Apelidos que são nomes de animais

This topic is classified in rooms: Famílias

Apelidos que são nomes de animais

#159162 | coelho | 12 giu 2007 18:29

Caros confrades,

aqui fica uma lista de apelidos que já vi serem usados e que correspondem a nomes de animais:

BACALHAU
BEZERRA
CABRITA
CAMELO
CÃO
CARNEIRO
COELHO
CORDEIRO
FALCÃO
FORMIGO
GALO
GATO
LAGARTO
LEÃO
LINCE
LOBO (e LOBATO)
MELRO (e MELRINHO)
PARDAL
PATO (e PATOILO ?)
PAVÃO
PINTASSILGO
PINTO
PISCO
POMBO
PULGO
RAPOSO
RATO
ROBALO
ROLO
TIGRE
TOURO

Provavelmente os caros confrades poderão estender esta lista ...

Gostaria de recolher neste tópico achegas sobre o mecanismo que levava certas pessoas a tomarem como apelidos nomes de animais.

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159299 | JCALD | 14 giu 2007 02:23 | In reply to: #159162

Caro Coelho:

Salvo melhor opinião, os apelidos Cão e Pinto não se referirão a animais, mas antes a características físicas de um antepassado. Neste caso, em ambos os nomes, terá a ver com cabelos brancos ou grisalhos.

As razões de adoptarem nomes de animais, estarão muito provavelmente relacionados com qualidades ou defeitos geralmente atribuídos a esses animais.
Exemplos: «bravo como um leão», «veloz como um coelho», «feroz como um tigre», «forte como um touro», «vaidoso como um pavão», «manso como um cordeiro», etc. Embora no primeiro exemplo, Leão, possamos estar perante um patronímico do idêntico nome próprio.
Casos haverá em que o motivo estará nas características físicas ou no hábitos do indivíduo. Galo poderá ser alguém que habitualmente se levanta cedo, Pisco aquele que come pouco, Rato o que anda sempre a roer qualquer coisa, Pintassilgo o que assobia bem.
Há ainda, em certas regiões, o hábito de usar alcunhas gentílicas, nem sempre pejorativas. Foi um pouco o que aconteceu com o apodo Ratinho dado genericamente no Alentejo aos trabalhadores originários das Beiras, e que em muitos casos se tornou apelido.
Na região da Beira-Serra, essas alcunhas gentílicas referidas a determinadas terras foram recolhidas há anos pelo falecido padre Américo Brás da Costa, que foi Reitor de Arganil. Algumas são assumidas com orgulho, como é o casos dos naturais da vila de Arganil, ainda hoje chamados «Pintassilgos» devido às suas velhas tradições musicais. Outras são encaradas como pejorativas, como é o caso dos «Bezerros» de uma vila próxima, que terão obtido a sua alcunha em lembrança de um temido político do século XIX conhecido pelo «Boi». E ainda uma povoação onde existiam muitos almocreves e consequentemente muitos burros que deram o apodo aos daí naturais, que naturalmente não o apreciam.
O certo é que estas alcunhas gentílicas, hoje já muito olvidadas, nunca se transformaram em apelidos, pois na região as alcunhas dizem-se à boca pequena e raramente se transformam em apelidos. No entanto, pode haver zonas do país em que isso tenha acontecido.

Acho que me alonguei demasiado, mas interesso-me muito por estes temas, a par ou como complemento da genealogia.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159315 | Vieira-SimõesIII | 14 giu 2007 11:58 | In reply to: #159162

Embora aparentemente não tenha tido origem em nome de animal, penso que pode incluir

BARATA

Cmpts
Edmundo Simões

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159346 | coelho | 14 giu 2007 16:12 | In reply to: #159315

Caro Edmundo,

já agora, outro acrescento:

Peixe
Peixinho
Peixoto

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159370 | coelho | 14 giu 2007 17:45 | In reply to: #159299

Caro José Caldeira,

obrigado pelo seu contributo. Fico a aguardar outras contribuições. Seria interessante que aparecessem referências documentais à adopção deste tipo de apelidos.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159427 | Duarte CB | 15 giu 2007 00:01 | In reply to: #159162

Estendendo a sua lista:

Galinha, não só galo;
Estorninho;
Sardinha;

