eu até conheço umas pessoas que andaram a estudar paleografia ...
Bem, deixando a brincadeira de lado, devo dizer que ontem quando coloquei aqui o casamento do João Curado com a Maria Mendes, não imaginava sequer que eles afinal também são meus oitavos avós por outro ramo. Ou seja descendo do Pedro de Abreu e do Felipe Curado.
Logo que parem as surpresas e eu tenha isto um pouco mais "alinhavado" e mais complementado com datas, faço questão de colocar aqui tudo o que sei.
E agora apenas uma curiosidade, uma vez que "domina" a região da Lousã: Encontrei uma Domingas Simões, filha de outra Domingas Simões e de um Brás Simões do Cercal, Aguda, a casar aqui em 22.09.1664 com Manuel Francisco filho de Francisco João e de Isabel Francisca da Ponte do Areal, Freg. de S. Silvestre da Ig. da Lousã.
Um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Confrades,
no seguimento das minhas buscas na região das Cinco Vilas (Chão de Couce, Avelar, Aguda, Maçãs de D. Maria e Pousaflores) voltei a deparar-me com uma dúvida no Nobiliário de Felgueiras Gaio, desta feita no § 6 que passo a transcrever em parte:
N 5 D. MARIA DE ANVRES CRASBECHE, filha de Lourenço Crasbeche N 4, herdou a casa de seu pai.
Casou com Francisco Carvalho Almoxarife na Ega natural de Bucelas, e depois Sargento Mor, Cap.am Mor, Almoxarife e Juiz dos direitos Reais das Cinco Vilas de Chão de Couce, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e teve mercê do hábito de Xº
N 6 NICOLAU DE CARVALHO CRASBECHE, filho de Maria de Anvres N 5, herdou o Offº de seu pai, e Cap.am Mor das Cinco Vilas onde viveu, foi Cavaleiro Fidalgo da Casa Real professo na Ordem de Xº, familiar do S. Offº e Proprietário dos Offºs de Tabelião do Judicial das Vilas de Chão de Couce, Maçãs de D. Maria e de Pouza Flores, e do de Escrivão da Camera, e Almotacaria das ditas vilas, e dos de
Tabelião de Notas da vila de Avelar, e Águeda por carta de 17 de Fevereiro de 1719 registada no Livro das mercês do Infantado do ano de 1716 fl. 116
Como podem verificar, a palavra Águeda, fica uma vez mais a destoar no contexto destas Cinco Vilas.
Até breve,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Confrades,
esta gente consta na base de dados do Genea Portugal, mas os nomes estão ligeiramente alterados, o que torna a pesquisa difícil se seguirmos o nobiliário à letra, por isso aqui vai a respectiva ligação:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=249108
Cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias,
Esse problema da troca de Aguda por Águeda é recorrente. Ainda hoje soube de mais um caso ao falar do assunto com o parente Domingos Almeida Machado.
Com efeito, ele informou-me que, há anos, quando investigou a 1ª vez o Bispo Francisco de Abreu de S. Simão, encontrou-o na Enciclopédia Luso-Brasileira como sendo de Águeda e mais tarde, em resultado de um pedido ao AUC sobre a habilitação de génere, recebeu uma certidão com a indicação correcta de Aguda.
Portanto, todos os indícios apontam para que no caso que apresentou se verifica o mesmo tipo de erro, a não ser que houvesse outra Águeda na região das Cinco Vilas, mas na pesquisa que fiz nada encontrei.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo,
agradeço-lhe uma vez mais pela sua achega, e a mim parece-me definitivamente encerrada a questão, Aguda.
Ainda não verifiquei se há novidades no seu site, (que constitui já uma referência a nível nacional, e não só), mas em breve espero colocar aqui (tal como prometi no ínicio) o resumo dos descendentes das pessoas com que iniciei este tópico.
Até lá, um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca,
Não imagina a satisfação que tive ontem ao receber aquele link que me enviou.
De facto desconhecia em absoluto este documento que vem complementar um pouco mais o Título dos Abreus e Curados das Cinco Vilas, do Nobiliário de Felgueiras Gaio, e estabelecer a ligação com alguns registos que eu havia recolhido dos paroquiais.
É um verdadeiro manancial que a TT Online está trazendo até nós. Fiquei de tal modo entusiasmado que não resisto a deixar aqui o Código Referência que se deve colocar na respectiva caixa de Pesquias, para que os nossos confrades interessados nesta temática, o possam consultar.
PT-TT-JIM/JJU/2/63/5
E fica também a possibilidade de uma ligação rápida:
http://ttonline.iantt.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=0&dsqSearch=(RefNo='PT-TT-JIM/JJU/2/63/5%20')
Confesso que tive alguma dificuldade em decifrar aquela linguagem corrida, mas como algumas pessoas ali referidas já constavam no meu PAF, embora desentroncadas das do ttº do F. Gaio, isso facilitou um pouco as coisas.
Como deve ter percebido este processo de habilitação de herdeiros decorreu em Chão de Couce ("capital" da Comarca das 5 Vilas), no ano de 1775, por morte dos irmãos ANTÓNIO DIAS DE ABREU, SIMÃO DE ABREU e ESTÊVÃO DE ABREU, falecidos no Brasil. Só que o tal erro recorrente da troca de Aguda por Águeda, mantêm-se aqui na Descrição deste documento, ao referir que eles eram naturais de Águeda. E isto prova que não é só o Gaio que se engana.
Assim que tiver oportunidade, espero fazer uma visitinha à T.T. para verificar como está referida a respectiva vila no documento original, porque não faz nenhum sentido que seja Águeda, pois nesse caso o processo não seria tratado aqui nas 5 Vilas.
Este documento diz-nos ainda que estes três irmãos eram filhos de António Dias e de Maria de Abreu. Por certo reparou que esta Maria de Abreu é a Nº 1 dos costados que apresentei no início deste tópico, e que o F. Gaio refere como sendo irmã de Manuel de Abreu (meu 9º avô), filha do tal Pedro de Abreu (Escrivão das Cizas, ao serviço do Duque de Caminha) e de sua mulher Jerónima de Carvalho, apenas com a pequena nuance, de o marido ser referido como António Dias do Casal.
Como disse tive dificuldade em perceber o texto, pelo que usei um estratagema que consistiu em incluir parágrafos, afim de separar os grupos de pessoas e perceber melhor o seu parentesco. E o resultado final foi este:
Autos de habilitação de António Filipe de Abreu e sua irmã Ana Maria, filhos de Josefa de Abreu e de Manuel Filipe, naturais de Figueiró dos Vinhos,
Filipa Rosa e seu irmão José dos Santos, filhos de Maria de Abreu e respectivamente de António dos Santos Garça e de Francisco dos Santos, naturais de Benavente e Lisboa,
todos netos de JOSÉ DE ABREU e de sua primeira mulher Antónia Freire,
Crisóstomo, Maria e Esperança, filhos de José de Abreu e de Maria da Silva, naturais de Sernache,
Maria da Conceição Abreu, filha de João de Abreu e de Águeda Maria,
todos netos do citado JOSÉ DE ABREU e de sua segunda mulher Maria Curado,
Brígida Maria, casada com Domingos Curado, filha de Rafael de Abreu e de Catarina Lopes,
neta de MANUEL DE ABREU e de Isabel Nunes, natural de Ancião,
Mauricia Maria, casada com Manuel Borges e Joana Simões de Abreu, filhas de Manuel de Abreu Magalhães e de Antónia Simões,
Jerónima Lopes por seu falecido marido Manuel Rodrigues de Magalhães e seus filhos Francisco Lopes de Abreu, Maria Lopes e Manuel Lopes,
nora e netos de Mariana de Abreu e Manuel Rodrigues,
todos netos de JERÓNIMO DE ABREU MAGALHÃES e de Maria Lopes, naturais de Figueiró dos Vinhos.
Veja se concorda com o meu raciocínio: Os nomes em maiúsculas são os avós dos habilitantes às heranças de seus tios-avós. Portanto todos os que estão em maiúsculas são irmãos, filhos de António Dias e de Maria de Abreu. Agora só tenho uma dúvida em relação à Mariana de Abreu se seria também irmã destes, pois neste caso os netos dela (aqui referidos, embora não constem os nomes) já são bisnetos de Jerónimo de Abreu Magalhães.
Agradeço desde já a sua opinião a este respeito, antes de colocar aqui os costados que venho prometendo há algum tempo, embora, agora, com o painel mais completo.
Quanto aos seus Abreus, ligados a Francisco de Abreu, de São Simão (Bispo e Governador de Cabo Verde), ainda não os consegui entroncar nestes, mas o que lhe posso adiantar é que "não perdem pela demora".
Um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias,
Folgo imenso que lhe tenha sido útil a minha informação, que aliás veio de encontro ao que eu esperava.
O seu estudo, visto por alto, parece correcto, mas esta semana tem sido muito difícil arranjar tempo, pelo que no fim de semana respondo com mais detalhe.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca
Agradeço desde já a sua resposta, e quero-lhe dizer que não se preocupe, pois isso também se passa comigo. O tempo nunca me chega para o que quero.
Também ainda não coloquei aqui os dados, porque entretanto encontrei um pequeno desenvolvimento dos Abreus Magalhães e também o quero incluir.
Mas esta intervenção é mais para lhe dizer o seguinte: há pouco estive a dar uma olhadela aqui no GP em Cargos e Profissões / Governadores, e em Governadores de Cabo Verde, verifico que o "nosso" Francisco de Abreu aparece lá na sexagésima posição, mas como Francisco de São Simão.
http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=5817
Creio que se poderia sugerir a correcção da página, e tanto mais que você até tem o retrato dele. O que acha ?
Um abraço,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias
Ontem deixei-lhe uma mensagem no tópico sobre Abreu Franco da Quinta da Serrada, não sei se já a terá visto. Encontrei alguns Abreus e Curados. Uma vez que tenho algumas informações referentes à Ribeira d´Alge e terras próximas será melhor colocar neste tópico ou sugere outro?
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Cara Manuela,
só agora verifiquei a sua mensagem, que muito agradeço, mas como não estou em casa, provávelmente só amanhã a poderei analizar.
Concordo plenamente que concentremos aqui as informações relativas aos Abreus e Curados das Cinco Vilas.
Brevemente espero ter a disponibilidade que ultimamente me tem faltado para incluir aqui a minha contribuição para o estudo dos ditos Abreus e Curados.
Receba os melhores cumprimentos,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias
Vou então colocar neste tópico o que tenho sobre Abreus e Curados.
Os nomes que deixei no tópico sobre a Quinta da Serrada estão relacionados através das parcelas de terra que possuiam. Percebe-se que entre os diferentes indivíduos há forte probabilidade de parentesco (identifico entre eles vários irmãos e primos). Ao retirar para este tópico apenas os Abreus e Curados poderemos perder os elos de ligação. Opto portanto por indicar os indivíduos com apelido ABREU e CURADO e em seguida os nomes dos locais que aparecem relacionados.
