Brasão com duas aves???
This topic is classified in rooms: Heráldica
Brasão com duas aves???
Caros Confrades
Acompanhei aqui no Forum um tópico onde várias mensagens referiam um Brasão com duas aves (a quem pertenceria, que aves seriam). Mais tarde vi que na página dedicada à Família FONTES (a página normal onde se explica a origem do nome, armas, etc) tinha sido colocada uma imagem que pensei na altura ser do referido brasão. Acontece que hoje, ao tentar confirmar dados sobre este assunto, não encontrei a imagem na página dos FONTES (foi retirada?), nem consegui encontrar as mensagens do Forum sobre o assunto.
Gostaria de ter mais informações, alguém poderá ajudar a esclarecer?
Grata pela atenção,
Manuela
Direct link:
RE: Brasão com duas aves???
Estimada Manuela:
Veja em Azevedos a ver se coincide com o que pretende.
Cmpts
Fertelde
Direct link:
Caro Confrade
Agradeço a sua resposta. As aves eram mais do género dos pardais.
Espero que algum dos intervenientes no referido tópico possa esclarecer.
Com os meus cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Olá Manuela,
O "brasão" referido num dos tópicos era o ex-libris do 1ºconde de Valenças.
Pardais, talvez mas ainda ninguém me conseguiu identificar as ditas.
Se escrever na janela ao lado de todas as salas, aeiou2, e em tópicos escolher autores encontra pelo menos um dos tópicos onde se fala nesse ex-libris, mas como sendo as armas de alguém.
Realmente parece que outras foram sujeitas ao lápis azul, mas é procurar com um pouco de paciência e talvez encontre mais sobre o mesmo assunto e não tenham desaparecido.
Cumprimentos
Maria=aeiou2
Direct link:
Cara Maria
Bem me parecia que o tópico era seu, só que procurei por "Maria" e nada, por "brasão" e nada, etc. Muito obrigada!
A imagem que vi tinha duas aves e não 3 como descreve. Sobre esta, gostaria de saber mais sobre a família ou famílias relacionadas.
Mais uma vez, obrigada, cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Cara Manuela,
Descreva o brasão que tem as duas aves, e talvez a possa ajudar.
Cumpt.s
Maria
Direct link:
Cara Maria
Obrigada pela disponibilidade.
A imagem que vi com as duas aves foi a que estava aqui na página dos FONTES, mas que agora não encontro. Tenho ascendentes Fontes e gostava de saber a quem pertenceu a imagem que durante algum tempo esteve na página no sentido de juntar mais elementos aos dados familiares. Eram duas aves viradas uma para a outra. Parecia mais um estandarte (?) (não sei nada de heráldica). O fundo era claro, quase branco, bastante simples.
Grata pela atenção,
Manuela
Direct link:
Cara Manuela
"Brasão com duas aves", o brasão que procura não será, porventura, o brasão da família GOMES? este brasão tem duas aves...
Joaquim Brás Gomes
Direct link:
Caro Joaquim Brás Gomes
Já fui espreitar e não é. Agradeço a sua resposta. Parece que quem modera poderá dizer algo sobre o assunto uma vez que a imagem apareceu na página da família FONTES e poucas semanas depois saiu de lá. Eram duas pequenas aves (parecidas com pardais) colocadas na parte inferior e viradas uma para a outra, como se estivessem simplesmente poisadas. Não me recordo de haver mais elementos.
Grata pela sua atenção, com os melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Poderá fazer uma visita ao Armorial Lusitano. Está on-line, basta digitar na pesquisa e encontrará o site. Lá poderá ver por exemplo o brasão dos Fontoura que tem alguma semelhança com o que descreveu, a diferença é que são duas águias.
Melhores cumprimentos
Henrique de Melo Banha
Direct link:
Caros Joaquim e Manuela
1º As armas dos Gomes apenas têm uma ave - um pelicano - que se repete no timbre tal como noutros casos (por exemplo Azevedo)
2º Com duas aves há por exemplo Santana
Mas nestes casos a identificação da ave e da sua colocação nas armas é crucial para fazer as pesquisas.
Abraços,
RCC
Direct link:
As minhas desculpas, corrigo, não é Fontoura mas sim Fontana.
Henrique de Melo Banha
Direct link:
Cara Manuela
Veja o que está na página da familia Santana.
É parecido?
RCC
Direct link:
Caro Rui Correia
Mistério desfeito! É mesmo esse. Como também tenho o apelido Santana na minha árvore a confusão deve vir daí... recordava-me da imagem mas nos FONTES. É o que faz estar aqui até altas horas.
Aproveitando a oportunidade pergunto-lhe se sabe o nome das aves e como se designa aquela espécie de estrela que aparece também.
Grata pela ajuda deixo-lhe os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Caro Henrique de Melo Banha
Agradeço a sua resposta. O mistério foi desfeito pelo nosso confrade RCC. É a imagem que está nos SANTANA. Como também tenho SANTANA na árvore devo ter feito confusão... e terei visto a imagem nos Santana.
Fico grata pela colaboração prestada e envio os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Cara Manuela
As suas aves parecem-me pombas.
Já a estrela é dita de 8 pontas e julgo não ter outro nome especial.
Quanto aos significados há quem diga que
Pombas - fidelidade e amor, emblema do Espirito Santo. No Egipto era símbolo de saúde.
Estrela - simboliza constância no serviço do soberano nas funções de ministro ou conselheiro. As estrelas recebem a luz do Sol (astro soberano) e a retransmitem.
Rui Correia
Direct link:
Boa dia caros confrades,
além de que Santana vem da junção de Sant'Ana, ou Santa Ana, avó de Jesus...
Cpts,
Augusto
Direct link:
Caro Rui Correia
Fico grata, parecia-me isso mas eu não sei nada dessa matéria.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 19:42