Garanto-lhe que aqui no Norte Alentejo são uma imensidão.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159477 | Marc | 15 giu 2007 12:25 | In reply to: #159427

Outros nomes:

Aranha
Canário
Gafanhoto
Garoupa
Grilo
Leitão
Lobão
Pavão
Periquito
Ratinha
Robalinho
Zangão

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159493 | rafael | 15 giu 2007 14:24 | In reply to: #159315

Acrescento: Pardinho e Pegas ( aves ), Cabrita, apelidos que tb. foram usados por antepassados meus.Dos Pegas e Cabrita, há armas registadas destes apelidos.
Por falar em -pegas-abstenho-me de outro significado, e tb. ligado à tagarelice das damas e lembrei-me da célebre Sala das Pegas, no Palácio Real de Sintra, assim chamada por D.João I,ligado a um episódio de bisbilhotice ou descuido que algum dos nossos confrades poderá explicar melhor que eu.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

CUMPRIMENTOS.
rAFAEL cARVALHO

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159551 | rafael | 15 giu 2007 20:48 | In reply to: #159493

Já me lembro: no bico das 136 pegas uma flor e a frase -foi por bem!, porque D.João I ,diz a lenda, teria sido apanhado por umas Damas do Paço a beijar uma delas e, claro, parece que algumas damas não souberam calar o que viram,e EL-Rei de uma maneira espirituosa e simpática, mandou pintar na sala do Palácio Teal de Sintraas pegas com a frase- FOI POR BEM!
Agradeço que me corrija quem souber desta lenda.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

'Pinto'

#159573 | salen | 15 giu 2007 22:52 | In reply to: #159299

Caro José Caldeira,
A versão que conheço da origem deste apelido tem a ver com alguém (português) que esteve envolvido numa batalha tão sangrenta que quando ao fim se chegou à saudação a el-Rei este lhe terá dito qualquer coisa como "Fulano Sicranes, vindes pinto!", no sentido de "pintado", "tingido" (de encarnado, no caso).
Não tenho comigo a versão mas não seria difícil de encontrar.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#159575 | salen | 15 giu 2007 23:08 | In reply to: #159162

Mais uns:
Águia
Carriço
Cegonha (Cegonho também há, mas provavelmente associado ao mecanismo de rega)
Felosa
Mocho
Mula (e Mulas)
Poupa
Vacas (e Vaca)

Reply

Direct link:

RE: 'Pinto'

#159584 | JCALD | 16 giu 2007 00:36 | In reply to: #159573

Caro Victor Ferreira:

Desconhecia o episódio, mas parece-me que faz muito sentido.
Mesmo que muitas vezes as origens dos apelidos se expliquem por lendas fabricadas tardiamente, essa é verosímil.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

heraldica dos Pinto

#159646 | 2910 | 16 giu 2007 16:05 | In reply to: #159573

Caros colegas
Outra coisa curiosa é a heraldica das famílias derivadas de nomes de animais, cujas são sempre falantes.
Ex. a família Coelho, tem no escudo vários coelhos, os Cordeiro, também, os Bezerra, Bode, Borrego, Carneiro, Cabeça-de -Vaca, Cabral, Cabrita, Cabreira, Falcão (timbre) os Gato, Gama (uma gama no timbre), Gavião,Leitão, Lobo, Lobato, Lobão, os Perdigão, Peixoto, Peixão, Raposo, Sardinha, Tourinho.

Dois nomes que parecem não derivar de nomes de animais os BARATA, cujo nome vem da alcunha de barata de baratar, cambiar, apresenta uma mão no brasão indicativa da prática do negocio e os PINTO, cujas armas, cinco crescentes vermelhos são uma alusão a vitórias sobre os mouros daí a lenda da origem que um cavaleiro depois de uma batalha contra os mouros ficou encharcado em sangue e um companheiro disse "como vens pinto de sangue".

Reply

Direct link:

RE: heraldica dos Pinto

#159696 | MSá | 16 giu 2007 21:11 | In reply to: #159646

Prezados colegas

Entre os nomes de peixes, conheço Bonito, Robalo, Robalinho; dentre os de aves - Passarinho, Pássaro, Mergulhão, Marreco.

Quanto aos Leão, sempre soube que se tratava de indicativo de procedência. No caso, o reino de Leão.