António Curado da Silva - (limite do lugar da Ribeira de Alge e também no limite da Quinta da Ribeira)
António Curado - (Cerrada, limite de Aguda)
Augusto Curado de Abreu (Cerrada, limite do lugar da Aguda)
Emídio Curado da Silva (limite da Quinta da Ribeira)
Herdeiros de José Curado (limite do lugar de Ribeira de Alge)
Manoel Curado de Abreu (limite da ponte do Braz Curado)
(dados retirados da "escritura de partilhas de bens...", dos meus bisavós, 1923)
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique
Destaco a referência, no documento citado, a " Francisco Dias", que pelo apelido Dias pensei poder interessar-lhe, no "limite do lugar da Ponte do Braz Curado".
Com os melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Henrique e Ângelo da Fonseca
Este bichinho da genealogia quando ataca faz-nos ficar horas e horas a juntar dados, hoje estou assim a tentar ligar informações e por isso cá vai nova mensagem.
Li atentamente, apenas agora, todas as mensagens deste tópico e especialmente as primeiras fazem-me partilhar o seguinte:
- encontro os apelidos ABREU, CURADO, DIAS, GODINHO, LOPES, ROCHA e RODRIGUES que referem nas vossas primeiras mensagens, sós ou relacionados, em 1920 mais ou menos, em lugares muito próximos da Ribeira de Alge/Aguda;
- estas pessoas serão certamente descendentes dos indivíduos mencionados. A título de exemplo, Manoel Godinho que aparece referido em relação ao lugar de Saonda poderá ser descendente do casal que referem em 1657 - Baltasar Godinho/Mª Temuda do Casal Saonda.
Assim, penso que seria útil transcrever para este tópico os indivíduos que mencionei no tópico sobre a Quinta da Serrada indicando o lugar onde o nome aparece, como fiz para os ABREU e CURADO, pois poderão ser um contributo para entender melhor as informações que já possuem e as que forem surgindo das gerações anteriores. Caso concordem procederei deste modo.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Cara Manuela,
sei bem o que isso é, pois normalmente quando esse bichinho ataca leva-nos o sono, subtraindo-nos inúmeras horas de precioso descanso.
Mas, por outro lado, também nos compensa com algumas horas onde podemos desfrutar do prazer da descoberta.
Dá para perceber o seu entusiasmo ao desfolhar esses documentos antigos, e ao encontrar todos esses nomes que fez o favor de partilhar connosco, quer neste tópico quer no da Qt. da Serrada. Bem sei como isso espevita o nosso imaginário. Aliás foi justamente num "jornal de partilhas" e noutros documentos desse tipo que a minha mãe guardava religiosamente, (provavelmente por não saber ler) e que deste modo se conservaram até aos nossos dias, que me fez despertar o interesse pela genealogia. Pois ainda miúdo, esforcei-me por ler e decifrar aquela escrita antiga que me suscitava as mais variadas interrogações, do género: quem seria esta gente? Como seria a sua vida? qual o relacionamento entre eles? será que têm alguma coisa a ver comigo, etc, etc.
Perguntava-me se eu concordava em que coloca-se aqui os nomes que mencionou no outro tópico, com a referência à localidade. Mas é claro que concordo, pois quanto mais referências se tiver melhor. Repare que eu tenho na minha DB alguns nomes iguais aos que mencionou, mas que em rigor não posso afirmar que se trata da mesma gente. Primeiro, porque as pessoas que tenho poderão ser de uma época mais remota, e depois porque se tratam de nomes avulso, sem referência à localidade ou família. O ideal seria saber com rigor em que época e local viveram, bem como as relações de parentesco entre eles.
Concordo plenamente quando afirma que ao retirarmos apenas os indivíduos de um determinado apelido, corremos o risco de interromper elos de parentesco.
Quanto aos apelidos que menciona, ABREU, CURADO, DIAS, GODINHO, LOPES, ROCHA e RODRIGUES, devo dizer que todos eles fazem parte da minha ascendência paterna nessa freguesia de Aguda.
Quanto ao Francisco Dias, devo dizer que à excepção do meu pai que ficou apenas com o DIAS, todos os seus ascendentes têm esse apelido associado DIAS COELHO, e foi assim, pelo menos durante cinco gerações.
Quanto à possibilidade de o Manuel Godinho ser descendente de Baltasar Godinho e de Maria Temuda, é bem provável, mas o problema está só em provar isso, e para isso são necessárias informações fiáveis e credíveis. E digo isto, porque nesta região há muitos nomes e apelidos iguais, como pode verificar neste mesmo tópico onde são referidos dois ramos de Abreus (os meus e os do confrade Ângelo Fonseca) da mesma freguesia, e também com fortes possibilidades de ligação, mas que por enquanto ainda não os conseguimos reunir no mesmo tronco.
Sabe, um dos piores problemas da genealogia são os homónimos, porque nos podem fazer seguir uma pista falsa, por isso todo o cuidado é pouco. Há que analisar tudo ao pormenor.
Então vamos fazer o seguinte: à medida que for disponibilizando aqui os nomes e a informação possível acerca das pessoas desta região que for encontrando, eu estarei atento na procura de elos de ligação com as pessoas que já tenho "inventariadas" na minha BD. OK?
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique
Estamos de acordo quanto ao "bichinho genealógico" (lá vai hoje outro serão...) e também quanto ao facto de haver muitas pessoas desta zona com nomes iguais.
Eu tinha há anos deixado este lado e estava entretida com o Alandroal, mas o que é facto é que as vossas mensagens nestes tópicos lá me fizeram voltar novamente para aqui.
Os nomes que coloquei no tópico sobre a "Quinta da Serrada" são os tais da escritura de partilhas dos meus bisavós. Este documento é de 1923 e as pessoas constam como confrontantes, nas parcelas de José Jorge e de Maria Rosa da Silva, não sei que idade teriam ou mesmo se seriam todas vivas. Em 4 casos ou 5 são no entanto referidos "herdeiros de...". Algumas pessoas aparecem em vários locais. Com estes considerandos, deixo a lista com os locais:
- Limite do Lugar da Ribeira de Alge:
António Curado da Silva
António Henriques
António Jorge
António Simões
Augusto Lopes Rocha
Francisco António
Ivo Marques
João Rocha
José Curado
José Godinho
Manoel Rocha
Manoel Rodrigues
Manoel Medeiros
Maximina de Jesus
Herdeiros de António Jorge
Herdeiros de Bernardino da Silva Jorge
Herdeiros de José Curado
Herdeiros de João Simões Estanqueiro
- Lugar da Ribeira de Alge:
António Henriques
Lino Mendes
Júlia de Jesus
Manoel Marques
Maximina de Jesus
- Limite do Lugar da Saonda:
Manoel Godinho
João Lopes Rocha
- Saonda:
António Silva
João Lopes Rocha
Manuel Medeiros
Manoel Rocha
- Limite de Aguda - Cerrada:
António Curado
Augusto Curado de Abreu
Leopoldina de Jesus
Possidonio Marques
- Limite da Quinta da Ribeira:
António José Marques
António Curado da Silva
Emídio Curado da Silva
- Lugar do Olival:
António Lopes
Augusto de Sá da Costa Simões
- Limite do lugar da Ribeira da Sigueira:
João Rocha
Manoel Godinho
António Simões
- Limite da Ponte do Braz Curado:
António da Silva
Francisco Dias
José Carvalho
José Godinho
José Lopes Rocha
Joaquim Simões Estanqueiro
Herdeiros de José Godinho
Manoel Curado de Abreu
Manoel Medeiros
Manoel Lopes
Manoel Rodrigues
Manoel Godinho
E por hoje é tudo,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Cara Manuela,
Só agora dei conta da sua mensagem ao encontrar este tópico na primeira página do Genea, o que é raro, tal o volume de mensagens novas.
Na sequência dela li igualmente as outras mensagens que deixou em tópicos relacionados com este, com informação muito curiosa, sobre apelidos que também me são familiares.
Pelo meu lado, ainda não tive oportunidade de estudar detalhadamente os ramos de avoengos das 5 Vilas (Abreus, Barros, Curados, Freires, Godinhos, Simões), a partir do que deixou escrito um trisavô, Miguel José de Barros d'Abreu, n. de Alvorge - Ansião e que daí saíu para Alvares em 1838, onde casou e deixou geração.
Este Miguel era afilhado do desembargador Miguel Pereira de Barros e sobrinho-neto de D. Frei Francisco de Abreu de S. Simão, n. da Pena - Aguda. o qual foi Lente de Prima no Colégio da Pedreira em Coimbra, e depois Bispo e Governador de Cabo Verde ca 1780.
Para trás conheço mais duas a três gerações de Abreus e vários ramos colaterais, cujo levantamento, na sua maioria, foi obra do Confrade Henrique Dias, e logo que possível tentarei ligá-los a alguns dos ramos mais antigos que têm sido anunciados neste tópico.
O mais provável, é que com o avançar dos estudos, resulte algum parentesco com os seus avoengos, cujos apelidos são recorrentes na zona, como a Obra do Cândido Teixeira comprova.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: D. Frei Francisco de Abreu de S. Simão
Caro Henriques Dias,
Na minha resposta pessoal à sua questão, referi-lhe que o 'link' para proposta de alterações não aparecia no D. Frei Francisco de Abreu de S. Simão, existente na lista de Bispos de Cabo Verde, por ele não estar como pessoa na B.D. do Genea.
Venho alertá-lo que, talvez pela mesma razão, agora no novo Geneall, ele já não aparece nos Bispos de Cabo Verde, nem em títulos nem em cargos, como poderá ver em http://www.geneall.net/P/job_search.php?start=30&idx=0&cat=41 ou mais especificamente em http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=15939.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: D. Frei Francisco de Abreu de S. Simão
Caro Ângelo da Fonseca,
de facto já havia reparado nisso, pois ao clicar no 'link' da minha mensagem anterior verifico que vai parar à pagina principal do Geneall.
Enfim, teremos de ser nós a alterar esta situação, à medida que formos enviando dados para lá até chegar a vêz dele.
Estou extremamente agradado com as mudaças operadas no Genea, embora, naturalmente, ainda haja "coisas" a afinar, ou como se custuma dizer "arestas a limar".
No nosso caso, sentimo-nos "desfalcados" com o "nosso" Bispo, mas noutros casos ficamos "enriquecidos". Por exemplo, encontro agora o realizador Fernando Lopes que eu sabia ser natural de Maçãs de D. Maria, mas acontece que apareceu lá desligado do contexto. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=506079
Será que também temos forma de introduzir lá pessoas sem ligação às existentes ?
Já agora aproveito para lhe perguntar, pois creio não ter encontrado a justificação em lado nenhum. Por acaso sabe como esta mudança de visual provocou um aumento de seicentos mil para um milhão de indivíduos na BD ?
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Habilitação de Herdeiros na TT-on-line
Caro Henrique Dias,
Tenho andado muito ocupado com a Lousã, mas finalmente arranjei algum tempo para estudar com maior detalhe a habiltação de herdeiros dos António Dias de Abreu, Simão de Abreu e Estêvão de Abreu falecidos no Brasil.