Saudações do

LSá

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#160128 | Vieira-SimõesIII | 19 giu 2007 22:18 | In reply to: #159162

Mais dois:

Andorinha
Doninha

Cmpts
Edmundo Simões

Reply

Direct link:

RE: heraldica dos Pinto

#160133 | joão pombo | 19 giu 2007 22:41 | In reply to: #159696

Acrescento Rodovalho

Reply

Direct link:

alcunhas peixinho, canhenha e toutou

#175455 | Lourval | 06 dic 2007 15:12 | In reply to: #159346

Caro Coelho,

Dias atrás descobri que Maria Martins, casada com Aleixo Coelho em 14.07.1680, em Alcains, também era conhecida com Maria Peixinha, e irmã de Manuel Martins Peixinho, ambos filhos de Manuel Martins Canhenha e Maria Antunes. Canhenha aliás, uma espécie de peixe.

Ando tentando avançar em minhas pesquisas ´perseguindo´ as alcunhas peixinho, canhenha e toutou.

De vez em quando eu via ", o toutou" e não ligava. Agora esta alcunha intrigante pode me ajudar a avançar. Estava parado no casal Sebastião Gonçalves, o toutou, e Maria Gonçalves Cabeça, que se casaram em Alcains em 01.11.1639, sem nomes dos pais no registro.

Só que localizei o óbito de Leonor Fernandes toutou em 03.03.1643. Localizei também duas Leonor Fernandes. Uma casada em 10.01.1593 com Vasco Gonçalves e outra casada com João Gonçalves em 07.02.1589. Detalhe: este João Gonçalves é filho de Sebastião Gonçalves, motivo que me inclina a optar por esta Leonor Fernandes como mãe de Sebastião Gonçalves, o toutou.

Na verdade eu aproveito sua mensagem para falar também de alcunhas.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: heraldica dos Pinto

#175468 | judiaria | 06 dic 2007 17:55 | In reply to: #160133

Carissimos

Pelo que tenho conhecimento, os nomes de animais foram muito usados nos baptismos de cristãos novos, pois aos judeus era dado outro nome ao serem baptizados. Assim pelo sobrenome, tudo indicava que os seus ascendentes seriam cristãos novos; Porém parece que não havia uma exclusividade, mas na grande maioria era; Tenho uns familiares Coelho, Lobo e Gato que eram comprovadamente de origem sefardirta. Mas tambem nomes de de plantas, nomeadamente Carrasco, Sobreiro, Pinheiro, Laranjeira, Oliveira, Palmeira, etc etc


Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: heraldica dos Pinto

#175477 | lgameiro | 06 dic 2007 18:36 | In reply to: #175468

Caros confrades,

Venho acrescentar o apelido Safio, que foi usado por pessoas ligadas ao mar.

Cumprimentos,

Luís Gameiro

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#175482 | ffarrajota | 06 dic 2007 20:15 | In reply to: #159162

Caro Senhor Coelho,
Parece que ainda não mencionaram o apelido Grifo.Tenho antepassados Grifos parece que por serem negociantes. Alguém tem uma explicação para este apelido?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Reply

Direct link:

RE: heraldica dos Pinto

#175603 | A-Pereira | 08 dic 2007 00:44 | In reply to: #175477

Caros Confrades

Sem querer ser abelhudo, venho acrescentar um nome à vossa curiosa lista.
Sou Abelha!
A alcunha foi dada ao meu bisavô, em Montemor-o-Novo.
Ainda hoje há pessoas que só nos conhecem por Abelha.
Não é o meu caso, mas é curioso haver primos meus que já têm Abelha no nome.

Mais um, então, para juntar à vossa lista.

Cumprimentos e votos de bom fim -de-semana
António Alferes Pereira (Abelha)

Reply

Direct link:

xn x 'natureza'

#175678 | salen | 08 dic 2007 18:24 | In reply to: #175468

Caro Joaquim Reis,

O assunto é recorrente no Forum.
Mas permita-me opinar que quando ouvir o tal comentário, que lhe entre por um ouvido e lhe saia por outro.
Isso é mais uma balela, um mito inventado não sei bem em que circunstâncias ou propósitos, mas quase que seguramente 'inventado'.
E quanto mais não seja pelo simples facto corrente da vida de que a última coisa que um judeu que se convertesse queria era ser facilmente identificado, ele e sobretudo os seus descendentes, no meio dos seus compatriotas cristãos velhos.
Séculos antes das conversões forçadas já se usavam Pintos e Coelhos, Oliveiras e Pinheiros em todas as camadas da população, olhe, e sobretudo na nobreza: uns 'Coelhos' eram os que reivindicavam a ascendência a Egas Monis (o aio), veja só.
Os judeus convertidos adoptavam tanto esse tipo de apelidos como muito mais frequentemente vulgaríssimos patronímicos (Fernandes, Mendes, Pires, ...) ou apelidos mais 'sonantes' (Vasconcelos, Medeiros, ...). Em suma, não era de certeza pelo nome que se distinguia um xn.
O facto de ter na sua parentela Coelhos e Lobos de origem sefardita não valida o argumento.
E sobre ascendências sefarditas, conhece a história do Marquês de Pombal e do padre intolerante, não conhece?
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#175827 | amrr | 10 dic 2007 01:46 | In reply to: #159162

Compilando todas as contribuições:

ABELHA
ÁGUIA
ANDORINHA
ARANHA
BACALHAU
BARATA
BEZERRA
BODE
BONITO
BORREGO
CABRITA
CAMELO
CANÁRIO
CANHENHA
CÃO
CARNEIRO
CARRIÇO
CEGONHA, CEGONHO
COELHO
CORDEIRO
DONINHA
ESTORNINHO
FALCÃO
FELOSA
FORMIGO, FORMIGA
GAFANHOTO
GALO, GALINHA
GAROUPA
GATO
GAVIÃO
GRIFO
GRILO
LAGARTO
LEÃO
LEITÃO
LINCE
LOBO, LOBATO, LOBÃO
MARRECO
MELRO, MELRINHO
MERGULHÃO
MOCHO
MULA, MULAS
PARDAL
PATO
PAVÃO
PEGA, PEGAS
PEIXE, PEIXINHO, PEIXOTO, PEIXÃO
PERDIGÃO
PERIQUITO
PINTASSILGO
PINTO
PISCO
POMBO
POUPA
PULGO
RAPOSO
RATO, RATINHA
ROBALO, ROBALINHO
RODOVALHO
ROLO
SAFIO
SARDINHA
TIGRE
TOURO, TOURINHO
VACA, VACAS
ZANGÃO


Cptos.,

Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#176096 | pintassilgo | 12 dic 2007 00:50 | In reply to: #159299

Exmos. Confrades
A alcunha da minha familia é Pintassilgo, exactamente pelo motivo que o confrade José Caldeira referiu, ou seja, o meu pentavô assobiava muito bem.
Aconteçe que o mesmo pentavô tambem ficou com a alcunha Benfolga.
Até hoje sou "dos pintassilgo e Benfolga", existindo mesmo uma Rua e uma Travessa com o nome Benfolga no antigo Lugar de Bouças, hoje Matosinhos.
Por ventura algum Confrade saberá dizer o significado de Benfolga?
Os apelidos dele são Bento da Silva.


Atenciosamente



Anabela Pinto

P.S. Pinto vem do meu lado paterno

Reply

Direct link:

RE: xn x 'natureza'

#176344 | pintassilgo | 13 dic 2007 22:51 | In reply to: #175678

Exmos. Confrades,


para não abrir um novo tópico, estou a aproveitar este para perguntar novamente se me podem informar o motivo da alcunha Benfolga.


Muito obrigada


Anabela pinto

Reply

Direct link:

RE: xn x 'natureza'

#176367 | pintassilgo | 14 dic 2007 01:12 | In reply to: #175678

Caro confrade,

Será que me pode ajudar com a alcunha Benfolga?