A minha interpretação, como já suspeitava, coincide com a sua. Aqui deixo o resultado que se obtem no site.
Maria de Abreu & António Dias
1. António Dias de Abeu
2. Simão de Abreu
3. Estevâo de Abreu
4. José de Abreu & Antónia Freire & Maria Curado
4.1. Josefa de Abreu & Manuel Filipe
4.1.1. António Filipe de Abreu
4.1.2. Ana Maria de Abreu
4.2. Maria de Abreu & António dos Santos Garça & Francisco dos Santos
4.2.1. Filipa Rosa de Abreu
4.2.2. José dos Santos
4.3. José de Abreu † & Maria da Silva
4.3.1. Crisóstomo de Abreu
4.3.2. Maria de Abreu
4.3.3. Esperança de Abreu
4.4. João de Abreu & Águeda Maria
4.4.1. Maria Conceição de Abreu
5. Manuel de Abreu & Isabel Nunes
5.1. Rafael de Abreu & Catarina Lopes
5.1.1. Brígida Maria
6. Jerónimo de Abreu & Maria Lopes
6.1. Manuel de Abreu de Magalhães & Antónia Simões
6.1.1. Maurícia Maria de Abreu & Manuel Borges
6.1.2. Joana Simões de Abreu
6.2. Mariana de Abreu & Manuel Rodrigues
6.2.1. Manuel Rodrigues de Magalhães & Jerónima Lopes
6.2.1.1. Francisco Lopes de Abreu
6.2.1.2. Maria Lopes de Abreu
6.2.1.3. Manuel Lopes de Abreu
Curiosamente estas pessoas continuam com as famílias muito rendilhadas, típico da zona, isto é, com dois ou mais casamentos dos cavalheiros, que indicam uma mortandade muito elevada nas senhoras, por parto ou por outra causa que desconheço !
Sempre chegou a aclarar alguma coisa mais na visita à TT ?
Por agora é tudo.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: D. Frei Francisco de Abreu de S. Simão
Caro Henrique Dias,
Não sei a razão do "milagre da multiplicação dos pães", mas uma hipótese possível seria a contagem dos 'internacionais' ser contabilizada mais de uma vez por terem nomes distintos conforme a língua utilizada.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: D. Frei Francisco de Abreu de S. Simão
Caro Ângelo da Fonseca,
é uma explicação plausível,
Cumprimentos,
H. Dias
Direct link:
RE: Habilitação de Herdeiros na TT-on-line
Caro Ângelo da Fonseca,
demorei algum tempo a digerir os costados que aqui deixou, porque havia uma divergência com a minha BD, uma vez que eu tinha colocado, indevidamente, o Manuel Rodrigues de Magalhães como irmão da Mariana de Abreu Magalhães e do Manuel de Abreu Magalhães. Mas confrontando com os dados recolhidos na “estaca”, verifico que os seus costados estão correctos, e portanto não há dúvida que ele não é irmão, mas sim filho da Mariana. Pode-se ver pelo apelido Rodrigues do pai, e pelas datas de casamento dos pais (1707), da irmã (1732) e dele (1736).
Assim, em relação aos filhos (1. 2. 3. 4.) do casal Maria de Abreu & António Dias, não tenho nenhuma alteração ou acrescento a fazer.
Em relação aos filhos (5. e 6.) sugeria as seguintes alterações:
5. Manuel de Abreu & Isabel Nunes (casamento 22.07.1664-Aguda)
5.1. Luís (baptismo 08.03.1665-Ribeira d' Alge, Aguda)
5.2. Rafael de Abreu & Catarina Lopes (c. 05.091701-Aguda) & Luísa das Neves (c. 30.08.1727-Aguda)
5.2.1. Brizida Maria & Domingos Curado
5.2.1.1. Laureana Maria (b.26 dez 1739-Aguda) & Domingos Curado (c.10.06.1759-Aguda)
5.2.1.1.1. Francisco Curado & Maria ? (c.1785?-Aguda)
5.2.2. Joana (b.08.09.1739-Aguda)
5.3. João (b. 11.07.1677-Aguda)
6. Jerónimo de Abreu Magalhães & Maria Lopes
6.1. Manuel de Abreu Magalhães & Antónia Simões (c.16.09.1712-Aguda)
6.1.1. Maurícia Maria de Abreu & Manuel Borges
6.1.2. Joana Simões de Abreu & Luís da Serra
6.1.2.1. António da Serra & Joana S? (c.12.02.1800-Aguda)
6.1.3. Francisco de Abreu & Joana de Afonseca
6.1.3.1. Francisco (b.17.01.1741-Avelar)
6.1.3.2. Angélica (b.21.07.1743-Avelar)
6.2. Mariana de Abreu Magalhães & Manuel Rodrigues (c.02.05.1707-Aguda)
6.2.1. Mariana de Abreu Magalhães & Manuel Gonçalves Barbosa (c.14.01.1732-Aguda)
6.2.2. Manuel Rodrigues de Magalhães & Jerónima Lopes (c.18 mar 1736-Aguda)
6.2.2.1. Francisco Lopes de Magalhães & Maria Simões (b.06.05.1744-Olival,Aguda; c.17.11.1768-Ag.)
6.2.2.2. Maria Lopes
6.2.2.3. Manuel Lopes
Brevemente, espero colocar aqui os costados do irmão da Maria de Abreu, o Manuel de Abreu, meu nono avô, que como facilmente se compreenderá, será um pouco mais extenso.
Entretanto, em relação ao Pedro de Abreu (meu décimo avô) que esteve na origem deste tópico, consegui apurar que teve mais uma filha que o Felgueiras Gaio não regista. Trata-se da Helena (de Abreu) baptizada na Aguda em 21.09.1610. A irmã que estamos aqui a tratar, foi baptizada em 15.03.1608 e o meu nono avô em 10.01.1614.
Identifiquei também uma irmã do Pedro de Abreu, assim referida num assento de baptismo na Aguda, onde participou no papel de madrinha em 25.10.1609.
Com os melhores cumprimentos, até breve,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Habilitação de Herdeiros na TT-on-line
Caro Ângelo,
só para acrescentar que a irmã do Pedro de Abreu tem nome. Apesar de referida como irmã dele, chamava-se Isabel de Abreu.
Há, e em relação à Torre do Tombo, ainda não tive oportunidade de lá ir, portanto tudo o que está aqui a mais é fruto dos paroquiais. (é verdade e até rima)
Um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Habilitação de Herdeiros na TT-on-line
Caro Henrique Dias,
Gostei das novidades e de saber que a minha interpretação da doc. da TT estava de acordo com os seus paroquiais.
Eu fiz a interpretação do documento sem recorrer à sua para não sofrer influências, e no final quando as comparei pareceram-me idênticas, não me tendo apercebido da tal diferença que indicou.
A familia do irmão Manuel (5) já está no Site e a do Jerónimo (6) colocarei logo que possível.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca
Agradeço a sua mensagem e peço desculpa por só agora responder.
Já há anos sigo as suas intervenções por causa do apelido Figueiredo. Sobre o assunto cheguei a conversar com uma pessoa que conhece bem e que me indagou sobre o meu Figueriredo (de uma vez que tentava contactar alguém na escola a cujo quadro pertenço,ela deve lembrar-se). Parecia então inevitável que acabaríamos por nos encontrar aqui.
Vou aproveitar estar agora em Lisboa e finalmente com tempo disponível, para ver se dou um avanço neste ramo e se "arrumo" o que já tenho.
Sei, por ouvir aos meus avós, que Abreus, Curados, alguém da família da São dos P.T. e Teixeiras da Aguda, ainda seriam nossos primos. No entanto, como estava sem tempo para recolher elementos sobre o assunto, não tenho dito nada. Vou tentar juntar os dados na próxima semana e depois darei notícias.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
RE: Habilitação de Herdeiros na TT-on-line
Caro Ângelo da Fonseca,
finalmente, aqui vão os descendentes conhecidos (até à data) do Manuel de Abreu e da Maria Curada, meus nonos avós. Optei por colocar a dita descendência apenas até ao nível da minha bisavó Maria Júlia, isto para não termos de lidar com séries de números muito extensas.
Como sabe, o seu site gera automaticamente este gráfico de descendentes tipo “d’ Aboville”, mas como o programa com que eu trabalho não faz o gráfico desta forma, tive de o fazer praticamente todo, como se costuma dizer, “à unha”. Daí o atraso… enfim… desculpas.
Mas em relação a este tipo de gráfico, reparo num ponto fraco. Por exemplo: o meu sexto avô (4.3.1.) teve dois casamentos, e os filhos (4.3.1.1.) e (4.3.1.2.), aparecem, naturalmente, com a numeração correspondente a irmãos, mas fica-se sem saber se são filhos do 1º ou do 2º casamento, ou de ambos, como é o caso.
Manuel de Abreu, Escrivão das Sisas das 5 Vilas (b.10.01.1614-Aguda) & Maria Curada
1. Brás Curado & Isabel Themuda (casamento 25.02.1686-Aguda)
1.1. João Corado
2. Manuel de Abreu & Luzia? Mendes? & Ana Curada (c.26.07.1682-Aguda)
2.1. Manuel de Abreu & Maria Fernandes (c.25.07.1706-Aguda)
2.1.1. Maria da Graça & Francisco Dias Coelho (c.15.11.1741-Aguda)
2.1.1.1. João (n.11.05.1744-Ribeira d' Alge, Aguda)
2.2. Maria Curado
3. Maria de Abreu & Filipe Gomes, Escrivão das Sisas das 5 Vilas (c.27.10.1659-Aguda)
3.1. Manuel de Abreu, Escrivão das Sisas & Isabel Themuda (c.07.01.1680-Aguda)
3.1.1. Manuel de Abreu, Escrivão das Sisas
3.1.2. Francisco de Abreu & Isabel Duarte (c.09.05.1706-Aguda)
3.1.3. ?
3.1.4. Catarina de Abreu (n.31.05.1693-Saionda,Aguda) & Manuel Vaz (c.01.02.1719-Aguda)
3.2. Maria (n.17.12.1662-Aguda)
4. Isabel Curada & Manuel da Rocha, o novo (c.18.07.1667-Aguda)
4.1. Manuel da Rocha (n.08.08.1668-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.2. José da Rocha & Natália Mendes (c.17.07.1715-Aguda)
4.2.1. João da Rocha & Isabel de Faria (c.21.03.1740-Maçãs D. Maria)
4.2.1.1. Maria (n.05.03.1741-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.2.2. Maria Mendes & Marcos da Silva (c.02.05.1748-Aguda)
4.2.2.1. Mariana da Silva & José da Silva
4.2.2.1.1. João da SILVA & Maria de Jesus (n.1789-Casal de S. Pedro, Aguda;c.30.03.1822-Aguda)
4.3. Madalena da Rocha & Simão Rodrigues (c.03.06.1721-Aguda)
4.3.1. Manuel Rodrigues Rocha & Teresa Maria (c.13.02. 1746-Aguda) & Josefa Curada (n.12.08.1736-R. d'Alge, Aguda;c.27.05.1759-Aguda)
4.3.1.1. João (n.06.11.1746-Olival,Aguda)
4.3.1.2. Mariana Curada & Francisco Rodrigues (c.09.11.1789-Aguda)
4.3.1.2.1. João Rodrigues (n.31.07.1790-Aguda)
4.3.1.2.2. Manuel Rodrigues Conde (n.01.01.1795-Aguda) & Mariana Godinha (n.26.06.1792-Ribeira d' Alge, Aguda;c.17.02.1819-Aguda)
4.3.1.2.2.1. António Rodrigues Conde (n.12.04.1822-Ribeira d' Alge, Aguda) & Ana de Jesus
4.3.1.2.2.1.1. António Conde (n.24.12.1852-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.1.2. Maria Júlia (n.28.04.1854-Ribeira d' Alge, Aguda) & António Dias Coelho (n.1861-Pardinheira, Maçãs D. Maria;c.03.05.1882-Aguda)
4.3.1.2.2.1.3. Maxemina da Conceição (n.12.04.1856-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.1.4. Diamantino Conde (n.29.05.1858-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.1.5. Manuel Conde (n.29.05.1861-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.1.6. Abílio Rodrigues Conde? (n.02.10.1863-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.1.7. João Conde (n.05.04.1866-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.2. Maria de Jesus (n.17.07.1825-Ribeira d' Alge, Aguda) & José Henriques
4.3.1.2.2.3. José (n.27.11.1828?-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.2.4. Manuel (n.26.10.1832-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.3.1.2.3. Maria Curada & Lourenço Marques
4.3.1.2.3.1. Mariana de Jesus (n.1829-Aguda) & João Silveiro (n.1837-Azeitão,Aguda;c.15.02.1860-Ag.)
4.3.1.2.3.2. Joaquina de Jesus (n.1834-Aguda) & Manuel Simões (n.1831-Lisboinha, Pousaflores;c.19.01.1864-Aguda)
4.4. Nicolau da Rocha & Maria Antunes (c.16.01.1724-Aguda)
4.4.1. Josefa (n.02.03.1729-Ribeira d' Alge, Aguda)
4.5. Isabel (n.13.04.1677-Ribeira d' Alge, Aguda)
Um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Cara Manuela,
quero chamar a sua atenção para a mensagem que enderecei nesta data ao Ângelo da Fonseca, onde consta o ramo dos meus bisavós paternos com raízes em diversos lugares da freguesia de Aguda.
Não sei se está familiarizada com aquela forma de representação dos descendentes ali enunciada, mas para que possa seguir melhor, vou referir apenas os meus ascendentes directos e complementar com dados relativos aos cônjuges.
Assim, começando em Manuel de Abreu (meu nono avô), escrivão das Sisas das 5 Vilas, filho de Pedro de Abreu (com o mesmo ofício) e de Jerónima de Carvalho, casado com Maria Curada filha de Baltazar Godinho, morador da Ribeira de Alge, passamos para:
4. (Oitava avó) Isabel Curada casada com Manuel da Rocha, o novo, filho de Manuel da Rocha e Isabel Simões, moradores na Ribeira de Alge.
4.3. (Sétima avó) Madalena da Rocha c.c. Simão Rodrigues, moradores na Ribeira de Alge.
4.3.1. (Sexto avô) Manuel Rodrigues Rocha c.c. Josefa Curada, filha de Simão Curado e de Maria Mendes moradores na Ribeira de Alge.
4.3.1.2. (Quinta avó) Mariana Curada c.c. Francisco Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues da Silva e de Maria Joaquina, moradores na Aguda.
4.3.1.2.2. (Quarto avô) Manuel Rodrigues Conde c.c. Mariana Godinha, filha de Domingos Fernandes Godinho e de Isabel Lopes, moradores na Ribeira de Alge.
4.3.1.2.2.1. (Trisavô) António Rodrigues Conde c.c. Ana de Jesus, filha de Manuel Mendes e de Maria Clara, moradores na Aguda.
4.3.1.2.2.1.2. (Bisavó) Maria Júlia c.c. António Dias Coelho, filho de João Dias Coelho e de Maria Joaquina, moradores na Pardinheira, Maçãs D. Maria.
Quanto ao meu bisavô, António Dias Coelho, a maioria da sua ascendência também é da freguesia de Aguda, a saber:
1. António Dias COELHO (n.1861-Pardinheira,Maçãs D. Maria;c.03 mai 1882-Aguda)
2. João Dias COELHO (n.30 out 1821-Vale de Taboas, M. D. M.;c.26 set 1855;f.09 dez 1905-Pardinheira, M. D. M.)
3. Maria JOAQUINA (n. Carvalhal, Maçãs D. Maria)
4. Manuel Dias COELHO (n. Vale de Taboas, Maçãs D. Maria; c.20/8/1810-Aguda)
5. Josefa GODINHA (n. Ribeira d'Alge, Aguda)
8. Manoel Dias COELHO (n. Olival, Aguda; c.06 out 1784-Aguda)
9. Maria SIMÕES (n. Vale de Taboas, Maçãs D. Maria)
10. Domingos Fernandes GODINHO (n.06 dez 1745-Ribeira d' Alge, Aguda;c.23 out 1783-Aguda)
11. Isabel LOPES (n. Casal Novo, Maçãs D. Maria)
20. Francisco FERNANDES (n. Ribeira d' Alge, Aguda;c.26 nov 1729-Aguda)
21. Isabel GODINHA (n. Ponte de Bráz Curado, Aguda)
22. João CURADO (m. Casal Novo, Maçãs D. Maria)
23. Maria LOPES (m. Casal Novo, Maçãs D. Maria)
40. Manoel FERNANDES (n. Ribeira d'Alge, Aguda;c.17 set 1702-Aguda)
41. Natália MENDES (n. Almofala de Baixo, Aguda)
42. Domingos SIMÕES (n.02 out 1667-Chimpeles, Aguda;c.03 fev 1701-Aguda)
43. Isabel GODINHA (n. Ponte de Bráz Curado, Aguda)
80. Manoel FERNANDES (m. Ribeira d'Alge, Aguda)
81. Maria CURADA (m. Ribeira d'Alge, Aguda)
82. Manuel MENDES (m. Almofala de Baixo, Aguda)
83. Maria RODRIGUES (m. Almofala de Baixo, Aguda)
84. Simão GOMES (m. Chimpeles, Aguda)
85. Maria SIMÕES (m. Chimpeles, Aguda)
86. António PIRES (m. Ponte de Bráz Curado, Aguda)
87. Isabel GODINHA (m. Ponte de Bráz Curado, Aguda)
Portanto se algum destes nomes lhe for familiar, ou se pretender saber mais acerca de algum deles, é só dizer.
Com os melhores cumprimentos,
H. Dias
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique
Agradeço a sua mensagem. Já fiz o TPC ou seja, tomei nota dos nomes e agora resta-me juntar mais dados e comparar. Vamos ver se consigo dar notícias ainda esta semana conforme tenho previsto.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique
Não disse mais nada pois os planos das férias sairam completamente ao contrário. Outros assuntos de âmbito familiar acabaram por se impor. Este ramo fica adiado para quando houver disponibilidade. Peço desculpa pela falta de notícias.
No momento estou a tentar corrigir dados sobre os "nossos" Cid, de Portalegre.
Com os meus melhores cumprimentos e votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo,
Manuela
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Cara Manuela,
não fique preocupada com isso. Isso também sucede comigo, pois o tempo nem sempre é suficiente para concretizarmos os objectivos a que nos propomos, e por vezes outras prioridades se cruzam no caminho. Mas o importante é não desistirmos.
Boa sorte aí por Portalegre, mas p.f. não esqueça as Cinco Vilas...
Retribuo os votos de boas festas, com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Henrique Dias,
Vão já uns largos meses que não nos cruzamos na 'Estaca', que espero seja apenas por falta de tempo.
Volto aqui para transcrever um texto recebido do meu primo Domingos de Almeida Machado, que lança algumas pistas para o assunto em epígrafe. Diz ele:
"Na leitura da obra recente da minha colega Mafalda Noronha Wagner "A casa de Vila Real e a conspiração de 1641 contra D. João IV" deparei com uma compilação do património da Casa dos condes-marqueses-duques de Vila Real (Menezes-Noronha).
Nesta compilação figura o senhorio das 5 Vilas - Chão de Couce, Aguda, Avelar, Maçãs de D. Maria, Pousaflores), localidades estas todas elas minhas conhecidas que estão no caminho antigo para Mega Fundeira. Aguda fica na parte inferior ao Casal de S. Simão, que tu já conheces, e foi onde nasceu D.Frei Francisco d' Abreu de S. Simão.
Mais adiante a MNW refere compras de património em 1529 pelo 3º Marquez de Vila Real a um tal Leonel de Abreu (que o tinha de juro e herdade) sendo que este Abreu era fidalgo da Casa do Marquez. A compra terá sido licenciada por D. João III.
Mais adiante MNW diz que o 2º marquez de Vila Real foi casado com Dª Mª Freire.
Mais adiante MNW diz ainda que D. Manuel I doou em 1510 o senhorio de Valadares aos referidos Noronha-Menezes (Vila Real) fazendo-os mais tarde Condes de Valadares. Este título e outros são perdidos pelos Noronha e Menezes quando conspiram contra D. João IV.
Ora tanto quanto julgo saber Valadares foi senhorio dos Abreus de Regalados desde que Gomes Lourenço de Abreu casou com Guiomar Lourenço de Valadares, no tempo de D. Afonso III, de cuja Casa GLA era fidalgo.
Aliás, Diogo Gomes de Abreu, Senhor do Couto de Abreu, Valadares, Regalados, etc., era o pai de D. João Gomes de Abreu, o nosso conhecido Bispo de Viseu que o foi depois de ter tido um filho - Pedro Gomes de Abreu- de Dª Beatriz d' Eça, em cuja geração nos achamos, se o Eduardo Osório não se enganou.
Nesta coincidência de nomes e de patrimónios dos Vila Real anotei que muito património Abreu (das 5 Vilas e Regalados) foram curiosamente parar à Casa de Vila Real, que como é sabido cai em desgraça no tempo de D. João IV por conspiração de lesa magestade.
Provavelmente estes factos fazem luz sobre algumas das nossa dúvidas sobre se os Abreus das 5 Vilas não terão raízes nos Abeus de Regalados ????"
Aqui deixo portanto a informação à sua consideração e demais confrades, com a esperança que apareçam mais ideias sobre a temática.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
PS: tenho encontrado muitos Curados na Lousã, mas depois falamos
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Ângelo da Fonseca,
Ao ler esta sua intervenção dirigida ao nosso cmum amigo Henrique Dias, achei que talvez, me pudesse adiantar alguma cisa sobre estees Abreus , Curados, Pestanas e Pimentéis das cinco Vilas.
Passo a trancrever uma msg. que coloquei no tópico "Genealogia das Cinco Vilas", dirigida ao Henrique Dias :
-(...) Pe. Rafael de Abreu baptizado em Maçãs de D. Maria a 20.8.1631. Ém relação ao pai, António Gomes Pimentel e à mãe , Catarina Neto , não possuo qualquer data nem conheço o local de nascimento, mas poderá eventualmante pensar-se numa data de casamento cerca de 1625...
No entanto relativamente aos avós paternos, é já epossível encontrar-se alguma coisa , pois sabemos que:
-O Avô paterno, Martim Pimentel, nasceu em Alvorge, freguesia do concelho de Ancião onde é provavel ter casado, com Luísa Cordeira natural da mesma Freguesia, cerca de 1600, mais coisa menos coisa.
Vou pois pedir uma busca do assento de casamento para o AD de Leiria e, veremos o que dá.
Sei pelo site dos ""mormons" , que em relação a Alvorge , existem registos de casamento desde 1574 e de baptismos a partir de 1573.
Quanto à ascendência do lado materno, também sei que o Avô, Manuel Borges Curado era de MDM e a Avó, Antónia Pestana nasceu na Aguda.
Sei o nome dos pais desta ( ou seja dos bisavós maternos do Rafael) :
- Ele Fernão de Abreu e ela Francisca Pestana.
Tenho assim, o Pe. Rafael de Abreu baptizado em Maçãs de D. Maria a 20.8.1631. Ém relação ao pai, António Gomes Pimentel e à mãe , Catarina Neto , não possuo qualquer data nem conheço o local de nascimento, mas poderá eventualmante pensar-se numa data de casamento cerca de 1625...
No entanto relativamente aos avós paternos, é já epossível encontrar-se alguma coisa , pois sabemos que:
-O Avô paterno, Martim Pimentel, nasceu em Alvorge, freguesia do concelho de Ancião onde é provavel ter casado, com Luísa Cordeira natural da mesma Freguesia, cerca de 1600, mais coisa menos coisa.
Vou pois pedir uma busca do assento de casamento para o AD de Leiria e, veremos o que dá.
Sei pelo site dos ""mormons" , que em relação a Alvorge , existem registos de casamento desde 1574 e de baptismos a partir de 1573.
Quanto à ascendência do lado materno, também sei que o Avô, Manuel Borges Curado era de MDM e a Avó, Antónia Pestana nasceu na Aguda.
Sei o nome dos pais desta ( ou seja dos bisavós maternos do Rafael) :
- Ele Fernão de Abreu e ela Francisca Pestana (...).
A ascedência do Pe. Rafael de Abreu, foi-me conseguida através do confrade Pedro França no AUC. No Arquivo Distrital de Leiria, não há registos de Maçãs de D. Maria tão antigos,
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Ângelo da Fonseca,
Desculpe , pois cliquei no "enter " sem querer e nem sequer assinei.
Cordialmente
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Ângelo da Fonseca,
Verifico que a minha transcrição parcial da mensagem foi em duplicado...
Enfim, resultados de um dia cansativo e do adiantado da hora.
Cumprimentos,
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Luís Piçarra,
Embora eu tenha um especial interesse pelas gentes das 5 Vilas, devido a um ramo ascendente com os habituais, Abreus, Curados, Freires, etc., ainda não me dediquei a sério aos assentos paroquiais respectivos, por falta de tempo e por ter conhecido o Henrique Dias, que trabalha fortemente esta zona e me vai dando tudo o que encontra de interesse para mim.
Deste modo, tendo pouca coisa para o ajudar, limitei-me a verificar se existia na minha B.D. algum dos seguintes nomes:
1- Pe. Rafael de Abreu b. Maçãs de D. Maria a 20.8.1631
2- António Gomes Pimentel & ca 1625
3- Catarina Neto
4- Martim Pimentel, n. Alvorge, freg. Alvorge, conc. de Ancião & ca 1600
5- Luísa Cordeira, n. Alvorge, freg. Alvorge, conc. de Ancião
6- Manuel Borges Curado, n. Maçãs de D. Maria
7- Antónia Pestana, n. Aguda
.....
14- Fernão de Abreu
15- Francisca Pestana
Infelizmente, penso que o que encontrei não lhe serve para nada, mas aqui fica:
Nas 5 Vilas
- Rafael de Abreu a casar em 1701 na Aguda com Catarina Lopes
- Manuel Borges, & Maurícia Maria de Abreu
Muito antigos
- Martim Fernandes Pimentel, & Sancha Martins
- Martim Vasques Pimentel, D., & Constança Resende
- Martim Gonçalves Pimentel ca 1370, & Inês Esteves da Mesquita
Vila Real
- Manuel Borges, & Mariana Sá Moutinho
Na Lousã
- Manuel Curado, & Maria Nunes
- Manuel Curado, Padre
- Manuel Curado, & Domingas Luís
- Manuel Curado
- Manuel Curado 1687
Em Guimarães
Catarina Álvares Neto, & Francisco Dias do Carvalhal
Assim sendo, só mesmo o Henrique Dias lhe pode valer, mas por telefonema que lhe fiz, sei que anda pelas Ilhas (que inveja) pelo que a capacidade de resposta estará diminuída.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Ângelo da Fonseca,
Obrigado pela resposta.
Tenho interesse por tudo o que tenha a ver com a região das Cinco Vilas, onde nasceu o Meu bisavô materno Emídio Augusto Pimentel de Figueirado, natural do Avelar e que também se assinou Emidio Augusto Pimentel Teixeira Simões de Sousa.
Tanto ele como ascendentes, nomeadamente as pessoas que ontem referi, já há muito constam da BD do Genea http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=137625
Encontrei dificuldades, sobretudo a partir da ascendência de António Pimentel de Abreu, visto que dos ascendentes mais prôximos consegui certidões no Arquivo de Leiria e, alguns deles são referidos na CBA concedida por D. José I a José António Álvares Pimentel Teixeira, que foi Capitão-mor das Cinco Vilas e de Figueiró dos Vinhos.
Como já disse anterirormente, só consegui a ascêndencia do Pe. Rafael de Abreu através dos verbetes de ordenações sacaerdotais, que estão no Arquivo Distrital de Coimbra...
Assim consegui os nomes dos seus pais e dos avós paternos e maternos, bem como de dois dos bisavós maternos, que são os que constam do Pº de ordenação sacerdotal.
Quanto à ascendência destas pessoas ainda não sei nada, por ora.
Procurei no Gayo, no CândidoTeixeira, na Pedatura Lusitana, sem resultado.
Quero ver no entanto se na Biblioteca dos Mormons , na Gago Coutinho descubro alguma coisa, consultando assentos de Alvorge e da Aguda.
Sei que o Henrique foi gozar uns merecidos dia de descanço, como aliás na altura me referiu.
Quanto aos assentos de MDM, a dificuldade deriva pura e simplesmente de no ADLeiria, o asseresponderam-me que entre 1580 e1610, nada tinham encontrado
E fico por aqui.
nto mais antigo de que dispõem datar de 1680...
Entretanto pedi uma cópia do assento de casamento de Martim Pimentel e Joana Cordeira, mas
Cordialmente
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Ângelo da Fonseca,
Continuam as "gralhas", a atacar nas últimas linhas do meu texto, agora sem a desculpa da hora...
Assim queria dizer:
1-O assento mais antigo de Maçãs de Dona Maria , existente no AD de Leiria , data de 1680.
2- Pedi para o mesmo Arquivo, uma cópia do assento de casamento de Martim Pimentel e Joana Cordeira e responderam -me que procuraram , no Alvorge, entre 1580 e 1610 e nada tinham encontrado.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Ângelo da Fonseca,
estou de regresso, e devo dizer que a minha ausência na "Estaca" não tem a ver propriamente com falta de tempo (pois o tempo é sempre o mesmo), mas antes pelo facto de o aplicar noutras tarefas, por vezes também pertinentes. Em abono da verdade, devo dizer que também passei por uma fase de consolidação dos dados que até aqui tenho obtido, mas confesso que já sinto saudades de reatar de novo as pesquisas e deparar-me com novas e aliciantes descobertas.
Quanto ao livro de Mafalda Noronha Wagner, devo dizer que já o tinha adquirido no passado mês de Fevereiro, e até o publicitei no tópico "Livros sobre as 5 Vilas" mas não tive ainda oportunidade de encetar a leitura. Também não coube na bagagem para as ilhas, porque optei por um menos volumoso, pois eu já sei o que a "casa gasta", ou seja, em férias a leitura fica sempre relegada para segundo plano...
Mas pelos vistos temos aqui um "filão" e explorar, no sentido de esclarecer a origem dos Abreus das Cinco Vilas. Curiosamente, tanto eu como o Ângelo e o Piçarra temos Abreus em Aguda, e seria interessante verifica-mos se terão ligação aos de Regalados. Creio estarmos no caminho certo, e essa sua ideia de seguir o rasto do património, parece-me ter pernas para andar... sabe que o património da Casa de Vila Real já vem da conhecida "Ribeirinha" (Maria Paes Ribeiro) a primeira donatária de chamada "herdade de Almofala" que abrangia a região das Cinco Vilas, nomeadamente a Aguda e Maçãs de D. Maria, até porque o topónimo "Maçãs de D. Maria” tem a ver precisamente com a D. Maria Paes Ribeiro.
Acerca desse património existe também uma obra interessante de Nuno Silva Campos, intitulada: "D. Pedro de Meneses e a Construção da Casa de Vila Real (1415-1437)" Edições Colibri, 2004.
Infelizmente as nossas pesquisas encontram-se no limiar dos registos paroquiais, pelo que teremos de recorrer forçosamente a outras fontes. O Piçarra queixava-se da falta destes registos em Maçãs D. Maria, e eu também tenho esse problema em Leiria, de onde é originário o "meu" Pedro de Abreu.
Bem, por hoje é tudo, mas fica a promessa de voltar de novo ao activo.
Um abraço,
H. Dias
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Luís Piçarra,
no "rescaldo" da nossa "pescaria" de ontem na Gago Coutinho, devo dizer que esse Pedro Curado que descobriste aparenta poder vir a ser um "filão" deveras promissor...
Estive a ver o meu Paf e constam lá vários Pedros Curados tirados do Cândido Teixeira que andaram por estas imediações e foram das pessoas mais notáveis.
Começa num Pedro Curado, pai de João Pires Curado que viveu em Figueiró dos Vinhos, onde servia de juiz em 1470 e já era falecido em 1473.
Teve um filho chamado Lopo Curado cuja neta Joana Fernandes Curado casou com Lopo de Mendonça, Escudeiro Fidalgo da Casa Real, e a sua irmã, Susana Fernandes Curado casou com Álvaro Anes, Almoxarife em Figueiró dos Vinhos.
O outro filho recebeu o nome avô, Pedro Curado, foi Escudeiro Fidalgo de D. João II e teve também um filho do mesmo nome que foi casado com Perpétua Fernandes, de quem teve a Isabel Fernandes Curado casada com Tomé Curado e Aire Fernandes que foi Capelão de El-rei.
O irmão deste Pedro Curado foi Martim Pires Curado que casou com (?) da Vide, e tiveram:
-Simão Curado, Cavaleiro Fidalgo de El-rei D. Sebastião c.c. Ana Moutinho.
-Filipe Curado, Juiz dos Órfãos de F. dos Vinhos c.c. Inês Garro.
-Lopo Curado, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real 1 c.c. Branca Lopes de Aguiar 2 c.c. Francisca da Vide.
-Manuel Curado c.c. Ana Dias de Almeida.
-Martim Pires Curado c.c. Isabel Fernandes.
-Isabel Curado c.c. Vasco Luís Craveiro, Escudeiro Fidalgo da Casa de El-rei.
-Pedro Curado.
Ora bem, eu penso que este último, pode muito bem ter sido o "teu" Pedro Curado casado com a D. Branca Borges. O problema está em prová-lo... pois o Cândido não refere sequer se ele foi casado. Seria por ele ser o filho mais novo e na altura ainda não se soubesse o desenrolar da coisa? Seria por ter casado em Maçãs D. Maria ?
Para complicar ainda mais, toda esta gente não se encontra inserida numa escala temporal, e a única coisa que sabemos é que o seu bisavô já era falecido em 1473.
Ora se o bisavô tivesse nascido em 1400 e dando uma média de 30 anos por geração, isto remete o seu nascimento para cerca de 1490, mas se por exemplo nasceu em 1420 já faz avançar o nascimento do bisneto para 1510. Confesso que a matemática não é o meu forte, e nem sei se estes são os valores usados para cálculo das gerações, mas ainda assim não me parece existir uma grande incompatibilidade de datas, uma vêz que o Pedro Curado tem um filho a casar em 1586. Mas é claro que tudo isto é muito subjectivo, uma vêz que andamos no campo das hipóteses...
Mas estava a pensar se não seria possível "caçar" este Pedro Curado noutros Nobiliários, ou até quem sabe, nos documentos da TT On-line ?
Bom, resumindo e concluíndo, a luta continua !
Um abraço e até breve,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Meu caro Henrique Dias
No TTOnline encontra-se:
16 PT-TT-CC/1/25/61 Documento Simples Carta de Pedro Curado para o secretário de estado António Carneiro de ter falado ao prior castreiro sobre a igreja que lhe mandava tratar, pedindo para ver os titulos dela, sendo o costume apresentar-se um monge professo, mas a vontade do prior era que fosse o dito prior a fazê-la. 09/11/1519
17 PT-TT-CC/1/30/23 Documento Simples Carta que Pedro Curado ao secretário de estado António Carneiro, em que lhe diz que mandara fazer umas fechaduras aldravas e ferrolhos e sobre a compra de uma azémola e que logo lhe mandaria o dinheiro que se encontrava vencido. 28-09-1523
18 PT-TT-CC/2/24/41 Documento Simples Conhecimento por que consta ter recebido Pedro Fernandes, recebedor das jugadas de Santarém, de João Curado, morador na dita vila, 3 falcões. 26/11/1510
Será o vosso?
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Abreus das 5 Vilas e Abreus de Regalados
Caro Henrique:
Também eu tenho andado à procura de coisas no Cândido Teixeira que. para esta região é realmente um verdadeiro "manancial" de informação genealógica.
Ontem, por sinal, consegui graças ao dito, avançar várias gerações num ramo de ascendentes da Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira, que parava nos pais de Maria Leitão, André Lopes e Catarina Leitão, e entroncar este ramo nuns Leitões que constam igualmente do Gayo e já estão editados na bd. do Geneall.
Quanto ao Pedro Curado, também me parece que pode ser o mesmo que casou com Branca Borges e cujo filho, Manuel Borges Curado casou com Antónia Pestana, na Aguda, em 10.1.1586.
Se atentermos ao facto de um irmão do Pedro que referes, Lopo Curado ( muito provavelmente mais velho), teve do seu primeiro casamento, dois filhos , João c. de 1537 e Joana c. de 1542, não me parece que o casamento do Manuel Borges Curado seja muito tardio.
O mais difícil vai ser encontrar dados que confirmem esta suposição...
Mas não somos gente para desistir, como dizes!
Um abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias
Veja : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=197843
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ricardo Charters d'Azevedo,
sempre atento, como de costume, a tudo o que gira à volta das 5 Vilas. Obrigado pela dica irei responder logo que possa.
Também só agora me foi possível responder à sua mensagem de 22-05-2008 que agradeço, naturalmente. Mas acontece que já tinha visto essas referências da TT Online, e algumas até têm a imagem do documento, mas confesso que é "areia demais para a minha camioneta" como é usual dizer-se nestes casos. Aquilo para mim é um verdadeiro hieróglifo, e só poderá ser decifrado por alguém entendido em paleografia.
E é aqui que dava jeito que aparecesse algum confrade conhecedor, que nos desse "uma mãozinha". Para já só precisava-mos de saber quem eram os pais, e a mulher deste Pedro Curado para o podermos entroncar. E por vezes há horas de sorte...
Como sabe, quando se chega a esta fase terminal dos registos paroquiais, é quando as coisas se complicam mais. Até rima e é verdade...
Um abraço e até breve,
H. Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Luís Piçarra,
Por e-mail do Henrique Dias fiquei a conhecer o assento de casamento do Pedro de Abreu com Jerónima Carvalho, fim de linha dos meus Abreus das 5 Vilas, onde constatei com surpresa que ele entronca no casal Fernão de Abreu e Francisca Pestana, que aqui referira em 2008, como seus antepassados, pais de Antónia Pestana.
Julgo que a informação do Henrique Dias terá tido origem em si, logo não trago qualquer novidade, mas não queria deixar de colocar aqui o novo dado para ficar para a posteridade.
Agora resta-nos saber se o Fernão de Abreu foi o primeiro a vir para Aguda. Penso que esta geração adicional pode ser importante para o entronque destes Abreus. Numa primeira análise, pesquisei no Geneall por Fernão de Abreu e curiosamente todos os que aparecem (3 OU 4) vão entroncar nos Abreus de Regalados.
Vou ver se encontro alguma pista palpável de que darei conta, e se o Luís encontrar alguma coisa peço-lhe também que me avise s.f.f.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca,
Também eu tive conhecimento desses mesmos dados, através de um mail do Henrique Dias, que remetia para o face book - Grupo Genealogia das Cinco Vilas.
O Henrique informou, que quem tinha encontrado os nomes dos pais de Pedro de Abreu foi um outro seu descendente, Racoel Raycar, cujo nome até à data era para mim desconhecido.
Se entretanto conseguir mais alguma coisa sobre o assunto, não deixarei de lhe comunicar.
Cordialmente,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca,
Posso acrescentar que o casamento de Pedro de Abreu com Jerónima de Carvalho foi em Chão de Couce a 26.02.1627 e consta do LC 1600-1729 a fl. 105 ( imagem 200 )
http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021533
E é tudo , por ora.
Cumprimentos,
Luís piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Correção: Pedro de Abreu e Jerónima Carvalho casaram a 26.02.1607 e não 1627 como, por lapso, escrevi na minha anterior mensagem.
Cumprimentos,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Ângelo da Fonseca e Luís Piçarra,
com efeito quem localizou este registo foi o meu primo Raul Coelho (Racoel Raycar - nome do Facebook), afinal nosso parente, pois também ele descendente de Fernão de Abreu.
Pelo Felgueiras Gaio, sempre fiquei na ideia que o Pedro de Abreu teria vindo de Leiria e que a Jerónima de Carvalho é que era natural de Aguda, onde pesquisei em vão pelo seu casamento.
Sabe-se agora que o Pedro de Abreu era de Aguda (Águeda - segundo o Felgueiras Gaio), e que a Jerónima de Carvalho era de Chão de Couce, onde casou.
Também à muito tinha um pressentimento que esta Jerónima de Carvalho poderia ter alguma ligação com o Capitão mor e Almoxarife das Cinco Vilas Francisco de Carvalho que veio de Bucelas para as Chão de Couce, e agora sabendo que ela era natural daí, ainda mais se acentuou essa ideia.
(Veja-se o tópico: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar))
Sei que era filha de Domingos Lopes, mas tenho alguma dificuldade em interpretar o nome de sua mãe Maria (?), no respectivo assento, pelo que solicito a ajuda dos confrades:
http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021533
PT-ADLRA-PRQ-PANS04-002-0001_m0200.tif
Grato pela atenção,
Henrique Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique,
Talvez Maria Gonçalves ou talvez não...
O padre tinha uma letra "difícil" e parece-me que estaria apressado.
Tenho mesmo duvidas quanto ao mês : Fevereiro ou Janeiro? E os nomes do padrinhos conseguiste "ler" tudo bem?
Independentemente disto, o mais importante foi ter sido encontrada a ligação ao casal Fernão de Abreu / Francisca Pestana e, o mais difícil continua a conseguimos entroncá-los.
Um abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique,
Sem dúvida "Maria Gonçalves".
Abraço,
LPC
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Henrique Dias e Ângelo da Fonseca,
Até a data ainda não consegui saber nada sobre a ascendência do casal Fernão de Abreu / Francisca Pestana.
http://geneall.net/pt/nome/997929/fernao-de-abreu/
Não sei se alguém enviou para pra o Geneall os dados do casamento do casamento do Pedro de Abreu c. Jerónima de Carvalho. Se o não fizeram eu poderei fazê-lo.
Digam alguma coisa.
Cordialmente,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Ângelo e Henrique,
Desculpem a repetição de palavras, mas não reli o texto...
Aproveito para acrescentar que quanto ao sasal Pedro Curado / Branca Borges continuo sem conseguir encontrar nada. Aí as coisas são mais difíceis por ainda não existirem assentos de Maçãs de Dona Maria da época.
http://geneall.net/pt/nome/1064863/pedro-curado/
Abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique,
Ao rever os meu apontamentos sobre os Pimentéis do Alvorge, reli o assento de batismo de Manuel, b. a 05.03.1608, filho de Martim Pimentel e sua segunda mulher ( Maria Nunes), moradores no Alvorge e em que foram padrinhos Simão Borges Curado e sua mulher Helena Soares, moradores na vila de Maçãs.
LB Alvorge 1573-1729 fl. ? imagem 99.
http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021208
É muito provável que este Simão tenha alguma coisa a ver com o Manuel Borges Curado que casou c. Catarina Neto...
http://geneall.net/pt/nome/1048484/catarina-neto/
Tens alma coisa sobre o dito cujo?!
E, por hora é tudo,
Um abraço do
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Correção:
Queria eu dizer que o Simão Borges Curado deveria estar ligado ao Manuel Borges Curado, Pai da Catarina Neto que casou com o António Gomes Pimentel ( filho de Martim Pimentel).
Luís
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Ângelo e Henrique,
Não sei se tens vindo a acompanhar este tópico nos últimos dias, mas a verdade é que vão aparecendo algumas pistas, sobre os nossos Abreus e Curados das Cinco Vilas.
Entre elas, encontrei Uma Requisitória a favor de Simão de Abreu , um filho de Manuel Borges Curado e Antónia Pestana, cuja existência desconhecíamos e que foi efetuada para " para se proceder a diligências de "vita et moribus" na cidade de Évora, onde viveu durante 3 anos. Para habilitação a ordens menores. 2 Aí é dado como natural de Mação ( será que queriam dizer Maçãs ?). É provável que do referido processo constem elementos genealógicos que desconheçamos. A questão é conseguirmos ter acesso ao documento na sua totalidade oque, talvez só seja possível com uma ida a Évora.
Veremos....
Entretanto aqui fica :
http://digitarq.adevr.arquivos.pt/details?id=1064850
Também vou enviar este doc. para o face book Grupo de MDM.
Um abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Luís Picarra,
Por diversos motivos não tenho seguido o Geneall nem continuado os meus estudos com queria, mas continuo muito interessado no tema e sempre que recebo aviso do site venho dar uma espreitadela.
A sua descoberta é importante e a consulta da IG em Évora poderá abrir portas, embora os processos desta época, por vezes, não irem além dos pais, pelo menos em Coimbra.
Apesar da minha pouca disponibilidade do momento, tentarei ver se consigo alguma coisa do Arquivo.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Amigo Ângelo,
o meu parente António Filipe Rebola Rosado pediu a uma parente para consultar o processo no AD de Évora, e diz que se trata de um processo pequeno, onde refere apenas o nome dos pais e quanto à naturalidade diz que é Mação. Mas estou em crer que será engano, pois o pedido de inquirição vem de Coimbra onde se levantou o processo de genere, e onde possivelmente estará, pois foi daí que veio o pedido de inquirição de vida e costumes. E aí talvez tenhamos mais sorte, pois pode ser que fale nos avós maternos e paternos e outros parentes.
No entanto, já sabemos que este Simão de Abreu era irmão (pelo menos) de Catarina Neto e filho de Manuel Borges Curado de Maçãs de D. Maria e de Antónia Pestana da Aguda, onde casaram em 10.01.1586. Neto paterno de Pedro Curado e de Branca Borges e materno de Fernão de Abreu e Francisca Pestana.
Um abraço amigo,
H. Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique,
Eu já tinha visto que se trataria de uma IG de Coimbra no âmbito da qual houve a tal requisitória a Évora. Por isso pedi ontem ao Pedro França se fazia o favor de a encontrar e ver se era possível recuar para além do Fernão de Abreu.
O Pedro já me respondeu, dizendo que passou pelo AUC mas só viu o pedido depois de sair, pelo que irá ver se consegue dar uma saltada na Quarta para ver se localiza a IG.
Portanto o assunto está em boas mãos, assim os muitos afazeres do Pedro lhe permitam uma folga !
Um abraço amigo,
Ângelo
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo da Fonseca,
o Pedro França é sem dúvida uma pessoa incansável, e insubstituível... bem haja.
Entretanto tive hoje a confirmação do Arquivo de Évora que afinal a localidade é Maçãs e não Mação como consta na descrição do documento da T.Tombo. Aliás esses erros nas descrições já se tornam recorrentes como é o caso da troca de Aguda por Águeda, que nós tão bem conhecemos.
Um abraço amigo,
H. Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Verifico com agrado que a naturalidade do justificante já se encontra corrigida na dita descrição do documento. Que eficiência. Bem hajam!
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique,
Na segunda feira talvez já tenhamos alguma coisa sobre o Simão de Abreu
Segue o "post" do Pedro França
Um abraço,
Luis Piçarra
" Boa noite, Luís:
Esta mensagem vai também ao encontro dos anseios do confrade Ângelo.
Localizei hoje o processo de ordenação de Simão de Abreu; data de Maçãs de D. Maria, ano de 1628. Tem a sequência toda das ordens sacras no verbete.
Não tive tempo de requisitar o processo. Cheguei da escola já tarde ao AUC e só deu para pegar num documento que havia requisitado de véspera e já se encontrava à minha espera para consulta. Num instante fui à sala do catálogo, ao módulo das ordenações/Câmara eclesiástica e lá estava o verbete na letra "A" de Abreu.
Segunda-feira estarei com mais disponibilidade para ver o que se nos oferece dizer a respeito do dito processo.
Abraço,
Pedro França "
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Pedro,
Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Um abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Luis,
O Pedro já respondeu, mas infelizmente não se avança para lá dos avós.
Mesmo assim questionei o Pedro sobre se valia a pena ir ao AUC para uma leitura mais detalhada (ver http://geneall.net/pt/forum/55379/algum-pedido-para-o-auc/#a352470).
Um abraço,
Ângelo
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo,
Ácabei de ler no outro tópico, mano meu caso, também teve interesse saber os nomes dos padrinhos, pois a Helena Soares é filçha de um meu ascendente Martim Pimentel do Alvorge, e sabia que era casada com Sebastião Borges de MDM. Agora passei a saber o nome do pai deste, Manuel Borges, o velho.
Um abraço,
Luís
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Desculpe as gralhas. É o que dá estar a escrever sem óculos...
LP
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Meus Caros Ângelo da Fonseca e Luís Piçarra,
consultando hoje os meus apontamentos manuscritos retirados dos microfilmes dos Mormons, encontrei o baptismo de um João realizado em Maçãs de Dona Maria no primeiro de Abril de 1674 (Pag. 22v) que era filho de um António de Abreu e de sua mulher Isabel Franca. Diz ainda: "nasceu e foi baptizado (em casa?) a 23 de Março por seu avô o Pe. Simão de Abreu e não teve no baptismo outros padrinhos.
Nos exorcismos tocou comigo (?) (?) pelo Pe. Freire António Religioso de S. Agostinho e Maria Luís mulher de (?) Roiz desta freguesia."
Tudo leva a crer que este será o "nosso" Simão de Abreu que afinal teve descendência, facto que desconhecia-mos.
Abraços,
H. Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro primo Henrique,
Também me parece que será o nosso já conhecido Pe. Simão de Abreu e não me espanta nada, porque estes nossos Abreus padres eram muito prolíferos, mas acabavam por reconhecer a descendência...
Entretanto, pedi ao amigo Pedro França, que tentasse encontrar alguma coisa no AUC, sobre os padres Francisco de Abreu e Pedro Abreu, pois talvez por aí se possa vir a descobrir a ascendência do Fernão de Abreu. Veremos.
Um abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique,
Esse assento é muito importante, quer por si só quer pelo apoio que dá à teoria que já falámos do Fernão de Abreu, progenitor dos Abreus de 5 Vilas, poder ser filho de um dos dois clérigos filhos do Leonel de Abreu, fidalgo da Casa do Marquês de Vila Real que detinha o senhorio das 5 Vilas.
Estive a repassar o referido assento que vem no final da fl. 12 e que parece dizer:
"Em o 1º dia de Abril (1674) fiz os exorcismos a Joam filho An.to de Abreu e de sua m.er Isabel Franqa q nasceu e foi batptizado aos 23 de Março por seu avô o P.e Simão de Abreu e não teve no bautismo outros padrinhos. Nos exorcismos tocou Domingos Roiz da charneqa? pelo P.e F. An.to Religioso de S. Agustinho e Mª Luis m.er do ... João ? Roiz todos desta freguesia de que fiz este assento. Dº Gomes.
Aguardam-se novos desenvolvimentos :-).
Um abraço,
Ângelo
PS: vou enviar cópia do assento aos interessados do costume.
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Henrique Dias e Ângelo da Fonseca,
Lembro, que nestes nossos Abreus há vários padres na família.
Vide o Pe. Rafael de Abreu, de quem graças ao Pedro França, consegui já lá vão uns anos, saber a ascendência. Passo a citar:
- (...) O Pe. Rafael de Abreu aparece nos verbetes dos ordinandos (ordenações sacerdotais) no AUC - Maçãs de D. Maria, 1652, cxª 1627.
Foi baptº nessa freguesia a 20.08.1631.
Era fº de António Gomes Pimentel e de Catarina Neta.
Neto patº de Martim Pimentel e de Luísa Cordeira, do Alvorge/Ansião.
Neto matº de Manuel Borges Curado, de Maçãs de D. Maria, e de Antónia Pestana, de Aguda, fª esta de Fernão de Abreu e de Francisca Pestana, da Aguda/Figueiró dos Vinhos.
Maçãs de D. Maria é concº de Alvaiázere. Todas as localidades andam ali à volta uma da outra, tudo distrito de Leiria.(...).
Note-se que que no assento de casamento do seu filho, António Pimentel de Abreu com Joana Simões Biguina, em Figueiró dos Vinhos, Aguda, 14.01.1684, este é indicado como filho do Pe. Rafael de Abreu e de Maria Lopes.
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Continuando....
Este António Pimentel de Abreu é pai de Domingos Álvares Simões Pimentel e avô de José António Álvares Pimentel Teixeira , como sabem.
Abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caros Ângelo e Henrique,
Este auto de habilitação, refere gente que nos diz respeito, nomeadamente um Rafael de Abreu casado com Catarina Lopes que creio serem ascendentes do Henrique.
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4747061
Cordialmente,
Luís piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Luís,
Agradeço o link, mas recordo que essa habilitação já foi aqui dissecada em mensagens trocadas em 2007 (ver http://geneall.net/pt/forum/146044/cinco-vilas-abreus-e-curados/#a157433 e seguintes).
Abraço,
Ângelo
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Luís,
Esse caso do filho ilegítimo do P.e Rafael de Abreu tem igualmente muito interesse pelas mesmas razões que já referi no caso do filho ilegítimo do P.e Simão de Abreu, todos pertencentes à árvore do Abreus das 5 Vilas, reforçando a minha suspeita de que este ramo de Abreus também teve origem num filho ilegítimo desta feita de um dos dois clérigos filhos do Leonel de Abreu e Lima, Sr. de Regalados.
Outro ponto importante é que na IG do P.e Rafael de Abreu de 1652 (cxª 1627) para além dos pais e avós foi possível encontrar pelo menos dois bisavós, por sinal os mais importantes para a ascendência Abreu.
Isto reforça a minha esperança que na IG do P.e Simão de Abreu de 1628, para além dos pais e avós que o Pedro França no indicou, ainda seja possível encontrar bisavós (de preferência pela linha Abreu) numa leitura mais atenta do processo no AUC, apesar de pouco provável, por ser de uma geração anterior e há medida que se recua nos processos estes são normalmente mais curtos e têm menos informação.
Nos meus Fonsecas (de Alvares) passa-se algo de semelhante, com um P.e João Afonso que vem de Folques para ser vigário em Alvares onde tem pelo menos um filho ilegítimo Simão Afonso progenitor dos Fonsecas de Alvares. Deste Simão descende um filho P.e Manuel da Fonseca (IG de 1620, cxª 1291, AUC) e um neto P.e Eusébio da Fonseca (IG de 1637, cxª 411, AUC). O primeiro processo, mais recuado, só permite identificar pais e avós, mas o segundo permite conhecer pais avós e vários bisavós. Portanto em 1637 ainda era possível recuar até aos bisavós. Será que temos essa sorte no processo de 1628 do Simão de Abreu ?