Atenciosamente


Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#176378 | Oportugal | 14 dic 2007 05:06 | In reply to: #159162

Caro Senhor Coelho,
Interessantissimo o topico que o Sr colocou e, segundo me parece, os motivos ja assinalados por outros participantes sao muito justificados. Ha tambem a origem totemica, comum entre povos 'pre-historicos da Europa. Neste caso, a representacao totemica dos varios clans que habitavam a peninsula Iberica que e antiquissima, ate mesmo anterior a ocupacao Romana. Usaram nao so nomes de animais, como de arvores tambem, como Carvalho, Nogueira, Oliveira etc. Na ilhas Britanicas a mesma tradicao existe, perdurando ate hoje (exemplos: animais como Hare, Wolf, Partridge etc. Assim como arvores, Oak, Pines, Hew etc). Espero que meus comentarios nao tenha complicado o seu entendimento!
Saudacoes,
Afonso D.Portugal
P.S. Eu tambem descendo de Coelho (Coelho Duarte) assim com Lobato! O meu conhecimento deste assunto vem atraves da Anthropologia que estudei aqui na Australia.

Reply

Direct link:

Bem folga?

#176499 | salen | 14 dic 2007 23:42 | In reply to: #176367

Cara Anabela Pinto,

Nunca ouvi ou vi escrita qualquer coisa sobre o apelido Benfolga.
Presumo que a única hipótese de encontrar alguma coisa resulte da sua pesquisa de ancestrais e documentos coevos em especial do primeiro Benfolga que encontrar.

Mas indo à simples etimologia, e por analogia, 'bem folga' quer dizer exactamente isso mesmo ou seja, folgar (alegrar-se, divertir-se) intensamente.
Parece-me perfeitamente plausível que alguém tenha recebido essa alcunha por ser conhecido por uma proverbial boa disposição.

Cumprimentos. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Bem folga?

#176501 | JAVSO | 14 dic 2007 23:52 | In reply to: #176499

Caros Confrades

Penso que ainda não foi referido o apelido ROLA, que encontro na ascendência de minha Mãe e cuja origem desconheço. O mais antigo de que tenho notícia é Brás (Braz) Fernades Rola.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Bem folga?

#176508 | pintassilgo | 15 dic 2007 00:53 | In reply to: #176499

Caro Confrade Victor Ferreira,

Era sensivelmente o que eu pensava.


Muito obrigada

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#176511 | JCALD | 15 dic 2007 01:13 | In reply to: #176096

Cara Anabela Pinto:

Dirigiu-me há dias uma mensagem sobre o tema e só agora reparei nela.

Se o seu 5.º Avô ou algum dos seus ascendentes morou nessa Rua da Benfolga é natural que tenha adoptado o topónimo como apelido para o distiguir de algum homónimo, o que era frequente até à criação do Registo Civil.

Quanto ao significado de Benfolga, nada sei acrescentar, a não ser que os apelidos começados por Ben correpondem por vezes ao prefixo árabe «ibn» que significa «filho de». Resta saber se Folga tem alguma consonância com um nome árabe...

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#176519 | pintassilgo | 15 dic 2007 02:05 | In reply to: #176511

Confrade José Caldeira,

Obrigada pela sua amável mensagem, neste caso foi ao contrário, o meu 5º Avô, era dono dessas terras, por isso é que a Rua e Travessa têm a alcunha dele.
Vou tentar indagar quanto ao "folga" em árabe. Caso o exmo. Confrade encontre algo nas suas pesquisas, por favor informa-me?

Muito obrigada

Anabela Pinto

P.S. - Caso eu descubra informarei.

Reply

Direct link:

Apelidos que são nomes de animais

#178082 | Lourval | 28 dic 2007 22:47 | In reply to: #175827

Caro Arlindo Rodrigues,

Ainda vou confirmar, mas acho que li "Murrento", Manuel Fernandes Murrento, casado com Catarina Vaz Afonsa, em Alcains, em 02-03-1627. E o apelido (alcunha) li de novo no batismo da filha Maria em 08-05-1633. Será que alguém tem idéia do que isto significa?

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#246423 | amrr | 23 dic 2009 00:32 | In reply to: #178082

Caros Confrades,

Actualizo a lista acrecentando mais um peixe .... CARAPAU.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-----------------------

ABELHA
ÁGUIA
ANDORINHA
ARANHA
BACALHAU
BARATA
BEZERRA
BODE
BONITO
BORREGO
CABRITA
CAMELO
CANÁRIO
CANHENHA
CARAPAU
CÃO
CARNEIRO
CARRIÇO
CEGONHA, CEGONHO
COELHO
CORDEIRO
DONINHA
ESTORNINHO
FALCÃO
FELOSA
FORMIGO, FORMIGA
GAFANHOTO
GALO, GALINHA
GAROUPA
GATO
GAVIÃO
GRIFO
GRILO
LAGARTO
LEÃO
LEITÃO
LINCE
LOBO, LOBATO, LOBÃO
MARRECO
MELRO, MELRINHO
MERGULHÃO
MOCHO
MULA, MULAS
PARDAL
PATO
PAVÃO
PEGA, PEGAS
PEIXE, PEIXINHO, PEIXOTO, PEIXÃO
PERDIGÃO
PERIQUITO
PINTASSILGO
PINTO
PISCO
POMBO
POUPA
PULGO
RAPOSO
RATO, RATINHA
ROBALO, ROBALINHO
RODOVALHO
ROLO
SAFIO
SARDINHA
TIGRE
TOURO, TOURINHO
VACA, VACAS
ZANGÃO

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#246541 | Abreu Coutinho | 26 dic 2009 21:19 | In reply to: #246423

Mais um:

Lampreia

Cumprimentos.
Abreu Coutinho

Reply

Direct link:

Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246596 | amrr | 28 dic 2009 01:30 | In reply to: #246541

Caro Abreu Coutinho,

Lista actualizada com LAMPREIA, CARRAÇA, ROLA e CHICHARRO.
Até agora temos 86 nomes.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-----------------------

ABELHA
ÁGUIA
ANDORINHA
ARANHA
BACALHAU
BARATA
BEZERRA
BODE
BONITO
BORREGO
CABRITA
CAMELO
CANÁRIO
CANHENHA
CÃO
CARAPAU
CARNEIRO
CARRAÇA
CARRIÇO
CEGONHA, CEGONHO
CHICHARRO
COELHO
CORDEIRO
DONINHA
ESTORNINHO
FALCÃO
FELOSA
FORMIGA, FORMIGO
GAFANHOTO
GALO, GALINHA
GAROUPA
GATO
GAVIÃO
GRIFO
GRILO
LAGARTO
LAMPREIA
LEÃO
LEITÃO
LINCE
LOBO, LOBATO, LOBÃO
MARRECO
MELRO, MELRINHO
MERGULHÃO
MOCHO
MULA, MULAS
PARDAL
PATO
PAVÃO
PEGA, PEGAS
PEIXE, PEIXINHO, PEIXOTO, PEIXÃO
PERDIGÃO
PERIQUITO
PINTASSILGO
PINTO
PISCO
POMBO
POUPA
PULGO
RAPOSO
RATO, RATINHA
ROBALO, ROBALINHO
RODOVALHO
ROLO, ROLA
SAFIO
SARDINHA
TIGRE
TOURO, TOURINHO
VACA, VACAS
ZANGÃO

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246608 | João Mamed | 28 dic 2009 08:25 | In reply to: #246596

Caro Arlindo Rodrigues

Pode acrescentar:

Sizão

Cpts.
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#246610 | lacardoso | 28 dic 2009 09:19 | In reply to: #159162

Bom dia:

Em Rio-Tinto, Gondomar encontrei: CAMARÃO

Com os meus melhores cumprimentos, Bom Ano 2010
Lúcia Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246612 | Nelita | 28 dic 2009 10:48 | In reply to: #246596

Caros Confrades:

Cavalo

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246613 | Nelita | 28 dic 2009 10:51 | In reply to: #246608

Cont:

Macho
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246614 | Nelita | 28 dic 2009 10:52 | In reply to: #246608

Cont:

Macho
Perú


Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246640 | Saba | 28 dic 2009 17:43 | In reply to: #246596

Falta ai Pelicano


-Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA

#246659 | CMRSF | 28 dic 2009 23:22 | In reply to: #246596

Também "arenque" na Azanbuja e "baleia" em vários locais

cumprimentos

Carlos S Fonseca

Reply

Direct link:

Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA (II)

#246664 | amrr | 29 dic 2009 00:18 | In reply to: #246608

Caros Confrades,

Lista actualizada com SISÃO, CAVALO, PELICANO, ARENQUE, BALEIA, MACHO e PERÚ.
93 nomes.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-----------------------