Outra averiguação a fazer no AUC é da existência de outros padres Abreus nas 5 Vilas, pois com sorte até poderia aparecer algum filho do Fernão de Abreu padre (ou só com O.M.), cujo processo indicasse avós permitindo tirar a dúvida da filiação do "nosso" Fernão de Abreu.
Um abraço,
Ângelo
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Ângelo,
Até ao momento, ainda não obtive resposta do amigo Pedro França, o que é normal visto andar sempre assoberbado com os pedidos que muitos de nós lhe vamos fazendo...
Veremos pois, se ele consegue encontrar alguma informação no AUC sobre o Francisco ou o Pedro de Abreu.
Tenho continuado a pesquisar na net mas até agora sem resultados.
Entretanto, graças a uma troca de informações no facebook entre o Henrique Dias e Tiago Faro Pedroso, foi possível encontrar a ligação entre os meus Pimentéis Teixeira de MDM e Alvorge, com os Pachecos Pimentel de Alvaiázere.
Abraço,
Luís Piçarra
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Luís,
Faço notar que o Francisco de Abreu e o Pedro de Abreu, a terem-se habilitado a ordens superiores em Coimbra deveriam tê-lo feito antes de 1550.
Neste caso, penso que vai ser muito difícil uma resposta do Pedro França, porque os casos mais antigos, anteriores ao séc. XVII, exigem muito tempo para localizar os ordinandos, pois estes não se encontram indexados na fichas disponíveis para consulta no AUC, que dão as cotas dos processos a consultar.
De facto, nesses casos não há processos mas apenas um Índice de ordenações sacerdotais do Bispado de Coimbra constituído por vários volumes ordenados por ordem cronológica com listagens de centenas de ordinandos, manuscritos com letra muito pequena e com muito pouca informação somente indicando os pais.
Mais uma vez recorrendo ao exemplo P.e João Afonso (vigário em Alvares), que as IG´s de 1620 e 1637 de descendentes indicavam ser de Folques, depois de longa busca o meu primo João da Fonseca Barata conseguiu encontrá-lo no referido Índice, no volume relativo ao período 1537-1541, na pág. 82, dizendo o seguinte: "o cónego João Afonso, da regra de Santo Agostinho do mosteiro de Folques, natural de Folques, filho de Pedro Afonso e de sua mulher Patornila Alvres aí moradores, tendo já ordens menores, habilita-se às ordens de Evangelho, com autorização do seu prior".
Outra hipótese, era esses padres terem-se habilitado a ordens menores e/ou superiores em Braga. Mas, mais uma vez, seria trabalhoso localizá-los, porque só há IG´s em linha a partir da segunda metade do séc. XVII, sendo necessário pesquisar as listagens mais antigas em Braga, pois a obra que as transcreve (M. Antonino Fernandes, Matriculas dos Ordinandos da Mitra de Braga (1430 – 1588), tomo I, Ponte de Lima, 2002) no único tomo disponível só contempla parte do séc. XV.
Mas a esperança mantêm-se.
Abraço,
Ângelo
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henrique Dias,
Na pesquisa genealógica da árvore da minha filha que por intermédio da mãe tem razies na Ribeira de Alge, acabo de localizar com regozijo um "Curado" na família.
A sua ancestral Anna de Jesus (c.1820) é filha de Manuel Curado da Silva (Ribeira de Alge) e Joana Maria (Ribeira de Alge) e neta paterna de Francisco Curado (Ponte de Braz Curado) e Maria da Silva (Ponte de Braz Curado) e neto materna de Mathias Rodrigues (Ribeira de Alge) e Maria Joaquina (Ribeira de Alge).
Este Francisco Curado será filho de Laureana e Domingos Curado?
Agradeço antecipadamente a abertura e pesquisa sobre o tema e toda a ajuda possível.
Certo da compreensão desejo boas investigação.
Cumprimentos,
Pedro Matias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henriques Dias,
Entretanto localizei em 1781 o assento de nascimento de Verissima (irmã de Manuel Curado) e são filhos de João Curado (Ponte Braz Curado) e Joana da Silva (Sigueira).
Serão nomes familiares a algum/a confrade que se tenha debruçado sobre esta família das Cinco Vilas?
Agradeço antecipadamente.
Cumprimentos,
Pedro Matias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henriques Dias e demais confrades,
Localizei entretanto o casamento de Francisco Curado de Abreu com Maria Rosa, no local da Ribeira de Alge (1789).
Caso tenham alguma informação sobre este casal agradeço a partilha.
A ascendência paterna está omissa e a materna é Marcos da Silva e Maria Mendo também da Ribeira de Alge.
Certo da vossa compreensão.
Cumprimentos,
Pedro Matias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Viva Caro Confrade Pedro Matias,
antes de mais, dizer que fiquei satisfeito de encontrar algúem a pesquisar nesta freguesia onde tenho larga ascendência. E será com todo o gosto que irei partilhar a informação que fui reunindo ao longo dos tempos, até porque analisando aquilo que diz, julgo que ainda terei parentesco com a sua filha. Mas em boa verdade à muito que não me perco para os lados da Aguda (pois outras prioridades de pesquisa têm surgido), mas será sempre bom voltar a abrir o dociê.
Irei analisar os dados que referiu, e logo darei notícia.
Cumprimentos,
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Henriques Dias,
Agradeço as palavras e a simpatia, com alegria por saber que já pesquisou por esta freguesia tão querida da Aguda. Entretanto também cheguei ao Manuel João «paquete» (c.1748), natural de Figueiró, que me apercebi ter sido falado noutro tópico deste fórum.
Vou reunir informação sobre os extremos dos ramos da freguesia da Aguda que já vão sendo muitos e partilho assim que possível para não abrir o dossier em vão.
Agradeço antecipadamente.
Cumprimentos,
Pedro Matias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Pedro Matias,
com efeito o casamento de Francisco Curado de Abreu e de Maria Rosa da Silva que localizou na Aguda em 20.06.1789, omite a ascendência paterna, mas pelo baptizado da filha Joana em 16.03.1802 ficamos a saber que era mesmo neta paterna de Domingos Curado e de Laureana Maria (que o meu amigo já suspeitava) e dos quais conheço muitos antepassados.
Agora não estou é muito certo que os ascendentes da sua filha, Francisco Curado e a Maria da Silva, sejam o mesmo casal acima referido. Para se ter a certeza convém localizar o assento de baptismo do Manuel Curado da Silva, para se excluir a hipótese de se tratar apenas de um casal homónimo.
Acontece que também estou interessado em esclarecer esta questão pois eu tenho ambos os casais na minha base de dados, e num não tenho ascendentes e no outro tenho, portanto se se comprovar que são os mesmos terei de os unificar.
Eu descendo do casal João Simões n. Ponte de Brás Curado e de Bebiana da Fonseca n. Aguda, mas cuja mãe Mariana da Fonseca era natural de Alvaiázere.
E a sua filha (pelo que percebi) descende da filha deste casal, a Maria Joaquina da Fonseca, ao passo que eu descendo do irmão desta, o António Simões.
Segundo a minha bd, esta Maria Joaquina casa na Aguda em 20.06.1769 com Mateus Rodrigues ( e não Matias Rodrigues), e têm entre outros filhos, a Joana Maria da Fonseca que casa com o Manuel Curado na Aguda em 19.05.1818.
Se me facultar o seu endereço de email, posso-lhe facultar toda a ascendência desta gente que consegui reunir, mas como disse convinha esclarecer a data do Manuel Curado (da Silva), para poder sincronizar os meus dados.
Cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Pedro Matias,
afinal já localizei o assento de baptismo do Manuel em 24.08.1790 na Aguda.
Mas não foi fácil, pois como a irmã Joana nasceu na Ponte de Brás Curado, andava a procurar por Manuel apenas nesse local, quando afinal ele nasceu na Sigoeira de Baixo. Ele e pelo menos outro irmão bap. em 21.10.1792, sendo as imagens tif. 114 e 151, respectivamente.
Portanto com estes novos dados não tive dificuldade em unificar os ditos casais na minha bd, e estou agora em condições de lhe enviar um gráfico com todos os ascendentes da Ana de Jesus, tal como eu os conheço até ao momento. E posso dizer que num dos ramos conseguimos chegar a oitavos avós da Ana de Jesus...
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro confrade Henrique Dias,
Não tenho palavras para agradecer a simpatia e o cuidado.
Irei analisar os dados que generosamente partilha e, abaixo, considere, por favor, todos os extremos dos meus estudos na freguesia da Aguda:
Exposta na Roda de Coimbra
1853 Lucrécia de Jesus, filha de pais incógnitos
Aguda
1839 Bernardo Simões de Carvalho, filho de Domingos Carvalho e Maria Madalena
Maças D. Maria
1839 Inácia Maria Siareiros, filha de Manuel Lopes e Maria Godinho
Ribeira de Alge
1760 Matheus, filho de Manuel Rodrigues e Jacinta de Jesus (Ribeira de Alge)
1760 Maria Joaquina, filha de João Simões e Bebiana da Fonseca (Ribeira de Alge)
1789, Manuel Curado da Silva, filho de Francisco Curado de Abreu e Maria Rosa da Silva (Ribeira de Alge)
1814, Maria Rosa da Silva, filha de Marcos da Silva e Maria Silva (Ribeira de Alge)
1839 José Henriques, filho de José Henriques (Aldeia Fundeira, Campelo) e Rosa Maria (Aldeia Fundeira, Campelo)
1839 Maria de Jesus, filha de Manuel Rodrigues Couto (?) (Ribeira de Alge) e Martinha Godinho (Ribeira de Alge)
Cercal
1734 Manuel Jorge, filho de Manuel Jorge e Joana Simões (Cercal)
1734 Isabela Francisca, filha de António Francisco e Isabel Francisca (Cercal)
1759 Josefa Maria, filha de Manuel Gonçalves e Maria Simões (Cercal)
Figueiró dos Vinhos
1722 Manuel João, filho de Francisco Gomes e Antónia João
Coelheira
1747, Manuel João, filho de Manuel João e Luís Maria
1747, Maria Teresa, filha de Luís Simões e Teresa Mendes
Salgueiro da Lomba
1746, Domingos Simões, filho de Manuel Simões e Isabel Simões
1746, Maria Silveira, filha de Manuel Silveira e João Silveira e Cecília Maria
Agradeço que envie os dados possíveis relativos à ascendência de Anna de Jesus, em especial a família Curado que me estava a dar a volta à cabeça! E outros que a partir dos dados acima julgue me possam ser úteis.
Disponibilizo-me para o que convir necessário, pois parece-me que vou continuar uns bons tempos de volta destes registos! Segue o meu email pessoal: pedrohmatias@gmail.com
Boas pesquisas!
Cumprimentos,
Pedro Matias
Direct link:
Cinco Vilas - Abreus e Curados
Caro Pedro Matias,
já seguiu para o seu email, como solicitado, o gráfico co a ascendência da Ana de Jesus.
Quando tiver oportunidade irei analisar os seus "fins de linha" para ver se constam na minha base, e logo darei notícias.
Cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 17:06