ABELHA
ÁGUIA
ANDORINHA
ARANHA
ARENQUE
BACALHAU
BALEIA
BARATA
BEZERRA
BODE
BONITO
BORREGO
CABRITA
CAMELO
CANÁRIO
CANHENHA
CÃO
CARAPAU
CARNEIRO
CARRAÇA
CARRIÇO
CAVALO
CEGONHA, CEGONHO
CHICHARRO
COELHO
CORDEIRO
DONINHA
ESTORNINHO
FALCÃO
FELOSA
FORMIGA, FORMIGO
GAFANHOTO
GALO, GALINHA
GAROUPA
GATO
GAVIÃO
GRIFO
GRILO
LAGARTO
LAMPREIA
LEÃO
LEITÃO
LINCE
LOBO, LOBATO, LOBÃO
MACHO
MARRECO
MELRO, MELRINHO
MERGULHÃO
MOCHO
MULA, MULAS
PARDAL
PATO
PAVÃO
PEGA, PEGAS
PEIXE, PEIXINHO, PEIXOTO, PEIXÃO
PELICANO
PERDIGÃO
PERIQUITO
PERÚ
PINTASSILGO
PINTO
PISCO
POMBO
POUPA
PULGO
RAPOSO
RATO, RATINHA
ROBALO, ROBALINHO
RODOVALHO
ROLO, ROLA
SAFIO
SARDINHA
SISÃO
TIGRE
TOURO, TOURINHO
VACA, VACAS
ZANGÃO

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA (II)

#246674 | Nelita | 29 dic 2009 09:41 | In reply to: #246664

Caros confrades:

Mosca
Mosquito
Passariho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA (II)

#246688 | Nelita | 29 dic 2009 12:49 | In reply to: #246664

Caros confrades:

Mosca
Mosquito
Passariho
Ovelha
Caracol
Bicho
Zebra
Pulga
Elefante
Lula
Texugo
Taínha
Cobra
Sardão
Cabral
Lebre
Garça
Boi
Leitoa
Cabrinha
Carneirinho
Cavalinho
Pita
Vieira
Felino
Raposa
Caçapo
Urso
Galgo
Raia
Marta
Gaio
Cuco
Camela
Bufalo

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais

#246734 | Bernardo-Luis | 29 dic 2009 22:47 | In reply to: #176519

Mais um peixe para esta caldeirada:

Conheci um CONGRINHO

Bernardo

Reply

Direct link:

RE: Apelidos que são nomes de animais - LISTA ACTUALIZADA (II)

#247443 | amrr | 10 gen 2010 01:47 | In reply to: #246688

Caros Confrades,

Lista actualizada com:
- Mosca, Mosquito, Passarinho, Ovelha, Caracol, Zebra, Pulga, Lula, Texugo e Tainha.

TotaL= 103 nomes.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-----------------------

ABELHA
ÁGUIA
ANDORINHA
ARANHA
ARENQUE
BACALHAU
BALEIA
BARATA
BEZERRA
BODE
BONITO
BORREGO
CABRITA
CAMELO
CANÁRIO
CANHENHA
CÃO
CARACOL
CARAPAU
CARNEIRO
CARRAÇA
CARRIÇO
CAVALO
CEGONHA, CEGONHO
CHICHARRO
COELHO
CORDEIRO
DONINHA
ESTORNINHO
FALCÃO
FELOSA
FORMIGA, FORMIGO
GAFANHOTO
GALO, GALINHA
GAROUPA
GATO
GAVIÃO
GRIFO
GRILO
LAGARTO
LAMPREIA
LEÃO
LEITÃO
LINCE
LOBO, LOBATO, LOBÃO
LULA
MACHO
MARRECO
MELRO, MELRINHO
MERGULHÃO
MOCHO
MOSCA
MOSQUITO
MULA, MULAS
OVELHA
PARDAL
PASSARINHO
PATO
PAVÃO
PEGA, PEGAS
PEIXE, PEIXINHO, PEIXOTO, PEIXÃO
PELICANO
PERDIGÃO
PERIQUITO
PERÚ
PINTASSILGO
PINTO
PISCO
POMBO
POUPA
PULGO, PULGA
RAPOSO
RATO, RATINHA
ROBALO, ROBALINHO
RODOVALHO
ROLO, ROLA
SAFIO
SARDINHA
SISÃO
TAINHA
TEXUGO
TIGRE
TOURO, TOURINHO
VACA, VACAS
ZANGÃO
ZEBRA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 mag 2024, 07:52

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen